O intercâmbio se trata da movimentação de sair do país onde você reside, para morar em outro local durante um espaço de tempo pré-determinado.
É muito realizado por jovens e adultos do mundo inteiro, em questões relativas a estudo, trabalho, experiências culturais e obtenção de conhecimento, principalmente de âmbito cultural.
Aqui vamos falar um pouco sobre o que é um intercambio, os tipos, além de trazer ideias de locais para realizar o seu intercambio.
Quem sabe um dos destinos típicos para intercambio é um local dos sonhos para você?
Como funciona um intercambio?
Para realizar essa experiência no exterior, é exigido um planejamento prévio em várias etapas.
Existem empresas especialistas em ofertar esse serviço, que podem ser uma “mão na roda” em questão de escolha de qual país, categoria de programa e tempo que mais se adaptam para o seu objetivo, além de facilitar e fazer toda a parte de curadoria de documentação com maior assertividade.
Você pode começar pensando em qual proposta mais lhe cabe (vamos falar sobre cada uma delas mais para frente).
Quer estudar? Aprender outro idioma? Trabalhar? São muitas as possibilidades.
Pesquisar todos os pré-requisitos, documentações e dicas valiosas de quem já usufruiu de experiências similares a sua escolhida é um ótimo primeiro passo.
Inclusive, participando da nossa comunidade de viajantes você consegue conversar com muitas outras mulheres que partiram pro mundo fazendo intercambio em diferentes países. Então fica a dica. Aproveita e comece a participar agora de nossa comunidade de viajantes.
Mas voltando ao ponto.
Ao chegar no destino desejado, a depender da escolha você vai viver com uma família nativa, dividir moradia com outras pessoas de várias partes do mundo, ou até mesmo morar sozinha.
Seguirá sua agenda com os compromissos e atividades previstas no objetivo escolhido, seja trabalhar, estudar e também viver experiências únicas.
O tempo de permanência é previamente organizado, e você não pode entrar no país sem uma data e passagem de volta para a sua localização de residência oficial. Existem vários modelos de tempo, desde um mês até por volta de um ano.
Quanto custa um intercambio?
Esse ponto é muito relativo. Vai depender de fatores como a moeda do local escolhido, qual empresa você contratou para te auxiliar nessa jornada, quanto tempo você vai ficar, qual o modelo de intercâmbio escolhido, moradia, estilo de vida, dentre outros.
Existem programas, principalmente voltados ao estudo via universidades, que proporcionam até uma bolsa auxílio para que a estudante brasileira vá aperfeiçoar seus conhecimentos em determinado local.
Tipos de programas de intercambio
Os mais populares tipos de intercâmbio são cursos de idioma, intercâmbio de trabalho, de estudo, intercâmbio em casa de família, Au Pair, gratuito e voluntário.
A seguir falaremos mais detalhadamente sobre cada um desses modelos!
Programas de intercâmbio de idiomas
Esse é o mais famoso de todos!
Muito realizado tanto por jovens quanto por adultos mais velhos, os modelos existentes de intercâmbio de idiomas atendem tanto estudantes quanto quem procura dar aquele up no currículo profissional.
Como o próprio nome já diz, você vai para estudar em uma escola de idiomas, e vivenciar a língua diretamente com os nativos.
Existem várias empresas com várias opções de países para aprender ou aperfeiçoar diferentes línguas.
O inglês com certeza é o mais famoso de todos, mas é possível fazer a viagem para quase todos os principais países hoje em dia, oferecendo um grande leque de possibilidades de aprendizado.
Existe uma flexibilidade bacana de períodos que você pode fazer, e duração dos cursos, cabendo na sua agenda e programação.
As acomodações mais recomendadas para essa categoria de curso são as de casa de família e residência estudantil.
Intercambio em casa de família
Esse modelo de estadia em intercâmbio é muito utilizado para quem vai fazer cursos de idiomas, intercâmbio voluntário, intercâmbio de férias, dentre outros.
Ao ser abrigado por uma família nativa, você tem a oportunidade de viver de maneira super intensa a cultura e o dia-a-dia daquele país, além de praticar o outro idioma e ter um ponto de suporte importante.
Ele também pode facilitar a questão da alimentação, por exemplo, existem programas que oferecem desde apenas o café-da-manhã até pensão completa com todas as refeições inclusas.
Intercambio au pair
O Au Pair é voltado com maior facilidade para as mulheres jovens, sendo uma opção mais barata, pois você receberá salário para trabalhar até 45h semanais sendo babá de criança(s) da família que irá te abrigar.
Para esse intercâmbio que mistura trabalho e imersão cultural, é preciso comprovar experiência prévia com o trabalho de babá.
Cada país tem suas próprias leis e regras para essa espécie intercâmbio. A depender do país, esse modelo também dá direito a uma bolsa escolar.
Nos EUA, por exemplo, o valor gira em torno dos 500 dólares anuais, o tempo de intercâmbio mínimo é um ano, com possibilidade de renovação de mais um.
Intercambio gratuito
Se você não tem condições de bancar os custos totais dessa experiência, existe a possibilidade de conseguir bolsas que custeiam uma parte da viagem.
Alguns programas que selecionam jovens da rede pública de ensino, associações de voluntariado como o Rotary Club, Santander Universitários.
A possibilidade de bolsa com 100% dos custos bancados é mais voltada para quem está cursando graduação, mestrado e similares.
Existem instituições lá fora que recrutam pessoas para estudar de maneira gratuita em seus países. Você tem que ficar de olho nas instituições específicas da sua área e destino que tem vontade de passar esse tempo.
Intercambio voluntário
Geralmente o intercâmbio voluntário se caracteriza por uma troca entre hóspede e anfitrião.
Você oferece algum serviço para um estabelecimento, um hostel, alguém que te hospede, e em troca ganha um local para ficar, alimentação, ajuda de custos, aulas da língua nativa do local ou outras coisas acordadas seguindo as necessidades mútuas.
Existem muitas opções de local conforme o país escolhido, desde eco vilas, passando por hostels, casas de família, estações de esqui e muito mais, basta pesquisar e ver o que melhor se encaixa no seu desejo.
Principais países para fazer intercambio
-
Intercambio nos EUA
Com certeza esse é um dos destinos mais famosos de todos, principalmente para os jovens que querem aprender inglês e viver uma experiência de “high school” que nem nos filmes americanos.
Existem muitas opções de cidades para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, Los Angeles, Nova York, Chicago, San Francisco e muitas outras.
Claro que vai depender do seu objetivo qual a melhor escolha tanto de cidade quanto de modelo de intercâmbio, mas nos EUA o que não falta é opção!
-
Intercambio no Canadá
O Canadá é o queridinho dos que gostam de frio, e além de estudar inglês também querem aprender francês!
Isso mesmo, o país possui duas línguas oficiais, expandindo a oportunidade de adquirir conhecimento em um mesmo local.
O Canadá também possui o título de melhor país para viver do mundo! Impressionante, não?
Além de toda a experiência de intercâmbio, vai ser muito bacana poder desfrutar de um dia-a-dia no melhor lugar para se viver.
Vancouver, Toronto, Montreal e Quebec são os destinos mais escolhidos pelas viajantes.
-
Intercambio na Inglaterra
Quem não gostaria de viver na terra da rainha e de Harry Potter?
Morar na Inglaterra parece um filme!
Ela costuma ser comparada com o intercâmbio estadunidense, acaba saindo um pouco mais caro por conta de a libra ter um valor mais alto do que o dólar americano para nós brasileiros.
Uma das diferenças legais que a Inglaterra possui é a oportunidade de aprender o inglês britânico que possui diferenças se comparado com o inglês dos Estados Unidos.
As cidades comumente escolhidas pelos brasileiros são Londres, Liverpool, Brighton, Manchester e Cambridge.
Meu intercambio foi na Inglaterra. Acabei optando por uma cidade no sul do país. A cidade de Brighton.
Uma experiência única que vou contar em vídeo para vocês.
-
Intercambio na Austrália
Para quem possui disposição para ir para o outro lado do mundo, a Austrália é uma ótima pedida!!
Além das cores dos uniformes das seleções de futebol, existem outras similaridades de clima e praias se comparado com o Brasil, então é uma ótima opção para quem não gosta tanto de temperaturas mais baixas.
Para quem está procurando um intercâmbio que envolva trabalho, a Austrália possui um dos maiores salários mínimos do mundo, cerca de R$ 19,84 AU a hora, gerando um ótimo custo-benefício.
O governo australiano valoriza muito o intercambista por ser uma grande fonte de renda para o país.
As cidades frequentemente escolhidas pelos brasileiros para morar são: Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth.
-
Intercambio na Nova Zelândia
A Nova Zelândia é composta por uma ilha localizada na Oceania, dividida em duas porções: norte e sul.
Ela é muito famosa por suas belezas naturais exuberantes (tem até cenário onde filmaram Senhor dos Anéis!), e o entusiasmo relativo a esportes radicais.
Se o você procura essa qualidade de vida, achou seu lugar perfeito.
O visto de estudante também dá permissão para trabalhar no país, porém o seu intercâmbio não poderá ter menos de 14 semanas.
O salário mínimo é bem remunerado e a experiência vale a pena!
As cidades que mais se destacam na hora da escolha para o intercambio são: Queenstown, Auckland e Wellington.
-
Intercambio em Malta
Malta é considerado um dos melhores destinos da Europa, um dos mais baratos com menor custo de vida do continente.
O arquipélago possui praias e outras belezas naturais de cair o queixo, e por ser um local pequeno, muita coisa dá para fazer andando, ou seja, pura qualidade de vida!
A língua oficial é o inglês, então é um destino procurado pelos estudantes de idioma, mas eles possuem outra língua oficial que é a língua maltesa!
Ótima oportunidade de ter acesso a um idioma que não é comum de se ter no currículo, um diferencial!
Valeta, Mdina e Gozo são cidades bastante escolhidas.
-
Intercambio na Irlanda
A Irlanda é um dos destinos queridinhos dos brasileiros.
Bem posicionada na Europa é um local base que permite explorar bem o resto do continente.
Na Irlanda é permitido trabalhar e estudar e o país é polo de grandes empresas conhecidas mundialmente.
Essa também é uma opção europeia mais barata, se comparado com outros locais de língua inglesa como a Inglaterra, por exemplo.
Outra vantagem é que você só precisa tirar o visto já estando em terras irlandesas.
E aí? Já deu pra ter uma ideia do local que irá escolher? Conta pra gente.
E não deixe de ser você também uma participante da nossa comunidade de viajantes.
Boas viagens
- Aprenda a criar seu próprio roteiro
- Conheça nosso roteiros, guias e a comunidade
- Reserve seu hotel
- Veja promo de passagens aéreas
- Faça agora seu seguro de viagem
- Escolha os melhores passeios