Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

7 Lugares imperdíveis para visitar na Toscana

by Lu Trevisan
Viajar Sozinha para Toscana

Lugares Imperdíveis para conhecer na Toscana

Neste post você vai saber os 7 lugares imperdíveis para visitar na Toscana que selecionei como os mais encantadores.

A Toscana é uma experiência. Isso eu asseguro a vocês. E essa região da Itália é particularmente especial.

Quem já não viu aquela imagem icônica de uma estrada em meio a um manto verde e ciprestes no entorno? E tenho certeza que você já ouviu falar dos vinhos provenientes dessa parte da Itália e das famiglias produtoras.

Como se somente a paisagem e um passeio pelas vinícolas já não bastassem para valer uma visita à região, a Toscana ainda é cheia de cidadelas medievais cuja visita é uma viagem no tempo.

Estes lugares imperdíveis para visitar na Toscana são bem acessíveis para quem ficará hospedado em Florença.

É o melhor da região. São passeios de um dia que você pode fazer tranquilamente alugando um carro ou em excursões.

Para quem não dirige ou não gosta de dirigir em outros países estando sozinha, vou deixar a minha sugestão de passeios que podem ser contratados com antecedência através dos links que vou te indicar aqui.

Produtos para Viagem

Florença. Foto Lu Leal

Para falar dessa região da Itália, é imprescindível começar apresentando um pouquinho desta cidade que é berço do renascimento e do melhor da arte italiana.

A bela Florença merece um artigo só para ela com tudo o que você precisa saber para sua estadia na cidade. Em breve farei um artigo somente para Florença, mas quero já começar a dar algumas pinceladas por aqui.

Então você vai ler neste post sobre os seguintes lugares que selecionei.

  • Florença
  • Visita a uma vinícula
  • Siena
  • San Gimignano
  • Monteriggioni
  • Pisa
  • Lucca

1. Florença

Não poderia ser diferente. Florença (Firenze) é um dos lugares imperdíveis para visitar na Toscana.

Florença é uma cidade essencialmente artística. É repleta de museus que guardam uma expressiva quantidade de obras dos mais importantes artistas italianos.

Além de pintores e escultores, também arquitetos, cientistas, filósofos, e escritores eruditos são alguns dos personagens históricos que nasceram ou simplesmente viveram em Florença por algum período de tempo. Nomes como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Boccaccio, Botticelli, Brunelleschi, Danti Aliguieri, e Galileu Galilei são alguns exemplos. Certamente você vai se lembrar de suas aulas de história ao ler estes nomes.

Pois então. Com base nos nomes citados já dá para se ter uma ideia da importância de Florença não somente para a Itália, mas no cenário mundial.

O que fazer em Florença

Minha sugestão é que reserve pelo menos quatro dias inteiros para Florença se você gosta de museus e faz questão de visita-los. Leve em conta dois deles pelo menos: Galeria Ufizzi e a Galeria da Academia de Florença com uma das obras primas mais aclamadas do mundo, o David Michelangelo.  Clicando aqui você também consegue comprar as entradas para estes museus.

Para quem não é fã de museus, dois dias inteiros são suficientes para vivenciar um pouquinho de Florença e conhecer alguns locais de interesse como a Ponte Vechia, Palazio Vecchio, Palazio Pitti, Piazza de la Republica, e é claro a Piazza del Duomo com a magnífica Basílica de Santa Maria del Fiori (Il Duomo di Firenze) e o batistério.

Florença é a cidade base para quem vai conhecer outras partes da Toscana, como as vinícolas e as vilas medievais da região. Em uma ou duas horas de Florença é possível visitar as vinícolas das tradicionais famiglias italianas produtoras de vinhos como os Chianti e o Brunello di Montalcino.

E uma dessas vinícolas da região faz parte dos 7 lugares imperdíveis para visitar na Toscana.

Veja o passeio que fiz que inclui almoço e degustação de vinhos.

 

2. Visita a uma vinícola

Uma breve visita pelas dependências de uma vinícola na Toscana é um passeio imperdível.

Visitei a da Famiglia Mazzarini onde almocei e fiz uma deliciosa degustação de vinhos.

Foi uma delícia experimentar o Chianti Classico dessa região. Esse vinho tem um selo de certificação, o símbolo do galo negro na garrafa, que garante 80% da uva San Jovese, a uva da dessa região específica.

O especialista que nos recebe na vinícola fala português o que facilita muito para compreender toda a explicação sobre a produção dos vinhos da região e também sobre o azeite balsâmico.

Provei um balsâmico que não dá nem pra acreditar. Tive a sensação de que somente conheci um balsâmico de fato alí. O azeite balsâmico produzido por eles leva 3 meses para ser produzido. E quanto mais tempo for conservado melhor. O balsâmico com 20 anos é uma pequena fortuna que eu não pude pagar. Mas o sabor não irei esquecer!

Este passeio que escolhi para a degustação é de um dia inteiro. Um bate e volta saindo de Florença que inclui a visita à vinícola, uma breve parada em Monteriggioni, San Gimignano e Siena.

O passeio pelas cidades acaba sendo muito rápido, e a guia que tivemos em Siena estava veloz demais. Algumas pessoas do grupo não conseguiram acompanhar.  Mas para quem tem pouco tempo na Toscana, é uma opção. Abaixo deixo o link para que você possa acessar e ter mais informações.

3. Siena

Lugares Imperdíveis para Visitar na Toscana

Catedral de Siena

Siena é certamente uma cidade para se passar pelo menos um dia inteiro. Estive lá por algumas horas e me arrependi de não ter mais tempo.

A Catedral de Siena, ou Duomo di Siena, é uma das mais lindas igrejas que já vi na vida.

Construída entre 1215 e 1263. Toda a estrutura é trabalhadíssima e cheia de detalhes, representando profetas e filósofos. A lanterna no topo da cúpula foi colocada por ninguém menos que Gian Lorenzo Bernini, dono de obras arquitetônicas importantíssimas como a Praça de São Pedro, no Vaticano.

Somente dentro da catedral é possível passar horas apreciando os detalhes arquitetônicos, belas obras renascentistas e vitrais belíssimos por toda parte. Além do que eu considero o ponto alto: a Biblioteca Piccolomini. A biblioteca dos livros gigantes tem também afrescos impressionantes. É imperdível!

A entrada da Catedral tem o custo de 5 euros. Valor irrisório se for para considerar deslumbramento que sentimos ao ver tantas maravilhas lá dentro.

Estes passeios bate e volta que saem de Florença normalmente passam por San Giminiano, Siena e mais alguma cidade. A opção se quiser passar o dia inteiro em Siena sem dormir por lá é reservar um serviço de transporte privativo ou alugar um carro. Mas esteja atenta a uma coisa. Não é permitida a circulação de carros nestas cidades e estacionar fora dos muros da cidade pode custar um pouco caro e ficar distante do seu hotel.

Se não tiver interesse em ficar um dia inteiro em Siena pode então fazer um desses passeios que menciono aqui. Há uma opção que faz a visita à Siena, San Gimignano e Pisa, com parada para almoço e degustação de vinhos em uma das vinícolas da região. Você pode reservar este passeio através do link abaixo.

 

4. San Gimignano

Lugares Imperdíveis para Visitar na Toscana

Torres de San Gimignano

Um dos lugares imperdíveis para visitar na Toscana certamente é San Gimignano. Fiquei absolutamente apaixonada por esta cidadela que é puro charme. Entrar nas vilas medievais da Toscana é fazer uma viagem no tempo. Apaixonante!

A curiosidade sobre esta cidade são as Torres. Há várias delas por todo o lado. As torres na idade média, além de estarem presentes nas Igrejas também eram construídas pelas famílias dos poderosos da região. Simbolizava prestígio para as famílias. Quanto maior a Torre maior era a influência e poderio de uma família.

Na Piazza della Cisterna, a principal da vila, está localizada a Gelateria Dondoli. Esta gelateria já foi considerada a melhor do mundo. E olha! De fato, viu? O sorvete é uma experiência! E a variedade é tamanha que vai ser difícil conseguir definir qual provar.

Linda San Gimignano.

San Gimignano é uma vila onde a visita pode ser rápida mesmo. Se estiver de carro, vai deixa-lo no local permitido para estacionar, fora dos muros da cidade logicamente. Se estiver com excursão terá em média duas horas para visitar a pequena vila. Desfrute de uma caminhada pelas ruas principais passando por muitas lojas de souvenirs. As maiores delícias da Itália podem ser compradas por lá: vinhos, queijos, salames, temperos, massas… é uma loucura, para se perder no pecado capital da gula.

Vou deixar aqui uma outra opção de passeio do tipo excursão saindo de Florença que inclui San Gimignano, Siena e Pisa, com almoço e degustação em uma das vinícolas da região.

 

 

5. Monteriggioni

Dante Alighieri menciona essa graça de lugar em sua obra clássica, “A Divina Comédia”. Ele cita em uma das passagens a “Monteriggioni de Torres se Coroa”. Isso porque a disposição das Torres na grande muralha parece lembrar uma coroa.

O nome já diz. Como todas as cidadelas dessa região, Monteriggioni está em uma colina. É possível subir no alto da muralha e ter uma vista incrível da região.

São apenas 50 pessoas vivendo nesse lindo vilarejo. Pequenino mesmo, mas ainda assim, achei muito pouco tempo de visita dentro da excursão. Apenas 30 minutos. De fato não há tanta coisa para ver lá mas é um lugar muito agradável de estar e poderia ter um pouco mais de tempo. Mas pelo que vi todas as excursões que passam por lá permanecem o mesmo tempo. Novamente, se estiver de carro tem mais liberdade de tempo. Lá me pareceu mais fácil de estacionar. Os carros param na subida da colina.

Há uma opção de passeio de meio-dia saindo de Florença para Monteriggioni e Chianti com almoço e degustação de vinhos. Não passa pelas outras cidades. Pode ser uma boa para quem deseja fazer uma passagem rápida com almoço e degustação.

 

 

6. Pisa. Um dos lugares mais visitados na Toscana

Lugares Imperdíveis para visitar na Toscana

Torre de Pisa

Se tiver um dia completo a mais na Toscana, o que eu indicaria seria fazer Pisa e Lucca em um dia inteiro como fiz. É muito fácil chegar à Pisa de trem partindo de Florença. Super barato e prático. O ideal é visitar pisa pela manhã, saindo bem cedo de Florença, almoçar e passar a tarde em lucca retornando a Florença em seguida.

Pisa é uma cidade universitária. A Torre, a Catedral de Pisa, o baptistério e e a universidade estão lado a lado na Praça dos Milagres. Eu não subi a Torre no dia que visitei porque não tinha comprado o ingresso com antecedência e isso é essencial em qualquer passeio que vá fazer na Itália. As filas são imensas e demoradas e não dá para ficar às vezes na chuva e no frio aguardando. Aquele dia estava exatamente assim, chuvoso e frio então nem arrisquei. Mas vou deixar aqui o link para a compra do ingresso que inclui a Catedral e a Torre. Um dois em um, para facilitar a sua vida. Com esse bilhete “fura fila” você entra com hora marcada tanto na Catedral quanto na Torre. É muito prático e rápido quando temos esse tipo de bilhete. Usei em Florença e em Roma nas atrações que visitei nestas cidades.

 

 

A visita à Pisa será basicamente o complexo de monumentos na Praça dos Milagres.

Para chegar lá você toma um ônibus da estação de trem com bastante facilidade. Então é só perguntar que qualquer pessoa te mostra onde tomar o ônibus (está ao lado da estação). Você verá muitos estudantes indo pra lá também.

 

7. Lucca

Que lindeza. Eu particularmente adorei Lucca. Pequenina e bela. Achei a cidade tão agradável que faço questão de voltar lá, e para ficar pelo menos uma noite.

A Praça do Anfiteatro é um ponto de encontro central. Ela é exatamente no centro da cidade e de lá você segue pelas ruas que escolher. A impressão que me deu é que as pessoas sempre partem de lá e retornam para lá. Tive essa sensação porque quando saí da estação de trem para tomar um taxi, a sugestão do taxista era que eu fosse até a praça antes de qualquer lugar. Pois bem. Foi o que fiz.

Vale lembrar uma coisa importante para quem usar taxi saindo da estação de trem de Lucca. Qualquer trajeto eles cobram 9 euros. Não importa a distância. A cidade é muito pequena então 9 euros não parece barato. Mas… coisas da Itália.

Nesta praça estão vários restaurantes. Eu felizmente escolhi um excelente e com o melhor atendimento que tive nessa última temporada na Itália. Por isso não posso deixar de indicá-lo. Se for a Lucca almoce no Angolotondo Tratoria. Eu fui atendida pelo Gabriel que fiz questão de gravar o nome para poder elogiar o belo atendimento. Não achei a comida cara para o padrão do restaurante. Pedi um Tortelli Lucchesi com molho à bolonhesa (20 euros). Uma delícia e a gentileza do final, o licor de castanha e limoncelo, foi o gostinho que faltava para encerrar com chave de ouro.

Árvore da Torre

Depois caminhei pelas ruas principais segui para conhecer a famosa Torre Guinigi que fica na esquina da Via Sant’Andrea e via delle Chiavi D’Oroque. A diferença dessa torre para as demais é a árvore em seu topo. Isso mesmo. Tem uma árvore no topo da Torre.

Como em outras cidades medievais, as torres são sempre sinônimo de prestígio e poder para as famílias. E uma das famílias que governou a cidade, os Guinigi, construiu no século XIV a torre de mesmo nome que tem a melhor vista da cidade.

Em novembro e dezembro a Torre fica fechada. O preço da entrada é 4 euros.

Fui caminhando pela cidade e quando notei já estava saindo para a estação de trem. Então digo que é bem tranquilo mesmo de visitar a cidade a pé se tiver um pouco mais de tempo.

 

 

Estes são os lugares imperdíveis para visitar na Toscana. E você pode saber ainda mais sobre a Itália clicando aqui.

Espero que as dicas ajudem você a escolher os melhores passeios de acordo com o tempo que você terá na região da Toscana. E se tiver alguma dúvida pode me perguntar nos comentários.

Por Luciane Leal

 

 

6 comments

Maria Bernadete Lombardi Lopes 26/11/2019 - 16:55

Além das belezas da Toscana seus comentários foram fantásticos e engrandecedores…me senti presente em todos!
Obrigada.
.

Reply
Lu leal 16/12/2019 - 16:07

Fico muito feliz de poder transportá-la para essa maravilha de lugar.
Um abraço. Lu Leal

Reply
Annete moreira 15/11/2020 - 06:20

Parabéns! Adorei seu post ! Também estive lá e tenho um blog e canal mas você me ensinou coisas que nao conhecia! Uma linguagem simples, direta e cativante!

Reply
Viajar Sozinha para Roma - Viajar Sozinha | Mulheres que Viajam Sozinhas 23/01/2020 - 20:24

[…] 7 Lugares imperdíveis para visitar na Toscana […]

Reply
Paris. O que fazer, onde se hospedar, quando ir 15/09/2020 - 19:18

[…] 7 Lugares imperdíveis para visitar na Toscana […]

Reply
Juliane 20/07/2022 - 16:59

O Jardim do Tarot da artista plástica Nick de Saint-Phale na Toscana também é imperdivel!

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais