Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Alter do Chão. Chamada de caribe amazônico. E não é à toa!

by Mulher Viajante
Alter do Chão

Inglês com a gringa

Esse destino é a prova concreta de que não precisamos sair do país para conhecermos lugares que são de cair o queixo de tão belos.

Considerado por muitos o “Caribe amazônico”, Alter do Chão é um distrito localizado em Santarém — PA na margem direita do Rio Tapajós. Por lá existem literalmente centenas de praias de água doce e transparente e areia branquinha, o que atrai muitos turistas de todo o mundo.

O vilarejo possui cerca de 9 mil habitantes e uma boa parte é formada por pessoas de fora que se apaixonaram pelo lugar e resolveram fazer morada.

No ano de 2009 o jornal inglês The Guardian considerou Alter do chão uma das 10 praias mais belas do Brasil, mas por lá não existe só isso. Você também conhecerá restaurantes de comida típica deliciosamente preparadas, vários passeios de barco para conhecer outras ilhas, comunidades ribeirinhas e indígenas, acesso a guias turísticos para saber cada parte da história do vilarejo, igarapés, carimbó e muito mais.

Se você está procurando um lugar para curtir a folga sossegada e em contato com a natureza, garantimos que Alter do Chão não vai te decepcionar!

Como chegar em Alter do Chão

Alter do Chão fica localizada no Pará sendo um vilarejo de uma cidade não muito grande no oeste do estado.

Devido a sua localização não é possível pegar um voo direto para o distrito em si, mas nada que torne o caminho complicado, vamos te mostrar.

Produtos para Viagem

A cidade que faz ligação com Alter do Chão felizmente possui o seu próprio aeroporto com voos chegando dos principais hubs do país. Não são muitas as opções por conta do tamanho do município e da região, mas é possível sim, ir direto a Santarém com voos semanais.

Algumas passagens.

  • Salvador → Santarém: 6h 25min. De viagem com parada em Brasília; operado por LATAM.
  • São Paulo → Santarém: 5h. De viagem com parada em Brasília; operado por LATAM.
  • Rio de Janeiro → Santarém: 6h 50min. De viagem com parada em Brasília; operado por LATAM.
  • Porto Alegre → Santarém: 6h 30min. De viagem com parada em Brasília; operado por LATAM.

Após a chegada na cidade de Santarém no aeroporto mesmo você consegue contratar um serviço que vai te levar para Alter do Chão.

A viagem dura em torno de 45 min e possui por volta de 35 km entre os dois pontos.

Existem algumas opções de Santarém a Alter do Chão. A viajante pode optar por fazer o trajeto de táxi, motorista de app ou ônibus comum.

A maneira mais barata seria o ônibus de linha que custa menos de 5 reais. A mais cara, porém mais confortável e segura (principalmente se você chegar à noite) é o transfer em van particular que sai por volta de 100 reais por pessoa.

Antes de ir é legal conferir se o hotel que você contratou não possui serviço de traslado para o aeroporto.

Quando ir a Alter do Chão?

As épocas de visita em Alter do Chão são caracterizadas pela vazante ou enchente do Rio Tapajós.

A alta estação se dá entre os meses de agosto e janeiro, época em que o rio está na vazante e formam-se mais praias de areia branquinha. Esse é o período mais cheio de turistas.

Entre fevereiro e julho os moradores dizem ser a época mais bonita para se visitar Alter do Chão.

As praias desaparecem e o Rio Tapajós toma conta do local formando um lindíssimo cenário de beleza natural.

Ir à alta ou baixa estação proporciona viagens totalmente diferentes, então é importante ficar atenta ao que você espera desfrutar em Alter do Chão para escolher o melhor momento.

Como é o clima em Alter do Chão?

Por lá o clima é dividido em apenas duas estações: seca e cheia.

Independente de qual seja a escolhida em Alter do Chão os marcadores de temperatura estão com as máximas sempre altas. O calor é uma característica do local o que faz os banhos de rio se tornarem ainda mais deliciosos.

O período de seca em Alter do Chão é o que se denomina verão amazônico e é a época mais indicada para quem está indo com a intenção de desfrutar das belas praias de água doce.

Os meses de menor precipitação, consequentemente mais seca e com mais praias surgindo, são agosto, setembro e outubro. Esse último mês inclusive é o mais quente de todos com temperaturas podendo atingir os 32 graus.

Durante o inverno amazônico o período de cheia do Rio Tapajós fica entre os meses de janeiro, março e abril. Todos os meses com previsão de mais de 400 mm de precipitação mensal.

Durante o período do inverno as máximas não ultrapassam os 29 graus. Essa época é perfeita para quem quer conhecer igarapés, rios, canais, ter acesso a florestas e alguns passeios de barco que durante a seca não é possível.

O que fazer em Alter do Chão?

O ponto forte de Alter do Chão com certeza são os passeios e lugares que envolvem suas belezas naturais.

Falaremos agora sobre algumas indicações de passeios e atividades muito bacanas com tudo o que o vilarejo tem para nos mostrar, e não é pouca coisa!

Praia da Ilha do Amor

Vamos começar pela praia principal de Alter do Chão.

Ela é a que fica mais próxima da cidade e em períodos de baixa basta atravessar uma pequena faixa de água e pronto, você chegou.

Caso não queira cruzar andando, existem barquinhos que vão de uma ponta a outra por apenas 10 reais o trajeto cabendo por volta de 4 pessoas.

Essa é a praia com maior estrutura. Ela possui barracas e restaurantes sendo ideal para quem passa o dia na beira do rio.

Piracaia

A praia fica toda decorada com lindas velas dando um tom romântico ao momento.

No chão cava-se um buraco e acende-se uma fogueira que servirá para assar peixes e legumes na brasa! O nome desse costume local de Alter do Chão é chamado “Piracaia” e você consegue encontrar quem ofereça os serviços a turistas, ou até mesmo contratar uma pessoa que faça a Piracaia exclusivamente para você e quem mais você quiser.

Praia da Ponte de Pedras

Essa é a praia “diferentona” de Alter do Chão. Além das águas cristalinas e areia branca por lá também se encontram formações rochosas que imprimem um lindo cenário ao rio.

Ponte de Pedras também tem estrutura de barracas, restaurantes e uma extensa faixa de areia portanto, mesmo com vários turistas, na época de alta você consegue ficar em uma parte mais isolada da praia.

Ela é acessível tanto por via terrestre (27 km com últimos 12 km de terra) ou o mais indicado que é de barco com um trajeto de 30 min. pelo Rio Tapajós.

Encontro das águas do Rio Tapajós com o Amazonas

Esse é um momento que gostaríamos que todas as pessoas pudessem presenciar na vida!

Uma obra de arte da natureza, o encontro das águas barrentas do Rio Amazonas com as águas cristalinas do Rio Tapajós pode ser experienciado bem de pertinho. Basta contratar um passeio de barco local que irá te levar até o local exato onde as águas se encontram.

Aqui deixamos uma dica de passeio de barco pelo rio Tapajós.

Floresta Nacional dos Tapajós

Esse passeio é mágico e um dos mais bonitos em volta de Alter do Chão.

Se trata de uma reserva de 527 mil hectares com enormes árvores que fazem parte da Floresta Amazônica.

Guiada por locais da comunidade você terá um contato direto com a fauna e flora da floresta podendo até mesmo contratar um passeio com pernoite onde é permitido o acampamento na mata ou na beira do rio.

Reserva Extrativista Tapajós

Considerada um modelo de gerenciamento amazônico essa visita à comunidade extrativista local conta com muita beleza e cultura.

Além de conhecer a mata e seus mistérios é possível ter contato com os nativos e seus projetos sociais.

Festa do Sairé

Alter do chão também possui celebrações locais que a depender da época do ano que você vai vale a pena tentar estar presente.

Uma delas é a Festa do Sairé que tem duração de 5 dias e se trata de uma celebração que mistura o profano e o religioso.

Também ocorre o Festival dos Botões, disputa entre o Boto Tucuxi e seu rival o Boto-cor-de-rosa.

Pura cultura de raíz brasileiríssima para a viajante se encantar.

Morro da Piraoca

Essa imponente colina é facilmente percebida e é o ponto mais alto de Alter do chão.

Para chegar ao seu cume e desfrutar de uma incrível vista que inclui toda a vila além dos pontos turísticos de Lago Verde, Rio Tapajós, Ponta do Cururu entre outros, é só percorrer um caminho de fácil acesso. Dura menos de 1h de caminhada e não há necessidade de contratar guias ou passeios.

No início do percurso existe uma placa e ao longo dele também há sinalização, além de moradores no local caso você precise tirar alguma dúvida.

Coroca

Nessa comunidade está localizada uma importante associação local, a associação dos criadores de peixe. Nesse projeto eles fazem um significativo trabalho de preservação de uma espécie que infelizmente está quase extinta: a Tartaruga-da-Amazônia.

Você terá a oportunidade de ver centenas delas no lago onde fazem morada e se surpreender como a depender do clima, elas chegam bem pertinho dos turistas.

Araribá — cultura indígena

Essa loja se trata de nada mais nada menos do que um dos maiores acervos de peças indígenas do mundo!

Ela possui artefatos provenientes de mais de 80 povos indígenas e é fonte geradora de renda para eles.

No local é possível fazer comprinhas para todos os bolsos, o seu orçamento que dirá o limite!

Lago Preto

As águas das outras praias possuem um tom mais claro às vezes puxando para um avermelhado no máximo.

No Lago Preto é diferente, o rio de lá dá uma impressão de ter a água bem escura e sua temperatura é irregular, hora frio, hora quente e pode ser muito divertido!

O acesso ao Lago Preto é possível através da Praia de Itapari.

Canal do Jari

Esse passeio é especial principalmente na época da cheia onde o rio se apropria de mais extensão de terra.

O percurso pelo canal via barco é uma ótima pedida para você que gosta de observar a fauna e a flora e ter contato com a natureza de um jeito inédito podendo observar desde enormes vitórias-régias até jacarés. Se der sorte pode ver alguns botos também!

Vila de Alter do Chão

Esse é o espaço na comunidade em que os visitantes frequentam na parte do dia e principalmente da noite após curtir muita praia e sol.

Por lá existem restaurantes, bares, artesanato e é uma ótima ideia para quem quer ter um jantar gostoso, e tomar um drink ao som da música local, o carimbó. A diversão é garantida!

Onde ficar em Alter do Chão?

Por se tratar de uma vila as opções de hospedagem em Alter do Chão são mais acolhedoras, tranquilas e em contato com a natureza.

Os lugares são ideais para quem está querendo curtir uns dias de paz longe de toda a tensão da cidade grande.

Vamos a algumas opções.

  • Hostel

Hostel Pousada do Tapajós: localizado na frente da Praia do Cajueiro, o hostel possui serviço de traslado do aeroporto de Santarém, além de quartos com ar-condicionado, uma varanda térrea e vista para o jardim.

Os valores de estadia se iniciam por volta de R$ 75

Reserve este hostel em Alter do Chão

Don Preguiça Hostel: esse hostel fica a beira-mar (ou melhor dizendo, a beira rio) em Alter do Chão e oferece serviços como Wi-fi gratuito, bar, balcão de turismo, cozinha compartilhada, depósito para bagagem, mesa de bilhar e quartos com ar-condicionado. Os valores de estadia se iniciam por volta de R$ 90

Reserve este hostel em Alter do Chão

  • Hotel e pousada 3 estrelas em Alter do Chão

Agualinda Hotel: Há apenas 10 m da Ilha do Amor e 6 km da Praia de Pindobal, a acomodação oferece recepção (24h), café da manhã incluso e Wi-fi grátis. Os quartos possuem TV e frigobar. É possível relaxar em uma varanda térrea com área de estar e andar poucos metros para ter acesso a restaurantes que servem a comida local. As tarifas começam por volta de R$ 200.

Reserve este Hotel em Alter do Chão

Pousada do Mingote: a pousada está localizada a 200 m da Ilha do Amor e conta com jardim, balcão de turismo e recepção 24h. Os quartos possuem Tv e ar-condicionado. Na parte da manhã eles oferecem um café regional e para as outras refeições a pousada está localizada perto de bares e restaurantes. As diárias começam por volta de R$ 200

Reserve esta Pousada em Alter do Chão

  • Hotel de 4 a 5 estrelas em Alter do Chão

Cabana do Tapajós: o hotel é elaborado em madeira e possui uma decoração rústica. Com jardim, palco para eventos, quartos com ar-condicionado e TV além de serviço de quarto.
Os aposentos abrigam confortavelmente até 3 pessoas. Os valores de hospedagem começam em R$ 600

Reserve este hotel 4 estrelas em Alter do Chão

Quintal de Cuiarana: com uma decoração impecável e cheia de artefatos locais ela está localizada a apenas 50 m da principal praia de Alter do Chão. Ela oferece check-in e check-out expressos, jardim, Wi-fi gratuito e terraço. Todos os quartos são completos e alguns possuem varanda. As diárias começam por volta de R$ 400

Reserve este hotel 5 estrelas em Alter do Chão

O que comer em Alter do Chão?

Chegamos a uma das partes mais interessantes e deliciosas da viagem! Sabemos que a culinária do Pará é única e especial e em Alter do Chão não vão faltar opções para você conhecer e aproveitar muito.

  • Restaurante Pai D’égua: o nome desse restaurante vem de uma expressão popular no Pará. Com pratos da culinária local e preço justo, esse espaço é um dos mais indicados em Alter do Chão. Por lá você encontrará clássicos como Tacacá, Jambu e Maniçoba.
  • Restaurante Farol da Ilha: com uma vista linda para a praia da Ilha do Amor o cardápio possui diversos pratos locais deliciosos. A depender do dia também acontece música ao vivo por lá, vale a pena perguntar e conferir!
  • Restaurante Casa do Saulo: esse provavelmente é o local mais conhecido de Alter do Chão. Todo turista é aconselhado a visitar e experimentar os pratos de lá, pois ele já foi eleito o melhor restaurante do norte do Brasil. Além da culinária local o ambiente possui vista para o Rio Tapajós e até mesmo uma piscina!
  • Sucaria Sabor da Fruta: as frutas do Pará são reconhecidas em todo o país, desde o açaí até o taperebá são inúmeras as possibilidades de bebidas e pratos. Quando bater aquela vontade de fazer um lanche a sucaria é um local super indicado por ter raspadinhas, smoothies, sucos e muito mais feitos com frutas locais para se refrescar no calor de Alter do Chão.

Quanto dinheiro levar para Alter do Chão?

A parte mais cara do roteiro para Alter do Chão como de costume em toda viagem é o deslocamento.

Como estamos falando sobre um distrito de uma cidade, além da viagem de avião para Santarém também existe o gasto de deslocamento da cidade para o distrito de Alter do Chão e claro que a depender da estação os valores aumentam.

A passagem custa por volta de 500/600 reais ida e volta saindo de regiões mais próximas ao centro/sudeste do país. Do aeroporto de Santarém para o distrito de Alter do Chão são 35,9 km de estrada e você pode gastar desde uma simples passagem de ônibus que custa entre R$ 5 / R$ 8, até pegar um transfer que custa em média 100 reais seja para 1 ou para mais pessoas, a depender da companhia que esteja efetuando o trajeto (sempre se informe!).

A quantidade de tempo que você irá ficar e o estilo da hospedagem que escolher vão continuar a dar o tom dos gastos da viagem. Você pode tanto passar um final de semana, quanto ficar uns 5 a 6 dias para conhecer quase tudo o que Alter do Chão tem a oferecer.

A alimentação por lá não costuma ser cara e os pratos que custam mais de R$ 50 normalmente são para duas pessoas.

Estimamos que você consegue desfrutar de uma bela viagem com menos de R$ 3.000 reais.

Também existe a possibilidade de contratar a viagem via pacotes de turismos em empresas credenciadas, porém, normalmente elas não cobrem todos os custos, apenas os básicos.

Caso seja do seu interesse vale a pena passar na agência de sua escolha e conversar com um colaborador. 

Se quiser uma consultoria mais voltada para viajante solo, pode falar com a gente que preparamos pacotes especializados para esse nicho de mercado.

Sugestão de roteiro em Alter do Chão

O Pará é um estado muito rico e possui diversos lugares para serem explorados. Alter do Chão é um deles e o seu entorno também possui muita coisa bacana para visitar e conhecer.

Vamos te dar algumas sugestões de roteiro para quem quer explorar outros lugares durante a viagem.

  • Santarém

O próprio município do qual Alter do Chão é distrito possui muita coisa legal para ver.

Ele é o terceiro mais populoso do estado do Pará e está localizada no Baixo Amazonas. Pontos turísticos e de lazer como a Casa Pedro Álvares Cabral, Adega Cooperativa de Alcanhões, Complexo aquático e o Mercado Municipal devem estar no seu roteiro por Santarém!

  • Curuai

Outro distrito de Santarém essa vila que possui mais de 118 anos e é contemplada por sua diversidade de peixes, flora, fauna e campos naturais.

A indústria oleira é muito importante para a região. Quando estiver por lá vale a pena dar uma passadinha no Mercado Municipal.

  • Alenquer

Esse município fica a apenas 55 km dos distritos de Santarém e a cidade também possui muitos encantos.

No roteiro vale a pena anotar locais como a Cachoeira Vale do Paraíso, o sítio arqueológico Cidade dos Deuses, a Praia de Iracema e o Museu de Alenquer.

Sozinha em Alter do Chão

Cidade pequena é sempre uma ótima pedida para quem está a fim de passear sozinha!

Alter do Chão é de fácil chegada e circulação e o turismo é parte crucial da vida e renda do distrito, então eles estão super acostumados a receber pessoas de todos os cantos do planeta.

O trânsito dos barcos que levam as pessoas para passeios e outros pontos turísticos possui até mesmo uma associação, a ATUFA (Associação de Turismo Fluvial) que inclui mais de 50 trabalhadores do turismo sustentável. Além de executar esse trabalho, eles também atuam como Anjos do Rio caso haja necessidade de resgate em algum infortúnio ou enfermidade.

Para a sua segurança é importante que você escolha profissionais do turismo credenciados e conhecidos na região.

Os finais de semana em Alter do Chão são mais movimentados caso você se sinta segura em períodos que possuem maior circulação de outros visitantes.

O que levar

Por ser um local de muito sol, calor e praia é indispensável que na sua mala tenha protetor solar, chapéu e roupa de banho!

Não esqueça de estar sempre com uma garrafinha de água para se hidratar.

Talvez seja interessante levar também um sapato fechado e confortável, e uma calça de material leve para os passeios na mata, além de repelente para os mosquitos.

Acreditamos que com o básico de cuidados com a sua segurança, os quais deve-se ter em qualquer viagem, você não terá maiores problemas em curtir o passeio sozinha em Alter do Chão. 

O Caribe paraense está sempre de braços abertos para receber os viajantes e apresentar suas incríveis paisagens, animais, flora, culinária e muito mais!

Gostou das dicas? Agora é só preparar a mala e boa viagem!

Se quiser saber como foi a viagem de outras mulheres viajantes que foram sozinhas para Alter do Chão, que tal fazer parte da nossa comunidade de mulheres viajantes? São tantas histórias, tantas experiencias para te inspirar que você não vai nunca mais querer deixar este grupo. Inscreva-se agora.

 

 

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais