Praias do Rio de Janeiro para todos os gostos. É o que o Rio de Janeiro tem e vamos mostrar por aqui.
Amantes da natureza, do mar, da descontração, do surf ou simplesmente para quem pretende colocar um pouco mais de vitamina D na vida.
Uma das regiões mais lindas do estado do Rio de Janeiros. Certamente as melhores praias da cidade.
Vou mostrar um pouquinho para vocês sobre as melhores praias do Rio e sugerir um roteiro de um dia inteiro para visita-las.
Viajando Sozinha
Este passeio pode ser feito se estiver viajando sozinha com o aluguel de um carro.
Eu mesma já estive sozinha diversas vezes nas praias mais isoladas.
Mas a sugestão se você estiver viajando sozinha, não conhece bem a região e justamente pelo fato de serem praias mais isoladas e desertas, é que aproveite aquele pessoal legal que você conheceu em um outro passeio ou no seu hotel para combinar um passeio pra lá.
Praias do Rio de Janeiro: Zona Oeste. Como chegar
Se sua acomodação for na zona sul, como é o caso da maioria dos visitante que vão ao Rio, o ideal é sair bem cedo pela manhã. Isso vale tanto para se você estiver de carro, mas principalmente se estiver de ônibus.
Se estiver de ônibus precisará tirar pelo menos 2 praias do roteiro que vamos apresentar aqui, pois ficaria inviável conhecer todas no mesmo dia, levando-se em conta os deslocamentos com transporte público. Os ônibus para a região não são rápidos.
A ideia é partir direto para a Prainha e Grumari que são as praias mais distantes. A sugestão é deixar a parte da manhã para elas.
Carro
De carro, siga pela orla mais bonita do Brasil, passando pelas praias da Barra, Reserva, Recreio e Macumba.
No Final da Macumba a placa já indicará uma pequena subida em direção à Prainha.
Transporte Público
De ônibus, é na Macumba que vai descer.
Aí precisa seguir a pé um trajeto de aproximadamente 20 minutos para chegar até a prainha e mais 30 minutos até Grumari. Apesar de não ser considerado perigoso, eu indico fortemente que se estiver sozinha é melhor não fazer esse trajeto a pé
Nos finais de semana é bem movimentado, há muitos ciclistas também. Mas durante a semana fica mais deserto e por ser um trecho que beira mata em alguns momentos, além da caminhada ser muito longa, não acho apropriado se estiver sozinha.
Em todo o caso, se for fazer sozinha ou acompanhada, lembre-se de levar em conta o retorno (uma hora caminhando pelo menos).
Praias do Rio de Janeiro: Zona Oeste. Qual escolher
Prainha
Das praias da zona oeste do Rio de Janeiro, Grumari e Prainha são as mais festejadas por quem ama natureza.
As duas praias fazem parte do Parque Estadual da Pedra Branca, a maior reserva florestal em área urbana do mundo. Dentro da reserva da Pedra Branca, o Parque municipal da Prainha é um de meus destinos preferidos no Rio.
Composto por um centro de visitantes, mirantes e trilhas ecológicas, revela paisagens ainda selvagens em um cenário de tirar o fôlego.
Em uma área de 147 hectares criada em 2001, o parque é um marco na preservação da região que une Prainha a Grumari.
A área de proteção ambiental harmoniza o verde e o mar, em um bioma de Mata Atlântica que traz à vista ecossistemas diversos – como o costão Rochoso e restinga -, que contribuem para fazer dessa paisagem uma das mais bonitas da cidade.
A entrada do parque fica em frente à uma das praias mais incríveis da Cidade Maravilhosa.
A ideia é aproveitar para fazer uma caminhada por entre o frescor da Mata Atlântica imediatamente à entrada do parque, ou simplesmente sentar na areia, aproveitando o sol e o encantamento com a beleza do mar que toca a montanha.
Há banheiro e ducha na entrada do parque. Subindo para Grumari tem um restaurante com uma vista incrível da prainha.
A praia é essencialmente de surfistas. O mar é bem agitado e é preciso ter cuidado.
Grumari
Grumari é um paraíso para todo mundo que ama o mar.
É mar aberto e agitado, mas já peguei Grumari com água cristalina e paradinha feito piscina. Uma benção!
Fica ainda localizada dentro da área de preservação ambiental. São 2,5 Km de extensão de areia branca e fina. Está do ladinho de Abricó, um trechinho de praia usada pelos naturalistas (praia de nudismo).
Mas nudismo somente em Abricó, mulherada (ainda não experimentei para contar como é). Grumari também é uma praia frequentada por surfistas e bastante movimentada aos finais de semana.
São paraísos isolados e como já falei aqui, sem acesso de transporte público.
Já fui várias vezes de carro sozinha, mas acho que o ideal para quem vai uma primeira vez e não conhece a região é ir com alguma companhia.
De todo modo, acompanhada ou sozinha não indico a visita à estas praias nos feriados.
São bem distantes do centro do Rio de Janeiro e o acesso é restrito à poucos carros, então em feriados fica praticamente impossível estacionar e é muito fácil pegar um nó no transito que pode te deixar parada por horas.
Os melhores dias para visitar as praias são os dias de semana, caso seja verão.
No inverno, menos cariocas frequentam as praias, então dá pra conhecer com certa tranquilidade, mesmo aos finais de semana.
Reserva e Recreio
A praia do Recreio continua para a Reserva e depois Barra da Tijuca. As três praias juntas têm uma extensão de aproximadamente 20 km.
Na Barra da Tijuca temos a opção de parar no Quiosque Guerreiros da Ilha 24, um divertido ponto de encontro da galera bonita e antenada da zona oeste do Errejota.
Ou ainda, seguir para a Praia do Pepê, um dos redutos VIPs cariocas, na Barra da Tijuca. Isso claro para quem gosta de um agito.
Se quiser paz e tranquilidade escolha um ponto da praia da Reserva para ficar curtindo o sol sem muita gente em volta. Esse trecho de praia, a Reserva, é praticamente vazio durante a semana.
Barra da Tijuca
Qualquer local da Barra da Tijuca durante a semana terá uma certa tranquilidade. Já nos finais de semana quase toda a extensão da praia costuma ficar cheia.
No pepê, lá no início da praia da Barra próximo ao quisque de mesmo nome, é o local da agitação e de esbarrar com artistas e a turma carioca mais VIP.
Para os muitos festeiros dá até para dar um pulinho depois da praia alí na Olegário Maciel e tomar chopp em um dos muitos bares da movimentada rua da Barra.
O ideal é que se quiser aproveitar a praia da Barra, os passeios por lá (a ilha da Gigoga é um deles e vale muito à pena) e um pulinho na Olegário Maciel precisará da manhã e da tarde.
Então se tiver tempo na cidade, reservaria para a Barra da Tijuca um dia inteiro.
Por lu Leal
Veja outros destinos no Rio de Janeiro