Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

México. 8 Dicas para uma viagem perfeita

by Mulher Viajante
Teotihuacán México

Inglês com a gringa

México, nação que desperta nossa imaginação para antigas preciosidades culturais.

Pensar neste país nos remete a um desejo intenso de conhecer civilizações remotas. Por outro lado, nos leva a desejar também ver de perto as famosas praias, banhadas pelo Mar do Caribe.

Imagina só, pisar em areias do Caribe Mexicano e conhecer Quintana Roo, Cáncun. Imagina apreciar o mar caribenho com suas praias paradisíacas!

Pensa na beleza de um mergulho entre os famosos corais da Ilha Cozumel. E com certeza, você já ouviu falar, da água azul-cristalina e dos golfinhos em Isla Mujeres, não?

Mas a nação mexicana vai ainda mais além. O México não tem somente pontos de interesse arqueológicos e praias. Ele é um país de grande extensão, onde paisagens lindas, que a natureza presenteou, são também atração.

Constitui também centro turístico onde um comércio ativo e interessante se faz presente. No cenário urbano há shoppings, parques, catedrais e museus, que não deixam de encantar e merecem ser vistos.

Escolher o que ver não é fácil, tanto por conta da variedade de atrações como pelo fato do país ser extenso. É impossível visitar todos os lugares de interesse turístico em uma só viagem.

Apesar disso, selecionamos para você o que consideramos imperdível no país. Aqui você encontra informações turísticas sobre as principais cidades. E aí, vai cabe a você decidir o que deseja visitar.

Produtos para Viagem

E então? vamos começar a planejar sua viagem para o México?

Vamos começar do princípio. Como chegar.

1. México: Como chegar

O país está situado na América do Norte e faz fronteira com Estados Unidos, Guatemala eBelize, além de ter o Oceano Pacífico, o Golfo do México e o Mar do Caribe em seus limites.

Estando tão estrategicamente localizado e relativamente próximo de nós, chegar ao México do Brasil não é complicado.

A viajante consegue voar para lá por meio de diversas linhas aéreas. As empresas que fazem a rota são: Aeroméxico, Copa, Taca, Avianca, American Airlines, Latam Airlines ou United Airlines.

Fora estas, há os voos Charters. São aqueles voos extras que decorrem de locação de aeronave. Geralmente são contratados por agências de turismo, que incluem as passagens dentro de seus pacotes.

As portas de entrada principais para o país são Cancun ou a Cidade do México (DF), que é a capital.

Além destas alternativas, há uma outra opção, porém, bem menos usada. Pode-se cruzara fronteira Guatemala-EUA, pela cidade de San Diego.

Locomoção no país

O México não é um país onde as distâncias são curtas. Consequentemente, as cidades de interesse turístico ficam afastadas. Isso significa que dificilmente você conseguirá visitar o norte e o sul em uma mesma viagem.

No entanto, chegando à Capital do México há diversas alternativas de deslocamento para outras cidades. Você pode optar pela via aérea, ônibus, ou carro alugado. Também há opção de carros por aplicativo ou táxis. E os transfers, é claro.

E a gente sempre indica transfers confiáveis e bem avaliados, inclusive pelas viajantes de nossa comunidade.

2. O que você precisa saber antes de ir para o México

Toda vez que a gente vai viajar, uma providência essencial é primeiramente, informar-se sobre o destino.

Isso é fundamental para um passeio de sucesso, sem neuras e sem surpresas amargas. Sendo assim, anora nossa dicas.

Moeda

O dinheiro mexicano é o peso mexicano. Ele vale menos que o real. 1real=3,88 MXN.

Apesar disso, os mexicanos não valorizam o real. São os dólares uma moeda forte por lá.

Saiba, portanto, que o ideal é levar dólares. Apesar de ter que cambiar duas vezes, isso geralmente não representa prejuízo.

Não vale à pena trocar real por peso mexicano aqui no Brasil. Leve seus dólares, pois além de serem bem aceitos por lá, vai ser mais vantajoso trocá-los por pesos.

Levar real está fora de questão. Porém, vale a pena pensar em um cartão de débito ou crédito.

O motivo é simples. Assim como no Brasil, não é uma boa carregar dinheiro vivo. Um conselho é levar dólares e pesos, em pouca quantidade e seu cartão.

Documentação

O México tem sido bastante exigente com brasileiros em função do grande volume de pessoas que entram no país para atravessar a fronteira com os Estados Unidos. Em função disso, em novembro de 2021 foi criado um autorização eletrônica exigido na entrada. E desde 2022, brasileiros precisam de visto para entrada no país

Veja o restante da documentação essencial para brasileiros e também o que é recomendável.

O que não é obrigatório, mas indicamos fortemente ter com você:

Em relação à Covid 19.

  • Não está sendo exigida a vacinação (enquanto escrevemos esse artigo), nem teste PCR. Apesar disso, nossa recomendação é que esteja vacinada. Até porque se fizer escala em qualquer país que exija vacinação pode ter problemas. Para qualquer informação sobre a covid o ideal mesmo é estar atenta a qualquer modificação à época de sua viagem. Você sempre poderá obter informação atualizada no site do Itamaraty.

Idioma

A língua oficial é o Espanhol. No geral, não é difícil a compreensão.

Grande parte dos pontos turísticos sempre se há alguém que fala o inglês, e poderá encontrar também guias em português.

3. Quando ir para o México

O México é uma terra de grande extensão territorial. Esse fato acaba tornando o clima um tanto diverso.

Cada região tende à uma condição climática, conforme sua situação geográfica, relevo, pluviometria, altitude e altura em relação ao nível do mar, etc.

A média da temperatura durante as estações do ano varia de cidade para cidade. Sendo assim, o melhor é verificar as condições climáticas, separadamente.

Pode-se dizer que o clima é tropical na maior parte das regiões, sendo o Norte mais árido, ou seja, tem um clima mais desértico. Essa ausência de homogeneidade climática faz com que o México seja visitado em qualquer época.

A alta temporada é no verão, entre junho e setembro. É nesse período que os preços sobem e tudo fica mais complicado, devido à quantidade de turistas que visitam as cidades mexicanas.

Às vezes os furacões ocorrem, mas não com frequência. Além disso, a maioria deles  se manifesta em alto mar.

Eles costumam acontecer entre agosto e setembro. Neste período estão também os meses com mais chuvas, entre setembro e novembro.

Talvez por isso, seja o tempo de menos procura turística, especialmente em Cancun, sendo este o período de baixa temporada, logo, bem mais em conta.

4. O que fazer no México

Como já falamos por aqui, estamos diante de um país de vasta extensão.

Isso faz com que as cidades não sejam muito próximas umas das outras. O ideal, então é planejar o que fazer, antes de partir.

Algumas ideias boas estão aqui. São os pontos turísticos do México que você pode visitar individualmente ou através de excursões. São lugares os que mais recebem visitantes e também aqueles que gostamos sempre de recomendar.

Lista de passeios e excursões no México

Sempre começamos as lista com as indicações de free tours.

Começando pelos tours gratuitos nas cidades ou regiões, fica bem mais fácil depois escolher o que gostaria de ver com mais detalhe. Então sugerimos chegar na cidade do México por exemplo e fazer o tour gratuito para começar.

Tour gratuito no México

Outros passeios e excursões no México

Pontos Turísticos do México

Cidade do México – A capital

A Cidade do México tem um trânsito meio insano.

O movimento é intenso e o trânsito não dá tréguas. Mas conta com pontos de visita imperdíveis. Você definitivamente deve começar com um tour gratuito e depois selecionar as opções que mais vão agradar fazer separadamente.

Palácio Belas Artes e Museu

Este é um dos símbolos da Capital do México. Trata-se de uma das mais majestosas edificações da Cidade do México.

Foi erguido por ocasião dos 100 anos de independência do país.  A fachada encanta por sua beleza e imponência. E os jardins fascinam qualquer visitante.

O Museu é uma relíquia mexicana, visto que é espaço pioneiro. Foi o primeiro local reservado à arte no país.

Atualmente, apresenta tanto exposição permanente quanto mostras sazonais. É a chance de serem apreciados painéis de diversos artistas mexicanos.

A entrada para as mostras e exposição é em torno de MXN 60. Se quiser tirar fotos precisa pagar MXN 30. Aos domingos a entrada é grátis.

O endereço é: Av. Juárez S/N, Centro Histórico de la Cdad. de México, Centro, Cuauhtémoc, 06050 Ciudad de México, CDMX, México

O local é especial e muito recomendado para viajantes solo.

Catedral Metropolitana – Basílica de Guadalupe

É sede da Arquidiocese do México. Em sua construção notam-se vários estilos que vão desde o renascentista, até o barroco e neoclassico.

A catedral levou 200 anos a ser edificada totalmente e foi este o motivo de ter passado pelos estilos diferentes de arquitetura.

O endereço é Plaza de la Constitución S/N, Centro Histórico de la Cdad. de México, Centro, Cuauhtémoc, 06000 Ciudad de México, CDMX.

Paseo de la Reforma

Esta é uma grande avenida da Cidade do México. Ela dá acesso a vários locais de interesse turístico. Além disso, é ótima para passeios e caminhadas a pé.

É arborizada e agradável. Aos domingos fecha para o trânsito de veículos e fica aberta para lazer da população.

Av. Paseo de la Reforma, está localizada em Lomas de Chapultepec.

Museo Soumaya

Este é realmente um dos museus do México que podem ser classificados como imperdíveis.

A admiração já vai começando por sua arquitetura assimétrica que surpreende. No entanto, nada se compara ao interior, com seu acervo precioso de história e cultura.

Ali estão obras, não somente espanholas, mas também francesas, inglesas e italianas. Você se encanta com um acervo que data de períodos desde o século XVI até o século XVIII.

Vale apreciar e se deparar com obras de Salvador Dalí, Van Gogh, Edgar Degas, Camille Pissaro, Pierre-Auguste Renoir, Monet, Sandro Botticelli e vários nomes da arte mexicana, como Gerardo Murillo e Clemente Orozco, dentre outros.

E como destaque o museu se orgulha de possuir uma coleção com imensa quantidade de itens de Rodin, a mais importante fora da França.

Este museu tem entrada gratuita.

Mercado de La Ciudadela – Mercado de Artesanias

Não deixe de visitar o Mercado de La Ciudadela – Mercado de Artesanias.

É onde você acha aqueles itens legais para levar, como presentinho ou como lembrança de sua estadia.

São interessantes artefatos criados pelos artesãos mexicanos.

Funciona a semana toda, entre 10h e 19horas, mas fecha mais cedo aos domingos , às18horas.

Fica na rua Balderas S/N, Colonia Centro, Centro, Cuauhtémoc.

Bosque Chapultepec

Parque que é ponto de encontrodos locais aos finais de semana e feriados.

Arborizado e encantador, abriga zoológico, restaurantes e museus. E ainda conta com um lago onde se pode passear em barquinhos e na ciclovia.

Este bosque fica em Miguel Hidalgo.

Casa Azul ou Museu Frida Kahlo

É a casa onde viveu e morreu a artista.

Na verdade é modo de conhecer um pouco sobre como viveu esta pintora de sucesso.

O Museu Frida Kahlo é ponto de grande visitação na cidade do México, tanto por parte dos moradores da cidade, como pelos visitantes que admiram a artista.

El Zócalo – Praça da Constituição

Fica no centro Histórico da cidade do México.

Esta praça foi construída pelos espanhóis ainda lá nos primórdios da conquista. Eles ergueram a praça sobre o Centro Político da capital asteca .

Nesta praça estão o Palácio Nacional, o Palácio del Ayuntamiento, a Catedral Metropolitana, entre outras edificações.

Fica  no centro da cidade.

Basílica Nossa Senhora de Guadalupe

Santuário Católico Mariano muito importante para o povo do México.

Foi erguido sobre o Monte Tepeyac, segundo a crença, a pedido da Virgem Maria.

É visitado por centenas de milhares de pessoas anualmente, e guarda o manto que representa o milagre de Guadalupe.

É a segunda Basílica mais visitada do mundo. A primeira é a de São Pedro, em Roma.

Nesta Basílica, atrás do altar,  encontra-se o manto sagrado de Nossa Senhora de Guadalupe.

Endereço: Fray Juan de Zumárraga No. 2, Villa Gustavo A. Madero, Gustavo A. Madero, 07050 Ciudad de México, CDMX.

Outros pontos de interessa na capital mexicana

  • Monumento a la Revolución
  • Museu El Carmem
  • Monumento à Revolução
  • Casa dos Azulejos

Teotihuacán

Sem sombra de dúvidas, um dos pontos de maior interesse turístico no México.

Situa-se a 48 quilômetros da Capital mexicana. E há muita facilidade de acesso, sendo possível chegar até mesmo de ônibus.

Teotihuacán foi reconhecido pela ONU como Patrimônio histórico da Humanidade.

É a oportunidade de admirar as Pirâmides do Sol e da Lua.

No local você também pode conhecer as ruínas do Palácio de Quetzalpapalotl e outros templos astecas, inclusive o Templo da Serpente Emplumada.

Guanajuato

Esta é uma cidade muito interessante, que é capital do Estado mexicano de Guanajuato.

A Unesco a elegeu em 1998 como Patrimônio Mundial.

A cidade conta com muitas construções de épocas remotas, do período colonial.

É uma localidade própria para se conhecer devagar, caminhando por ruelas e becos.

Algumas de suas ruas eram valas por onde eram transportadas as águas do rio. Hoje são ruas subterrâneas, usadas como rodovias, restritas a pedestres.

Um aspecto singular são os vários edifícios erguidos em estilo barroco e neoclássico, que invadem a cidade. São dois exemplos o Templo La Valenciana e o Templo de La Companhia.

Outros pontos a visitar por lá são o Jardin de la Unión, a Catedral de San Diego, o Museu de Quixote e Teatro Juarez.

Não vá embora sem conhecer as Múmias Guanajuato. Elas formam um acervo meio macabro, visto que são restos mortais de antigos habitantes. Eles morreram em um surto de cólera ,que tomou a cidade, lá pelo século XIX.

San Miguel de Allende

San Miguel de Allende é uma cidade que pertence também ao estado mexicano de Guanajuato.

É muito conhecida pela Igreja de San Miguel Arcangel. A Igreja fica na Plaza Allende, centro da cidade.

Mas, há muito mais a visitar. Estando por lá suba ao mirante El Mirador e tenha a mais bela vista da cidade.

Conheça o Museu Histórico, o Templo de São Francisco e o da Imaculada Conceição.

Quintana Roo

Cancún

Cancún é um dos lugares mais visitados não só no México mas no mundo.

A cidade de Cancún está localizada  na Península de Yucatan. Fica no Mar do Caribe e seu maior atrativo são as praias rodeadas, cenários de fato exuberantes!

Uma dica. Se pretende visitar Cancún reserve pelo menos 5 dias ou mais. Os resorts de Cnacún são incríveis e você vai querer passar pelo menos um dia curtindo sua estadia em um deles.

Além disso, tem muita coisa pra ver em Cancún e região

Outra dica a levar em conta é a época de visitar Cancún. Se escolher a alta temporada (de dezembro a fevereiro) terá que lidar com lugares mais cheios e preços nas alturas.  Os aglomerados de pessoas realmente podem demandar mais tempo para desfrutar as atrações. Leve isso em conta na alta temporada.

No nosso artigo completo sobre Cancún contamos tudo mesmo que precisa saber para viajar inclusive sobre a melhor maneira de escolher seu hotel ou resort em Cancún.

Riviera Maya

Imagina uma extensão de mais de 100 quilômetros de praias lindíssimas! Imaginou?

Se sim, você acabou de pensar em Riviera Maya. É nesta  parte do México que estão Tulum e a Playa del Carmem.

Nessa região a viajante também pode conhecer o sítio arqueológico de Chichén Iztá e os Cenotes, com suas piscinas naturais.

Também ficam na Riviera Maya os parques Xcaret, Xel-Há e Xplor.

Tulum: Ruínas, parques aquáticos e cenotes

Ruínas e sítios arqueológicos são a atração da cidade de Tulum, que situa-se a 130 km de Cancún.

Mas Tulum também tem praias incríveis e impressionantes cenotes.

Os cenotes são piscinas naturais que rios subterrâneos abastecem de águas muito límpidas.

Estes celotes possuem certas particularidades. Alguns estão ao ar livre e se parecem com piscinas ou lagos, mas há os que se situam em cavernas .

Há grande quantidade de cenotes em Tulum e visitar todos seria um desafio. A melhor maneira é contratando um passeio para os cenotes.

Outras atrações são os parques aquáticos de Tulum.

Neles há programas de dia inteiro para fazer. Há o Xel-há, por exemplo, onde a diversão fica por conta de tirolesas e outras atividades aquáticas.

O X-plor que oferece aventura o tempo todo, com suas grutas, cenotes e rios  subterrâneos de água  incrivelmente cristalina.

Parque Eco arqueológico Xcaret

Este é um parque ecológico composto que oferece diversas atrações ligadas à natureza.

Ele se constitui de um complexo onde estão reunidos 4 parques temáticos.

Neste conjunto são encontradas piscinas, rios, cavernas e trechos arqueológicos.

Na área também existem restaurantes  e outros espaços de lazer.

O XCaret oferece divertimentos inusitados. Qualquer um se surpreende a bordo de embarcações que levam os visitantes por estreitos riachos, cavernas, labirintos e túneis.

Este espaço de ecoturismo fica na Riviera Maya. A distância de Cancun até lá é cerca de 70 quilômetros.

A entrada custa a partir de 90 dólares.

Pode variar conforme o tempo de permanência e atividades adicionais, como a prática de snorkel, pela qual se paga mais 10 dólares, pelo equipamento.

Vamos deixar aqui o link para que a viajante evite filas e reserve seu ingresso para o Parque XCaret.

Isla Mujeres

Esta é uma ilha que parece criada por um sonho.

Encantadora e cheia de atrações que vão realmente te deixar entrevtida, é um dos locais em Quintana Roo mais procurados.

Na ilha está também uma das praias mais procurada por turistas e pelos próprios mexicanos, a Playa Norte. Ela só tem fama de ser a melhor entre as praias do Caribe Mexicano.

E linda ela é!

Começando pela orla de areia branquinha, cheia de palmeiras, banhada pelas águas muito azuis e morninhas do mar.

E há mais que praias em Isla Mujeres. Um trecho pra lá de interessante para se visitar são as esculturas incríveis, à céu aberto, do Jardim de Esculturas.

Outros locais para ver são o MUSA – Museu Subaquático de Arte, o Templo da Deusa Ixchel e o impressionante santuário de tartarugas marinhas, o Tortuga Granja.

Chichén Itza

Sítio arqueológico muito importante para a história do México.

A cidade daquele lugar místico e único era a mais importante da civilização Maia.

São vários pontos curiosos para ver. Mas para aproveitar e entender de fato a história contida naquelas ruínas, o ideal é mesmo um bom guia

Quando estiver por lá vai ver a Pirâmide de Kukulcán. Neste templo, 2 vezes ao ano, a sombra da serpente plumada é vista. Quem sabe você não vai estar por lá bem na época?

5. Onde se hospedar no México

A rede hoteleira no México é excelente.

Temos artigos falando dos melhores resorts e hotéis por lá, mas vamos a algumas sugestões por aqui.

Casa Comtesse

Pousada selecionada entre as melhores na Cidade do México. Com selo Travellers’ Choice 2021.

Quarto elegante com móveis modernos., com 2 camas de solteiro . Possuem ventilador e aquecedor central, banheiro privativo

Reserve este hotel no México

Historico Central, Fine Coffee Shop & Walking tour included

Os quartos são equipados com ar-condicionado,  TV de tela plana, Wi-Fi gratuito, secador de cabelo.

O banheiro é privativo. Alguns quartos  possuem terraço ou varanda.

Reserve este hotel no México

Casa de Sierra Nevada, A Belmond Hotel

Os quartos deste hotel são decorados em estilo mexicano e colonial.

Oferece  TV de tela plana, minibar, ar-condicionado, banheira de hidromassagem, internet com o wi-fi gratuito.

Reserve este Hotel no México

Hotel Xcaret México

Hotel all inclusive, selecionado entre os melhores, com selo do  Travellers’ Choice 2021.

É na verdade um resort lindíssimo e muito confortável em Playa del Carmen.

Os quartos contam com TV de tela plana, minibar, ar-condicionado, banheira de hidromassagem, internet com o wi-fi gratuito. Além disso, há comodidades  como serviço de quarto e concierge.

Reserve este hotel no México

Pousada Maria Del Alma

Com selo Travellers’ Choice 2021. Está entre as 10 melhores  da capital mexicana.

Fica em um edifício histórico colonial de 85 anos.

Quartos com cama de casal e banheiro privativo. Café da manhã está incluído na diária.

Preço R$464,00

Reserve agora este hotel no México

Há excelentes hotéis e hostels se estiver procurando algo mais econômico. Veja as possibilidades de hotéis econômicos também.

6. O que e onde comer no México

A culinária mexicana é tipicamente apimentada. E é também uma das mais ricas em sabores e cores.

Diversidade e criatividade não faltam nesta gastronomia .

Para a viajante não estranhar muito quando for, já vai se preparando para algumas comidinhas típicas que vai encontrar por lá. Imagina só o sabor!

  • Tamales – Parece pamonha, mas não é. É uma massa feita de milho, recheada com carne de frango ou sabores doces.
  • Tacos – Os tacos tem origem asteca. São feitos com farinha de milho e são recheados com carne.
  • Chili – com carne, feijão, tomate e pimenta, cebola.
  • Pozole – um guisado de milho com carne de porco e carne de frango. É servido com vegetais , queijo, alface, e pimenta malagueta.
  • E ainda há os Nachos, a Guacamole, os Burritos, churros , entre outros.

Para descobrir estas maravilhas, comece por um tour gastronômico pela Cidade do México.

7. Quanto dinheiro levar para o México

O valor depende muito de quantos dias você pretende ficar no México.

Mas também vai variar conforme os locais que vai frequentar, a hospedagem que vai reservar e até mesmo, onde você vai fazer suas refeições.

O ideal é fazer seu plano de viagem levando apontando um gasto diário que tenha a ver com seu perfil de viajante.

Viajantes de luxo são completamente diferentes de viajantes econômicas.

Fazer duas refeições diárias além do café da manhã, vai dar uma boa diferença no valor final por dia.

Um hostel ou pousada mais simples vai te custar bem menos que um resort all inclusive no México.

Enfim. Levar a sua realidade em conta, seu jeito de viajar e suas preferências vai fazer total diferença.

8. Sozinha no México

Como todos os lugares desse mundo, no México também tem assédio, assaltos, pegadinhas bobas e cantadas indiscretas. Porém , nada que te impeça de viajar sozinha.

Com certeza existem locais inapropriados e pontos perigosos  para uma mulher sozinha, mas também existem meios de evitá-los.

Portanto, o melhor mesmo é seguir aquelas dicas de viajante solo que a gente já compartilhou com vocês.

Aliás, algumas de nossas dicas de viagem sempre serão úteis para qualquer pessoa que sai de seu país para se aventurar lá fora.

No final, o México aguarda você viajando sozinha ou acompanhada.

Faça um bom planejamento de viagem e vá.  E quando voltar nos conte o que achou.

Related Articles

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais