O Egito está na lista de muitos viajantes ao redor do planeta. Tudo no país é fascinante e desperta a curiosidade dos aventureiros por aí.
Localizado entre o nordeste da África e o Oriente Médio, o Egito possui 95 milhões de habitantes e é o terceiro país mais populoso do continente africano.
Considerado por muitos o berço da civilização, foi palco para o desenvolvimento da escrita, religião, agricultura dentre outras coisas mais. Sua religião oficial é o Islão.
Muitos brasileiros vão ao Egito, e só em 2018, foram mais de 20 mil turistas partindo de terras brazucas para desvendar as belezas milenares que o país africano possui.
Não é difícil encontrar agências de viagens ou profissionais autônomos que trabalham no setor de turismo e organizam grupos com destino ao Egito algumas vezes ao ano. Alguns nós até fazemos indicação por aqui.
O Cairo é a principal cidade que concentra a chegada dos voos que partem do Brasil, ela vem a ser a capital egípcia.
Já imaginou tomar café-da-manhã de frente para o Rio Nilo, e logo após visitar belíssimas pirâmides? Tudo isso é possível na cidade do Cairo.
Muitas pessoas podem julgar que a barreira da língua, a imigração ou a moeda podem ser uma dificuldade na hora de programar uma viagem para o Egito, mas hoje, vou te mostrar que não.
Prepare as malas e vamos nessa!
O que você precisa saber antes de ir para o Egito
Viajar para outro país demanda alguns conhecimentos prévios, e para a sua ida ao Egito não seria diferente.
Aqui vão algumas informações básicas:
-
Moeda
A moeda oficial do Egito se chama Libra Egípcia, ou Egyptian Pound (EGP).
Felizmente para os turistas brasileiros, a moeda deles é desvalorizada em relação ao real. A nossa moeda vale por volta de quatro vezes mais do que a moeda do Egito.
-
Documentação
Para uma viagem ao exterior, é imprescindível você possuir um passaporte.
Para a maioria dos países pelo mundo, a exigência é de pelo menos 6 meses de validade do passaporte, antes de seu vencimento, para que seja possível a entrada no país. Para o Egito não é diferente.
É a partir do seu passaporte válido que você vai conseguir o visto que é exigido pelo Egito para a entrada de brasileiros.
Esse visto se caracteriza enquanto “visto de entrada” para viajantes que vão ficar até 30 dias em terras egípcias, e pode ser retirado no próprio aeroporto local.
Existem quiosques onde você consegue fazer todo o trâmite de compra do visto (em dólar) rapidamente para passar na imigração sem maiores problemas.
Caso você vá ficar mais de 90 dias, o visto deve ser retirado anteriormente aqui no Brasil, na embaixada do Cairo que fica em Brasília, ou no consulado do Cairo localizado no Rio de Janeiro.
Também é exigido o CIVP caso o seu voo passe por algum outro país da África.
Esse documento atesta internacionalmente que a viajante tomou determinada vacina, no caso do percurso que envolva escala em algum país africano. No Egito, é obrigatória a vacina de febre amarela, por exemplo.
-
Idioma
A língua oficial do Egito é o Árabe Egípcio.
Pode até não ser tão fácil encontrar falantes de inglês por lá. Mas é verdade também que você pode conseguir até conversar em português.
É sério. No Egito há guias especializados e falantes de muitos idiomas, inclusive o português.
Vale lembrar que não somente por conta da língua, mas por questão de segurança mesmo, ter um guia no Egito, para quem é mulher e viaja sozinha, é simplesmente fundamental.
Vamos falar disso mais pra frente.
Aliás, pode ser uma ótima pedida, se quiser dicas de viajantes que já estiveram no Egito sozinhas, fazer parte da nossa comunidade de mulheres viajantes. Não somente para impressões sobre idioma, mas para trazer uma visão geral do que é o país para uma mulher viajando sozinha.
Como chegar no Egito
Não existem voos diretos partindo do Brasil para o Egito. É possível faz’escala em países da Europa, sudeste Asiático ou África.
Há companhias aéreas como Qatar Airways, Emirates e Ethiopian que operam em conjunto com empresas aéreas brasileiras.
Aqui está a duração de algumas dessas viagens com destino à capital do Egito, a cidade do Cairo:
- Rio de Janeiro → Cairo: 35h de viagem com paradas em São Paulo e Doha; operado por Qatar Airways/Latam.
- São Paulo → Cairo: 30h 15min. De viagem com parada em Dubai; operado por Emirates.
- Brasília → Cairo: 32h 40min. De viagem com paradas em São Paulo e Doha; operado por Qatar Airways/Latam.
- Fortaleza → Cairo: 32h 10m. De viagem com paradas em São Paulo e Doha; operado por Qatar Airways/Latam.
Parece mesmo muito tempo, por conta das escalas. Maslembre-se queas horas de voo podem mudar muito dependendo da demanda e sazonalidade. Pode ser que encontra voos com escalas mais rápidas.
Existem cerca de 7 aeroportos internacionais além do principal que fica no Cairo. Portanto, também é possível entrar no Egito por cidades como Alexandria, Hurghada, Luxor dentre outras.
Do aeroporto para seu hotel. Tranfer no Egito
Para encaminhar-se até ao local de sua hospedagem, o mais recomendado é deixar acertado um translado com o seu hotel por ser o mais conveniente. Também poderá utilizar o transporte público, ou negociar com motoristas de Táxi, pois, nem todos utilizam o taxímetro.
No entanto, preferimos recomendar a primeira opção de descolamento por questões de segurança, afinal, você está em um país que não conhece, com cultura bem diferente da nossa, e além disso existe a barreira da língua que para determinados locais pode realmente atrapalhar um pouco.
Por todas essas razões, ao menos para o Egito, viajando sozinha o ideal é já ter um guia indicado que inclusive pode ser a pessoa que vai também te receber no aeroporto.
Quando ir ao Egito?
O Egito possui um clima muito diferente do que estamos acostumadas no Brasil.
Isso porque ele é uma extensão do Saara no norte da África, então sua característica é um ambiente desértico.
Nos meses de junho, julho e agosto acontece o verão, e pela possibilidade de atingir os 50 graus, não é a época mais recomendada para se visitar o Egito. A maioria dos passeios não possui sombra e o clima pode ficar insuportável para nós que não estamos acostumadas a um calor tão grande.
Em dezembro e janeiro não é possível aproveitar 100% os passeios para as praias no Mar Vermelho, pois, será inverno, então a viajante poderá se deparar com um vento frio que pode atrapalhar a sua diversão. Então se quiser aproveitar intensamente essa parte da viagem, aconselhamos que escolha outra época do ano como os meses de fevereiro, março ou abril.
Entre setembro e abril fica a melhor época para visitar a terra das pirâmides.
O ano-novo e a páscoa egípcia são às duas épocas de alta temporada quando o assunto é viagem para o Egito. Durante esse período o país tem uma quantidade maior de turistas advindos de todos os cantos do planeta.
Outra observação importante é que se for possível, não vá ao Egito em época de Ramadã (cada ano acontece em um período de acordo com o calendário lunar muçulmano), pois, os restaurantes e passeios podem estar fechados ou com o horário reduzido, além da limitação de consumo de itens como bebida alcoólica, por exemplo.
Como é o clima no Egito?
Por estar no deserto o Egito não possui tantos climas “misturados”, e durante o verão os marcadores podem atingir graus extremos de temperatura, beirando os cinquenta graus.
As temperaturas mínimas durante o ano no país não ficam abaixo dos 10⁰C e as máximas batem os 35⁰C.
Na região sul do Egito as temperaturas e sensação térmica costumam ser mais elevadas do que no Cairo. Já na região mediterrânea o clima fica um pouco mais ameno apesar das altas temperaturas.
A chuva não costuma aparecer muito por lá, tendo durante os 365 dias do ano, previsão de apenas 2 dias de fato chuvosos, com o total de 18 mm de precipitação.
O que fazer no Egito?
Chegamos à parte tão esperada! Com certeza o que mais desperta a atenção de qualquer um que tem a intenção de visitar a terra das pirâmides são os passeios únicos que ficarão guardados na memória.
Existem diversas cidades no Egito com possibilidades distintas de programação a depender do gosto da viajante. Dá para ir à praia, visitar montanhas, conhecer tumbas e pirâmides, conhecer melhor a história desse país africano em museus, e muito mais!
Vamos deixar duas dicas de excelente pacotes completos por várias cidades e atrações.
Quer saber o que vai ver por lá com mais detalhes. Então dá uma olhada.
Museu Egípcio
Localizado na capital Cairo, o mais importante museu do país possui mais de 120 mil artefatos que são datados desde o Egito Antigo, até o período greco-romano.
Lá está localizado o conteúdo do famoso túmulo de Tutankamon, um dos faraós mais conhecidos da história.
Cidadela do Cairo
Esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital.
Ela foi fortaleza dos exércitos das cruzadas, sede do governo egípcio por cerca de 700 anos e faz parte do legado deixado por Saladino, iraquiano que derrubou a dinastia fatímida em 1117 a.C.
A Cidadela do Cairo possui uma estética belíssima, além de sua rica história.
Pirâmides de Gizé
Localizadas nos arredores do Cairo, as pirâmides fazem parte do sítio arqueológico da necrópole, e elas definitivamente são o cartão postal principal do Egito.
A grande pirâmide é uma das sete maravilhas do mundo antigo, e a única que ainda continua conservada em perfeito estado! Incrível não é mesmo?
Em Gizé também está localizada a famosa Esfinge, que com as pirâmides, são artefatos históricos construídos a mais de 2700 anos a.C.
Mas como é uma pirâmide por dentro? É possível adentrar?
Sim! Pagando ingresso a viajante consegue entrar e ver como é por dentro. Também existe a possibilidade de visitar a câmara do faraó.
Khan El Khalili
O maior mercado de rua do Egito que está na ativa desde 1382, fica localizado no Cairo antigo e possui mais de 900 estandes de lojas muito coloridas com todo o tipo de produto local que você possa imaginar.
Além das compras, o mercado também é um bom local para quem quer fazer uma pausa para um café ou refeição, possuindo famosos restaurantes e cafés que funcionam tanto de dia quanto à noite.
Cruzeiro no Rio Nilo
Já imaginou fazer uma viagem de trem e ter como vista as incríveis paisagens do Egito, e de quebra fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo?
Saindo do Cairo é possível pegar um trem noturno com destino a cidade de Aswan. Chegando lá, a atração principal são os cruzeiros que navegam pelo Rio Nilo com destino a outra cidade egípcia chamada Luxor. O trajeto dura em média quatro dias.
Luxor
Na cidade que é considerada o coração do Egito antigo, existem diversas atrações incríveis para conhecer, dentre elas estão:
- Templo de Kanak – o maior templo do Egito
- Avenida das Esfinges
- O Museu e o Templo de Luxor (ou Ramsés II)
- Vale dos Reis e das Rainhas
- Passeio de balão e de Feluca (embarcação típica do Egito).
Blue Hole
Essa maravilha da natureza que fica localizada na cidade de Dahar. É um buraco no Mar Vermelho com mais de 200 metros de profundidade.
As visitantes podem realizar um mergulho encantador de snorkel ou de cilindro e dar de cara com belezas naturais que não irão encontrar em outro local do planeta. Estas atrações normalmente são feitas via contratação de passeios turísticos.
Hurghada
Que tal pegar uma praia no Egito?
Você provavelmente deve se lembrar do Mar Vermelho das aulas de história, mas o que não te contaram é que por lá existem praias incríveis!
A cidade litorânea queridinha dos viajantes é o complexo turístico Hurghada, com praias de mar azul cristalino e areias macias, além de dezenas de hotéis e resorts a espera dos viajantes. Ela fica há 6 horas da capital Cairo e há 4h da cidade de Luxor, que falamos anteriormente.
Passeios de submarino e lancha, atividades como mergulho e snorkel, esportes radicais como windsurfing e kitesurfing são programas famosos por lá.
Monte Sinai e Mosteiro de Santa Catarina
A partir de uma excursão guiada saindo da cidade de Sharm El-Sheikh, é possível ir conhecer o famoso Monte Sinai.
O passeio sai ainda de noite para que a chegada dos exploradores no cume coincida com o lindo nascer-do-sol do Egito.
Após descer do monte, outra dica de passeio muito impactante na mesma localidade, é a visita ao Mosteiro de Santa Catarina. É de um dos locais mais importantes do mundo para os cristãos, onde se acredita que Deus tenha falado com Moisés. O Mosteiro foi declarado pela UNESCO como patrimônio da humanidade.
Mesquita de Al Sahaba
Ainda em Sharm El-Sheikh, fica um dos lugares preferidos dos viajantes para fazer fotos: a Mesquita de Al Sahaba.
Temos certeza que não vão faltar likes nas redes sociais para esse lugar esplêndido! Mas para além dos likes, a memória de um local belíssimo e único.
Biblioteca de Alexandria
Localizada da cidade de Alexandria e construída no séc. III a.C., esse ponto turístico que envolve muita cultura e história não pode ficar de fora da sua lista de locais para conhecer no Egito.
Com visitas guiadas em árabe, inglês e francês, com certeza a visita será uma grande aula sobre um dos locais mais importantes do planeta, ao vivo e a cores, onde tudo aconteceu.
Por lá encontram-se mais de dez mil livros raros, cem mil manuscritos, trezentas mil publicações periódicas dentre outros conteúdos especiais.
Além da biblioteca em si o complexo possui planetário, museu dentre outros locais para visita.
Cidadela de Qaitbay
Esse forte também está localizado na cidade de Alexandria.
Ele foi fundado pelo sultão Al-Ashraf Qaitbay, com o intuito de proteger a cidade, na época das cruzadas, dos avanços do Império Otomano no Egito.
A fortaleza foi construída sob as ruínas do Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Durante o passeio você vai poder explorar o interior do castelo, tirar lindas fotos e ainda visitar um pequeno aquário local.
Deserto do Saara
Com toda a certeza você já ouviu falar no Deserto do Saara né? Pois ao visitar o Egito você vai poder colocar seus pés em um dos lugares mais desejados pelos viajantes do mundo!
O deserto do Saara cobre cerca de 12 países na África e toma boa parte do território egípcio, então com certeza, é parada obrigatória para quem quer conhecer cada canto do Egito.
A visitação ocorre em diversos oásis espalhados pelo Saara, e os mais famosos são: Bahariya, Dakhla, Siwa e Farafra.
O passeio acontece via contratação de agências de viagem com passeios que percorrem as estradas do deserto em carros 4×4, já que o caminho não é dos mais fáceis.
Não é recomendado o aluguel de carros particulares para circular em local algum do Egito por fatores como as leis de trânsito, que são muito diferentes das do Brasil.
Onde ficar no Egito?
O Egito, por ser um destino turístico, possui diversas opções de hospedagem, desde hostels até, (com o perdão do trocadilho), hotéis faraônicos com avaliação de 5 estrelas.
Como o principal aeroporto do Egito está localizado na capital, e existem facilitadores para os passeios a outras cidades do Egito partindo de lá, vamos conferir algumas sugestões que estão localizadas no Cairo:
-
Hostels no Egito
Cairo Hub Hostel: localizado próximo à Praça Tahrir, o hostel oferece quartos com ar-condicionado, Wi-Fi, bar, transfer para o aeroporto, cozinha compartilhada, café da manhã continental e um lounge coletivo. Fala-se Inglês, Árabe e Italiano. A tarifa média para uma cama em dormitório (alta temporada) fica entre R$ 50 e R$ 60.
Madina Hostel: Próximo ao Museu Egípcio e a Torre do Cairo, a hospedagem oferece casa de câmbio, cozinha compartilhada, Wi-Fi, serviço de quarto, transfer para o aeroporto, ar-condicionado, guarda-roupa dentre outras facilidades. A tarifa média para uma cama em dormitório (alta temporada) custa R$ 56.
-
Hotel 3 estrelas no Egito
Pyramids Top Inn: Esse hotel fica a 300 metros de Great Sphinx, e oferece acomodações como bar, terraço, cofre, ar-condicionado, TV tela plana, serviço de quarto dentre outras facilidades. As diárias começam em R$176,00.
Guardian Guest House: O Guardian fica há apenas 5 minutos de caminhada das Pirâmides de Gizé e seu terraço conta com uma bela vista para as pirâmides. Dentro outras comodidades, você terá a oportunidade de provar um autêntico café-da-manhã egípcio. A tarifa média para um quarto com vista para as pirâmides, custa entre R$ 154 e R$ 269.
- Hotel 4 e 5 estrelas no Egito
The St. Regis Cairo: com três piscinas, academia, restaurante e bar, spa, sauna, hidromassagem e outras várias regalias, ele está localizado a 5 km do Museu Egípcio e o Mercado Khan Al Khalili. Os valores começam em R$ 1791 e podem chegar a R$ 84 mil na suíte real de frente para o Nilo.
Reserve este hotel 5 estrelas no Egito
Le Meridien Cairo: um dos diferenciais dessa hospedagem é possuir uma passarela que o conecta diretamente com o terminal 3 do Cairo. Equipe de lazer, restaurante libanês e de Singapura, instalações para reunião e até mesmo um bar de esportes fazem parte do diferencial desse hotel. As tarifas começam em R$672 e podem chegar em R$ 1.931 na suíte panorâmica.
Reserve este Hotel 5 estrelas no Egito
O que comer no Egito?
Uma das partes mais legais de viajar é experimentar a culinária local, não é mesmo?
Imagina poder experimentar comidas de uma cultura tão diferente da nossa quanto o Egito?
É pensando nisso que aqui vão algumas indicações de restaurantes incríveis para você deixar anotado no caderninho.
- Sobhyr Kaber: O Sobhyr fica em Downtown Cairo, região que é tida como uma parte mais moderna da cidade. Esse restaurante é muito querido pelos locais, ocupa vários andares de um prédio e possui uma bela decoração egípcia. Nele é possível pedir um prato que para nós se encaixaria como exótico, que é a carne de pombo recheada com arroz que se chama Hamam Mahshi
- Abo Tarek: um dos pratos típicos do Egito se chama Koshary, e o mais famoso de todos está localizado nesse restaurante na capital Cairo. Especificamente no Abo Tarek essa refeição custa certa de 17 EGP, por volta de 6 reais.
- Balbaa Village: Saindo um pouco da capital do Egito, esse restaurante de Alexandria é famoso por ser especializado em peixes e frutos-do-mar para além das carnes e comidas típicas egípcias. Seus pratos custam entre R$ 56 e R$ 84.
- El Gamal Patisserie: Vamos para os doces agora? A cidade mais indicada para os amantes de açúcar se chama Damietta que está a 200 km da capital Cairo. Nela está localizada a doceria EL Gamal que possui tanto a confeitaria oriental quanto ocidental/tradicional egípcio.
Quanto dinheiro levar para o Egito?
A moeda do Egito se chama libra Egípcia, ou Egyptian Pound (EGP) e é uma bênção para os brasileiros: uma libra egípcia equivale a 36 centavos aqui no Brasil! (cotação novembro/2021)
Para despesas como compras pessoais, gorjetas e atividades fora do itinerários previstos, tanto se for por agência como por conta própria, recomenda-se levar em torno de $ 80 dólares por pessoa por dia.
É possível que a parte mais cara da viagem seja a passagem aérea ida e volta para o Egito. Algumas empresas turísticas até fazem o trâmite, mas pode ser mais vantajoso comprar por conta própria. Uma pesquisa por conta própria pode trazer bons preços que vão depender muito da época do ano.
Pacote de Viagem para o Egito
Caso contrate um pacote de turismo para o Egito, operado por uma agência de viagem especializada, etapas como hospedagem, passeios, transfers, entradas em pontos turísticos estarão já incluídas no preço. Então com o pacote pago, terá somente os gastos extras em torno de $80 por dia como sugerimos.
O preço desses pacotes sem o aéreo oscilan muito dependendo da quantidade de cidades e passeios que a viajante escolher, da quantidade de estrelas dos hotéis, da cotação do dólar no momento da compra, se a viagem será total ou parcialmente all inclusive, dentre outros detalhes.
Aqui a gente deixa uma sugestão com preço razoável de pacote.
Viajando por conta própria para o Egito
Já se for viajar por conta própria, a viagem tende a ficar bem mais barata. Você vai precisar pensar nas reservas de hospedagem, passeios, guia turístico no Egito dentre outras coisas. E os preços podem realmente variar dependendo dos passeios escolhidos, época do ano, hotéis.
Para ter uma ideia melhor de como realizar isso tudo por conta própria, leia nossas dicas de organização e planejamento de viagem sozinha.
Sugestão de roteiro no Egito
Para além da sua capital, a cidade do Cairo, o Egito possui muitas outras cidades ao redor que são incríveis e proporcionam diversas experiências memoráveis.
Aqui vai uma sugestão de algumas dessas cidades que você não pode deixar de incluir no seu roteiro pelo Egito:
-
Aswan – Luxor
Na cidade de Aswan, existe um dos melhores passeios do Egito que são os cruzeiros pelo Rio Nilo com destino a cidade de Luxor. A viagem tem duração média de quatro noites, e ao chegar no destino de Luxor, você poderá desfrutar de inúmeros programas turísticos envolvendo história, cultura local e muita diversão como por exemplo visitar os túmulos reais do Vale dos Reis e das Rainhas.
-
Hurghada
Dentre as melhores coisas para se fazer no Egito, estão as praias do Mar Vermelho. Uma das cidades litorâneas mais famosas é Hurghada, ela fica perto de Luxor, destino que falamos no tópico anterior. Então aproveita para dar uma esticada nesse passeio! Além do clima praiano, Hurghada possui uma franquia do famoso restaurante Hard Rock Café, aquele mesmo que está espalhado pelo mundo inteiro!
-
Alexandria
Saindo do Mar Vermelho e indo para o Mar Mediterrâneo, a cidade fundada pelo famoso Alexandre o Grande é parada obrigatória para os curiosos e amantes de história. Lá fica a notória Biblioteca de Alexandria, além de outros destinos imperdíveis.
-
Sharm El-Sheik
Com seus famosos resorts à beira-mar, é um local muito cotado para quem gosta de fazer mergulho e explorar a vida marinha por possuir grande diversidade de vida aquática e alta visibilidade.
Em terra firme, é possível fazer passeios para o Monte Sinai, Safari nas dunas com passeio de camelo, conhecer a belíssima Mesquita Al Mustafa e fazer compras no Old Market.
Sozinha no Egito
Existe uma grande diferença cultural em relação às mulheres entre o Egito e Brasil.
Por conta disso, você pode até ir sozinha para o Egito mas é importante se planejar e encontrar um bom guia por lá.
A companhia de tradutores e guias turísticos promove uma maior comodidade e segurança para as mulheres que querem viajar sozinhas para o Egito.
Esse tipo de serviço é costumeiramente contratado através de empresas de turismo que vendem pacotes completos envolvendo grande parte dos locais que indicamos aqui em seus itinerários.
Vamos deixar algumas sugestões por aqui e além disso, fazendo parte da nossa comunidade de mulheres viajantes fica muito fácil pegar dicas de bons profissionais já testados por várias viajantes diferentes.
Tenha sempre com você em uma viagem para o Egito
Por conta da cultura e do clima do Egito, alguns itens são obrigatórios para a viagem:
- Protetor Solar;
- Roupas leves. Importante lembrar que a maior exposição do corpo chama a atenção dos locais que por vezes costumam ficar observando. Caso isso a incomode, deve-se levar roupas de panos leves que cubram uma maior parte do corpo;
- Viseira, boné ou chapéu para se proteger do sol;
- Água Potável (evitar comprar em qualquer lugar na rua, dar preferência para a compra no hotel ou restaurantes);
- Remédios básicos e permitidos pela emigração para qualquer necessidade que venha a ocorrer.
Esses itens vão te proporcionar mais conforto e segurança durante a viagem, para que você se preocupe apenas em se divertir e explorar essa cultura tão rica existente no Egito!
Quanto tempo ficar no Egito
Como você pode perceber, existe uma ampla diversidade tanto de passeios quanto de cidades que você não pode deixar de conhecer e aproveitar, além do percurso da viagem ser extenso. Por conta disso, também recomendamos que essas seja uma viagem bem planejada e com bastante tempo para estar no local.
Apenas para passar em terras egípcias recomenda-se algo como 9 noites, mais o tempo gasto de deslocamento partindo do Brasil até chegar no Egito que vai depender do voo que você escolher.
Conhecer o Egito é um sonho para a maioria das apaixonadas por viagem.
O que você achou? Vamos nessa explorar outras culturas? Partiu Egito!