A partir de 2022, o brasileiro que fizer uma viagem à Europa para qualquer fim, seja turismo, negócios, cuidados médicos ou uma simples conexão de seu voo, precisará ter uma nova permissão da União Européia.
No total são 14 países além do Brasil que precisarão obter a autorização chamada Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem (na sigla em inglês, ETIAS). A autorização eletrônica serve para todo o espaço Schengen.
Os cidadão de 15 países da América Latina, dentre eles os brasileiros, deverão solicitar o Etias preenchendo um questionário de segurança, além de um formulário com dados pessoais, emprego, escolaridade e informando quais os países pretende visitar dentro do espaço Schengen.
A solicitação será respondida rapidamente após o registro no sistema, concedendo a permissão ou não.
Se aprovada, a autorização terá validade de três anos. O valor da taxa a princípio será de 7 euros.
As companhias aéreas terão a obrigação de checar se o viajante tem o Etias ainda no check in, e caso o viajante não tenha o documento poderá ser impedido de embarcar.
Países que precisarão da Nova Permissão de Viagem para a Europa
- Argentina
- Brasil
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- El Salvador
- Guatemala
- Honduras
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Uruguai
- Venezuela
Qual a justificativa para a nova autorização?
Esse novo controle de entrada nos país do Espaço Schengen foi aprovado pela Comissão Européia, em função da crise migratória e preocupações em relação ao terrorismo . A alegação é que o novo sistema vai permitir uma agilidade maior na identificação de pessoas que possam significar risco para estes países, além de prevenir a imigração ilegal e reduzir atrasos nas fronteiras.
8 comments
Será uma solicitação para cada pa8s ou uma para o acôrdo comtemplará todos?
Uma só se os países pertencerem ao espaço schengen….
Muçulmanos podem entrar a vontade no espaço Schengen, nem precisa de passaporte. Isso eu vi, pois em 2015 eu estava num vagão abarrotado de sírios e na entrada de Estocolmo, vi essa cena: entrou no vagão um grupo de jovens voluntários e vários policiais. Ouvia claramente os refugiados dizerem, NO PASSAPORT, enquanto a polícia fazia anotações e os jovens voluntários dizendo WELLCOME. Enquanto isso no Brasil, onde cada dia é facilitada a entrada de estrangeiros, vem os europeus com essa medida contra os brasileiros, que nunca jogaram bombas na Europa.
Esse é um comentário totalmente racista em relação à religião mulçumana . Sabes disso ne?
Pois é, Gabriela.
É inacreditável que esse tipo de pensamento ainda exista no nosso mundo.
Eu sou brasileira mais moro na Irlanda
Mesmo assim tenho que pedir autorização para poder viajar na Europa ?
Olá Fabi
Se possui o passaporte europeu seu trânsito é livre, não há necessidade de autorização.
Isso não é verdade! Qualquer pessoa precisa de passaporte ao entrar. O que acontece é que muitos refugiados (e nem todos são muculmanos ou arabes) não têm documentos e chegam de forma ilegal mas são casos específicos que ai já é outro assunto e é tratado de uma outra forma. Agora dizer que muçulmano entra sem passaporte, ai já é demais.