Saudoso Havaí. Lugar para voltar 1 milhão de vezes.

Gostaria que vocês observem essa imagem. Não te parece a superfície de Marte? Bom. Ao menos pelas fotos que já vi de Marte… Mas gente, eu estava de fato em um passeio rumo a realização de um sonho: Conhecer a Montanha do Mauna Kea.

Sempre gostei muito de astronomia, então alí eu estaria em casa.

Havaí - Mauna Kea Summit

Havaí. Ponto alto.

O Mauna Kea é a montanha de um vulcão extinto, na Ilha Havaí (Big Island. Hawaii). É o ponto mais alto de todo o arquipélago do Havaí. E se a gente levar em consideração a medição desde a base até o pico, fica mais alto que o Evereste. Ele tem quase 6000 metros submersos, ou seja, abaixo da superfície, e 4267 metros acima.

O Mauna Kea é o único lugar do mundo onde você sai do nível do mar e chega, no topo, em somente duas horas. A altitude lá em cima é de 14000 pés (ou seja, 4267 metros). Então há uma forte recomendação quanto à necessidade de parar no centro de visitantes (que está a aproximadamente 9400 Pés se não me engano) para adequação à baixa pressão atmosférica, que é normal em altitudes elevadas. E eu asseguro a vocês, gente. 40% a menos de oxigênio dá um baita impacto no organismo da gente.

Tinha muito vento por lá, mas ainda assim vocês conseguem ouvir um pouquinho eu falando e dá pra perceber claramente como estou ofegante. É que fica muito difícil a respirar a essa altitude, então a sensação de esgotamento é enorme.

Mas olha, vale cada minuto!

O céu mais incrível que já vi está no Havaí.

O por do sol é um dos mais incríveis que já vi na vida. A essa altitude o céu fica espetacular. É mais seco e consequentemente mais límpido. Isso deixa a visibilidade absolutamente perfeita para a observação astronômica. Não é à toa que os maiores observatórios de astronomia estão lá, No Havaí. Mais precisamente, no Mauna Kea.

Havaí. Mauna Kea Centro de Visitantes

Na descida a gente para de novo no centro de visitantes. É hora de fazer uma observação nos telescópios e ter uma pequena aula de identificação do céu. E eu vou dizer pra vocês. Nunca na vida vi um céu como aquele. Um manto de estrelas, gente! Eu não sei se um dia vou conseguir explicar a sensação de estar alí. Não pude fotografar porque não estava com câmera adequada e nem com tempo para as técnicas necessárias para fazer esse tipo de foto. Aí não teve jeito. Saí de lá com a promessa que voltaria.

DSCN3075

Se quiser saber mais sobre o Hawaii veja os outros posts que preparei sobre este lugar incrível.

Ainda na Big Island fiz um passeio inesquecível de Helicóptero aberto sobre o vulcão Kilauea. Isso mesmo. Helicóptero aberto. Leia mais no post Voo de Helicópeto Sobre o Vulcão Kilauea no Havaí.

Quer conhecer o Havaí? Que tal participar de uma expedição para este lugar maravilhoso.

Se você quiser saber mais sobre as expedições para o Havaí, clique aqui.