Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Viajar na Pandemia. 7 recomendações a seguir

by Mulher Viajante
Viajar na Pandemia

Inglês com a gringa

Viajar na pandemia é uma realidade para muitas pessoas. Seja à trabalho ou mesmo lazer.

À trabalho muitas vezes não há escolha e a viagem é necessária. É o caso de profissionais como tripulantes de aviões, tripulantes de navio, militares em missões pelo mundo ou dentro de seus países, pessoas que trabalham com transporte de alimentos e insumos, e outros tipos de deslocamentos à negócios.

Mas também há o grupo das pessoas que estão viajando à lazer mesmo sem ainda haver uma vacina. Muitas delas optando por viajar dentro do Brasil

Há muito julgamento quanto ao comportamento dessas pessoas, mas fora o grupo de viajantes que realmente não vê ou nega o problema gravíssimo da pandemia, temos também pessoas que estiveram trabalhando na linha de frente da Covid 19 por exemplo, e que precisam de seu momento de relaxamento em suas férias.

Há também pessoas que por motivo de saúde, seja física ou mental, estão tentando encontrar uma forma de realizar alguma viagem de lazer com o mínimo de segurança, seguindo os novos protocolos, protegendo a si e aos outros.

Resolvemos então preparar, para quem vai viajar no fim de ano e nas férias verão algumas instruções sobre cuidados e protocolos para viajar na pandemia do corona vírus.

Se você vai viajar ou está pensando em viajar na pandemia, siga estas instruções para se proteger e proteger as pessoas à sua volta.

Quando não viajar

Não viaje se pertencer ao grupo de risco ou se conviver com alguém que pertence ao grupo de risco.

Não viaje se teve contato com alguém que teve covid nos últimos 14 dias.

Não viaje se estiver doente ou com os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Diarréia
  • Perda do olfato ou paladar

Viajar na pandemia de avião

não viajar na pandemia

A Agencia Nacional de Aviação Civil  (ANAC), determina que dentre as medidas sanitárias a serem seguidas em aeroportos e aeronaves está o uso constante da máscara.

Passageiros, tripulantes e outros funcionários devem estar obrigatoriamente usando máscara.

Também foram determinados critérios de distanciamento para embarque e desembarque de passageiros, além de redução do serviço de bordo nas aeronaves.

Fica altamente recomendado para quem viajar nesse período o uso preferencial dos meios digitais para fazer o check in, o que evita o contato com outras pessoas bem como o manuseio de documentos e cartões de embarque.

É importante ainda que sejam observadas as orientações e sinalizações de distanciamento nos aeroportos que podem ser verificadas através dos avisos em banners, placas, além dos adesivos de piso, assentos, mesas e bancadas de atendimento.

Os aviões têm um filtro HEPA (High Efficiency particulate air) que contribuem de forma bastante eficiente na purificação do ar filtrando até 99 % de micro partículas no ar, inclusive vírus.

Isso por si só faz do transporte aéreo o meio de deslocamento mais seguro depois do seu carro.

Viajar na pandemia de ônibus

A Agencia Nacional de transportes terrestres (ANTT) cobra uma série de medidas a serem tomadas pelas empresas. Uma delas é a necessidade de manter o máximo de distanciamento entre os passageiros dentro dos ônibus.

Janelas abertas são sem sombra de dúvidas a melhor forma de evitar o contágio dentro dos ônibus. Então em um contexto de pandemia, pode ser bem interessante optar por transportes que não sejam climatizados.

Caso o sistema de ar seja climatizado, a anvisa tem uma série de recomendações para ações de limpeza e desinfecção dos veículos, sendo as de maior impacto o controle de qualidade do ar e vetores.

O passageiro faz a sua parte portando a máscara à todo momento dentro do transporte bem como nos deslocamentos nos terminais de passageiros.

A máxima é não esquecer o álcool gel, usar a máscara descartável ou de pano e manter o distanciamento

Viagens internacionais

Viajar na pandemia

A viagem menos aconselhável nesse momento mesmo para quem tem a cidadania em outro  país.

Para quem não é residente ou cidadão do país de destino, a grande maioria dos países está proibindo a entrada de visitantes.

Para as viagens já marcadas há grande probabilidade de ter seu vôo cancelado ou mesmo não conseguir embarcar no vôo ainda aqui no Brasil.

Esteja atenta às constantes modificações nas regras de entrada nos países pesquisando sobre o destino no site do Itamaraty e acompanhando as notícias nos principais veículos de informação.

Nossa sugestão é que evite a todo custo viajar para fora do país neste momento.

Viagens nacionais

Busque todas as informações que puder em relação ao seu destino dentro do Brasil. Isso é muito importante porque cada local mantém suas próprias restrições quanto à liberação de espaços públicos, restaurantes, e atrações turísticas de acordo com o aumento ou diminuição do contagio.

O melhor local para obter informação realista e atualizada sobre o seu destino são os sites das prefeituras locais.

Se optar por viajar dentro do Brasil sugerimos destinos próximos onde haja facilidade para retornar para casa caso ocorram mudanças mais drásticas na entrada das cidades ou lock down.

Hospedagens

Quando escolher hospedagens ao viajar na pandemia, opte por locais que estejam seguindo à risca as os protocolos de saúde e sanitários.

Especificamente em relação ao hotéis, priorize aqueles que aderiram ao selo Turismo Responsável.

Estes hotéis normalmente estão priorizando áreas comuns ao ar livre e evitando as áreas fechadas.

O café da manhã pode ocorrer preferencialmente no quarto. E quando em área comum, sem os bufes de costume e com afastamento entre as mesas.

É bom procurar saber se o hotel escolhido está trabalhando com número de hóspedes reduzido.

Restaurante, bares e baladas

Balada e pandemia são duas coisas que não combinam definitivamente. E isso é ainda mais importante de se ter em mente se você vai viajar na pandemia.

Não visite locais que estejam promovendo festas e outros tipos de aglomerações.

Para restaurantes e bares, opte pelos estabelecimentos que estejam mantendo pelo menos 2 metros de distanciamento entre as mesas.

Muitos restaurantes mantem cardápios no QR code, entregam talheres, louças e guardanapos em embalagens fechadas, além de disponibilizar álcool gel 70% em cada mesa.

Dê preferencia a locais com área ao ar livre para fazer a sua refeição

Por Lu Leal

Related Articles

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais