Ah, Tailândia.
Viajar é sempre uma experiência transformadora. Todo lugar, com seu jeito único de funcionar, pode mudar a cabeça daqueles que mantêm-se abertos a novas experiências, mesmo que seja apenas durante a viagem.
Quando pensamos em viajar, pode ser que a Ásia não seja a primeira opção. Os primeiros lugares que nos vem à mente normalmente são Europa e Estados Unidos. E isso não surpreende, já que ali estão os países chamados de “primeiro mundo”, aqueles que estão à frente em termos de índice de desenvolvimento humano e investimentos tecnológicos e sociais.
Esse fato acaba gerando admiração e desejo de consumo por parte de quem está de fora, fazendo destes os destinos mais requisitados pelos turistas.
Claro que toda a viagem tem tudo para ser boa, e isso depende muito mais de saber entender o lugar em que se está do que do lugar em si. Mas é inegável que existem lugares que nos confrontam com mais ou menos surpresas, e que se distanciam mais ou menos do que conhecemos e de onde viemos e vivemos. Esse é o caso da Tailândia.
O que costuma atrair turistas para países da Ásia como a Tailândia é justamente essa diferença de costumes, arte, arquitetura, língua, basicamente, tudo.
Viajar para a Tailândia será uma experiência inacreditável, desde pisar em templos sagrados até visitar praias paradisíacas, o que não faltarão serão surpresas. Visitar uma cultura tão diferente da nossa própria pode ser uma oportunidade incrível de expandir nossos horizontes sobre nós mesmos e sobre o mundo.
1. Como Chegar à Tailândia
Não existem voos diretos do Brasil para a Tailândia. A viagem dura cerca de 36h e incluirá ao menos uma conexão.
A maior parte dos trajetos possui paradas na Europa, pelas companhias Air China, Swiss e Lufthansa, mas existem voos com escala na África, pela Ethiopian Airlines, e também no Oriente Médio, no caso das companhias Qatar e Emirates.
Já desde dentro da Ásia, existem diversos voos que vão direto para Tailândia, oferecidos pelas companhias Thai Airways, ANA, JAL, AirAsia, Cathay e Air China, etc, o que também é uma boa opção, caso você já esteja por lá.
A principal porta de entrada para o país é o Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi, que fica na capital do país, Bangkok. Mas também é possível viajar diretamente para outras partes que também atraem turistas para o país, como as cidades de Chiang Mai, no norte, e Phuket, no sul.
É bom alertar que as linhas públicas de ônibus na Tailândia não são das melhores. Muitas estradas podem estar em condições precárias e o trânsito lá (como aqui no Brasil muitas vezes) é notadamente caótico. Além disso, é difícil para nós entender as placas que indicam direções, logo, mesmo sendo a opção mais barata para se locomover lá dentro, é bom ficar atenta e estar pronta para enfrentar algumas dificuldades caso seja essa sua escolha.
Mas uma notícia boa é que existem outros transportes na Tailândia, e eles são bem interessantes.
Você poderá pegar linhas de barco para navegar dentro da cidade, e além disso os chamados “tuk-tuks” são comuns lá, uma espécie de moto adaptada para levar turistas, e que funcionam como um táxi. O preço é combinado antes da viagem.
2. O que você precisa saber antes de ir para Tailândia
É bom ter em mente que todo sistema de pesos e medidas, assim como a língua, o alfabeto e as crenças e costumes são muito diferentes das referência com que nós aqui estamos acostumados. É sempre bom fazer uma breve pesquisa para ter alguma noção do que te espera antes de viajar para a Tailândia.
Moeda
A moeda na Tailândia é o Thai Baht.
O real não é aceito nas casas de câmbio de lá, por isso, você terá de levar dinheiro vivo em forma de euro ou dólar.
Será importante ter dinheiro vivo com você sempre, isso porque o método mais comum de pagamento por lá é com as notas, já que cartões de crédito e débito ainda não são amplamente aceitos.
Outro fato muito importante sobre a moeda na Tailândia é que antes de ingressar no país, turistas precisam provar que têm condições financeiras de se manter ali pelo período da viagem.
É preciso ter THB 20.000 no mínimo, o que dá aproximadamente 500 euros. Você poderá comprová-lo mostrando as notas de dinheiro ou um extrato atual de sua conta corrente.
Para compensar o preço alto das passagens para Tailândia, o custo de vida lá para os turistas costuma ser bem barato.
O país é conhecido pelos seus preços baixos. Para se ter uma ideia, é possível comer um dos pratos típicos dali, o Pad Thai, por mais ou menos 50 THB, já uma latinha de cerveja sai em torno de 70 THB e a garrafa de água 20.
Devido a vantagem que estes preços nos oferecem, há quem vá com pouca coisa na mala para depois encher com roupas e outros itens que custam muito mais barato nos shoppings centers de lá.
Documentação
Uma pergunta que sempre aparece antes de viajar é se precisa de visto para a Tailândia. A boa notícia é que não!
Para nós brasileiros será necessário levar apenas o passaporte como documento oficial e carteirinha de vacinação contra a vacina de febre amarela. No desespero, é possível até ser vacinado no próprio aeroporto, ao custo de 700 baht, que sai em torno de 23 dólares.
Idioma
O idioma oficial na Tailândia é o tailandês, porém, devido ao fato de que o turismo lá é pulsante, na maioria dos lugares é possível se comunicar em inglês.
3. Quando ir para Tailândia
Dezembro a fevereiro:
Dezembro é o início da alta temporada na Tailândia. É época de férias e do melhor clima, com muito sol, pouca chuva e temperaturas não extremamente quentes ainda.
Em Janeiro as temperaturas já sobem um pouco, indo de 25ºC a 30ºC.
Já Fevereiro costuma acalmar um pouco em termos de números de turistas, mas será também a época do ano novo chinês, e quando muitos turistas do país vão comemorar na Tailândia.
Março a abril:
Essa é a época mais quente na Tailândia, com temperaturas que chegam aos 40ºC!
Passear pelas cidades de concreto torna-se quase insuportável e o ar condicionado vira item indispensável.
Março também não é uma boa época para visitar a cidade de Chiang Mai e a região Norte da Tailândia, já que durante esse mês a região costuma sofrer com queimadas, e uma névoa de poluição às vezes instaura-se pela região.
Em abril celebra-se o ano novo Tailandês. É quando (para fazer jus ao mês mais quente do ano!) acontecem “guerrinhas de água” nas ruas em dia de comemoração. No entanto, não desconsidere viajar nessa época só por causa das temperaturas exorbitantes. Com um bom planejamento, será a oportunidade perfeita para aproveitar o mar e as praias da Tailândia ao máximo.
Maio a Agosto:
Em maio começa a temporada de chuvas na Tailândia.
No primeiro mês marcada por chuvas torrenciais, as famosas “chuvas de verão”, que duram pouco tempo mas jorram com volume intenso de água, intercalando-se com o sol intenso. Os passeios não costumam ser comprometidos.
Junho se apresenta como um mês mais nublado e julho e agosto são as épocas das chuvas mais fortes do ano, que poderão dificultar muito a realização dos passeios.
Setembro:
Setembro é um mês de transição da temporada (super longa) de chuvas na Tailândia.
Já não chove tanto e as temperaturas caem um pouco, o clima parece trazer esperanças: “vai melhorar daqui pra frente”.
Outubro e novembro:
Outubro é uma ótima época para visitar a Tailândia. Isso porque o número de turistas é menor do que em relação às altas temporadas, além das chuvas já terem ido embora em sua maioria, com exceção da região litorânea.
Portanto, se você quer ir para a praia, essa época não será a melhor opção, sendo o ideal para quem quer passear pelo país sem tantos turistas por todo lado, e claro, com preços mais camaradas.
4. Clima na Tailândia
O clima na Tailândia é classificado como tropical, ou seja, costuma ser quente e úmido durante o ano todo, com três estações definidas.
A estação Temperada é quando as temperaturas estão mais amenas, ficando em média de 20º C e índice de umidade de aproximadamente 55%; Quente, quando a temperatura fica na média dos 30º C, podendo atingir cerca de 40º em algumas regiões, com umidade também aumentada; e uma temporada chuvosa e longa, quando a temperatura varia entre os 24 e os 34º C, com sensação térmica ainda maior, devido aos índices de umidade que agora estarão em torno de 80%.
Bangkok, que é a capital da Tailândia, tem um clima predominantemente tropical, quente e úmido.
O norte do país apresenta temperaturas mais frescas que a capital que fica no centro, como Chiang Mai e seu entorno, onde é menos úmido e as temperaturas são mais baixas do que no restante do país, principalmente no inverno.
Ao sul da Tailândia, as temperaturas costumam ser mais constantes ao longo do ano e também é a região onde chove mais.
5. O que conhecer na Tailândia
Separamos uma listagem de passeios e excursões que algumas viajantes de nossa comunidade já experimentaram. Veja a lista e se quiser já pode fazer sua reserva antecipada através do próprio link.
No nosso artigo o que fazer na Tailândia damos informações mais detalhadas sobre diversos pontos de interesse.
6. Onde se hospedar na Tailândia
Sabe aquele lugar que tem todo estilo de acomodação que você possa imaginar?
Das mais incríveis e luxuosas às mais simples.
Nós fizemos uma lista de lugares para ficar na Tailândia. Não deixa de ver os locais que selecionamos.
7. O que e onde comer
A Tailândia tem uma culinária típica super rica e com tempero forte e inesquecível, que varia dos sabores agridoces aos mais apimentados.
Os tailandeses são especialmente conhecidos pela sua street food, que você deverá provar se quer conhecer a verdadeira comida tailandesa tradicional.
Alguns pratos famosos que a viajante com certeza vai se deparar em algum momento são o pad Thai, o arroz com frango e o arroz no abacaxi.
Se você fica temerosa com a higiene da comida de rua (não se sabe que procedimentos de higiene a pessoa que te entrega a comida tomou antes de prepará-la e servi-la) você pode contar com vários restaurantes locais que oferecem comidas a preços diversos, e mesmo que muitas vezes não seja possível ler o cardápio quando estão sem tradução, muitos vêm com fotos para ajudar na hora de escolher o prato.
8. Quanto dinheiro levar para Tailândia
Mesmo estando no outro extremo do mundo, o que deixa as passagens até lá caríssimas, a Tailândia é considerada um país barato para se estar uma vez dentro dela.
Sua moeda oficial é o baht tailandês, de símbolo ฿ e sigla THB.
Na hora de trocar é melhor fazê-lo com dólares e euros do que com reais, já que a cotação é melhor para essas outras moedas. Além disso o real não tem valor comercial algum no país, por isso nem vale a pena levar as notas brasileiras.
Nesse caso, você poderá trocar o dinheiro ainda no aeroporto, já o preço não varia tanto em comparação às casas de câmbio no centro da cidade.
Como a alimentação é bem barata por lá, o ideal é levar algo em torno de R$ 40 reais só para isso por dia.
O preço dos passeios deve ser pesquisado antes e é legal também fazer um cálculo para o transporte e levar um extra para as compras, que como já foi dito anteriormente, é um dos atrativos para os viajantes por conta dos preços baratos em que se encontram roupas e outros produtos lá.
Não deixe de ver nossa listagem de passeios que deixamos abaixo. Já te ajudará muito ter reservas feitas e pagas por aqui.
Excursões na Tailândia
- Pacote para o norte da Tailândia: Chiang Mai, Ayutthaya, dentre outros
- Excursão de 16 dias pela Tailândia e Myamar (Inesquecível)
Passeios em BangKok, Chiang Mai
- Tour guiado privado em Bangkok
- Ônibus turístico em Bangkok
- Tour guiado pelo Grand Palace em Bangkok
- Passeio mercados flutuantes de Bangkok
- Jantar no Sky Hotel em Bangkok
- Tuk Tuk food tour em Bangkok
- Tour guiado em Chiang Mai
9. Sozinha na Tailândia
Seja para fazer uma viagem de descanso ou para conhecer o agito e as festas desse paraíso cultural e tropical, a Tailândia é o destino perfeito para viajar sozinha.
Devido à diferença cultural presente no país, atenção extra é exigida em relação a locomoção e transações financeiras.
Com a língua e a moeda tão diferentes da nossa é fácil se perder na hora de utilizar a linguagem, por isso, uma dica é manter consigo sempre um mapa e anotações para palavras importantes e valores.
É importante também ficar atenta para o fato de que a Tailândia é um lugar onde a religião, no caso o budismo, é muito importante e presente. Por isso, é preciso sempre respeitar qualquer costume ou pré-requisito para entrar em locais sagrados ou de fé, e aproveitar para imergir nessa tradição que defende o não sofrimento, cultua o silêncio e procura a paz de espírito.
Outro fato que não deve ser deixado de lado são os supostos “santuários” e passeios turísticos que são oferecidos por alguns guias turísticos envolvendo animais como elefantes, tigres e macacos. Esse tipo de turismo é predatório, e os animais costumam estar sofrendo maus tratos, por isso não faça passeios envolvendo animais e não contribua com qualquer forma de turismo predatório.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Tailândia, monte seu roteiro com quantos dias quiser ficar e organize uma viagem inesquecível!
Não se esqueça de participar da nossa comunidade. Outras viajantes que já estiveram na Tailândia ou outros países de seu interesse poderão te ajudar muito com dicas preciosas.
Boa viagem.