Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Buenos Aires. Como chegar, o que fazer, onde se hospedar.

by Mulher Viajante
Buenos Aires

Inglês com a gringa

Buenos Aires é a capital cosmopolita da Argentina país vizinho ao Brasil.

Esse é um dos vários fatores que contribuem para que muitos brasileiros, principalmente aqueles que estão iniciando suas jornadas em viagens internacionais, escolham a cidade como destino. A depender da região de partida é possível até mesmo chegar por via terrestre.

A cidade possui por volta de 3 milhões de habitantes e está localizada na província de mesmo nome, Buenos Aires, porém é classificada enquanto uma cidade autônoma não fazendo parte da província. Seu nome oficial é Cidade Autônoma de Buenos Aires.

Famosa por seus vinhos, tango, futebol, lindos pontos turísticos e culinária excelente a cidade é um dos lugares mais procurados por brasileiros em toda a América do Sul.

Muitos viajantes têm Buenos Aires como um destino recorrente em seus planejamentos de férias porque a cada ida existem coisas novas para explorar, a cidade está em constante transformação!

No ano de 2019, cerca de 1,4 milhões de brasileiros visitaram a Argentina.

O peso argentino, moeda local, equivale a quase metade do real o que com a facilidade de locomoção torna o destino economicamente atraente para nós.

O que você precisa saber antes de ir para Buenos Aires

Antes de chegar em Buenos Aires, apontaremos algumas informações básicas para facilitar o planejamento da sua viagem.

  • Moeda

A moeda oficial de Buenos Aires é o peso argentino. Atualmente o valor dessa moeda em comparação com o real está por volta de R$0,56.

  • Documentação

Para adentrar à terra dos nossos hermanos argentinos só é necessário RG atualizado ou passaporte na validade.

Para as que vão entrar no país de carro ou moto é necessário um documento chamado Carta Verde, um seguro obrigatório para quem viaja para o Paraguai, Chile, Argentina e/ou Uruguai nessas condições. O documento pode ser feito via seguradora autorizada.

Devido à pandemia pode ser que a imigração te peça um seguro COVID que pode ser feito online.

A média de preço para 4 a 5 dias é por volta de 100 reais por pessoa.

Também é necessário exame PCR negativo realizado 72h antes e comprovante das doses da vacina tomadas. O último documento da lista se chama “Declaração Jurada” e pode ser feito online.

  • Idioma

A língua oficial de Buenos Aires é o castelhano.

Produtos para Viagem

Como chegar em Buenos Aires

Existem duas maneiras de chegar em Buenos Aires: via terrestre ou via aérea.

Mostraremos aqui algumas possibilidades e a depender da sua disponibilidade e orçamento você escolhe qual maneira se encaixa melhor.

Vamos a alguns dados para chegar de avião.

  • Salvador → Buenos Aires: 7h 40min. De viagem com parada em São Paulo; operado por Gol.
  • São Paulo → Buenos Aires: 3h. De viagem sem escalas; operado por SWISS.
  • Brasília → Buenos Aires: 10h 35min. De viagem com parada em Florianópolis; operado por Gol.
  • Porto Alegre → Buenos Aires: 8h 50min. De viagem com parada em São Paulo; operado por Gol/Ethiopian.

Também existem linhas de ônibus que realizam o trajeto Brasil – Buenos Aires e tem partida de diversas cidades brasileiras com destino a capital da Argentina. Algumas delas são: Rio de Janeiro, São Paulo, Balneário Camboriú, Florianópolis e Porto Alegre.

Voltando a falar da chegada por avião, Buenos Aires é servida por dois aeroportos que recebem voos internacionais: O Aeroparque e o aeroporto de Ezeiza.

O primeiro fica na cidade de Buenos Aires no bairro de Palermo. O segundo fica numa cidade próxima à capital federal chamada Ezeiza.

Sair em direção ao centro do Aeroparque é mais simples, basta pegar um táxi credenciado ou até mesmo um ônibus de linha. Algumas opções com destino a regiões centrais são: número 45 (Microcentro), números 160 ou 37 (Palermo), número 33 (Retiro). As viagens duram em média 20 min.

Motoristas de aplicativos possuem algumas restrições e não é certeza de que você conseguirá chamar o serviço por lá.

Se a sua saída for do aeroporto de Ezeiza a opção mais barata é o ônibus da linha 8, a viagem costuma durar entre 1:30h e 2h até o centro de Buenos Aires.

Também pode-se pegar uma van com destino ao bairro de San Telmo através das operadoras Minibus Ezeiza ou Minibus Aerobus.

O ônibus privado Manuel Tienda León também é uma possibilidade além é claro, o transfer particular.

Deixamos aqui uma sujestão de transfer privativo que é uma opção mais confortável e mais rápida.

Quando ir à Buenos Aires?                               

Para decidir qual a melhor época para ir à Buenos Aires você precisa pensar nas características que te agradam. Cidade mais cheia ou vazia? Frio ou calor? Alta ou baixa estação?

Independente da sua escolha tenha certeza que Bueno Aires terá muito o que te ofertar.

As estações do ano por lá são bem definidas e diferente de outros destinos onde no mês que para gente é verão para eles é inverno, por exemplo, na Argentina as estações acompanham o mesmo calendário.

Então se você gosta de viajar para aproveitar o tempo mais quente, o início do ano será perfeito para você.

Caso queira pegar temperaturas mais baixas julho é o mês mais frio.

Outono e primavera possuem climas mais temperados para aquelas que não querem nem tanto frio, nem tanto calor.

A alta estação em Buenos Aires vai de junho até agosto, além do período das festas de fim de ano (natal e ano novo). O clima geralmente é mais seco e com pouco índice de chuvas.

Como é o clima em Buenos Aires?

Com as estações do ano bem específicas o clima fica bem demarcado.

O mês que faz mais calor em Buenos Aires é janeiro com temperatura máxima por volta de 28 graus, e a mínima fica na casa dos 20 graus. Já o mês mais frio é junho com temperatura máxima de 14,5 graus e a mínima por volta de 9 graus.

Importante lembrar que em Buenos Aires não costuma nevar!

Os turistas em busca de atividades de lazer na neve costumam ir para outras cidades da Argentina como a famosa Bariloche ou Ushuaia, ainda mais ao sul.

Por não ter neve existe a vantagem de levar menos roupas pesadas na mala ou economizar com a não necessidade de aluguel de roupas de frio.

Para as viajantes que estão correndo de chuva o mês mais seco por lá é dezembro, o que possui menos dias chuvosos é janeiro. Caso você não se importe, outubro é um mês de baixa estação e é também o que possui maior previsão de chuva durante seus dias, por volta de 125 mm.

Se o seu passeio favorito em viagens é acordar cedinho para bater perna pela cidade e curtir o dia, dezembro é o seu mês. Tem índice médio de 11 horas de sol durante as 24h do dia.

O que fazer em Buenos Aires?

Faça sol ou chuva, frio ou calor, em Buenos Aires existem inúmeras atrações para encantar os turistas com todos os perfis possíveis.

Muitas viajantes costumam ir repetidas vezes para a capital da Argentina e sempre descobrem lugares novos para conhecer, comidas novas para experimentar e artistas novos para admirar.

Separamos aqui algumas super dicas para você conseguir aproveitar o máximo!

Praça da República – Monumento do Obelisco

Vamos começar por um grande clássico? A praça que possui um dos monumentos mais famosos de toda a Argentina é parada obrigatória e está localizada bem no centro de Buenos Aires. Ele foi construído em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade.

O local é principal ponto de encontro de manifestações políticas e festas de torcidas esportivas.

Jardim Japonês

Não se confunda, ainda estamos na América do Sul!

Localizado no bairro de Palermo em Buenos Aires essa atração vale muito a visita por sua beleza e clima tranquilo.

Toda decorada com bonsais, orquídeas, azaleias e lanternas o jardim tem também peixes do tipo Koi que você poderá alimentar, além de dar um belo passeio por suas pontes e cachoeiras.

Caminito

O Caminito é uma mistura de rua com museu que fica localizado no bairro de La Boca.

Extremamente colorido ele reúne turistas de todo o mundo. Suas lindas casas pintadas em várias cores são conhecidas como conventillos e dão um charme artístico especial ao lugar.

Por ser um ponto turístico muito famoso por lá encontram-se lojas de souvenirs, restaurantes, artistas de rua e dançarinos bailando o tango.

Casa Rosada

A sede da presidência da Argentina fica em frente a Plaza de Mayo em Buenos Aires e tem esse nome por sua tonalidade rosa.

Lá dentro fica o Museu da Casa do Governo com materiais relacionados a história das presidências do país.

É possível acessar a casa através de um tour guiado para conhecer quase todos os cômodos.

La Bambonera

Na Argentina respira-se futebol tanto quanto aqui no Brasil e não é à toa a nossa histórica rivalidade no esporte.

De volta ao bairro de La Boca na periferia de Buenos Aires encontra-se o famoso estádio de um dos maiores times de toda a Argentina, o Boca Juniors.

O estádio é considerado um templo do futebol sul-americano e já foi palco de inúmeros jogos importantes.

Por sua construção não convencional onde a arquibancada fica extremamente próxima ao campo, quem presencia um jogo no local costuma relatar a sensação de estar dentro de um caldeirão de um jeito em que não se vê em outro estádio do planeta.

Usina Del Arte

Esse famoso centro cultural e casa de espetáculos é voltado especialmente para a música, arte e dança também localizado no bairro de La Boca. Ela fica onde um dia foi a Usina Don Pedro de Mendoza e sua reabertura foi em 2012 com o Usina de La Musica.

O local serve de sede para as orquestras sinfônica nacional e filarmônica de Buenos Aires.

Cemitério La Recoleta

Nomeado como um dos cemitérios de arquitetura mais interessantes do mundo pela revista norte-americana Architectural Digest ele também é famoso por abrigar diversas personalidades históricas argentinas em seus túmulos.

Foi fundado em 1822 pelo engenheiro francês Prosper Catelin como o primeiro cemitério público de Buenos Aires.

Por lá você encontrará túmulos de figuras relevantes da história argentina como Eva Perón, além de poetas, artistas, ganhadores do prêmio Nobel, presidentes e muito mais.

Puente de La Mujer

Esse é um dos emblemas de um dos bairros mais chiques e modernos de Buenos Aires: Puerto Madero.

É uma ponte pedestre giratória para permitir a passagem das embarcações à vela que navegam pelo dique de Puerto Madero.

Inaugurada em 2001 sua arquitetura remete a um casal dançando o tango onde o mastro pontudo é o homem, e a silhueta curva a mulher.

A ponte tem 170 metros de comprimento, 6,20 metros de largura e pesa 800 toneladas.

Feria de San Telmo

Suas 270 barracas são visitadas por cerca de 20 mil pessoas aos domingos e é um dos pontos turísticos principais de Buenos Aires.

Por lá encontra-se de tudo principalmente objetos históricos e relíquias muito belas que costumam ser expostas desde os anos 70 no bairro de San Telmo.

A feira de antiguidades passa por um rigoroso controle do Museu da Cidade para garantir que aquelas peças são de fato antigas.

Banco da Mafalda

Famosa por ser uma garotinha de 6 anos muito preocupada com questões sócio-políticas, Mafalda é um dos símbolos da Argentina.

Esse desenho humorístico que teve sua primeira publicação em 1966 conquistou o mundo e em sua terra natal é possível encontrar de tudo relacionado a personagem.

O banco da Mafalda é uma parada obrigatória para as fãs da menina tirarem uma foto para guardar de lembrança!

Ele fica na esquina entre as ruas Chile e Defensa.

Mercado de Las Pulgas

Um enorme galpão onde se encontra de tudo: esse é o Mercado de Las Pulgas.

Ele fica no bairro de Colegiales e é o local perfeito para quem gosta de móveis, peças, artigos e decoração vintage.

Também vale a pena ir conversar enquanto toma um café com as figuras que trabalham no local, sempre com ótimas histórias sobre a vida portenha.

MALBA

O Museu de arte latino-americana de Buenos Aires conta com uma média de 400 obras da coleção de arte da Fundação Costantini.

Ele é famoso por suas diversas exposições principalmente de arte contemporânea, sendo um local dinâmico e participativo que por diversas vezes conta com apresentações em conjunto com outros museus ao redor do mundo.

Por lá também se encontra espaço para o cinema e a literatura.

Obras de figuras importantíssimas como Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e Lygia Clark podem ser admiradas por lá.

Galerias Pacifico

Falou em comprar em Buenos Aires esse é o primeiro lugar que vem à mente.

A galeria fica localizada em um edifício o século XIX muito bonito. Ele foi considerado monumento histórico nacional, então a visita é válida até mesmo se você não tiver interesse em fazer compras.

Para as que querem trazer algumas lembrancinhas a galeria possui lojas locais e internacionais que estão por vezes em promoção. Vale a pena conferir também a praça de alimentação.

Sugestão de passeios em Buenos Aires

Aqui no blog é de praxe fazer um apanhado dos melhores passeios em um destino, principalmente se levando em conta a experiência das viajantes de nossa comunidade.

Então vamos a uma lista de passeios e excursões saindo de Buenos Aires que vão interessar.

Onde ficar em Buenos Aires?

Devido ao seu apelo turístico quase todos os bairros de Buenos Aires possuem boas hospedagens em diversos feitios.

Pensando na locomoção ficar em locais mais centrais da cidade em que se visita é sempre bem-vindo, mas isso não se torna um problema em Buenos Aires.

Aqui temos a seleção de algumas sugestões para todos os gostos e orçamentos.

  • Hotel 3 estrelas em Buenos Aires

Emblema Buenos Aires: Muito perto do Obelisco, Café Tortoni e Teatro Colón esse hotel possui apartamento com quarto equipado, incluindo cozinha, micro-ondas e geladeira. Também estão disponíveis máquinas de lavar roupa. As tarifas iniciam por volta de R$ 210.

Reserve este hotel em Buenos Aires

  • Hotel de 4 a 5 estrelas em Buenos Aires

Melia Buenos Aires Hotel: dois restaurantes elegantes e aconchegantes, quarto equipado com sistema termoacústico, acomodações luxuosas com piscina aquecida, academia, sauna e hidromassagem são algumas das facilidades que o hotel tem para oferecer aos seus visitantes. Ele está situado próximo aos requintados bairros de Puerto Madero e Recoleta. Os valores começam em R$ 680.

Reserve este hotel em Buenos Aires

Recoleta Grand: A 500 m do famoso cemitério da Recoleta esse hotel conta com modelos de hospedagem de quarto família e deluxe. Terraço, restaurante, academia, bar, estacionamento privativo, business center, lanchonete, transfer para o aeroporto e outras facilidades estão presentes nesse prestigioso hotel. As tarifas começam em R$782.

Reserve este hotel em Buenos Aires

  • Hostels

Che Juan Hostel BA: A Brasília do Santíssimo Sacramento, o Obelisco de Buenos Aires e o Teatro Colón são atrações que ficam próximas a esse hostel que fica no centro da cidade. Quartos com ar-condicionado e TV, e espaços comuns como lounge compartilhado, Wi-Fi e churrasqueira também estão inclusos, além do café da manhã continental. As tarifas começam por volta de R$ 68.

Reserve este hostel em Buenos Aires

Draper Startup House for Entrepreuneurs: San Telmo é o bairro em que este hostel está localizado. Ótimo local para aquelAs que buscam arte, agito e boemia.

Terraço com vista para a cidade, aulas de espanhol, churrasqueira, tênis de mesa, espaço para assistir a um filme e serviço de passeios a pé são alguns dos diferenciais do local. As tarifas começam por volta de R$ 67.

Reserve este Hostel em Buenos Aires

O que comer em Buenos Aires?

Com certeza um dos aspectos que mais atrai turistas para a cidade de Buenos Aires é a sua gastronomia.

Famosos vinhos e pratos deliciosos estão espalhados por toda a cidade e aqui iremos te dar algumas dicas de locais bacanas para você colocar na sua programação.

Além disso, depois dessa listagem de delícias dá uma olhada nos passeios gastronômicos que separamos por lá também.

  • Alma Buen Dia Café: Essa descolada cafeteria com várias cores e muito verde pode ser encontrada ao longo da Avenida Cerrito. Com seu variado cardápio o local além de ser uma ótima pedida para um belo café da manhã, ele também oferta refeição, cerveja, petisco e outras coisas mais. Tanto sua decoração quanto seus pratos são de comer com os olhos!
  • El Obrero: O bodegón mais conceituado de Buenos Aires é a cara da cidade. Sabe aquele lugar que você leva a amiga turista que chega para apresentar logo de cara a sua cidade? Em Buenos Aires esse é o El Obrero no bairro de La Boca. Decorado com móveis e equipamentos antigos, muitos pôsteres de futebol seu cardápio conta com clássicos argentinos como Empanadas, Lula Empanada, Milanesa de Ternera a imperdível sobremesa de Pavé de Vanilla Casero.
  • Restobar Nápoles: Uma mistura de restaurante com antiquário o local se encontra no bairro mais badalado de Buenos Aires: San Telmo. Ele possui 2.000 metros quadrados originalmente decorados com peças curiosas e clássicas, verdadeiras relíquias que envolvem até carro de colecionador. O forte do estabelecimento são os pratos italianos com massa fresca feita na hora. Seus drinks também são famosos e ficam na parte do bar.
  • Croque Madame: Dizem que Buenos Aires é a Paris da América Latina. A influência dos franceses se dá também em seus restaurantes e cafés, e o Croque Madame é um ótimo exemplo disso. Ele está localizado em frente ao Museo Nacional de Arte Decorativo e sua arquitetura lembra tradicionais casas de chá europeias. O passeio é ideal para quem pretende pegar um friozinho argentino.

Passeios gastronomicos em Buenos Aires

Quanto dinheiro levar para Buenos Aires?

Por ser um local próximo que permite a entrada por via terrestre sem necessidade de passaporte, com a moeda desvalorizada em relação ao real, visitar Buenos Aires sai mais em conta do que a maioria dos destinos internacionais.

Aqui lembramos sempre que o custo da viagem dependerá do estilo de turismo escolhido.

Hotéis e restaurantes mais caros, um período maior de tempo, dentre outros detalhes vão encarecer o valor total da sua tour por Buenos Aires.

Para uma pessoa a passagem aérea na baixa temporada custa por volta de 1.000 reais o voo direto.

O custo dos passeios em Buenos Aires depende se você quer ir a locais que possuem visita guiada e jantares com shows de tango, por exemplo. Ou, se na maior parte do tempo visitar parques, ruas e programas mais em conta.

Chip de celular + seguro médico de viagem saem por volta de 300 reais.

Hospedagem e alimentação são ítens muito relativos, mas não costumam ser caros se comparados com outros destinos fora do Brasil.

Uma viagem de 7 dias para uma pessoa costuma sair por menos de R$ 5.000 reais no total, mesmo na alta temporada.

Na baixa o valor fica ainda mais em conta, caso você saia de alguma cidade que possua ônibus para Buenos Aires o valor de custo vai baixando e assim por diante.

Sugestão de roteiro em Buenos Aires

Existem algumas cidades vizinhas a Buenos Aires que valem muito a pena de serem visitadas.

Muitas delas você consegue conhecer inclusive em um bate-volta no mesmo dia!

Aqui vão algumas dicas:

  • Tigre

Uma hora de viagem de trem é o que separa Buenos Aires da linda Tigre.

A cidade possui rios, diques e água em abundância sendo um local muito procurado para quem pratica esportes aquáticos.

Além dessa aventura, a cidade também possui um cassino, restaurantes, spas, parque de diversões e uma feira de artesanato tradicional chamada Porto de Frutos.

  • San Fernando

Você consegue chegar em San Fernando partindo de Buenos Aires, também via trem, em menos de uma hora.

Inspirada no neoclassicismo francês a cidade é de uma beleza arquitetônica ímpar.

Com muito contato com a natureza ela é uma ótima pedida para as viajantes que adoram fazer ecoturismo.

  • La Plata

Após a cidade de Buenos Aires ser considerada capital federal da Argentina, a cidade de La Plata tomou o lugar de capital da província de Buenos Aires, se tornando centro político, educacional e administrativo da província sendo possível chegar de trem.

Ela é mundialmente famosa por ser a cidade de Eva Perón e possui atrações como a República de Los Niños, Catedral da Imaculada Conceição, Museu de Ciências Naturais e a Casa Curuchet.

Sozinha em Buenos Aires

Nossos hermanos argentinos não possuem a melhor fama do mundo quanto à hospitalidade, mas não precisa pensar que todas as pessoas por lá são assim.

Buenos Aires é um destino muito querido e não é à toa!

Temos certeza que você irá conhecer muita gente bacana, fazer amizades e se divertir de montão.

Nos passeios para o bairro de La Boca, por exemplo, é bacana ficar de olho mais aberto por conta de o bairro ficar na periferia e ser mais afastado do centro de Buenos Aires.

Caso você vá se locomover de táxi também é sempre importante verificar a credibilidade e fazer viagens apenas via taxímetro e sem valores fechados, afinal, você não conhece o local por onde está transitando.

Aqui vão alguns itens indispensáveis na mala.

  • Caso não fale o idioma talvez seja legal baixar um app de tradução, ou levar um daqueles livros de expressões básicas para turistas;
  • Roupas leves caso vá ao verão, e roupas pesadas caso vá ao inverno, porém, não tão pesadas assim, pois lá não costuma nevar ou fazer temperaturas abaixo de zero.
  • Viseira, boné ou chapéu para se proteger do sol no verão.
  • Remédios básicos e permitidos pela imigração para qualquer necessidade que ocorra.
  • Peso argentino em espécie, além de cartões de crédito e outras formas de levar dinheiro, válidas para viagens internacionais.

Visitar Buenos Aires é super indicado para quem está com o orçamento mais apertado ou não está acostumada a fazer viagens internacionais.

Para passear, saborear e vivenciar momentos únicos Buenos Aires é um destino indicado para ir de tempos em tempos, sempre com coisas novas para desfrutar.

Prepara esse “portunhol”, arruma as malas, anota todas as nossas dicas e vamos visitar nossos companheiros argentinos!

Se quiser ainda mais dicas e vivências de mulheres viajantes que já passaram por lá, faça parte de nossa comunidade de viajantes.

Related Articles

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais