Uma cidade encantadora pelas construções histórica e riqueza cultural. Todo um entorno de natureza exuberante, reservas ecológicas com biodiversidade única.
A cidade de Paraty e Ilha Grande, no litoral da chamada Costa Verde, foram reconhecidas como Patrimônio Mundial.
O comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO ) anunciou a decisão hoje, sexta-feira 5 de julho.
Natureza, História e Cultura
A área de sítio misto (cultural e natural) com 85% de cobertura vegetal nativa da mata atlântica mantém fauna e flora de diversas espécies endêmicas e raras consideradas pela UNESCO extremamente importantes do ponto de vista da diversidade biológica.
São 4 áreas de preservação ambiental que compreendem o Parque estadual da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, O parque Estadual de Ilha Grande e a Reserva Estadual da Praia do Sul. São 149 mil hectares de pura natureza pra ninguém botar defeito.
Junte-se a isso um rico acervo arquitetônico e histórico preservado da cidade de Paraty, que inclusive já tinha se candidatado em 2009, mas foi rejeitada na última etapa da avaliação. Segundo os consultores da ONU na época, a proposta era pouco abrangente, o que muda agora, quando os atrativos naturais foram incluídos.
O tombamento certamente terá muita importância para o desenvolvimento da região. Paraty vem sofrendo com problemas de saneamento e violência, figurando como uma das 50 taxas de homicídio mais altas do país. O título abre as portas para financiamentos nacionais e internacionais que podem ajudar o município a resolver seus problemas com saneamento e melhorar também em termos de segurança.