Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Cuba. Guia completo de um país apaixonante

by Mulher Viajante
Cuba Havana

Inglês com a gringa

Cuba fica localizada no mar do Caribe, na América Central.

Trata-se de um país insular que organiza a Ilha de Cuba, Ilha da Amizade e outros arquipélagos menores.

O país possui 110.861 km² e a última estimativa populacional feita em 2017 aponta que Cuba dispõe de 11 221 060 mil habitantes.

A língua oficial é o espanhol e sua capital é a cidade de Havana. Ela é amplamente cercada por fortes e cidadelas gerando todo um encanto estético por onde a viajante passa.

Muito famosa por seus charutos, rum, música e culinária, a cultura cubana foi super influenciada por uma mistura das culturas espanhola e africana.

Muitas pessoas costumam dizer que Cuba vive em um tempo e espaço próprio.

Andando pelas ruas de Havana não existem propagandas em outdoors. Os carros são clássicos belíssimos.

É possível fazer grande parte das coisas andando e as pessoas não ficam 24h conectadas em seus smartphones e tablets. Muitos lugares nem possuem wi-fi. Dá mesmo uma impressão de viagem no tempo.

Produtos para Viagem

A terra do Buena Vista Social Club possui arquitetura única com um tom charmoso a cada espaço em que você entra ou transita.

Suas belezas naturais, praias de água azulzinha, povo animado ao som das músicas típicas e a degustação dos mojitos faz de Cuba um destino daqueles que você faz questão de voltar!

Dificilmente alguém irá a Cuba e não saiará de lá completamente apaixonada.

Preparada para viver os anos 50 em pleno século XXI?

O que você precisa saber antes de ir para Cuba

Para iniciar o seu planejamento à Cuba aqui vão algumas informações básicas que todo estrangeiro deve saber. O país possui algumas especificidades como duas moedas sendo utilizadas.

Moeda

A moeda oficial de Cuba é o peso cubano.

Atualmente o valor dessa moeda em comparação com o real está por volta de R$0,22. Porém, o que você tem que saber é que essa não será a moeda que você vai utilizar.

Para os turistas a moeda é a CUC, que possui valor equiparado com o dólar e a maioria dos pontos turísticos, restaurantes e hotéis possuem em suas tabelas o valor em CUC. O Peso Cubano só circula entre os habitantes.

Documentação

Existe um documento obrigatório para entrar em Cuba que funciona como um “visto”, a Tarjeta de Viaje.

Além dele é necessário obter o certificado internacional de vacinação contra a febre-amarela emitido no mínimo 10 dias antes do embarque. Por fim um seguro viagem que seja válido em território cubano.

É possível emitir a Tajeta de diversas maneiras: via correios, via representação consular cubana no Brasil (Brasília, São Paulo, Salvador ou Manaus) e caso você viaje pela empresa Copa Airlines eles te oferecem a Tarjeta no balcão de check-in no momento do embarque.

Caso você vá à Cuba de navio a agência de viagens responsável pela organização desse tipo de passeio lhe informará qual a melhor maneira para obter a Tajeta.

Como chegar em Cuba

Pra chegar em Cuba existem dois caminhos: por ar ou pela água.

Separamos primeiramente algumas dicas de como chegar no aeroporto internacional José Martí em Havana.

Vamos a alguns dados sobre passagens.

  • Salvador → Cuba: 18h 20min. De viagem com escalas em Brasília e Panamá; operado por GOL/COPA.
  • São Paulo → Cuba: 11h 34min. De viagem com escala no Panamá; operado por COPA.
  • Brasília → Cuba: 10h 05min. De viagem com escala no Panamá; operado por COPA.
  • Porto Alegre → Cuba: 13h 30min. De viagem com escala no Panamá; operado por COPA.
  • Manaus: → Cuba: 19h 10min. De viagem com escalas em Brasília e Panamá; operado por GOL/COPA.

Vale lembrar que na capital cubana, Havana, não existem ônibus ou vans regulares que fazem o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade, por exemplo.

Para se deslocar após a sua chegada será necessário pegar um transfer particular ou táxi e a corrida para o centro tem duração média de 30 a 40 minutos a depender da movimentação do trânsito. O valor não costuma passar dos 25 CUC.

Outra maneira de chegar a Cuba é pelo mar.

Existem pacotes de viagem em navios que são muito bem recomendados, você só irá precisar de maior tempo para fazer o deslocamento.

Quando ir à Cuba? 

Cuba é uma ilha na rota dos furacões do Caribe e a época de maior incidência deles se dá de junho a novembro.

É certeza que ocorrerá um furacão ou um ciclone caso você só possa ir durante essa época? Não! Mas é bom ir ciente de que pode acontecer e você deverá estar sempre atenta às notificações emitidas pelo governo e aprender direitinho como agir caso aconteça.

A melhor época para você que está pensando em curtir para valer o verão cubano é de maio a outubro.

O calor toma conta das cidades, a sensação térmica vai lá pra cima por conta da umidade e o cenário paradisíaco de verão se instaura no país. Fora da rota de Havana existem vários resorts bem famosos inclusive.

As “chuvas de verão” também ocorrem por lá, mas raramente elas têm uma longa duração. Elas acontecem de maneira intensa e rápida e você poderá curtir a praia e a cidade tranquilamente.

Como é o clima em Cuba?

Cuba possui um clima tropical, quente, úmido e ensolarado. Trazendo como referência a capital Havana falaremos mais detalhadamente sobre os dados climáticos da ilha.

Havana possui muitos meses de intenso calor. Entre abril e outubro a previsão de menor temperatura é bem alta: 29,4 graus no mês de setembro.

Durante esse tempo para quem quer aproveitar uma praia os meses com menos precipitação são: abril com 35 mm e previsão de 5 dias de chuva e julho com 70 mm e previsão de 11 dias de chuva.

Caso você prefira temperaturas mais amenas, afinal o calor em Cuba pode ser escaldante, seus meses de preferência são: dezembro, janeiro, fevereiro e março.

A temperatura média durante esse tempo não passa dos 24 graus. Esse período costuma ser mais seco do que o verão, a expectativa de precipitação máxima não passa dos 41 mm e o mês com mais dias de chuva previstos é dezembro com apenas 6.

Além da praia bater perna pela cidade o dia inteiro está nos seus planos? Os meses com maior incidência solar são: maio, junho, julho e agosto. O maior de todos eles é julho com 10,9h de sol por dia.

O que fazer em Cuba?

Cuba é um destino que parece ter saído de um filme antigo.

Sabe aquela impressão de voltar ao passado?

A estética e a cultura local parecem ter parado no tempo.

Tanto a capital quanto o interior são um poço de história recheados de tantos lugares bacanas para serem indicados que nem cabem todos aqui.

Separamos alguns dos mais legais e importantes pontos turísticos em Cuba para você anotar no seu roteiro, principalmente pela incrível capital do país, Havana.

Também separamos uma lista de passeios que indicamos. Dá só uma olhada.

Passeios e excursões em Cuba

Tour Gratuitos

Outros Tours

Excursões

Pontos Turísticos de Havana

Havana Cuba

Plaza de Armas

Esse é o coração da Havana antiga e é uma praça extremamente tradicional por lá, muitos dizem ser a mais bonita.

Ela foi estabelecida em 1520 pelos colonizadores espanhóis.

Nela é possível identificar pontos importantes para se contar a história de Cuba como o Castillo de la Real Fuerza, Palácio dos Capitães e o Palácio do Segundo Cabo.

Castillo de La Real Fuerza

Um dos maiores exemplos da arquitetura militar cubana no século XVI é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Durante dois séculos ele foi a residência oficial dos Governadores Gerais que exerceram seus trabalhos em Havana. Atualmente ele abriga o Museo de La Real Fuerza com direito a maquete da fortaleza em escala 1:100.

Catedral de San Cristóbal de Havana

Situada na Praça da Catedral também em Havana velha ela se trata de uma belíssima construção barroca de estilo jesuíta idealizada pelo arquiteto italiano Francesco Borromini.

A catedral possui obras de escultura em ouro e uma curiosidade legal é que ela abrigou os restos mortais de Cristóvão Colombo em sua nave central até o ano de 1898.

Plaza de la Catedral

A praça que abriga a catedral que citamos anteriormente foi construída no século XVIII.

Além de abrigar a Catedral de San Cristóbal de Havana outra coisa interessante e turística são umas senhoras que ficam na praça lendo a sorte na mão dos visitantes.

Por lá também fica a Bodeguita del Médio, o bar mais famoso de Havana.

Museo de la Ciudad                         

O Museu da Cidade se encontra dentro do Palacio de los Capitanes Generales.

O palácio é datado da década de 1770 e entre 1791 e 1898 foi residência oficial dos generais espanhóis.

O museu localizado no palácio é considerado um dos mais interessantes de toda Cuba possuindo 40 salas de exposições permanentes com atrações como: uniformes militares, carruagens de cavalos datadas do século XIX, exposição de fotografias que contam a história de Havana, mostra dos uniformes espanhóis e muito mais.

El Capitolio

Em estilo Neoclássico Art Nouveau foi construído em 1929 sendo sede do governo de Cuba até o período da revolução cubana.

Seu design foi inspirado no capitólio de Washigton nos Estados Unidos, porém, com maiores dimensões.

Ele fica localizado no centro de Havana e possui a Academia Cubana de Ciências e Biblioteca Nacional de Ciência e Tecnologia em suas instalações.

El Vedado

Esse é o centro cultural e político da capital de Cuba além de ser o principal bairro residencial e o núcleo comercial.

Por lá temos inúmeras atrações que valem a pena a visita, dentre elas estão: mural de Che Guevara, Universidade de Havana, Memorial José Martí, Museu Napoleônico e shows típicos de rumba.

Gran Teatro de La Habana García Lorca

Essa é a sede do balé e da ópera nacional de Cuba e fica ao lado do Capitólio Nacional.

Essa se trata de uma das instituições culturais mais importantes da América Latina sendo formada por um grande complexo com várias salas.

Sua arquitetura é ao estilo neobarroco e possui abundantes estátuas e esculturas.

Plaza de Lá Revolucion

A caminho do bairro de Vedado fica a Plaza de Lá Revolución. Ela possui 72 mil m² e é uma das maiores praças do mundo.

Possuindo um valor histórico e cultural imensurável, já foi palco de diversos acontecimentos durante a revolução de Cuba.

Nela já se juntaram 1 milhão de pessoas equivalendo a 1/10 de toda a população cubana. Atualmente segue como palco de manifestações políticas e sociais.

Museo de lá Revolución

Localizado no antigo palácio presidencial de Cuba ele abrigou várias figuras políticas importantes e seu interior foi todo decorado pela Tiffany de Nova York.

O museu é um dos mais completos e importantes no país. Ele exibe diversas exposições e coleções com fotografias, documentos, bandeiras, armas e outros objetos relacionados à revolução cubana.

Malecón

O Malecón se trata de uma avenida enorme de Havana e conta com uma incrível orla marítima de 8 km.

Esse é um dos pontos turísticos mais famosos da capital cubana com um pôr-do-sol de fazer cair o queixo.

Durantes algumas noites no verão acontece o carnaval por lá unindo pessoas de todas as partes ao som da música local antiga e moderna.

Por lá estão localizados alguns dos melhores hotéis da cidade.

Hotel Nacional de Cuba                                      

Por falar em hotel esse com certeza é um dos mais famosos de toda Cuba.

Construído em 1930 ao estilo Artdecó, neoclássico e neocolonial ele já foi condecorado com os títulos “Monumento Nacional” e “Memória do Mundo” por seu valor artístico e histórico.

Por lá já se hospedaram grandes figuras de renome internacional como políticos, artistas, cientistas e até mesmo membros da máfia italiana.

Universidad de la Habana

Fundada por monges dominicanos em 1728 essa é a mais antiga universidade de Cuba e uma das primeiras da América.

Atualmente cerca de 60 mil estudantes frequentam o local em 32 cursos superiores.

A universidade possui ex-alunos de renome como Fidel Castro, Félix Varela, Enrique José Varona dentre outros.

Também estão localizados dois interessantes museus no local: Museo de História Natural Felipe Poey e Museo Antropológico de Montané.

Onde ficar em Cuba?

Preparada para se hospedar em locais de arquitetura secular e decorações charmosas? Separamos aqui algumas opções bem recomendadas para a sua estadia em Cuba. A seleção conta com opções para vários gostos e possibilidades de orçamento.

  • Hostels

Casa Colonial Pedro y Mary: Localizado no centro de Havana esse hostel comandado pelo seu Pedro e sua esposa possui boas referências. Os comentários de quem já esteve por lá mostra muita solicitude, bons quartos, refeições gostosas e fartas. Ar-condicionado, tv e serviço diário de arrumação estão inclusos. As tarifas começam por volta de R$ 83.

Colonial House Paneque y Norma: Pertencente a velha Havana uma das grandes vantagens citadas pelos hóspedes é a ótima localização, dá para fazer muita coisa andando a partir do hostel. Com quartos bem equipados e uma boa gama de serviços extra ofertados as tarifas começam por volta de R$ 93.

  • Hotel (até 4 estrelas)

Casa Colonial Armando: Com lounge, bar, internet e área para fumantes esse hotel oferece serviços como traslado para o aeroporto, concierge e assistência para passeios. Os quartos são totalmente equipados e os principais pontos turísticos de Havana estão a menos de 20 minutos do local. As tarifas iniciam por volta de R$ 116

Blue Village — Best of Old Havana: Quem já se acomodou no Blue Village comenta que o local é muito limpo, confortável e os donos são muito educados. Esse hotel conta com restaurante e há muitos locais interessantes para os turistas que estão a menos de 9 minutos da hospedagem. Os quartos são bem equipados e as tarifas iniciam por volta de R$ 135.

  • Hotel (4 e 5 estrelas)

REV Boutique: moderno e estiloso esse hotel é muito bem avaliado por seus hóspedes. Ela conta com Wi-fi, estacionamento, spa, traslado para o aeroporto, bar e café da manhã gratuito. Os quartos são bem equipados e sua localização é perto da Havana Cathedral. Os valores começam em R$ 737.

Paseo 206 Boutique Hotel: este hotel de luxo possui avaliação acima de 9,5 nos sites de reserva de hotel. Com ambientação elegante esse hotel possui uma variedade enorme de serviços ofertados, muitos inclusive ideias para quem está em Cuba á trabalho como business center 24h e espaço para conferências. Os quartos são totalmente equipados e as tarifas começam em R$1.159.

O que comer em Cuba?

A culinária cubana é uma delícia não só pelos famosos drinks alcoólicos como por sua comida também.

Vários bares e restaurantes são marcados por frequentadores mundialmente famosos que faziam de suas visitas um passatempo.

Separamos aqui algumas indicações bem legais para você colocar em sua lista gastronômica por Cuba.

  • La Bodeguita Del Medio:

Um dos mais notórios pontos turísticos da cidade está localizada na velha Havana e uma das coisas mais interessantes são as suas paredes: todo mundo que passa por lá pode deixar seu recado/assinatura decorando o local! Dentre os seus célebres frequentadores estão: Pablo Neruda e Ernest Hemingway. Esse é o melhor lugar de Cuba para tomar um mojito.

  • Heladería Coppelia:

A mais tradicional sorveteria cubana é a sua melhor pedida para os dias de intenso calor em Cuba. Como tudo no país sua história é deveras interessante: Fidel Castro criou essa sorveteria megalomaníaca para provocar os EUA. Ele queria provar que Cuba poderia produzir um sorvete tão gostoso quanto os importados que não podiam mais adentrar o país por questões políticas.

  • El Floridita:

Em frente ao Museu Nacional de Belas Artes encontra-se esse restaurante histórico. Aberto desde 1817 sua fama se deu por conta dos deliciosos daiquiris e por ser um dos locais preferidos de Ernest Hemingway que era cliente assíduo.

  • Los Nardos:

Esse chique restaurante fica em frente ao capitólio dentro de um prédio, seu interior é uma atração à parte. O foco do extenso cardápio são os peixes, lagostas, camarões e frutos-do-mar. Quem já se deliciou por lá conta que com pouco dinheiro você consegue obter uma refeição completa: prato principal, bebida e sobremesa em porções muito bem servidas e recomendadas.

Quanto dinheiro levar para Cuba?

Existem dois tipos de moeda local em Cuba. O CUP (peso cubano) utilizado pelos habitantes locais, e o CUC (peso conversível) que é a moeda onde os turistas trocam seus euros, dólares, etc. para utilizar no país. Inclusive as coisas lá possuem valores diferentes para o peso cubano e para o CUC (que se trata da moeda forte).

Vale reforçar que os turistas não possuem acesso ao peso cubano.

Para fazer o câmbio a maior parte das indicações recomenda que se troque o Euro pelo CUC, pois há uma sobretaxa de 10% para o dólar por conta dos embargos políticos entre Cuba e os Estados Unidos. Um CUC equivale mais ou menos a 1 dólar americano.

Outro ponto importante é que você deve se preocupar muito com cartões de crédito.

Esse sistema financeiro não funciona na maior parte de Cuba. Algumas exceções são concedidas por hotéis e resorts contando que a bandeira do seu cartão não seja americana ou filiada à alguma empresa americana.

Caso seja de seu interesse pergunte ao hotel se ele trabalha com bandeiras de cartão de crédito e quais são.

Como de costume em viagens internacionais o mais caro mesmo é a passagem.

Se você for viajar no período entre abril e março, por exemplo, saindo da capital São Paulo as passagens de ida e volta saem por uma média de 3.500 reais.

Hospedagem e alimentação em Cuba costumam ser mais baratos do que na maioria dos destinos internacionais e a capital Havana, por exemplo, possui muitas atrações turísticas gratuitas ou por valor baixo.

Recomendamos também que se possível você separe um dinheiro a mais para ir em outras cidades paradisíacas fora da capital cubana, vale muito a pena a visita.

Sugestão de roteiro em Cuba

Existem cidades muito paradisíacas ao redor de Havana. Elas atraem uma quantidade enorme de turistas de todo o mundo durante o ano inteiro que buscam relaxar degustando um mojito na praia ou conhecer um pouco mais sobre a história de Cuba.

Aqui vão algumas dicas:

  • Matanzas

Capital da província de mesmo nome, essa cidade é reconhecida por ser um grande expoente do folclore afro-cubano e o berço da rumba. Ela está localizada no litoral norte de Cuba, 90 km a leste de Havana.

Também é conhecida como a cidade das pontes (ela possui cerca de 17 pontes que cruzam os três rios da cidade).

Essa é a cidade mais revolucionária de Cuba.

Em 1958 Che Guevara e seus companheiros tomaram um trem blindado do governo armados de coquetéis molotov e uma escavadeira e venceram.

Essa batalha chamada “Batalha de Santa Clara” estabeleceu o fim da revolução cubana e abriu caminho para a eleição do presidente Fidel Castro.

Varadero Cuba

Varadero. Cuba

Uma das principais concentrações de resorts da América Latina acontece em Varadero.

O local atrai um alto número de visitantes por ano e muitos deles dizem que esse é o melhor lugar de toda a Cuba.

Além de seus resorts o local também é muito famoso por suas atrações naturais como as praias e a Reserva Ecológica Varahicacos, Cueva de Ambrosio e Cueva de Saturno.

Sozinha em Cuba

Toda a experiência envolvendo Cuba é muito diferenciada, muitos dizem que a sensação é de entrar em uma máquina do tempo e poder vivenciar uma realidade muito diferente da nossa que vivemos em cidades capitalistas do século XXI.

Os moradores e profissionais do turismo de Cuba costumam ser muito solícitos e ajudarem os turistas com informações sobre a cidade, indicações de restaurantes, qual a melhor forma de chegar nos pontos turísticos, a questão do dinheiro diferenciada por lá dentre outras coisas.

Se olharmos através da nossa estética social das cidades aqui do Brasil a impressão que se tem é de que Cuba é mais perigosa do que a média, porém, a maioria dos viajantes relata que essa informação é falsa e não passa de uma primeira impressão. Basta olhar as estatísticas de violência para perceber que Cuba é um país seguro tanto para moradores quanto para turistas.

Havana se trata de um destino muito procurado por viajantes solo e com certeza você encontrará outras pessoas que estão curtindo o mesmo estilo de viagem! Pela língua nativa ser o espanhol mesmo que você não seja fluente não é nenhum bicho de sete cabeças para decifrar o que está sendo dito.

Na mala é recomendado que você leve roupas bem leves por conta do tempo quente e úmido, caso vá em maior época de chuva é bacana levar um guarda-chuva ou uma capa para deixar na mochila. Nunca é demais lembrar de conferir se tem chapéu, protetor solar, roupa de banho e garrafa d’água na mala. Importante lembrar de levar os medicamentos que achar necessário.

Cuba pode ser uma das melhores experiências da sua vida, esperamos que nossas dicas tenham sido bastante úteis para a organização da sua viagem e que você continue apreciando o nosso conteúdo.

Se quiser conhecer outras viajantes que já estiveram em Cuba sozinhas não deixe de fazer parte de nossa comunidade de viajantes e tenha acesso ao nosso fórum de bate papo, faça amizades e encontre até uma companheira de viagem.

Boas férias e até mais!

1 comment

João Pedro 18/03/2022 - 11:43

Olá, tudo bem? Agradeço pelas informações. Recentemente li sobre a unificação das moedas e o fim da taxa de 10% no dólar, procede? Qual moeda seria mais vantajosa trocar: dólar ou euro?

Abraço!

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais