Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Como trabalhar em Portugal. Tudo o que você precisa saber

by Mulher Viajante
Trabalhar em Portugal

Inglês com a gringa

Como trabalhar em Portugal?

Se você volta e meia pensa em mudar completamente a vida para viver na Europa, certamente já se fez essa pergunta.

E não é à toa que tanta gente acaba pensando primeiro em Portugal quando a ideia é morar na Europa. E isso não tem a ver somente com o idioma.

Na verdade, a falta de mão de obra qualificada em Portugal para vários setores atrai muitos brasileiros que querem viver na Europa.

Maior volume de vagas de emprego, melhor remuneração e a oportunidade de construir uma vida confortável na Europa são alguns dos atrativos para quem gostaria de trabalhar em Portugal.

Não é de se espantar que a comunidade imigrante brasileira por lá seja enorme, o que pode ser um grande aliado nessa mudança de vida.  Afinal, você pode conhecer alguém que está por lá e ser um suporte no país novo, ou fazer parte da comunidade diante da alta convivência em sua chegada.

Eventos como a crise sanitária do COVID, que fez muito trabalhador imigrante regressar ao seu país de origem, o envelhecimento da população de Portugal (o país é o quinto mais velho do mundo) dentre outros fatores contribuem para a oferta de empregos na região.

Seja de maneira autônoma, via agência, já possuindo algum vínculo empregatício antes da sua chegada, ou para tentar uma oportunidade de emprego e visto residencial quando chegar em terras lusitanas, existem muitas possibilidades diferentes de morar e trabalhar em Portugal.

Você está pensando em fazer essa mudança de vida? Vem com a gente que vamos te dar muitas dicas valiosas, sanar dúvidas e te ajudar a emigrar para trabalhar em Portugal!

Entrada de brasileiros em Portugal

Imigração

A imigração em Portugal é realizada pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

Ao tentar adentrar a fronteira você terá que apresentar toda a documentação específica do seu tipo de visto (se for o caso de ter um) ou documentos para turismo somente.

Saiba que estará sujeita à revista nas malas e entrevista com um funcionário que verificará se está tudo ok com os seus documentos, a legitimidade deles e realizará algumas perguntas para entender o que você pretende fazer no país.

Como visitante é comum existirem perguntas como qual a intenção de entrada no país, roteiro de viagem envolvendo pontos turísticos, local onde ficará hospedada dentre outros.

Cada tipo de visto tem suas peculiaridades e exigências de documentação, é bom ficar 100% atenta as especificidades do seu caso. Separamos aqui algumas informações importante a respeito dessa fase do seu planejamento, confira no próximo tópico.

Documentação

  • Passaporte válido por pelo menos 90 dias a partir da sua chegada para trabalhar em Portugal.
  • Comprovação monetária de pelo menos 12x o salário mínimo português, para quem for entrar com visto de trabalho. Como turista são 75 euros + 40 euros por dia de estadia.
  • Caso vá entrar como visitante para em terras portuguesas solicitar visto de moradia, não é necessário o visto de turista devido à política de espaço Schengen, porém, tem que comprovar passagem de ida e de volta, seguro viagem, e comprovante de hospedagem ou carta-convite de onde você irá ficar durante esse tempo.
  • Formulário de localização de passageiros (Passenger Locator Form) disponível digitalmente após a realização do check-in e antes do embarque. Apresentar o QR Code que será gerado através do celular ou impresso.

Novas Regras

Por conta da pandemia são obrigatórios outros documentos para a permissão da sua entrada para trabalhar em Portugal, dentre eles estão:

– Certificado Digital COVID da UE: modalidades de vacinação, teste, recuperação.

– Certificado de vacinação ou recuperação válido em solo português.

Produtos para Viagem

– Teste RT-PCR negativo, ou teste NAAT similar em até 72h antes do embarque, ou Teste Rápido Antígeno laboratorial negativo- até 24h antes do embarque de acordo com a lista da Comissão Europeia. Crianças com menos de 12 anos não precisam apresentar teste ou certificado.

Visto para trabalhar em Portugal

Há necessidade de visto para trabalhar em Portugal?

Existem 7 tipos de visto para trabalhar em Portugal: D1, D2, D3, D4, D5, D6 e D7 e você vai precisar pesquisar direitinho para entender em qual deles você se encaixa.

Vamos abordar rapidamente quais são as 7 modalidades.

  • D1: quem vai trabalhar em Portugal via contrato de trabalho de empresa local.
  • D2: trabalhador autônomo/empreendedor.
  • D3: profissionais de cargos de alta qualificação (diretores de empresa, CEO, doutorandas, por exemplo).
  • D4: estudantes no geral.
  • D5: estudantes em mobilidade estudantil (intercâmbio entre sua faculdade brasileira e uma faculdade lusitana, mestrado e semelhantes).
  • D6: visto de reagrupamento familiar, serve para familiares que são dependentes do imigrante que possui legalidade portuguesa poderem viver legalmente no país também.
  • D7: esse visto é para titular de rendas passivas. Por exemplo: aposentados, donos de empresa brasileira que não precisam estar no país para receber sua remuneração, pensionistas e similares.

Faça agora o seu seguro de viagem

Cidadania portuguesa

Existem diversas possibilidades de conseguir a nacionalidade portuguesa, cabe a você analisar qual a particularidade do seu caso.

Tanto as informações sobre vistos de trabalho em Portugal quanto informações gerais para obtenção de cidadania portuguesa podem ser encontradas no site da embaixada portuguesa no Brasil.

Sempre busque informações em fontes oficiais. Cuidado com sites que oferecem serviços com promessas mirabolantes de obtenção de cidadania em poucos meses e coisas do gênero. Uma cidade portuguesa não é um processo simples. É demorado e precisa de documentação exatamente como exigido.

Aqui no blog a gente já te dá uma prévia de quem pode solicitar essa cidadania e sempre te deixamos as fontes oficiais, como o site da embaixada portuguesa, para obter as informações atualizadas.

Veja quem pode solicitar a nacionalidade portuguesa:

  • Filhos, netos e bisnetos de portugueses.
  • Pessoas casadas ou que possuem união estável com cidadão português.
  • Judeus Sefarditas.
  • Estrangeiros que residem legalmente em Portugal por pelo menos 5 anos.

Cidadania europeia

Trabalhar em Portugal também é viável para quem tem a cidadania de qualquer outro país pertencente à União Europeia.

Para conseguir a cidadania europeia existem quatro formas:

Descendência sanguínea

Caso você seja descendente próximo de um cidadão europeu (bisneto, neto, filho), pode solicitar a cidadania tendo que comprovar essa relação e desembolsar alguma quantia de dinheiro para cumprir todas as etapas dos longos processos de obtenção de documentação, como por exemplo, é o caso da cidadania italiana.

Pela demora e custo dos processos a maioria das pessoas prefere tentar a cidadania do país de preferência por outras vias como tempo de residência ou algo semelhante.

Casamento

Caso você seja casada oficialmente ou possua união estável, é garantido por lei que você pode solicitar a sua cidadania.

Em alguns países como a Itália, é necessário comprovar a proficiência da língua local. Quem possui filhos normalmente obtém vantagem de tempo.

Residência

Morando legalmente por no mínimo 5 anos em território europeu, seja com visto de trabalho, estudo, ou qualquer outro regular, você ganha o direito de solicitar a cidadania europeia.

Investimento no país

Caso seja do seu desejo investir uma grande quantidade de capital na economia do país, em imóveis, ações, fundos, ganha-se o direito de solicitar cidadania europeia.

Mas não vá achano que é barato!

Na Grécia, por exemplo, o investimento mínimo é de 250 mil euros em imóveis. Em Malta é necessário investir pelo menos 650 mil euros no Fundo Nacional de Desenvolvimento Social, 150 mil em ações ou títulos governamentais e 350 mil em imóveis!

Ufa! Haja investimento!

Convênio Brasil – Portugal

Brasil e Portugal se relacionam muito proximamente há mais de 500 anos.

Existem muitos acordos e tratados entre os dois países como o Tratado de Amizade, Acordo de Segurança Social, Acordo Ortográfico luso-brasileiro dentre vários outros.

Através do tratado de Schengen, sendo dispensada a necessidade de visto para entrar no país para ficar até 90 dias por semestre. Esse tratado é válido para turismo, negócios, cobertura jornalística e missão cultural.

Oportunidades para trabalhar em Portugal 

Vagas mais comuns para brasileiros

Quer ir trabalhar em Portugal mas não sabe se vale a pena tentar uma vaga em sua área atual, ou se especializar em outra profissão? Qual a melhor oferta de vagas para brasileiros?

Fizemos uma lista, após extensa pesquisa, sobre quais setores costumam nos contratar com maior frequência.

  • Vagas em lares de idosos (Portugal é um país com alta senioridade)
  • Fábricas
  • Construção Civil
  • Motorista via aplicativo
  • Limpeza
  • Vendedor
  • Recepcionista (muitas vezes pedem fluência de mais de uma língua)
  • Talhante ou Açougueiro
  • Barbeiro/Cabelereiro
  • Carpintaria
  • Ajudante de mudanças
  • Restaurantes

Onde trabalhar em Portugal

Trabalhar em Lisboa

Seguindo as sugestões de trabalhos que exigem menos experiência, série de qualificações e que costumam contratar imigrantes com maior facilidade tal qual citamos no tópico anterior, a capital portuguesa, Lisboa, por ser uma grande cidade possui boa oferta de emprego, porém, maior concorrência também.

Mas não se assuste. Não é incomum ver pessoas recém-chegadas para trabalhar em Portugal que conseguem vaga em menos de um mês, e por vezes em menos de 10 dias.

Uma movimentação bacana para já chegar lá mais ambientada e sabendo onde ir, é utilizar a internet como ferramenta de procura de vagas disponíveis nas áreas que te agradam.

Apesar de ser possível conseguir uma vaga de trabalho em um período curto de tempo, leve em consideração que isso pode não ocorrer. Sempre esteja preparada para mudanças de rumo ou quem sabe até uma necessidade de retorno ao Brasil. Só para lembrar mesmo, ok?

Trabalhar em Castelo Branco

Pesquisas apontam que 25% da cidade de Castelo Branco seja composta por brasileiros.

Além da alta oferta de trabalho nas cidades do interior de Portugal, o preço do aluguel e venda de imóveis é muito mais baixo (cerca de 80% menor se comparado com Lisboa), e existe maior escassez de mão de obra, o que facilita o processo de contratação rápida.

Ana Brunhosa, ministra da Coesão Territorial de Portugal, declarou para imprensa brasileira que faltam pessoas no interior de Portugal, e que eles anseiam pela chegada de brasileiros.

Trabalhar em Porto

Interior não é muito o seu estilo de vida? A cidade de Porto fica no litoral de Portugal, a 300 km de Lisboa, e também se configura como uma cidade grande.

Segundo dados do SEF de 2019, cerca de 47% dos estrangeiros vivendo em Porto são brasileiros.

A cidade normalmente é a primeira opção para aqueles que não querem Lisboa, mas também não querem ir para o interior para trabalhar em Portugal. Porto possui muitas empresas internacionais de tecnologia, o que atrai bastante pessoas dessa área, que fica atrás somente da parte de turismo.

Quanto ganha para trabalhar em Portugal?

Como em qualquer outro lugar do mundo, cada profissão vai ter sua remuneração em Portugal, isso vai depender da cidade, da demanda, do nível de especialização dentre outros fatores.

Nesse ano de 2022 o salário mínimo em Portugal se encontra em 705 euros, e o médio por volta de 1.326 euros.

Por conta do poder de compra português, ao contrário da realidade brasileira, você consegue viver confortavelmente ganhando a renda mínima, mas claro, sem luxos.

Vamos trabalhar com exemplo prático de uma ida ao supermercado com valores aproximados atuais: 1kg de picanha – 10,39 euros, 1 kg de coxa de frango – 2,20 euros, saco de pão – 0,95 cêntimos, garrafa de 6L de água – 0,75 cêntimos, 1KG de arroz – 0,85 cêntimos, lata de atum – 0,79 cêntimos, garrafa de vinho tinto – 1,59 euros, 1L de leite – 0,59 cêntimos, 1KG de cebola: 1,59 euros, 1KG de banana – 0,95 cêntimos, 2,5KG de sabão em pó: 4,69 euros.

Pela proporção salário médio x custos de alimentação e moradia por exemplo, é notável que não é necessário ter um pagamento muito alto para se viver bem.

Onde morar em Portugal?

A escolha do lugar onde você vai morar, cidade, bairro vai depender muito das possibilidades financeiras combinado com o estilo de vida que você gostaria de ter trabalhando em Portugal.

Entre litoral, interior, cidades agitadas, calmas, praias e campos são infinitas as possibilidades para todos os gostos em terras portuguesas.

É muito importante pesquisar antes de sair do Brasil e ter sempre um plano B, pois pode ser que você chegue lá e não encontre algo nos seus planos iniciais, compatível com a sua realidade no momento (o que não quer dizer que em outra época seu sonho não se realize).

  • Para quem gosta de praia: Porto, Aveiro, Nazaré, Cascais são boas pedidas.
  • Para quem gosta de interior: Viseu, Vila Real, Coimbra, Évora são algumas opções.
  • Quais as maiores cidades de Portugal? Lisboa, Sintra e Vila Nova de Gaia.

Dificuldades dos imigrantes para morar e trabalhar em Portugal

Preconceito e Xenofobia

A xenofobia se caracteriza pela aversão a pessoas de nacionalidade e estado diferentes do seu.

É proibido por lei, pode (e deve) ser denunciado para que os responsáveis sofram as consequências.

Como em qualquer outro país, Portugal também registra casos xenofóbicos contra brasileiros.

Segundo apuração do jornal O Globo, as denúncias de casos preconceituosos contra brasileiros em Portugal cresceram cerca de 433% desde o ano de 2017, uma triste realidade. Em 2017 foram 18 queixas registradas, contra 96 em 2020.

O órgão português responsável por solucionar esses casos é a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), e caso aconteça esse infortúnio, procure a delegacia mais próxima do seu local e faça a denúncia.

Existe barreira da língua?

Falamos a mesma língua? Sim! Ou quase…

Entre a língua portuguesa falada em Portugal e a língua portuguesa falada no Brasil existem algumas diferenças. Além das palavras que são distintas, o sotaque é bem marcante e pode dificultar um pouco a compreensão de algumas palavras inicialmente.

Também existem inúmeras palavras iguais, mas com significados diferentes aqui e em Portugal.

Selecionamos algumas, só a nível de curiosidade, e aí você já vai começando a se familiarizar!

  • Banheiro: seria o salva-vidas do Brasil.
  • Cueca: calcinha no Brasil, para a peça íntima masculina utiliza-se boxers.
  • Durex: aqui seria uma fita usada para colar coisas, certo? Lá em Portugal é relacionado a uma marca de camisinha.
  • Rapariga: o termo ofensivo aqui no Brasil significa apenas “moça” ou “menina” em Portugal.
  • Bicha: no Brasil trata-se de uma maneira pejorativa de se referir a homens homossexuais. Já em Portugal significa simplesmente, fila.

Custo de vida em Portugal

Trabalhar em Portugal

É caro morar em Portugal?

O custo de vida para um casal trabalhando em Portugal sai por volta de 1.500 a 2.000 euros, mas claro que isso varia muito diante do estilo de vida, cidade escolhida, dentre outras demandas.

Para uma mulher sozinha, é possível dizer que em torno de 900 euros o custo de vida. Levando sempre em conta, é claro, que sozinha o custo com um apartamento faz essa conta aumentar muito. Se vai sozinha é bom encontrar alguém que esteja procurando parceira para dividir despesas, ou mesmo começar alugando um quarto.

Entre os países da Europa Ocidental o custo de vida português é o mais baixo de todos.

Precisamos parar para analisar a diferença entre poder de compra x custo de vida. Se comparado ao Brasil, o custo de vida em Portugal é mais alto, porém o poder de compra é maior, cerca de três vezes mais do que no Brasil.

Isso significa que mesmo ganhando um salário mínimo, por exemplo, você consegue atender as suas necessidades básicas de maneira digna, coisa que em terras brasileiras não acontece.

Como em outros lugares do mundo a escolha de qual cidade você vai morar tem um grande impacto no custo total de vida, cidades do interior costumam ser mais baratas do que grandes cidades e capital.

Em Lisboa, cidade por muitas vezes escolhida por brasileiros para trabalhar em Portugal, por ser a capital do país, é a mais cara de todas.

O aluguel costuma ser um dos itens que mais pesa no orçamento, por lá os apartamentos são classificados em T1, T2 e T3, de acordo com a quantidade de quartos existente.

Um apartamento com um quarto no centro da cidade pode ter seu aluguel custando cerca de 864 euros.

Uma ótima alternativa para as que querem uma cidade grande e turística é Porto, que também possui um custo de vida mais elevado, porém, menor do que o de Lisboa. O aluguel de um apartamento no centro costuma sair em média 674 euros.

Gostou das dicas? Compartilha com quem você sabe que precisa dessas informações e nos conte se elas ajudaram de alguma forma.

Related Articles

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais