Vamos falar de fotografia de viagem
Sabe a febre de postar tudo nas redes sociais? É quase uma obsessão, um vício.
Para algumas pessoas ter a sua foto cheia de curtidas no instagram, no facebook ou em qualquer outra rede social é parte essencial de suas vidas. E veja que algumas pessoas fazem qualquer coisa para ter sua foto divulgada!
A comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas tem muitos seguidores em suas redes sociais, então é normal recebermos muitos pedidos para divulgação de fotos de perfis de viagem do Instagram. Algumas pessoas chegam a nos mandar mensagens incomodadas, tentando entender porque suas fotos não podem aparecer no perfil.
Na verdade, um olhar mais cuidadoso vai encontrar no perfil da nossa comunidade um padrão de publicação, e quem tiver atenção à isso vai entender porque algumas fotos não podem ser postadas.
Os críticos às vezes não compreendem que as fotografias divulgadas na comunidade são escolhidas à dedo, e que escolhemos imagens que sigam uma lógica de composição, cores, destinos a destacar que façam sentido dentro do nosso feed, harmoniosamente.
E é sobre isso que queremos falar nesse post para com algumas dicas ajudar você a fazer uma boa fotografia de viagem para deixar seu feed do instagram lindo e quem sabe ter sua foto divulgada também na nossa comunidade?
Fotografia de Viagem: o que divulgar e como divulgar
Para ter uma fotografia na divulgação na comunidade é necessário que haja uma história sendo contada na imagem, uma mensagem de inspiração, ou simplesmente a divulgação de um local que promova, por exemplo, debates de questões relacionadas ao universo das mulheres viajantes.
Principalmente no momento atual, onde estamos compartilhando absolutamente tudo pelas redes sociais e gerando conteúdo de imenso valor para a sociedade como um todo, além de uma história para contar com nossas imagens, precisamos levar em conta que a evolução da fotografia e dos processos de edição fazem diferença na hora de chamar a atenção do público o qual queremos acessar com a nossa mensagem.
Quando você posta uma fotografia de viagem numa rede social, você quer alcançar um público com a sua história. E sabemos que tem muita gente postando vídeos e fotos espetaculares na internet.
Então para conseguirmos chamar a atenção de alguém através da fotografia de viagem precisamos caminhar do ladinho de toda a evolução que presenciamos no que se refere à imagem. Isso quer dizer que para ter a atenção do seu público não adianta ter uma foto bonita. Você precisa ter A FOTO.
Técnicas de Fotografia de Viagem
Para sua foto contar uma história, comunicar algo para o outro, algumas diretrizes básicas devem ser seguidas.
Elas vão te ajudar a criar fotografias de viagem incríveis e que fazem o principal: passam o seu recado!
Qualquer pessoa que pretenda fazer uma boa foto vai precisar dar a atenção necessária a pelo menos dois importantes elementos básicos da boa fotografia: Composição e iluminação.
Composição
Quando falamos de composição é bom que se leve em conta algumas técnicas. A mais importante e famosa delas é a regra dos terços.
Ela te ajuda a compor os elementos da foto de forma estratégica deixando a imagem mais harmoniosa e agradável visualmente.
Consiste em dividir mentalmente sua imagem em 9 partes (imagine quadros de um jogo da velha) e usar como orientação para compor a imagem ideal as linhas e interseções dos quadros imaginários.
Para ficar mais ilustrativo o que quero dizer dê uma olhada na imagem abaixo. As pedras empilhadas compõem o cenário da paisagem fotografada.
As pedras não são o assunto da imagem propriamente dita, mas são um elemento a ser evidenciado na composição.
A posição delas na imagem encaixa perfeitamente nas interseções produzindo uma harmonia com todo o restante da composição.
Iluminação
Definitivamente o elemento considerado decisivo para dizer que uma foto é boa ou não, deve ser pensado minimamente.
Veja que por exemplo. Uma menor quantidade de luz ou uma sombra mais densa sobre o objeto retratado pode dar um ar mais pesado ao momento.
Em contrapartida, a luz que projeta uma sombra leve pode trazer suavidade e romantismo ao momento. Enquanto que fazer uma luz indireta no rosto de uma pessoa, ou fotografar propositalmente uma silhueta, pode trazer um ar de mistério à fotografia.
Independente de qualquer diretriz, o fato é que quem ama fotografia de viagem, só quer mesmo é poder trabalhar com a luz natural. E tudo o que a luz natural pode construir esteticamente em uma fotografia acaba por fazer dela a preferência dos fotógrafos viajantes, fotógrafos de paisagens ou de qualquer tipo de fotografia outdoor.
E quer saber do porquê da luz natural ser a queridinha dos fotógrafos? Por causa do astro rei.
A posição do sol no céu produz diferentes cores na fotografia. E também é a posição do sol que faz a diferença quando o assunto é iluminação natural em fotografia de viagem.
Goden hour e Blue Hour: As melhores luzes e cores
A “Golden hour” (ou hora dourada, como chamamos em fotografia) e a Blue hour (Crepúsculo) são os momentos em que todos os fotógrafos amam fazer suas imagens.
A Golden Hour é aquele curtíssimo espaço de tempo quando o sol está tocando o horizonte, tanto ao amanhecer como ao entardecer. Ou seja, aqueles instantes em que o sol acabou de aparecer e quando ele já está começando a se pôr no horizonte.
As cores da foto feita neste momento terão a predominância de um tom mais dourada.
Já a Blue hour são aqueles 30 minutos anteriores ao nascer do sol e os 30 minutos posteriores ao por do sol. É o momento das luzes de transição entre o dia e a noite.
Normalmente as cores no céu ficam bastante variadas, com uma predominância de tons mais para o azul.
Sabe aquela foto de viagem incrível em frente à algumas catedrais na Europa, ou pontos turísticos clássicos que você jura ser impossível fazer? São feitas pela manhã, nas primeiras luzes do dia.
É claro que o fato destes lugares estarem vazios nas primeiras horas do dia conta muito, mas certamente que a iluminação daquela fotografia vai ficar linda e fazer com que sua foto dificilmente decepcione.
Estas luzes são as consideradas as melhores em fotografia.
E acredite. Você vai notar como sua foto vai ficar infinitamente mais contrastada e com maior variedade de cores nestes momentos específicos do dia.
Fotografia de Viagem. Como aprender as melhores técnicas?
São inúmeras as técnicas de fotografia que podem ser usadas para todo tipo de foto.
Mas para quem está começando agora, vai viajar e quer voltar com fotos maravilhosas, a necessidade de uma aprendizado sobre o tema, e que tenha um impacto na prática, é fundamental.
Pra quem precisa aprender de forma mais rápida, sem muita complicação ou teorias muito complexas, nós indicamos um curso de fotografia que você pode fazer em casa. O Curso de Introdução à Fotografia Digital na Prática.
De todos que tive acesso na internet, este é o melhor curso de fotografia que posso te indicar.
Os caras são fera, o método de ensino é prático (e nem poderia ser diferente). Veja o vídeo clicando aqui no link .
Como toda arte tem alguma ciência por trás, ter conhecimento técnico vai certamente fazer com que você produza fotos maravilhosas.
Que tal vir contar pra gente depois como foi?
Você pode também enviar a sua fotografia com descrição nas mensagens do nosso instagram ou página do facebook, que sua foto pode ser uma das escolhidas para aparecer no perfil.
Aproveite para ler aqui no blog outras dicas de viagem.
2 comments
Adorei.
Quero fazer o curso.
Oi Mariza.
Que ótimo. Você vai adorar o curso.
Deixo aqui o link para você.
https://go.hotmart.com/I6197953G