Não é tão difícil como se imagina encontrar destinos para mulheres que viajam sozinhas. E vou mostrar somente alguns destinos considerados seguros para uma viagem solo.
Tanto por escolha própria ou porque a agenda de uma outra pessoa não se encaixa com a sua, viajar sozinha é de fato uma experiência fascinante, que toda mulher deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.
Viajar sozinha é uma experiência libertadora e reveladora que promove a autodescoberta, amplia seus horizontes, fazendo com que abandone a tão limitante zona de conforto.
Quando você viaja sozinha tem a liberdade de criar a própria programação, relaxar quando e onde quiser, além de estar no meio de pessoas somente se tiver vontade.
E não acredite que viajar sozinha é o mesmo que estar solitária. Essa ideia é completamente equivocada.
Se você quiser, viajar sozinha te permitirá conhecer muitas pessoas. A viagem solo te dá ainda a possibilidade construir relações de amizade mais rapidamente com pessoas novas, do que se estivesse viajando com amigos ou familiares.
Isso porque, quando viajamos com alguém temos a tendência a não nos interessar muito em interagir com as pessoas que conhecemos pelo caminho.
Outra ideia para desmistificar. Viajar sozinha não é tão perigoso e complicado como a maioria das pessoas pensa.
Apesar do mundo às vezes parecer um lugar intimidador, na maioria das vezes o que se fala tem muito mais sensacionalismo do que realidade.
Acredite! É bem provável que você se descubra em um mundo com muito mais coisas positivas para oferecer e com muitos destinos para mulheres que viajam sozinhas sentirem-se seguras e desbravadoras.
E para te ajudar a encontrar estes destinos para mulheres viajarem sozinhas, listei cinco deles (países e cidades) para que você tenha uma ideia por onde começar e se programar.
Islandia
Segurança, igualdade de gênero e beleza natural
Praias de areia negra, fiordes gelados, geleiras, gêiseres, e as incríveis luzes do norte.
A beleza natural é de fato abundante na Islândia! Mas não é só isso!
Percorrendo o país pela Ring Road, por exemplo, é comum ficar muito tempo sem ver outro ser humano, apenas se deslumbrando com a vasta e bela visão panorâmica.
Mas quando alguém aparece, normalmente é uma mochileira ou uma ciclista viajando sozinha. E não é de se admirar que se encontre tantas mulheres sozinhas na Islândia.
O país já conquistou o primeiro lugar no Índice Global da Paz do Instituto de Economia e Paz e no Global Gender Gap do Fórum Econômico Mundial. Portanto a segurança e a igualdade de gênero não são problemas neste belo destino.
Além disso, a capital Reikjavik, atrai tantos viajantes solitários que não é difícil encontrar alguém legal para um bom bate papo no seu hotel ou albergue, ou ainda para dividir um aluguel de carro por exemplo.
A Islândia certamente deve fazer parte de sua lista de destinos, quando o assunto é viajar sozinha.
Se quiser já pode aproveitar e pesquisar seu hotel por lá.
Ilha de Oahu – Hawaii – Estados Unidos
Beleza natural e receptividade
Passe o dia inteiro em Waikiki, e volte à noite para o hotel tranquilamente.
No Havaí às vezes parece que você não está nos Estados Unidos. Além de ser um verdadeiro paraíso, as pessoas neste estado são definitivamente as mais amáveis e amigáveis dos EUA.
Se por acaso você se perdesse em Honolulu não teria nenhum problema em obter orientações. Os havaianos são tão solícitos que dão a impressão de um desprendimento com tudo, o que te deixa super à vontade.
Explore a Ilha de Oahu tranquilamente sozinha, seja de carro ou transporte público e vá relaxada mesmo!
Tome sol, mergulhe, deixe as coisas na areia sem a menor preocupação, porque no retorno estarão lá.
Jante sozinha muito tranquilamente seja nos restaurantes locais, bares ou quiosques sem que te olhem como se fosse um ET ou precise ter receio de ficar sendo assediada o tempo todo.
Há muito o que fazer. Mergulhe nas cristalinas águas de Waimea Bay, suba o Dimond Head. Caminhe pela orla de Waikiki. Não deixe de visitar o paraíso na terra, que são as praias de Kailua e Lanikai. É tão lindo que dá vontade de nunca mais sair de lá.
Então se você está se perguntando onde deve ser sua próxima viagem solo nos Estados Unidos, considere a Ilha de Oahu, ficando em Honolulu!
Confira algumas dicas aqui mesmo no blog nos artigos que falo especificamente sobre o Hawaii
Ilha de Fernando de Noronha
Segurança, preservação ambiental
Beleza natural, preservação do meio ambiental, muita organização e segurança. Tudo isso junto em um dos lugares mais lindos do planeta. E este lugar é no Brasil!!!
Além de ser um paraíso, Noronha certamente é um dos destinos para mulheres que viajam sozinhas dos mais seguros. Acredito que sejam pouquíssimos lugares no Brasil onde você possa caminhar com seu equipamento fotográfico pendurado no pescoço, em transporte público, pra lá das 10 horas da noite.
Além da segurança, Noronha é um daqueles raros lugares onde é possível ver um guia de turismo parar o carro para recolher uma lata de cerveja que o sol reflete no acostamento. ]
Que orgulho de ver gente desse Brasil cuidando com tanto afinco de nossa natureza exuberante! Quanto orgulho de ver gente cuidando do que é seu.
São 23 kms de Ilha, uma rodovia apenas (que corta toda a Ilha), uma linha de ônibus (que vai de um extremo a outro) e muita natureza de tirar o fôlego.
Noronha é perfeita para a mulher que viaja sozinha. É um lugar muito fácil tanto para ficar em paz consigo mesmo, quanto para fazer amizades. Seja com nativos ou com os muitos turistas que estão na ilha em qualquer época do ano. É só dar uma caminhada pela Vila dos Remédios, beber algo no Bar do Cachorro, assistir o deslumbrante pôr do sol do Boldró ou no Bar do Meio.
Costumo dizer que todo ser humano deveria ter o direito de ir à Noronha ao menos uma vez por ano!
Temos um artigo completo sobre Noronha aqui no blog.
Melborne – Austrália
Cultura e segurança
Melbourne é de longe um dos melhores destinos para mulheres que viajam sozinhas na Austrália. É considerada uma cidade muito segura inclusive para caminhar à noite.
Se você precisar de ajuda pode perguntar a qualquer um que esteja passando, que serão solícitos e ficarão felizes em ajudá-lo.
Rotulada como a capital cultural da Austrália, Melbourne encanta pela beleza dos jardins verdejantes, grandes parques, e a arquitetura da era vitoriana no entorno. A cidade é cheia de teatros, galerias, museus e excelentes restaurantes, onde se pode comer desde peixes até os tradicionais hamburgueres com pão australiano (hum!!!). Que tal escolher um destes deliciosos hambúrgueres no Barney Allen’s, por exemplo?
Para quem prefere um estilo de viagem mais cosmopolita, a cidade é perfeita.
E para quem gosta de natureza e aventura também, já que a cidade serve de base para explorar outros lugares incríveis no país, como Philip Island, The Great Ocean Road e Grampians National Park.
Leve em consideração a Austrália para sua viagem solo. E principalmente, a cidade de Melborne como base.
Singapura
Segurança
Tigre Asiático, com o porto mais movimentado do mundo, e um dos destinos mais prósperos na Ásia.
É a cara da viajante cosmopolita.
Singapura é um desses lugares incríveis onde você pode passear facilmente pela cidade ou fazer compras no Mustafa Center às 3 da manhã sem ficar constantemente observando se alguém está te seguindo.
Em Singapura parece que mesmo que você deixe sua bolsa no banheiro, há uma grande probabilidade de que se você voltar lá dois dias depois, ela ainda esteja no mesmo lugar.
Isso faz sentido, já que as taxas de criminalidade de Singapura são umas das mais baixas do mundo, o que faz desse pequeno país um dos mais seguros destinos para mulheres que viajam sozinhas
Ao contrário de grande parte do Sudeste Asiático, exceto nas áreas conhecidas como Little India, China Town e Arab Street, você não se assustará com os altos preços cobrados aos turistas.
De todo o modo, esteja atenta aos gastos pois a cidade é muito cara. Na verdade, Singapura é uma das mais caras do mundo.
Mas usando o transporte público que é bastante eficiente, fazendo pré-reserva para atrações que tem vontade de ver na cidade e ficando em áreas mais baratas, como o Mustafa Centre, é possível aproveitar a cidade sem gastar vultuosas quantias.
Ou seja, aquele segredinho para uma viagem sem surpresas cai bem para Singapura também. Planejamento é a alma de qualquer viagem.
Tendo tudo na ponta do lápis, vale relaxar e apreciar a vista noturna de Marina Bay Sands, explorar os deslumbrantes jardins da baía, dar uma conferida na Universal Studios ou ainda, para as mais aventureiras, tentar o bungee jump em Clark Quay.
Faça essas coisas sozinha, sem medo de ser feliz!
Por Lu Leal
10 comments
Olá, gosto de viajar sozinha e tenho curtido as postagens daqui.
Porém a grande maioria dos lugares indicados são no exterior e lufares caros.
Gostaria que mostrassem mais lugares no Brasil e com valores mais acessíveis a todas.
Grande abraço.
Olá Obrigada pela participação e sugestão.Está anotada
Nosso Brasil é lindo e merece muito ser valorizado por nós. O blog está acontecendo aos poucos e ainda vamos postar muita coisas legal do nosso país para todas.
Já estava pensando em fazer uma viagem totalmente acessível para dar as dicas e em breve acontecerá. Um beijo
Adorei saber dessas dicas , pois eu viajo sempre sozinha. Acabei de chegar do ALASKA , sozinha , foi maravilhoso !!!
Maravilhoso!
Sabe que tenho uma vontade enorme de conhecer o Alaska? E um desafio também. Quero fazer isso de motorhome.
Será que sozinha dou conta?
Beijos
Olá
Adoro viajar e conhecer novos lugares novas culturas, mas as vezes deixo de viajar por falta de companhia. Confesso que tenho medo de viajar sozinha. E já que infelizmente não falo inglês, me limito as viagens pelo nosso país que tem lugares espetaculares!
Acompanho suas ótimas dicas e em breve quero me encorajar e começar meu vôo sozinha! Bjinhos
Ah, que legal que já vem acompanhando as dicas e o blog.
Você já é parte da nossa comunidade? Dos grupos, do clube MVS e tudo mais? Assim com o tempo vai se informando e se inspirando com as viajantes.
Em algum momento você vai perder o medo.
Dá uma olhada nos outros artigos aqui do blog.
Vou deixar para você um artigo que fala um pouco mais sobre o medo.
https://mulheresqueviajamsozinhas.com.br/medo-de-viajar-sozinha/
E se você ainda não é parte da comunidade, clica no link e veja se gostaria de entrar.
https://mulheresqueviajamsozinhas.com.br/viajar-sozinha/
Um beijo
Gostei do blog, mas sou aquela que quer viajar sozinha mas morre de medo!!! Coragem me falta!!!
Dá uma navegada aqui no blog que temos alguns artigos falando sobre medo. Fica tranquila que ter medo é super natural. Mas dá pra superar. Dá uma lida nesse artigo.
https://mulheresqueviajamsozinhas.com.br/medo-de-viajar-sozinha/
[…] na sua lista alguns desses locais do mundo para viajar desacompanhada sem medo, segundo o site Mulheres Que Viajam […]
Estou na minha segunda viagem sozinha, em Lisboa. Estou amando!!!!! É libertador.