Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Alemanha. Vá sozinha tranquila com todas as dicas que reunimos para você

by Mulher Viajante
Alemanha

Inglês com a gringa

Localizada na região central da Europa a Alemanha é o país mais populoso da parte ocidental do continente.

Com 83,24 milhões e habitantes (2020) essa nação possui mais de 2000 anos de história, cercada por cenários com cordilheiras, florestas, rios, praias em muito mais, que foram solo para diversos eventos históricos globalmente importantes como a queda do muro de Berlim e acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Por falar em Berlim, ela é a capital da Alemanha sendo centro de cenários artísticos e intensa vida noturna, além de estar entre as maiores economias do mundo.

As famosas Oktoberfests são principalmente sediadas em Munique, cidade situada a 585 km da capital.

Outra parte importante da cultura alemã é o futebol. Sua seleção é quatro vezes campeã mundial (apenas 1 título atrás do Brasil), e seus times possuem grande peso na Europa.

Por sua pluralidade cultural e natural a Alemanha é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro.

Desde cenários medievais, montanhas, festivais até praias muito belas a Alemanha é um país plural e acolhedor. Vale muito a pena se programar para passar suas férias em um cenário tão divertido, animado, belo e magnífico!

O que você precisa saber antes de ir para Alemanha

Aqui traremos algumas informações básicas para o início do seu preparo para ir à Alemanha como dinheiro, processos documentais e idioma.

  • Moeda

A moeda oficial da Alemanha é o Euro. Atualmente 1 Euro está valendo R$ 5,50 em média.

  • Documentação

Aqui vai uma ótima notícia: brasileiros não precisam de visto para entrar na Alemanha se a sua permanência for de até 90 dias. Isso ocorre por conta do Acordo de Schengen, um tratado feito entre países europeus e países signatários sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas.

Vamos à documentação necessária.

Para adentrar a fronteira alemã é preciso um passaporte com validade de no mínimo três meses após a data de retorno e pelo menos uma página livre para os carimbos.

Comprovante de passagens de ida e volta, seguro de viagem médico válido na Alemanha e comprovante de manutenção financeira durante o período de estadia (não ultrapassando os 10.000 euros) são alguns outros pré-requisitos para entrada.

Também é necessário comprovante de hospedagem, seja um recibo de hotel ou carta-convite de quem você irá ficar na casa, por exemplo.

  • Idioma

A língua oficial da Alemanha é o alemão.

Produtos para Viagem

Como chegar na Alemanha

O principal aeroporto da Alemanha é o de Frankfurt, inclusive ele é um dos mais movimentados do mundo. Anualmente mais de 56 milhões de passageiros transitam por ele.

Vamos a alguns dados sobre passagens.

  • São Paulo → Alemanha: 14h 15min. De viagem com escala em Milão; operado por LATAM/LUFTHANSA.
  • Brasília → Alemanha: 15h 05min. De viagem com escala em Guarulhos; operado por LATAM.
  • Porto Alegre → Alemanha: 14h 50min. De viagem com escala em Guarulhos; operado por LATAM.

Para sair do aeroporto de Frankfurt em direção ao centro da cidade, por exemplo, o mais recomendado é pegar o trem S-Bahn que fica no terminal 1. Para comprar uma passagem basta ir até o saguão do trem no aeroporto.

Além das outras opções clássicas como táxi e motorista via app também existe a opção do ônibus Shuttle. Ele faz o trajeto aeroporto-estações de trem que podem te levar para o local específico da cidade onde deseja ficar.

Caso queira sair de Frankfurt para a capital da Alemanha, Berlim, existem diversas opções: avião, carro e trem.

As passagens de avião com traslado incluído costumam sair por volta de 120 Euros e essa é a opção mais rápida, a viagem costuma durar 1h 30min.

O mais em conta é o trem, com passagens por volta de 24 euros e o percurso sendo feito em 4h e 6min.

Alugar um carro sai em média 107 dólares sem a inclusão a gasolina e pedágio, a viagem dura cerca de 5h e 30min. É uma excelente opção para quem quer ter mais liberdade para circular e parar em locais estratégicos para fotos e etc.

As viagens de carro na Alemanha costumam ser maravilhosas tanto pelas paisagens pelo caminho quanto pelas excelentes estradas.

Quando ir à Alemanha?

A melhor época para visitar a Alemanha vai depender muito de qual o intuito da sua viagem. Outra coisa que influencia muito é o orçamento para passagem, por exemplo.

A alta estação se dá de junho a agosto por conta do verão com temperaturas mais quentes.

Dezembro é sempre um mês cheio por conta das festas de fim de ano, e especialmente em Munique setembro é bastante procurado por ser o mês em que ocorre a famosa Oktoberfest.

Então você já sabe que durante esses períodos provavelmente a passagem será mais cara, hospedagem também, e os lugares estarão mais cheios.

Caso você queira curtir a neve, esquiar e aproveitar um clima de montanha, os alpes no sul da Alemanha ficam mais próximos da região da Áustria e possuem baixas temperaturas com neve praticamente o ano inteiro.

O povo alemão adora uma festa! Durante todo o ano existem eventos culturais e artísticos para aproveitar.

Vale a pena fazer uma pesquisa de quais mais te agradam e inseri-los na sua programação! As viajantes da nossa comunidade inclusive podem te ajudar com isso. Tem muitas viajantes que vão frequentemente para a Alemanha, ou até mesmo moram por lá, e podem dar dicas valiosas.

Como é o clima na Alemanha?

Tomando como base a capital da Alemanha, Berlim, o clima se configura enquanto quente e temperado com bastante chuva durante todo o ano. A temperatura média é de 10,1 °C e a pluviosidade anual fica em 669 mm.

Para quem está procurando temperaturas mais próximas à realidade brasileira, o período ideal para programar a sua viagem fica entre os meses de junho e setembro.

Esse intervalo possui as temperaturas mais altas do ano, sendo o mês mais quente de todos julho, com 24 graus.

Esse também é o período de menor umidade e maior horas de sol durante o dia.

Caso você queira experimentar um frio na Alemanha daqueles de cinema, o período ideal se dá entre os meses de novembro a março, época que a depender do momento escolhido você consegue preços melhores por não se tratar da alta temporada.

O mês com previsão de menor temperatura é janeiro, onde os termômetros não marcam mais do que 2,8 °C e a mínima chega a – 1,9 graus. É de congelar até o osso!

Na Alemanha costuma chover bastante, para quem está correndo do aguaceiro os meses mais indicados são: fevereiro, abril, outubro e novembro. A precipitação não chega à 50 mm.

O que fazer na Alemanha?

Por aqui nós te garantimos que a Alemanha é um dos destinos mais animados do mundo!

Tanto faz se você prefere um turismo cultural, histórico, de festas, ou até mesmo envolvendo esportes radicais e contato com a natureza, nesse país germânico tem de tudo um pouco para você aproveitar muito!

A Alemanha pode te oferecer várias programações tanto na capital quanto no interior.

Separamos aqui algumas dicas valiosas para o seu roteiro.

Castelo Neuschwanstein

Construído em 1869 por Luís II da Baviera esse emblemático castelo serviu de inspiração para ninguém menos do que Walt Disney criar o castelo da Bela Adormecida, um grande símbolo dos estúdios Disney.

No período do verão cerca de 6.000 turistas passam diariamente para conhecer o palácio.

Zugspitze

Zugspitze é uma montanha situada sobre a fronteira com a Áustria, seu cume é o ponto mais alto de toda a Alemanha com 2.962 metros. Para as montanhistas de plantão, é possível fazer a escalada em cerca de dois dias, e em algumas partes da cordilheira é possível encontrar comida e alojamento de refúgio.

Palácio de Würzburg

Esse palácio é tombado pela UNESCO como patrimônio mundial e fica localizado na cidade de Wurtzburgo. Seu estilo predominantemente barroco o palácio foi descrito por Napoleão Bonaparte enquanto “mais simpática Residência de prelados da Europa”.

Berlim

Uma das cidades mais vibrantes da Europa é a também a cidade de atrações imperdíveis se você é uma amante de história e cultura.

Alguns dos fatos mais emblemáticos do século XX aconteceram nos muros de Berlim (sem trocadilho).

Sempre vamos dizer que a melhor maneira de conhecer uma cidade de grande importância geográfica e histórica é começando pelo tour gratuito por ela. Esse tipo de passeio dá uma ideia mais geral de locais importantes na cidade e te ajuda a escolher o que vai querer ver com mais calma.

Vamos a alguns tours gratuitos em Berlim e passeios mais completos pela cidade.

Memorial do Holocausto

Também chamado de Memorial aos Judeus Mortos da Europa, ele está localizado no coração de Berlim bem próximo ao Portão de Brandemburgo.

Sua construção teve o intuito de servir de lembrete sobre essa parte obscura da história da Alemanha que foi o período do regime nazista.

Sua visitação ao ar livre é gratuita. A parte do “Local da Informação” funciona todos os dias menos às segundas.

Portão de Brandemburgo

Esse é o ponto turístico mais famoso de Berlim. Ele foi projetado no século XVIII como um símbolo de paz pelo então rei da Prússia.

Hoje em dia após muitos fatos históricos importantes envolvendo o portão, ele se tornou o símbolo maior da unificação da Alemanha.

Comemorações festivas, esportivas e eventos político-sociais acontecem frequentemente nos arredores do portão.

Parque Tiergarten

Esse é o segundo maior parque de Berlim, uma explosão verde muito bonita e admirada por quem passa. Com 210 hectares e 2,1 km² ele é a pedida perfeita para um passeio ao ar livre. Seja a pé, andando de bicicleta, fazendo um piquenique ou praticando esportes em seu espaço. Locais como a Coluna da Vitória, o Memorial de Guerra Soviético e o Palácio Bellevue ficam no Tiergarten.

Muro de Berlim

Com certeza você já ouviu falar desse importantíssimo marco da história mundial. Durante 28 anos ele dividiu a Alemanha em duas sendo o maior símbolo da guerra fria. Ele foi finalmente derrubado no ano de 1989 após revolta da população. A maior parte do muro que separava Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental não existe mais, mas restaram em pé 2 km de muro espaçados que podem ser vistos ao longo da cidade.

Torre da TV

Alemanha Viagem. Berlin

Torre da T. Berlin

Dizem que essa é a vista mais bonita de toda Berlim. Localizada na Alexanderplatz, uma das praças mais famosas da capital da Alemanha, a torre possui 368 metros com super elevadores, restaurante giratório, mirante e uma imponente arquitetura. Anualmente ela recebe mais de 1 milhão de visitantes sendo parada obrigatória para todo turista!

Munique

Outra Cidade importante e muito visitada é Munique. É considerada a capital mundial da cerveja.

Então pra quem é amante da bebida, a visita é obrigatória.

Destacamos alguns passeios em Munique.

Allianz Arena

Responsável pelo jogo de estreia da copa de 2006, esse é o estádio do maior time da Alemanha, o Bayern de Munique.

Para as amantes do futebol esse passeio tem que estar incluído do roteiro!

Sua aparência moderna e futurista quando iluminada por diferentes luzes coloridas impressiona a todos, fãs do esporte ou não. Vale a pena!

Biergartens de Munique

A capital mundial da cerveja possui os famosos biergartens.

Eles são jardins muito belos com mesas de madeira enormes onde você degusta coletivamente cervejas artesanais acompanhadas da culinária bávara.

Alguns possuem a incrível marca de 8.000 lugares disponíveis para as pessoas sentarem, degustarem e confraternizarem!

Colonia

Museu do Perfume

Já usou ou ouviu falar na água de colônia?

Pois é! Esse é o perfume mais antigo do ocidente e seu nome é em homenagem a essa cidade na Alemanha que se chama Colônia.

O museu criado em 1709 encontra-se na histórica Casa Farina onde antigamente se fabricava o perfume. Esse vai ser o passeio mais cheiroso da sua viagem!

Frankfurt

Kleinmarkthalle

Esse é o mercado principal da cidade de Frankfurt.

Com 1500 m² ele possui mais de 60 lojas ofertando produtos fresquinhos nacionais e internacionais, além de especialidades da culinária da Alemanha preparadas na hora para degustação.

O mercado funciona de segunda a sábado.

Ilha dos Museus

Localizada na Speeinsel a Ilha dos Museus abriga 5 renomados museus dedicados à ciência e a arte.

O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O primeiro museu do local é o Altes Museum, que abriga itens de arte da família real da Prússia e antiguidades de Roma e Grécia.

O segundo é o Neues Museum, ele abriga uma rica coleção sobre História antiga, Egito e pré-história.

Durante a guerra ele foi destruído, depois reconstruído e reaberto no ano de 2009.

O terceiro é o Alte Nationalgalerie, o favorito de quem gosta das artes por ser recheado de exposições impressionistas, neoclassicístico, modernistas dentre outros estilos.

O Bode-Museum é o quarto da nossa lista com uma variedade de exposições, desde moedas até esculturas.

Por último temos o mais famoso de todos, o Pergamonmuseum. Anualmente ele recebe quase 1 milhão de visitantes e com uma vastíssima coleção que reúne importantes ícones da Europa.

Onde ficar na Alemanha?

A Alemanha é um dos países mais procurados por viajantes de vários locais diferentes.

Essa cultura turística faz com que haja diversas opções para todos os estilos de visitantes.

As viajantes que conhecem a Alemanha comemoram que, quando comparada com outros países da Europa, a Alemanha possui hospedagens mais em conta sem perder a qualidade!

Tomamos como referência de localização a capital alemã, Berlim, a mais visitada, local inde normalmente começam os roteiros pelo país. Vamos então a algumas dicas de ótimas acomodações na capital alemã.

Hostels em Berlin

Hotel BIG MAMA Berlin

Alemanha Vaiegm

Hostel Big Mama. Berlin Foto Divulgação do Hotel

Localizado próximo ao metrô U-Bahn esse hostel é muito bem avaliado pelas viajantes da comunidade além dos comentários em sites de reserva de hotéis.

A partir dele você consegue chegar no centro de Berlim em 10 minutos.

O hostel possui terraço, jardim e wi-fi gratuito, além de café-da-manhã por um preço adicional.

O Portal de Brandenburgo está localizado a 6 km de distância, e a Ilha dos museus a 5 km. As tarifas começam por volta de R$ 90.

MEININGER Hotel Berlin East Side Gallery

Comentários das viajantes já se hospedaram por lá indicam que se trata de uma opção econômica com conforto, e a acomodação possui equipe prestativa e com bom humor.

Ele oferece wi-fi gratuito, bar, recepção 24h e o local aceita pets.

O hostel está localizado a 500 m da estação de trem Ostbahnhof e a 2,4 km da Torre de TV.

Suas tarifas começam por volta de R$ 92.

Hotéis de 3 e 4 estrelas em Berlim

Singer109 Hotel & Apartment

Com seu buffet muito elogiado, esse hotel está a 2 minutos de trem da praça Alexanderplatz.

Tv, cozinha, banheiros privativos, mesa de bilhar, acomodações em estilo apartamento são algumas das vantagens. As tarifas iniciam por volta de R$ 125

One room in Berlim

Situado no bairro de Mitte em Berlim, esse charmoso apartamento é completamente equipado em uma ótima localização. Quem já se hospedou comenta que há muitos restaurantes e lojas por perto, e a acomodação chega a ser melhor que hotéis 4 estrelas, sua nota no site de reserva é 9! As tarifas iniciam por volta de R$ 226.

Hotel 5 estrelas em Berlim

Hyperion Hotel Berlin

Alemanha Viagem

Hyperion Hotel Berlin
Foto Divulgação do hotel

Muito perto do metrô, esse hotel de luxo está localizado em uma tranquila área do centro de Berlim.

Com quartos providos de isolamento acústico e camas extra-grandes, você também poderá desfrutar de cozinha internacional no local além de um bonito bistrô.

As viajantes comentam que a estadia por lá é impecável.

Os valores começam em R$ 537.

Clipper Boardinghouse – Berlin-Gendarmenmarkt

Com várias atrações ao redor, onde você conseguirá realizar os passeios a pé, esse é um famoso apartamento do centro de Berlim.

Muito amplo, higiênico e com funcionários simpáticos ele é totalmente equipado, conta com serviço de concierge e café da manhã servido em restaurante italiano no mesmo prédio.

As tarifas começam em R$709.

O que comer na Alemanha?

Com certeza você já ouviu falar dos salsichões e cervejas famosas da Alemanha.

Mas tenha certeza que o país não é só isso! Existem várias outras opções muito gostosas para você desfrutar durante a sua passagem em terras alemãs.

Aqui vai uma seleção de alguns locais bacanas para você conhecer.

  • Café Hauptwache

Essa dica vai para os que vão passar na cidade de Frankfurt.

O café está localizado em uma região muito turística então ele pode ser uma ótima pedida para o almoço ou um lanche quando você estiver visitando os pontos de interesse ao redor.

Possui cardápio com opções da culinária da Alemanha, mas também de outros lugares como tortas, massas e por aí vai.

  • Louis Café-Restaurant

Por lá, além da cozinha da Alemanha você encontra também a culinária Austríaca!

Muitos turistas amam fortemente o local avaliado com 4 estrelas em diversos sites de destinos turísticos. E o principal atrativo são as comidas em porções gigantes!!

É bom ir acompanhada de um grupo com bastante fome! O carro-chefe de lá é o schnitzel.

  • Augustiner am Gendarmenmarkt:

A especialidade desse restaurante é a culinária Bavária, com muitas refeições típicas e cervejas deliciosas.

Os pratos possuem porções generosas e ele é sempre bem indicado para os viajantes.

Possui mais de 5 mil avaliações em sites de indicações turísticas ganhando 4 estrelas.

  • Lindner:

Essa é a melhor dica possível para um gostoso lanche.

Todos apontam que a comida por lá é excelente. Uma viajante da comunidade relatou ir em 4 dias durante sua viagem de 5 dias de tão maravilhada que ficou!

O cardápio tem extensas possibilidades de refeição, do doce ao salgado e com opções vegetarianas e veganas. Um arraso!

Quanto dinheiro levar para Alemanha?

A Europa nunca foi um dos destinos mais baratos muito por conta da moeda, o Euro.

Atualmente 1 Euro está saindo por volta de R$ 5,50 (2022).

Recomendamos começar a programação da viagem para a Alemanha com um pouco mais de antecedência, para conseguir promoções bacanas, escolher uma época mais em conta e fazer uma reserva de dinheiro legal.

Uma passagem saindo de SP com destino a capital Berlim em baixa temporada sai por volta de R$ 3.500 reais por pessoa. Comparado com outros países como Holanda e Inglaterra a hospedagem na Alemanha sai um pouco mais barata, o que é uma grande vantagem.

Uma dica proveitosa é que caso você vá fazer um roteiro por outras cidades (como indicamos por aqui!), vale a pena alugar um carro.

O custo do aluguel é mediano mesmo para quem vai sozinha. Além disso, se encontrar uma companheira de viagem na nossa comunidade pode dividir esse custo, o que seria uma enorme vantagem.

A gasolina e o pedágio costumam ser bem mais baratos do que no Brasil, e o aluguem de um carro sai por volta de R$ 500 a R$ 700 para vários dias.

A Alemanha possui as autoestradas muito bem pavimentadas e com largas vias sem limite de velocidade, o que pode ser uma experiência diferente! Não é incomum o aluguel de carros como BMW e Mercedes. Quem nunca quis dar uma voltinha em um deles né?

Para a Europa sempre existirá o gasto com seguro viagem e chip internacional com internet para poder utilizar o mapa do seu celular, um tradutor, um app de motorista caso seja necessário.

A Alemanha em específico não exige visto.

Uma pessoa, passando 10 dias e visitando não só a capital como outras cidades da Alemanha, com hospedagem e alimentação médias costuma gastar entre R$ 8.000 e R$ 10.000 com todos os custos.

Sugestão de roteiro na Alemanha

Um dos maiores atrativos da Alemanha é qo fato de existirem muitas cidades além de sua capital com programas artísticos, culturais, gastronômicos, turísticos, naturais e esportivos.

Tem diversão para todos os gostos!

Pensando nisso separamos algumas indicações para um roteiro bacana:

  • Hamburgo

A segunda maior cidade da Alemanha pode ser visitada via viagem de 1h e 40min. de trem saindo de Berlim.

Shopping de 5 andares, o Porto de Hamburgo com seus 864 anos de história, seu delicioso ritual batizado de Kaffeeklatsch (bolo com café, bem brasileiro né?), a praça central Rathausmarkt, as lojas de luxo da Neuer Wall, o Maritimes Museum são apenas algumas das incríveis atrações situadas nessa incrível cidade!

  • Munique

Já falamos um pouco de alguns atrativos dela.

Essa é a capital da Baviera. Uma das cidades queridinhas dos turistas que viajam pela Alemanha, mega famosa por suas cervejas.

Não é muito próxima da capital Berlim, porém pode-se chegar tanto de trem quanto de avião, e garantimos que vale a pena!

O Viktualienmarkt, os surfistas do canal subterrâneo do parque Englischer Garten, o Oktoberfest, a sede da BMW, o “carnaval” deles chamado Fasching e muitas outras atrações fazem de Munique um destino imperdível.

  • Frankfurt

Frankfurt é a terra de nascimento de figuras mundialmente famosas como Goethe e Anne Frank.

Por lá você vai encontrar uma multiplicidade ímpar de passeios como: Main Tower, German Film Museum, parque Palmengarten, a charmosa região de Frankfurt Romer, o espetacular castelo de Burg Eltz, o prédio da prefeitura (cartão postal da cidade), a famosa ponte do amor com seus cadeados e muito mais!

Sozinha na Alemanha

A experiência na Alemanha é encantadora, esse é o relato feito pela grande maioria das viajantes brasileiras que passam pelo país.

Vale a pena separar uma boa quantidade de dias para curtir, pois, existem muitas atrações imperdíveis tanto na capital quanto no interior.

Uma dica bacana é procurar algumas palavras e significados da língua alemã para algum caso de emergência ou necessidade de contato com pessoas que não falam inglês. Apesar de que o inglês é a segunda língua na Alemanha, sendo mais fácil encontrar falantes do que não falantes da língua.

Uma dica que sempre damos por aqui é que faça parte do nosso grupo de mulheres viajantes solo para ficar por dentro das dicas, eventualmente promoções que ficamos sabendo, e quem sabe não consiga até mesmo visitar Alemanha com a companhia de uma viajante da comunidade?

Lembre-se de levar na mala sempre um casaquinho caso você vá ao verão (apesar de o verão europeu ser conhecido por altíssimas temperaturas, a Alemanha tende a ter clima mais ameno), também por conta dos passeios nas regiões montanhosas caso você queira realizá-los.

Agora, se você for ao inverno…. prepare-se! As temperaturas chegam abaixo de 0 grau e é fortemente recomendado que você vá bem organizada quanto as roupas quentes.

No mais, não esquecer de levar remédios de uso diário e o que achar conveniente, protetor solar, chapéu, guarda-chuva ou capa de chuva, e itens específicos que forem necessários segundo o roteiro em que você escolheu!

Esperamos que você tenha anotado e amado todas as dicas.

Uma ótima viagem e quando voltar conta pra gente o que achou! Seu feedback é sempre importante para nós.

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais