Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Viajar Sozinha para o Chile

by Mulher Viajante
Viajar Sozinha para o Chile

Inglês com a gringa


Seguros Promo

Se tem um país fora do Brasil para viajar sozinha este país é o Chile.

O simples fato de estar aqui do nosso lado já seria um bom motivo. Mas há muitas outras boas razões para você conhecer essa lindeza de vizinho. Belezas naturais, riqueza histórica e cultural, preço acessível e a similaridade com o idioma são algumas dessas razões.

E para vocês terem uma ideia das possibilidades e diversidade de lugares para desfrutar no Chile, não à toa em 2018 o World Travel Awards premiou o país como o melhor destino para turismo de aventura. Figurou ainda entre os Top 10 países melhores países para visitar em 2018 segundo o Lonely Planet. E quando o assunto é viajar sozinha, é bom saber que o Chile está entre os 20 destinos mais seguros para viajantes solo.

Então é claro que o Blog Mulheres que Viajam Sozinhas não poderia deixar de dar aquelas dicas especiais para as mulheres viajantes sobre este destino perfeito tanto para viajantes solo iniciantes quanto para as mais experientes.

Vamos lá?

Encontro com a Cultura Chilena

História

A cultura chilena é uma mistura interessante de elementos indígenas, (Mapuche em sua maioria) e a influência do colonialismo espanhol. Foi um país que abrigou grande número de europeus o que teve efeito profundo sobre sua sociedade.

O Chile foi conquistado pelos espanhóis no século XVII e experimentou um grande boom econômico graças à exploração de seus recursos naturais. Foi palco de um golpe militar em 1973 que conduziu o país uma ditadura de dezessete anos, sob o comando do general Augusto Pinochet. A transição para a democracia aconteceria em 1990.

Cultura

A literatura chilena tem alguns Prêmios Nobel conquistados. E Pablo Neruda, Gabriela Mistral e Isabel Allende são em grande parte os responsáveis por apresentar essa literatura ao mundo. A dança nacional é o cueca. E a música teve muita importância para os chilenos principalmente durante a década de 1970 onde a canção de protesto começou a circular clandestinamente como forma de expressão contra a ditadura (qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência).

Os chilenos convivem com uma grande paixão pelo futebol. Depois dos argentinos eram os que estavam em maior número aqui no Brasil na Copa do Mundo com seus motorhome e trailers que tomaram conta de Copacabana nos dias do mundial.

Os chilenos fazem muito bom uso da variada geografia do país no que diz respeito às atividades turísticas e de lazer por exemplo. Esquiar e surfar são atividades muito populares. E quando o assunto é turismo é notável que o país aproveita bem para explorar locais em meio às maravilhosas paisagens andinas e na extensa costa para o Pacífico.

Seus costumes se disseminam pelo país com elementos indígenas e europeus mais ou menos destacados dependendo da região, o que encanta os visitantes e deixam a visita ao país ainda mais interessante.

Lingua.

A língua falada no Chile é o espanhol.

Não é certo pensar que falantes de português vão tirar de letra o espanhol, já que é uma língua com muitas palavras cognatas que podem gerar confusão nas viajantes menos atentas. Além disso, há significativas diferenças de pronúncia em alguns países. Mas no geral, no Chile é bastante fácil se comunicar e com certeza ninguém vai ficar perdida por conta de não conseguir se explicar ou entender os chilenos. Em termos de facilidade de comunicação pode-se dizer que o Chile é um país bastante tranquilo para se aventurar numa primeira viagem internacional solo, se uma das coisas que te deixa insegura para viajar sozinha para fora é o idioma.

Viajar Sozinha para o Chile

Cerro San Cristobal

Como Chegar

A capital do país, Santiago de Chile, é o centro econômico e cultural da sociedade chilena.

Normalmente será por lá sua chegada no país. E mesmo que sua intenção não seja ficar na capital, vale pelo menos umas duas noites por lá. Isso porque é uma boa desfrutar da cidade rodeada pela Cordilheira dos Andes, que tem várias possibilidades de passeios, excelentes restaurantes, vida noturna e diversidade de atividades culturais.

De lá, partir para pontos de interesse no Chile como o Vale Nevado, as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar, o Deserto do Atacama e a Patagônia Chilena, pode ser feito por via aérea ou terrestre. Em razão de ser um país coberto em toda a sua extensão pela Cordilheira dos Andes, nossa indicação é que dê preferência aos deslocamentos aéreos para locais mais distantes da capital como o Atacama e a Patagônia. Certamente a viagem será mais rápida e mais segura para quem pretende viajar sozinha para o Chile.

Empresas aéreas e frequência dos voos

As principais empresas aéreas são a Latam (Voos nacionais e internacionais), Sky Airline e Jet Smart (cobrem a parte central do país e norte) e Aerovias DAP (cobertura da região da Patagônia Chilena).

A Latam (fusão da antiga Lanchile com a brasileira TAM) é a principal empresa aérea do país e detentora da maioria das frequências internacionais. Partindo do Brasil há bastante oferta de voos pela LATAM.

Azul e Gol também têm voos para o país, o que nos dá uma grande variedade de frequências para a capital chilena Santiago, partindo de São Paulo.

Santiago. O que fazer na Capital do Chile

Santiago é a típica cidade cosmopolita com enorme variedade e versatilidade de atividades para quem pretende conhecê-la.  Está cercada pela cordilheira dos Andes, produzindo paisagens naturais excepcionais além de agradáveis atividades de lazer nas montanhas.

Santiago tem uma vida cultural riquíssima, noite agitada e maravilhosas possibilidades quando o assunto é gastronomia. É uma cidade envolta pela beleza de uma cordilheira e que não poderia mesmo ignorar a vida ao ar livre.

Aqui te dou algumas sugestões de locais para serem visitados em Santiago e nas proximidades.

Cerro San Cristóban

Os cerros são aqueles locais imperdíveis onde as melhores vistas da cidade podem ser apreciadas.

O Cerro San Cristóban fica no Parque Metropolitano de Santiago, o maior parque do país. Para subir o cerro já se aproveita um passeio lindo no funicular (um tipo de bondinho). As estações são a Pío Nono, Zoológico e a Estação do Cumbre (Topo de Cerro) que está a 820 metros do nível do mar e oferece uma das vistas mais bonitas da cidade. No inverno a vista da Cordilheira dos Andes coberta de neve é encantadora! Mas lembre-se de estar preparada para o frio.

O Santuário da Imaculada Conceição também está localizado no topo do cerro e traz uma bonita imagem de 22 metros. E o teleférico que esteve fora de funcionamento durante 6 anos após um terremoto na cidade, está a todo vapor! Passear de teleférico no Cerro San Cristóbal é obrigatório!

Mercado Central de Santiago

Eu particularmente gosto muito de conhecer estes grandes mercados das capitais que visito. Há sempre muita variedade e produtos típicos. No caso do mercado central de Santiago já vai preparada para encontrar muita variedade de peixes e frutos do mar. Há barracas misturadas à restaurantes típicos e você escolhe onde vai experimentar os sabores da culinária chilena.

Patio Bellavista

Viajar Sozinha para o Chile

Patio Bellavista – Point de encontro de chilenos, também é um excelente local para tomar um drink em um dos diversos bares à céu aberto. Reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade e também casas de show. O legal desse lugar é que se você não for lá uma pessoa muito da noite vai poder aproveitar durante o dia também.

Catedral Metropolitana de Santiago

Para os amantes de arquitetura e história. Localizada na Plaza de Armas, a Igreja é uma preciosidade dos estilos barroco e neoclássico. A bela Catedral Chilena abriga também o Museu de Arte Sacra do Chile.

La Chascona

Pertences pessoais e obras de Pablo Neruda na antiga casa do poeta. Está localizada aos pés do Cerro San Cristóbal. Para fazer a visita à casa do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Contrate uma visita com guia de áudio, pois há muita informação e curiosidades para conhecer.

Vale Nevado

Estações de Esqui nas Redondezas

Algumas das principais estações de esqui do Chile estão há apenas um hora de Santiago, e as estruturas destas estações vão te impressionar. Muito organizadas e preparadas para receber muitos visitantes. As mais procuradas são as estações de esqui do Valle Nevado – consideradas as melhores pistas do Chile -, e El Colorado, procurada principalmente por iniciantes e praticantes do esporte em nível intermediário.

A temporada de esqui no Chile começa no final do mês de Maio e vai até o início de outubro.

Vinícolas nas redondezas

Viajar Sozinha para o Chile

Foto: Concha y Toro

Um belo passeio sempre é a visita às vinícolas. O chile é um país reconhecido mundialmente pela produção de excelentes vinhos. A vinícola mais conhecida é a Concha y Toro. Os passeios pra lá precisam ser reservados com antecedência pois tem horário certo e número de pessoas limitado.

Se você visitou algum lugar imperdível em Santiago, compartilha conosco nos comentários.

Luciane Leal


Seguros Promo

Related Articles

3 comments

Deserto do Atacama - Viajar Sozinha | Mulheres que Viajam Sozinhas 30/05/2020 - 03:37

[…] Viajar Sozinha para o Chile […]

Reply
Destinos em alta em 2021 19/10/2020 - 17:21

[…] Viajar Sozinha para o Chile […]

Reply
Mauna Kea. Ilha do Havaí. Do mar ás estrelas. 30/10/2020 - 20:31

[…] Viajar Sozinha para o Chile […]

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais