Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Londres. Guia completo de uma das mais importantes cidades da Europa

by Mulher Viajante

Inglês com a gringa

Londres é um dos destinos mais clássicos para você, amante da estrada.

É a cidade mais importante da Inglaterra e do Reino Unido no continente europeu. Sobretudo, é dona de incontáveis e memoráveis pontos turísticos, como o London Eye, o Big Ben, a ponte da Torre de Londres, o Palácio de Buckingham, dentre tantos outros cartões postais.

Londres garante um roteiro inesquecível. Por isso digo a você viajante: prepare-se para conhecer um lugar moderno, elegante, rico em cultura, movimentado, vibrante e cheio de opções.

Londres tem características únicas que brotaram na Era Vitoriana e se firmaram até na atualidade, onde as culturas medieval e vitoriana se conectam, criando um ambiente diversificado e animado.

Veja esse guia completo da cidade e aproveite as informações que separamos para planejar uma viagem inesquecível à terra da rainha.

Como chegar a Londres

Por ser um dos destinos mais procurados do mundo, opção é o que não falta quando se trata de chegar a Londres. Pega o mapa e venha conferir as melhores dicas.

No Brasil, os voos direto para Londres são feitos pelas companhias aéreas LATAM e British Airways.

Produtos para Viagem

Os voos são diários e saem das principais capitais brasileiras, Rio e São Paulo, com destino ao aeroporto de Heathrow, que fica a aproximadamente 24 km do centro de Londres. E se visto com antecedência, há grande possibilidade de conseguir passagem com ótimo preço.

No entanto, muitas outras companhias oferecem voos para Londres com escalas em grandes cidades européias. Algumas empresas: Alitalia, Iberia, Lufthansa e TAP.

De avião

Se optar pela viagem aérea, saindo do Brasil irá pousar no aeroporto de Heathrow.

Do aeroporto para o centro da cidade de Londres, há duas opções de transporte. Uma mais ágil e cara, que é o trem Heathrow Express.

Com viagens a cada 15 minutos, de 05h07 a 23h42. O qual você gastará 15 minutos do aeroporto até a estação Paddington, no centro.

A segunda e mais econômica opção é o tube, um famoso e eficiente sistema de metrô. Você gastará 01 hora no translado. Bem como, nessa opção, você poderá adquirir o cartão Oystercard, para descontos.

E ainda, para locomoção em Londres temos a London Victoria station. Que conecta Londres com o Aeroporto de Gatwick. Além disso, leva milhões de turistas a atrações como o Palácio de Buckingham e a London Eye, e interliga-se com outras ligações de transporte, como o metrô de Londres e a estação Victoria Coach.

Todavia, há outros aeroportos além do Heathrow. No entanto, recebem somente voos de outros países da Europa. São eles, Gatwick, Stansted, Luton e City. Mas todos são conectados ao centro por transporte público.

Você também tem a possibilidade de reservar um traslado privado do aeroporto para seu hotel, com excelente custo benefício.

De trem

Outra forma de chegar a Londres é indo de trem. Porém está é uma opção para quem já está percorrendo a Europa.

A linha de trem Eurostar tem saída de Paris, pelo menos, 12 vezes ao dia. Além disso, leva em torno de 2 horas e meia para chegar a Londres. E ainda é possível pegar o trem saindo de Bruxelas.

De carro

Por fim, outra opção, não muito escolhida é ir de carro.

Nesse caso, você deve se dirigir até a cidade inglesa de Calais, que fica ao norte do país. Chegando até lá, você pegará o Eurotunel até Dover.

No entanto, vale ressaltar que na Inglaterra é utilizada a mão esquerda. O que não é habitual para os turistas.

Além do mais, é importante afirmar que é uma viagem mais cara. Ainda mais levando em consideração que o transporte público em Londres é admirável.

O que saber antes de ir para Londres

Idioma

Apesar dos mais de 300 idiomas falados em seu território, o Inglês é a língua oficial em Londres.

Assim, se você, viajante, dominar esse idioma universal não terá problemas. Mesmo com a presença do fino sotaque britânico entre seus habitantes.

Por vezes, a língua portuguesa é escutada pelas ruas da capital. Mas no comércio em geral é o inglês que predomina, evidentemente.

Busque aprender o básico, os termos que mais serão utilizados, e com certeza se sairá bem.

Moeda

A moeda local na capital é a Libra Esterlina (Pound Sterling).

É considerada uma das mais fortes economicamente. Supera o dólar e o euro.

A princípio, em Londres tudo aparenta ser excessivamente caro. Porém, há grandes possibilidades de encontrar boas ofertas se esforçando nas negociações.

Para seu conhecimento, as notas de valor entre 5, 10, 20,50 e 100 libras são as mais comuns. E as moedas que circulam são as de 1, 2, 5, 10,20 e 50 pence.

Além das moedas de 1 e 2 libras. À frente vamos falar sobre a compra da moeda antes da viagem.

Documentação necessária – covid 19

Ao escolher Londres como destino, o primeiro requisito a se providenciar é o passaporte.

Se você já possui um, precisa se atentar ao prazo de validade dele. Se ainda não possui, precisa providenciar a emissão do seu passaporte.

O passo a passo consta no site da Receita Federal, bem simplificado.

Não é necessário solicitar o visto antes de viajar, o mesmo será concedido na chegada a Capital mediante apresentação de documentos.

No entanto, devido à pandemia da covid 19, há outras exigências vigentes. Desde 11/02/2022 passageiros provenientes do Brasil devem seguir as seguintes regras:

Passageiros que estejam com esquema vacinal completo (duas doses) há pelo menos 14 dias antes da chegada ao Reino Unido com umas das seguintes vacinas: OXFORD/ASTRAZENECA, PFIZER, MODERNA, JANSSEN, SINOVAC/CORONAVAC, SINOPHARM, COVAXIN. Antes de viajar, você precisará:

  • Preencher um formulário de localização, chamado de “Passenger Locator Form“. Este formulário é preenchido online e deve ser enviado nas 48hs anteriores à sua chegada ao Reino Unido.
  • Comprovar a vacinação completa, apresentando o Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo aplicativo Conecte SUS em inglês.

Passageiros que não completaram o esquema vacinal ou que tenham tomado vacinas diferentes das aprovadas. Antes de viajar, você precisará:

  • Fazer um teste de COVID nos dois dias anteriores ao embarque.
  • Agendar e pagar por um teste PCR de covid a ser feito após sua chegada, até o segundo dia.
  • Preencher um formulário de localização, chamado de “Passenger Locator Form“. Este formulário é preenchido online e deve ser enviado nas 48hs anteriores à sua chegada ao Reino Unido.
  • Fazer o teste PCR agendando, ao chegar lá.

Crianças e jovens de até 17 anos não precisam fazer teste, mesmo que não estejam completamente vacinados.

Porém, as regras estão mudando frequentemente. Dessa forma, sugerimos que você confira e reveja todas as regras no site oficial do governo britânico.

Quando ir para Londres

Sem dúvida alguma, a época ideal para ir à Londres é a partir de abril. Isso porque as temperaturas estão mais altas e com menos chuvas.

Os dias são mais longos, e certamente você poderá aproveitar mais estando um clima mais seco. Contudo, é alta temporada, as ruas e pontos turísticos certamente estarão lotados de turistas.

No entanto, se você faz parte do clube que curte um friozinho e prefere conhecer Londres sem os milhares de turistas habituais, agende seu embarque entre setembro e dezembro. Pois  nesse período, o frio ainda não é extremo.

Além disso, você poderá aproveitar os pubs da cidade sem enfrentar filas de turistas. E ainda, aproveitará as tonalidades amarronzadas do outono.

Temperaturas em Londres

Sem dúvidas, você precisará de bastante espaço na sua mala. Isso porque você vai lidar com um tempo muito instável e imprevisível.

Londres é aquela cidade onde você sai de casa com guarda-chuva e possivelmente volta de óculos escuros.

Situada no sudeste da Inglaterra, Londres possui um clima temperado.

Devido as correntes marítimas que trazem ar quente para a ilha, as temperaturas nunca são muito extremas. E os dias chuvosos, apesar de serem predominantes, não são intensos. É comum uma garoa constante.

Verão

No verão são raros os dias em que faz muito mais que 30°C. Apesar de que, com as mudanças climáticas vividas no planeta, os episódios de calor excessivo têm sido mais frequentes. O verão em Londres vai de junho a setembro.

Porém, o verão é mais predominante em julho e agosto. Mas nada, absolutamente nada comparado ao verão brasileiro. Isso porque a temperatura média no verão por lá é de 17°C.

Inverno

Enquanto isso, o inverno se estende de dezembro a março.

Apesar de não ser tão comum, Londres neva. Há essa possibilidade de outubro a maio.

No entanto, habitualmente, a temperatura em Londres não despenca tão abaixo de zero, como muitos imaginam. Chegando normalmente a 2°C em média, nos dias frios. Mas há registros de 0°C.

O que fazer em Londres

A capital da Inglaterra e do Reino Unido é uma cidade única, clássica e bem estruturada.

Além das badaladas do Big Ben, dos ônibus de dois andares vermelhos rodando pelas ruas e do nevoeiro cobrindo a cidade periodicamente, Londres carrega uma gama de pontos turísticos. E o ideal é passar ao menos 3 dias por lá.

Antes da nossa lista, já deixo aqui para você o primeiro passeio para começar. É um tour gratuito por Londres. Fazendo esse tour fica até mais fácil de escolher depois quais são os passeios de maior interesse, os lugares que vai querer voltar com calma depois. Você pode deixar reservado já para garantir se quiser.

Visitas aos Palácios

O que não faltam são as grandiosas construções, verdadeiros castelos em Londres.

As tradições da terra da Rainha Elizabeth II continuam encantadoras.

A monarca mais longeva da história do Reino Unido tem como residência oficial, o Palácio de Buckingham.

E um dos pontos turísticos mais famosos é o Palácio de Kensington, casa dos príncipes William e Kate. Possui roteiros tradicionais que são verdadeiros espetáculos ao público que o visita.

Por outro lado, temos o Palácio de Westminster. Também conhecido como Casas do Parlamento.

É um edifício gótico vitoriano que abriga as duas câmaras que compõem o Parlamento Britânico. E que junto ao Big Ben tornam o local um símbolo postal.

O Palácio de Westminster é aberto a visitação aos sábados e domingos.

O relógio Big Ben

Londres guia completo

Vista a partir do London Eye. Rio Tâmisa

O relógio mais famoso da Europa e do mundo.

O relógio da Casa do Parlamento se tornou uma marca registrada de Londres. Ir a Londres e não ir vê-lo de perto para garantir sua foto não é a mesma coisa. Ele fica localizado no Palácio de Westminster.

Por fim, o que lhe espera é uma torre lindíssima de aproximadamente 106 metros de altura. Uma obra em estilo gótico que possui quatro relógios enormes em suas faces.

London Eye

Londres. London Eye

London Eye

O London Eye é a terceira maior roda-gigante do mundo, e proporciona uma visão de até 30 km da cidade.

Sem dúvida, está entre os top 5 da lista de passeios em Londres.

Construída nos anos 2000 é um dos pontos mais famosos da Capital da Inglaterra.

Com absurdos 135 metros de altura, o London Eye é uma  das maiores roda-gigantes do mundo.

Fica nos arredores do Palácio de Westminster e do Big Ben.

E a dica ideal é que você garanta seu ingresso online para não enfrentar filas imensas.

Tower Brigde e Torre de Londres

A Tower Brigde é a famosa Ponte de Londres. E junto a Torre de Londres tem tudo para fazer parte do seu guia de pontos culturais e históricos lindíssimos a visitar na histórica Londres.

Os ingressos para ambas podem ser comprados antecipadamente para evitar filas.

A visitação à Ponte mostra como era seu funcionamento desde a sua construção. Além de contar sua história e importância para a capital inglesa. Enquanto que a Torre guarda as chamadas Joias da Coroa, com joias valiosíssimas. Além de abrigar a White Tower, os famosos corvos e Palácio Medieval.

Sem dúvida é um passeio digno de realeza.

Passeios gratuitos

Pensando em economia, mas sem deixar de lado a preciosidade do lugar temos mais opções.

Uma das opções de rota gratuita é o Museu de História Natural, que possui entrada gratuita.

Também temos o Hyde Park que é um parque no centro de Londres. Proporciona um passeio mais light, ecológico e familiar.

O Museu Madame Tussauds, famoso pelos filmes e youtubers, e ainda o Rio Tâmisa, um dos principais símbolos britânicos, também são excelentes passeios para um dia mais light na cidade.

Por fim, mas não menos sensacional, tem a famosa faixa de travessia de pedestres que aparece na capa do disco do Beatles, a Abbey Road. Sem dúvidas, você não vai querer perder uma foto nesse cenário.

Harry Potter

Definitivamente, aos fãs da Saga Harry Potter, Londres é o destino perfeito.

Há opções sensacionais de pontos turísticos que remetem à história do bruxinho mais amado do cinema, como a famosa Plataforma 9 ¾ na King’s Cross Station, que possui lojinha personalizada e entrada gratuita.

Com certeza, você fã, também não pode deixar de ir também à Piccadilly Circus. Um dos maiores centros comerciais da cidade e cenário de Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Além disso, que tal fazer uma visita ao estudio do Harry Porter para ver os sets de filmagem originais? É simplesmente imperdível.

Excursões entorno de Londres

O que e onde comer em Londres

Londres possui uma gastronomia diversificada.

Apesar do país não ter uma fama tão atrativa na culinária, Londres tem ótimos restaurantes representando a culinária de várias partes do mundo.

Confira a seguir algumas dicas de pratos e restaurantes para acrescentar ao roteiro.

Pratos típicos

A comida mais tradicional é o Fish and Chips. Prato popular que é facilmente encontrado por lá. Leva peixe empanado e frito acompanhado de batata frita.

Em seguida, vem o Wellington Beef. Uma receita famosa na Inglaterra. Composta por filé de bife bovino, cogumelos, massa folhada e patê.

Além deles, considerada uma das melhores comidas inglesas, tem o Bangers and Mash. Nada mais é que um salsichão acompanhado de purê de batatas ou ervilhas.

E para completar o time, tem o prato conhecido como Steak and Ale Pie ou apenas Ale Pie. Trata-se de uma torta de carne com cerveja do tipo Ale. Normalmente com recheio de bacon e cebolas e servida com batatas.

Outra tradição forte na capital é o consumo de chá. “Em especial, o tradicional chá das cinco ou Afternoon tea”.

E obviamente, não podem faltar os quitutes. Como o tradicional bolo inglês. Este, parecido com um panetone. Afinal, é recheado com frutas cristalizadas.

Outro quitute tradicional são os Scones. Consiste em um pão sem fermento biológico servido com geleia ou manteiga.

Restaurantes

O que não faltam são opções de lugares para ir.

Há restaurantes pra todos os gostos. Desde restaurantes com a culinária local até a culinária indiana, francesa, italiana, japonesa e etc.

Confira a seguir algumas opções.

Novikov – Fica em uma das regiões mais caras de Londres. Ambiente agradável e estilo dois em um. No mesmo endereço servem comida italiana e comida asiática

Golden Union– Está na lista dos melhores restaurantes que servem Fish and Chips. Fica na Poland Street, número 38.

O’Neill’s Pub – É um pub muito famoso em Londres, de origem irlandesa. Serve ótimas cervejas e pratos típicos da Inglaterra. Fica no bairro Soho, perto da Chinatown.

Jamie’s Italian – É um dos vários restaurantes do Famoso Chef Jamie Oliver. Serve comida italiana e possui preço acessível.

Por fim, para completar o roteiro gastronômico, você precisa experimentar o Chá das cinco, onde são servidos chás, café, bolinhos recheados, bolo inglês, scones entre outros quitutes. Variando os lugares e preços.

A loja mais tradicional é a Fortnum & Mason. A fornecedora oficial da família Real vende chás a mais de 300 anos.

Em seguida, temos os hotéis Ritz e o Dorchester com quase um século de tradição em café.

Por fim, como uma opção mais barata, tem o hotel Chesterfield, em Mayfair. Ótima opção para quem deseja provar o tradicional Afternoon tea. Vale muito a pena experimentar.

Quanto levar de dinheiro para Londres

Diante de tantos pontos turísticos, opções de gastronomia e hotéis diversos, fica no ar a pergunta: quanto de dinheiro eu preciso levar para Londres?

Considerando que os principais gastos, que são passagem e o hotel, você pagará antes da viagem, não precisará ter tanto dinheiro além.

Antes de qualquer coisa, você precisa de uma empresa de câmbio boa para comprar a moeda estrangeira, que é a libra. Além de conseguir também adquirir um cartão pré-pago internacional, que é interessante para levar. Porém, pode ser uma boa opção levar uma parte do dinheiro em espécie.

Para o dia a dia, calculamos em torno de 40 libras por dia por pessoa. Isso considerando almoço, jantar, água e lanche. Todos a preços acessíveis, sem considerar restaurantes mais caros e comemorações especiais.

Ainda, 20 a 40 libras para deslocamento. E pelo menos 100 libras para lembrancinhas e outlet, o que depende do seu perfil. No entanto, o ideal é levar em torno de 500 a 1000 libras em espécie.

Sozinha em Londres

Bom, diante das informações que você já tem, pode concluir que viajar para Londres tende a ser um encanto. Opções variadas, para todos os gostos. Uma Viagem Real.

Sobretudo, é importante saber que Londres tem a menor taxa de homicídios se comparamos a grandes cidades da América Latina. É considerada uma das metrópoles mais seguras do mundo. Característica que foi afirmada pelas autoridades locais, e reafirmada pela ONU.

Nesse sentido, diante das várias opções de lazer que levamos até você, sinta-se a vontade para montar seu roteiro. Sabendo que pode fazer uso do transporte público com tranquilidade, se essa for sua escolha. A viajante também pode aproveitar com menos apreensão e relativa segurança a noite inglesa, ainda que viajando sozinha.

E sem dúvidas, a chance de você esbarrar com brasileiros durante a viagem é imensa. Seja nos pontos turísticos, no hotel que escolher ou nos restaurantes e pubs.

Sugestões de Roteiro no destino

Desse modo, tudo dito, basta montar seu roteiro e pé na estrada. Em primeiro lugar, leve em consideração os programas que deseja fazer, para então decidir o hotel que vai ficar.

Bem como, vale a pena também você colocar na rota, os arredores de Londres, como a cidade de Brighton, que é uma cidade litorânea.

Está a quase 1 hora de trem da Capital. Com excelentes bares, restaurantes, baladas e lojas. Valendo a pena um bate e volta que vai agregar a sua estadia na Europa.

Aliás, deixei aqui algumas opções de passeios de um dia que valem muito a pena. É só escolher.

Portanto, a partir de agora, você pode garantir um roteiro diversificado e produtivo. Visitando os pontos turísticos que mais se adequam ao seu perfil e aos seus sonhos, fazendo uso do transporte que for mais viável e ficando em um hotel centralizado e confortável. Tudo que você precisa para carimbar seu passaporte com esmero.

E se quiser ainda mais dicas de outras viajantes que já foram a Londres sozinhas, basta fazer parte da nossa comunidade de viajantes.

Trata-se da maior comunidade de mulheres viajantes em língua portuguesa. Temos um grupo grande no facebook e para fazer parte é só se inscrever.

Boa viagem.

Related Articles

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais