O que fazer na Tailândia?
Como escolher as melhores atrações para visitar no país?
O que faz da Tailândia um lugar tão especial de visitar é o fato de que esse é um país que carrega fortemente a sua cultura milenar.
A identidade cultural é a um só tempo espiritualidade, o que faz das atrações principais nas grandes cidades serem os exuberantes templos tailandeses. Muito diferentes de tudo que podemos imaginar, já que nossa tradição é predominantemente cristã, a Tailândia é de religião predominantemente budista.
Além do fator cultural, é a localização geográfica deste país que proporciona suas belezas naturais sonhadas por tantos viajantes. São muitas as praias e ilhas tailandesas buscadas todos os anos pelas suas paisagens paradisíacas.
Para definir as melhores atrações para você experimentar no país, antes de qualquer coisa precisa conhecer qual é o seu estilo de viajante. Mas alguns locais são de fato essenciais para serem visitados.
Existem algumas cidades que são centro do turismo na Tailândia, e são elas que você não vai querer deixar de conhecer quando for para lá com toda certeza. Nestas, se concentram uma parte das grandes maravilhas que esse lugar único oferece.
O que fazer na Tailândia: Bangkok
Bangkok é a capital da Tailândia. É uma cidade cheia e com movimento frenético, o que pode muitas vezes deixá-la de fora dos roteiros de viajantes que buscam o descanso e as praias paradisíacas. Mas não deixe de visitá-la se quiser experimentar um pouco mais a fundo a cultura local.
Gran Palace
Quando a gente pensa no que fazer na Tailândia, certamente os templos e construções históricas nos vêm de imediato à cabeça.
Pois bem. Uma das principais atrações de Bangkok é o Gran Palace, um aglomerado de edifícios que começou a ser construído em 1782 para servir como residência oficial do rei, e assim permaneceu até a o século XX.
Hoje é aberto para visitação e ainda permanece sendo utilizado para algumas cerimônias.
Situado a leste do rio Chao Phraya, o rio que corta Bangkok, esse grande complexo murado é onde está o templo Wat Phra Kaew. É nesse templo que está situada a estátua gigante do Buda de Esmeralda, que é considerada a protetora do Reino da Tailândia. Construída em Jaspe e roupagem em ouro.
É bom ressaltar que as fotos no interior são proibidas, isso além de outros costumes que deverão ser seguidos como em todos os lugares de oração e fé presentes em toda a Tailândia.
O uso de calça é obrigatório para homens e ombros cobertos para as mulheres como pré- requisito para ingressar no local.
Wat Pho e Wat Arun
Bem pertinho do Gran Palace, outros dois templos valem a pena de serem visitados e são pontos de interesse quando falamos do que fazer na Tailândia.
O Wat Pho fica a 8 minutos a pé dali e é onde fica a estátua do Buda Reclinado. São 46 metros de comprimento e 15 de altura, é uma imagem de buda deitado, toda coberta a ouro, seus pés têm cinco metros de comprimento.
Além disso, ao seu redor estão dispostos potes de bronze, pois reza a tradição que deixar moedas para essa entidade pode trazer sorte.
Diferentemente da arquitetura do Wat Phra Kaew, composto de grandes vidros coloridos e espelhos, o Wat Pho é recoberto por pequenos ladrilhos que lhe dão uma delicadeza e riqueza de detalhes singular.
Além disso, o templo é conhecido como a primeira faculdade da Tailândia, a Faculdade de Medicina e Massagem Thai Tradicional, até hoje sendo um dos lugares oficiais para se aprender a famosa Thai Massage através da mais tradicional herança. O preço para entrar é de 100 baht.
O Wat Arun, localizado na margem oeste do rio Chao Phraya, do lado oposto dos outros dois templos, é recoberto por peças de porcelana e conhecido como Templo do Amanhecer. O nome é uma homenagem ao deus hindu Arun, Deus indiano representado pelas radiações do sol nascente.
Wat Arun é um dos poucos legados sobreviventes da dinastia Chakri da Tailândia. Tendo passado por diversas modificações ao longo dos anos, este só ganhou o seu nome atual quando o rei Taksi ficou fascinado com a vista especial que dali se tem do amanhecer. No sol poente a sua torre mais alta de 80m ilumina-se com as cores do céu de fogo, ganhando um aspecto quase mágico.
Khao San Road e Mercados flutuantes
Para conhecer um pouco do que é a loucura do centro de Bangkok, uma boa pedida é caminhar pela movimentada rua da Khao San Road. Um lugar onde estão concentrados diversos bares, restaurantes, espaços para fazer a massagem tailandesa, para provar a famosa comida de rua e achar todo tipo de bugiganga nos mercados populares de Bangkok.
Outra atração imperdível na cidade são os mercados flutuantes. Sim, o nome pode estranhar, mas é isso mesmo: mercados flutuantes sempre foram usados para o transporte e venda de produtos ao longo da história, e isso é característico da cultura e agricultura tailandesa. Os barcos basicamente ficam encostados na beirada dos rios, carregados de frutas e vegetais, além de alguns que vendem comidas preparadas em cozinhas adaptadas dentro do próprio barco.
Veja uma lista de atrações e passeios que selecionamos em Bangkok
- Tour privado em Bangkok
- Excursão Ferroviária e mercados flutuantes em Bangkok
- Ônibus turístico em Bangkok
- Excursão gatronômica de Tuk Tuk em Bagkok
- Passeio de barco Bangkok
O que fazer na Tailândia: Chiang Mai
Se você quer se aprofundar ainda mais na cultura tailandesa, uma boa ideia é ir para outra região do país.
Diferentemente de Bangkok, que fica no litoral da Tailândia, Chiang Mai se localiza no outro extremo, mais para o centro do continente, onde é cercada de montanhas. Uma paisagem diferente e acolhedora te espera.
Já que está localizada em uma região montanhosa, Chiang Mai abriga templos que ficam no alto dos montes.
É recorrente que monastérios e templos sejam construídos em cima das montanhas, isso porque longe do caos das cidades e das pessoas, os pináculos oferecem uma paz e silêncio que de outra forma não seriam atingidos.
É o caso do templo Doi Suthep, aberto para a visitação e que fica ao fim de uma longa escadaria.
Veja nossas sugestões de passeios em Chiang Mai
- Excursão privada a Doi Inthanon
- Excursão em grupo aos templos de Chiang Mai
- Excursão privada aos templos de Chiang Mai
- Visita guiada a Chiang Mai
O que fazer na Tailândia: Chiang Rai
Chiang Rai se localiza ao extremo norte da Tailândia. É uma das cidades mais antigas do sudeste asiático e certamente uma referência quando o assunto é o que fazer na Tailândia
Cheia de cavernas, águas termais naturais, comunidades tradicionais e templos famosos como o Wat Phra Kaew, lotado de peças de ouro que datam do século XIV, e o Wat Rong Khun, templo branco de chiang rai, que na verdade é um templo moderno: uma grande exposição de esculturas do artista plástico Charlemchai Kositpipat, que é natural da cidade.
- Excursão ao tringulo dourado de Chiang Mai (imperdível)
- Tour natureza exuberante e cultura em Chiang Rai
O que fazer na Tailândia: Ayutthaya
Esta cidade foi a primeira capital da Tailândia, quando ainda se chamava Siao, e atualmente é Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.
Ayuthaya sofreu com ataques por parte do Exército Birmanês em 1767, tendo sua estrutura inteira abalada, e foi aí que a capital passou para Bangkok.
Hoje é conhecida pelas ruínas das construções milenares preservadas que ali se encontram, inclusive estátuas de Budas que tiveram a cabeça decepada durante o ataque.
O que fazer na Tailândia: Ilhas tailandesas
As ilhas tailandesas são conhecidamente paradisíacas.
Aguás de cor esmeralda, areia branca e fina, formações rochosas e barcos de tipo “long tail” atraem turistas de todas as partes para curtir o sossego, para fazer viagens românticas ou em família, e também aqueles que gostam do agito, já que existem algumas festas que acontecem nas ilhas, como é o caso da Loh Dalam Bay.
Existem também alguns resorts super disputados e luxuosos ao redor dos arquipélagos.
Veja alguns dos resorts na Tailândia que sugerimos em algumas das mais disputadas ilhas do país.
Phi Phi Island
Quando falam sobre o que fazer na Tailândia com certeza você vai ouvir referência do filme “A Praia” com Leonardo de Caprio.
Então. Maya Bay é a praia do filme e uma das mais bonitas e disputadas de Phi Phi Island.
Claro que isso tem um preço. A praia chegou a ficar um tempo fechada por conta do intenso número de turistas visitando.
Há outras praias maravilhosas e mais vazias na Ilha, como Tonsay Bay, a incrível Bamboo Island. O paraíso é alí.
Nossa sugestão de resort.
Koh Tao
A ilha dos mergulhadores. Se você ama a atividade já sabe o que fazer na Tailândia e onde. Sem dúvida esta será a sua praia.
Na ilha você consegue fazer os cursos de mergulho mais baratos do sudoeste asiático. Além de estar em um ligar incrível, rodeado por natureza.
Veja sugestão de resort em Koh Tao
Koh Phangan
Gosta de muita balada? Esse é o lugar. Entendeu?
Tem que ter disposição mesmo para acompanhar a agitação em Koh Phangan.
São muitas festas durante o ano todo. O lugar lota e definitivamente não é pra quem deseja relaxar. É pra quem está a fim de agitar mesmo.
Nossa sugestão de hotel em Koh Phangan no espírito da ilha.
Para conhecer mais dicas e indicações da Tailândia ou outro lugar que queira conhecer pelo mundo, participe da nossa comunidade de mulheres viajantes.
Boa viagem!