Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Curitiba. 5 coisas para saber antes de viajar

by Lu Trevisan
Curitiba. Jardim Botânico

Excursões

Sempre serei suspeita para falar de Curitiba. E isso nem é porque eu nasci lá. Mas é porque sou fã mesmo.

Quando falamos em termos de estrutura e cuidado com uma cidade, Curitiba acredito que sempre estará no topo dos exemplos urbanos a citar no Brasil.

Costumam dizer que Curitiba é uma cidade europeia dentro do Brasil. E se a razão além do cuidado com a cidade, for o clima, estão certos mesmos.

Curitiba é de fato tão gelada quanto algumas das mais famosas cidades europeias que quase todos os brasileiros amam visitar.

1. O curitibano

A capital mais fria do Brasil tem um povo um pouco mais fechado.

Produtos para Viagem

Eu que vim pequena de lá e cresci em Minas Gerais e Rio de Janeiro posso dizer que senti uma super diferença no trato com as pessoas quando morei de novo em minha cidade natal em 1992 e 1993.

Para uma “curitioca” (uma carioca nascida em Curitiba), foi difícil entrosar com o perfil mais fechado do curitibano.

Mas uma coisa é certa. Quando você enturma com aquele povo maravilhoso, é amizade pra vida toda. Nada de superficialidade cabe alí, pessoal.

Uma coisa que certamente vai te deixar admirada quando chegar lá é o cuidado do curitibano com sua cidade.

Curitiba é aquele tipo de lugar que a gente sente prazer em estar.

Mas veja bem. Dependendo da época que for você pode amar ou odiar estar na cidade.

Então dá uma olhada nas dicas.

2. Quando ir para Curitiba

Verão e inverno

Tudo bem, vai. Visitar a cidade no verão é uma delícia e todo mundo tira de letra.

Não é tão quente!

Mas se você é daquelas que odeia o frio, nunca vá para Curitiba no inverno.

É sério! Você vai perder de se encantar com uma das cidades mais incríveis do sul do Brasil porque vai estar mais focada em descongelar.

Curitiba no inverno tem aquele frio “cortante”. Mas o pior nem é isso. Curitiba é daqueles lugares que no inverno você tem que sair com várias camadas de roupas.

Cedo pela manhã algumas camadas. Mas no decorrer do dia esteja preparada para ir tirando cada uma delas.

Então é legal saber que a diferença de temperatura durante o dia principalmente no inverno é fator determinante quando for preparar sua mala.

Meia estação – Primavera/outono

O sul do Brasil de modo geral não tem muitas surpresas em termos de clima na meia estação.

Tanto na primavera quanto no outono, o clima tropical do sul do Brasil, que tem cara de clima temperado europeu, é uma maravilha pra quem não gosta de passar nem muito calor nem muito frio.

Eu sou suspeita para falar porque em termos de viagem, sempre vou escolher a meia estação. Primeiro porque as cidades ficam lindas tanto no outono quanto na primavera. Depois porque o clima mais ameno e o preço mais atrativo, facilitam muito a vida de qualquer viajante.

3. Como Chegar em Curitiba

Aeroporto

A capital paranaense é bastante abastecida por voos de todo o Brasil.

Os principais hubs aéreos pelo Brasil tem voos direto para a cidade e todas as empresas aéreas brasileiras têm suas frequências pra lá.

De São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, há uma variedade de horários de vôos para o aeroporto Afonso Pena em Curitiba.

O aeroporto de Curitiba está localizado em São José dos Pinhas, cidade da região metropolitana que fica há somente 19 kms do centro da cidade.

A visitante pode tranquilamente utilizar o transporte público para ir do aeroporto à região central da cidade (mais abaixo falo sobre o excelente transporte público da cidade), ou optar por taxis, carros por aplicativo e até o traslado direto até seu hotel.

O trajeto do aeroporto ao centro de Curitiba leva de 30 a 40 minutos e custa em torno de 40 a 50 reais se escolher transporte por aplicativo ou um pouco mais de táxi.

Dica sobre o Aeroporto Afonso Pena

  • Esteja atenta para uma coisa bem importante quando o assunto é o aeroporto de Curitiba. O Aeroporto fica em um local um pouquinho mais alto e no inverno sofre com o fog. Então não é difícil, na verdade é mesmo bem fácil, o aeroporto fechar na parte da manhã e ficar assim até em torno das 11 horas da manhã muitas vezes. Então leve isso em consideração se tiver compromissos tanto no dia da chegada à Curitiba quanto na saída.
  • Se estiver embarcando em Curitiba e precisar comer no aeroporto, opte por ir mais cedo. Há algumas boas opções de restaurantes la dentro, como o Jeronimo e a hamburgueria Madero..

Rodoviária

A Rodoviária de Curitiba está localizada no bairro Jardim Botânico e além de atender rotas rodoviárias para vários municípios e estados brasileiros, também atende alguns destinos internacionais como Argentina e Paraguai.

Transporte público em Curitiba

Não tem como deixar de falar sobre o que há décadas é um modelo de transporte público no Brasil e também copiado e estudado por urbanistas do mundo todo. E isso porque falamos de uma capital sem metrô…

O sistema de integração entre ônibus biarticulados que transitam nas vias expressas exclusivas em avenidas estratégicas, encontrando os alimentadores dos bairros nos grandes terminais espalhados pela cidade, fazem do transporte público de Curitiba o melhor do Brasil disparado, e um dos mais estudados do mundo.

Os ligeirinhos e as linhas interbairros, como são chamados esses dois modelos de ônibus na cidade, além de abrangerem a cidade toda ainda propiciam o deslocamento com pagamento de apenas um bilhete. Ou seja, você pode se deslocar por grandes distâncias dentro da cidade pagando somente uma passagem.

E o melhor de tudo, principalmente para quem viaja sozinha para Curitiba, o que o transporte é bastante seguro.

4. Onde ficar em Curitiba

Batel

O Batel é um bairro nobre da cidade.

É um exemplo feliz de projeto urbanístico. Na verdade toda Curitiba é, mas o Batel tem seu charme especial.

Vamos falar mais abaixo sobre os pontos turísticos do bairro como a Praça de Espanha e a Praça Japão, mas vale antecipar que a hospedagem nessa região é uma das melhores escolhas quando visitar a cidade, se busca muito conforto, localização privilegiada e algum requinte.

Hotéis no Batel em Curitiba

Centro Histórico

Compreende toda a região central, que é o centro propriamente dito além do bairro de São Francisco, o entorno da Praça Santos Andrade, a Rua XV além do histórico Largo da Ordem.

Para quem vai sozinha, vale ressaltar que como qualquer região central em grandes cidades esta parte de Curitiba precisa de maior atenção ao anoitecer. Cuidado nos deslocamentos em ruas mais desertas, e na chegada a seu hotel. Mas no geral, Curitiba é uma cidade segura para quem viaja sozinha.

Nesta região fica bem mais fácil encontrar hospedagem mais econômica na cidade.

Hotéis no Centro de Curitiba

Centro Cívico

O Centro Cívico é onde se localizam os edifícios governamentais da cidade.

É um bairro próximo colado ao centro, boa opção para quem não quer pagar os preços mais elevados do Batel, mas pretende ficar em ótima localização e ao mesmo tempo ter excelentes opções de hotéis.

Hotéis no Centro Cívico em Curitiba

Santa Felicidade

Pra quem busca mais tranquilidade, menos borburinho, mas faz questão por exemplo de comer bem nas proximidades de sua hospedagem.

Vou falar um pouco mais sobre o bairro mais pra frente. Mas já deixo destacadas ótimas opções de hotéis nesta região que é mais afastada do centro mas no coração de um polo gastronômico da cidade.

Hotéis em Santa Felicidade

5. O que fazer em Curitiba

Centro Histórico

Se prepare para a concorrida feira de gastronomia e antiguidades do Largo da Ordem se estiver visitando Curitiba em um fim de semana.

No domingo essa parte do Centro histórico fica ainda mais movimentada tanto por conta da feira quanto das lojas, bares e restaurantes.

A noite no Largo da Ordem também é uma excelente pedida. É uma das noites mais tradicionais da cidade.

E por lá a gente tem uma super indicação pra fazer: visite o Bar do Alemão.

A canequinha do Mulheres que Viajam Sozinhas está lá e é só você pedir um submarino (a bebida carro chefe da casa) para ganhar a canequinha da comunidade de mulheres viajantes mais celebrada do Brasil.

Santa Felicidade

Local onde pulsa a cultura italiana na cidade de Curitiba. Teve sua origem na chegada dos imigrantes italianos em 1878, que ocuparam a região.

Novamente serei suspeita para falar. Além de achar o bairro lindo, é alí que fica um reduto gastronômico da cidade, com destaque é claro, para a cozinha italiana.

O Madalosso por exemplo é o maior restaurante da América latina e tem capacidade para atender mais de 4500 pessoas.

Em Santa Felicidade a viajante também encontra vinícolas e lojas de artesanato.

Alguns locais do bairro são famosos e se transformaram em cartões postais da cidade de Curitiba. São eles o portal italiano, na entrada do bairro, a Igreja Matriz de São José e o próprio restaurante Madalasso.

Caminhe pela Avenida Manoel Ribas, uma das principais do bairro e aproveite uma das muitas pizzarias e casas de vinhos.

Jardim Botânico

Localizado no bairro de mesmo nome, antigo Capanema (em homenagem ao Barão de Capanema), o Jardim Botânico de Curitiba é sem sombra de dúvidas a mais importante atração turística da cidade.

Com uma área verde de 178.000 m² inclui um bosque e mata atlântica preservada, lagos, cascatas e a maravilhosa estufa de 478m², inspirada no Palácio de Cristal de Londres, o parque deixa a visitante encantada.

A estufa é um dos locais mais fotografados de Curitiba. É climatizada e preserva peças de plantas locais e também da floresta amazônica.

Seu museu botânico atrai cientistas de todo o mundo, já que é um dos maiores herbários do Brasil com mais de 400 mil espécies de plantas.

Além disso, do seu interior é possível admirar o belo jardim em estilo francês com canteiros geométricos que está exatamente na frente da estufa.

À noite a bela estufa iluminada também atrai a atenção e pode ser vista até mesmo de fora do parque.

A visita ao local é imperdível, obrigatória para quem estiver visitando Curitiba.

O Acesso ao parque e seu estacionamento são gratuitos.

Funciona diariamente das 06 da manhã ás 20 horas, e até as 21 horas no horário de verão.

Bairros Água Verde e Batel

São dois dos bairros mais bonitos da cidade, e considerados excelente localização para ficar em Curitiba, até pela proximidade do centro da cidade.

No Agua Verde fica a Praça do Japão que é um ponto turístico da cidade e também o Shopping Água Verde.

Já no Batel, bairro de alto poder aquisitivo, atrai a atenção os altos edifícios e mansões. Mas também é um grande destaque pra quem visita a intensa vida noturna.

O Bairro também conta com 3 shoppings: O Shopping Cristal, Novo Batel e Pátio Batel.

O Batel é considerado hoje o segundo centro da cidade de Curitiba, porque conta com grande variedade de lojas de diversos seguimentos, noite vibrante, os melhores shoppings da cidade, além de atrações turísticas e excelentes restaurantes.

Bairro Bigorrilho/ Champagnat

Onde se concentram a maior quantidade de edifícios residenciais da cidade de Curitiba, o Bigorrilho, também conhecido como Champagnat, é mais um dos bairros nobres de Curitiba.

E uma das principais atrações do bairro é o maravilhoso Parque Barigui, que é como se fosse um “pulmão” da cidade.

O parque é refúgio para animais e também uma grande área de preservação natural dentro da cidade. Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar.

No Champagnat também se localiza a Praça da Espanha, onde acontece a famosa feira de antiguidades de Curitiba.

Você também pode visitar no bairro a praça da Ucrânia que às sextas feiras traz o melhor da comida de rua em Curitiba. Esta feira reúne 26 barracas de comidas típicas de culinárias diversas como ucraniana, alemã, japonesa e também nordestina.

Rua das Flores – Calçadão da Rua XV de Novembro

A primeira rua do Brasil a ser transformada em calçadão em 1972. Recebeu o nome de Rua XV em homenagem à proclamação da República do Brasil.

É bem conhecida em Curitiba, bastante movimentada e democrática, e está localizada no centro da cidade.

A parte do calçadão vai da Praça Santos Andrade até a Praça General Ozório.

A sugestão é que comece seu passeio pela Praça Santos Andrade, onde de um lado se localiza o Teatro Guaíra e do outro o belo edifício da Universidade Federal do Paraná.

Ao longo da Rua XV a visitante vai encontrar muito comércio e também edifícios em arquitetura ar nouveau, ar decô, neogótico e paranismo.

No final da parte calçada da Rua XV fica a Praça Ozório. Pra quem vai no final do ano, além de se encantar com as luzes de Natal, especialmente as do edifício do Banestado, pode também experimentar na feirinha da praça com culinária de vários países e também de diversos estados do Brasil.

A feirinha da Praça general Ozório também acontece no inverno. É uma excelente pedida para quem vai conhecer a cidade de Curitiba.

Aprenda a Viajar Sozinha

Centro Cívico

No Centro Cívico a grande atração é sem dúvida o Museu Oscar Niemeyer.

É conhecido pelos moradores da cidade como Museu do Olho, pela peculiaridade no formato arquitetônico, que é claro, como já diz o nome do museu, é um projeto do famoso arquiteto.

O acervo conta com artistas como Tarsila do Amarol, Di Cavalcanti, Candido Portinari dentre outros.

Mercado Municipal de Curitiba

Os mercadões das cidades são o melhor local para entender, e experimentar,  um pouco mais da cultura de uma cidade ou região.

E em Curitiba não seria diferente.

Fundado em 1958 o mercado Municipal é um dos principais e mais tradicionais lugares para compras na cidade.

Não deixe de conhecer e aproveitar para experimentar os quitutes regionais.

Que tal ter acesso à vinhos de diversas procedências, queijos, temperos e especiarias, iguarias, ervas medicinais, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas… ufa. E ainda aproveitar os restaurantes étnicos da praça de alimentação do Mercado Municipal.

Torre Oi Panorâmica

Conhecida como Torre Telepar, Torre das Mercês e hoje, simplesmente como Torre Oi Panorâmica.

São 100 metros de altura com uma bela vista em 360 graus da cidade de Curitiba.

Vale a pena fazer uma visita se tiver um tempinho extra na cidade.

Trem Maria Fumaça – Antonina – Morretes.

Não saia de Curitiba sem a experiência de andar em uma maria fumaça.

Reserve ao menos um dia para fazer esse passeio de maria fumaça pelo litoral do Paraná, no trecho que vai de Antonina à Morretes.

A Maria Fumaça Mogul 11, de 1884, é a mais antiga locomotiva à vapor em operação no Brasil.

O passeio de 16 km pela Mata Atlântica, passa também por propriedades rurais que margeiam a ferrovia entre os dois municípios. O percurso dura cerca de uma hora.

Atualmente os passeios acontecem somente aos sábados e domingos, e tem tarifas a partir de R$ 50 reais.

Excursões

Por Lu Leal

Related Articles

1 comment

Cássia 17/07/2022 - 14:34

Olá,
vou viajar sozinha pela primeira vez e escolhi Curitiba para essa nova fase…
Pretendo me hospedar no bairro Batel… é seguro caminhar a noite sozinha?
quais as ruas mais tranquilas?

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais