Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Roma. 8 coisas que você precisa saber para sua viagem

by Mulher Viajante
Imagem externa do Coliseu de Roma

Inglês com a gringa

Passeios em Roma

Eu nunca vou me cansar de viajar sozinha para Roma. Aliás, acompanhada também.

Roma é definitivamente a cidade mais emblemnática da Itália.

Deve ser por isso que chamam essa cidade de Cidade Eterna. A gente vai uma vez, vai duas, vai três, e não quer parar de ir… nunca mais.

Tudo bem, vai! Não sou o centro do universo. Não é por conta da minha irresistível vontade de visitar Roma quantas vezes for possível que ela é reconhecida como a cidade eterna. Na verdade, era a admiração dos próprios romanos da antiguidade que conferiram a ela o status de eternidade. Para eles, Roma poderia ser destruída múltiplas vezes que ainda assim resistiria.

1. Roma. A Estrela do Velho Mundo

Roma. Monumento Altare della Patria Vittorio Emanuelle

Roma é pura história. Este é o Monumento Altare della Patria homenagem ao primeiro rei da Itália Vítor Emanuel II – Foto Lu Leal

Exuberante, apaixonante, incontestavelmente simbólica e única. De fato Roma é a estrela do velho mundo.

Produtos para Viagem

É definitivamente uma cidade para conhecer caminhando, se esbarrando em obras de artes e suntuosos monumentos por todos os lados. Não é possível não se encantar com os detalhes da arte renascentista que vai atravessar à sua frente em cada esquina.

E as fontes romanas? Um verdadeiro espetáculo! Tem sempre uma para ser admirada em quase qualquer lugar que você vá. Sem falar que não dá para ignorar a maravilha das ruínas e seu valor histórico.

História, arquitetura… comida e bebida

Boa parte do que entendemos por civilização está nas heranças romanas.

Nossa história está alí, nas colunas jônicas e coríntias, nas construções de pedra e concreto, nos aquedutos, nos banhos públicos, nos majestosos templos e palácios.

Bom. Eu sou uma fã da majestade da cidade italiana que me comoveu desde a primeira vez que lá pisei.

Mas é mais que uma impressão e comoção pessoal, eu garanto! Porque eu realmente acredito haver muito pouca possibilidade de Roma não tocar também você.

Eu na verdade acho até que você vai chorar como eu chorei ao ver o Coliseu a primeira vez; ao admirar os Museus do Vaticano; ao cruzar o caminho do Pantheon e da Fontana de Trevi; ao visitar o labirinto das Catacumbas de São Sebastião.

E porque não dizer.  Você certamente vai se comover com a comida. A palavra é comover mesmo… (rs).

Comer naquele país é um acontecimento único e merecedor de destaque.

Pelos deuses romanos! Por Baco!

Como eu amo comer e beber na Itália… Inclusive vou deixar aqui algumas sugestões de restaurantes para vocês.

2. Roma para quem vai viajar sozinha

Nesse artigo sobre a cidade vou deixar sugestão de locais para se hospedar, os melhores passeios e as formas mais fáceis de comprar os bilhetes para não enfrentar longas filas.

Todos os passeios sugeridos são indicados tanto para quem viaja acompanhada quanto para quem vai viajar sozinha para Roma.

Se é o seu caso, pode ficar tranquila. Considero Roma uma cidade bastante segura para mulheres que viajam sozinhas.

Como mulher e brasileira você terá atenção dos italianos. Ao menos dos homens italianos. Eles gostam um pouquinho demais das brasileiras. Por isso os olhares são inevitáveis. De todo modo, dificilmente algum deles vai te desrespeitar.

Apesar de algumas vezes parecerem grosseiros aos olhos dos brasileiros que não estão muito acostumados com respostas mais diretas, os italianos são um povo alegre e comunicativo.

Eu sempre instruo as mulheres que viajam sozinhas a estudarem bem seu roteiro para estarem mais ambientadas quando chegarem na cidade de destino. Mas é muito natural que peçamos informações no decorrer do caminho. Então aquela máxima “quem tem boca vai a Roma” tá valendo, ok? Pergunte se precisar.  No geral os italianos vão te dar uma informação com alguma boa vontade.

3. Como Chegar em Roma

As empresas aéreas com voos diretos do Brasil para Roma são a Alitália e a Latam. É possível comprar passagens também por outras empresas, mas sempre com escalas em outros países.

A última vez que fui viajei de Alitalia. Não fiquei muito satisfeita com o voo. Achei o avião bem descuidado com um aspecto de velho, a tripulação pouco acolhedora e o serviço de bordo ruim. Fui de econômica e voltei de executiva e sinceramente não vi muita diferença em termos de atendimento.

Espero na próxima viagem ir de Latam e depois conto para vocês o que achei. No geral, sempre gostei muito dos voos da Latam para a Europa. Mas como faz tempo que não viajo para a Europa pela Latam, prefiro deixar minhas impressões para a próxima vez que voar.

Serviços de transporte do aeroporto até a cidade

Mapa Trajeto do aeroporto de Fiumicino à Roma

Trajeto do Aeroporto de Fiumicino até Roma

O voo para Roma tem a duração de 12 horas aproximadamente. A chegada é no Aeroporto Fiumincino que fica a uma distância de 45 minutos do centro de Roma.

Do aeroporto para a cidade todas as vezes que fui utilizei o serviço de traslado. Acho bem mais cômodo e rápido.

Nas grandes cidades europeias não costuma ser difícil encontrar um serviço de traslado tanto privativo como compartilhado. O valor varia de acordo com o tipo escolhido e pode custar de 6 a 100 euros.

Seja qual for sua escolha, vale muito pela praticidade, conforto e segurança. Vou deixar o link abaixo para vocês. São diferentes serviços de traslado do valor mais em conta ao mais alto.

Chegando em Roma de trem

De outras partes da Europa além de chegar a Roma pelo aeroporto, é muito fácil chegar de trem. Eu indico essa opção sem sombra de dúvidas. Fica muito prático porque a estação de trem, Termini, fica no centro de Roma. Você já chega direto na cidade e só pegar um uber ou taxi para seu hotel.

As companhias ferroviárias da Itália são a Trenitalia ou a Italo.

Você também pode comprar o bilhete através da Raileurope. Há uma pequena taxa extra, mas tem a facilidade da compra em português.

4. A melhor época para visitar Roma

Roma Antiga. Vista externa do monumento Coliseu

O Coliseu é um dos símbolos da cidade de Roma. Foto Lu Leal

Verão

Eu indico fortemente que evite Roma no verão. Além de muito quente a cidade fica absurdamente lotada. Pontos turísticos como o Coliseu e o Foro Romano ficam impraticáveis pois as filas são enormes mesmo para quem tem os ingressos “fura fila”. Além disso, é muito difícil conseguir ingressos para algumas atrações se estiver indo em cima da hora. Eu até hoje ainda não consegui disponibilidade de um ingresso que contemple a visita a todo o Coliseu, incluindo o topo e o subsolo, nem mesmo fora da alta temporada. Em certas épocas do ano você só consegue esse tipo de bilhete se reservar com 3 meses de antecedência e olhe lá.

Outono e Primavera

Penso que o outono e a primavera são as melhores épocas para visitar a cidade.

A última vez que estive em Roma foi na primavera. O bom de visitar na primavera é que o clima é ameno apesar de mudar muito. Mesmo que as atrações possam eventualmente estarem cheias, nada se compara ao verão.

Mala de outono e primavera

Definir os itens de uma mala de outono e primavera na Europa pode não ser tarefas das mais fáceis. Esteja atenta que nestas duas épocas a temperatura pode variar muito então sua mala precisa estar preparada tanto com roupas mais frescas como com roupas de frio. De um dia para o outro a temperatura pode mudar bastante transitando entre 10 e 25 graus. Você também pode pegar temperaturas mais leves de dia e muito frias à noite. É um desafio!

Inverno

Sem sombra de dúvidas, para visitar as atrações de Roma com mais tranquilidade o inverno é a época onde as filas são bem menores e atrações estão mais vazias. Só que aí você vai precisar contar com temperaturas que podem facilmente chegar abaixo de zero. Neve não é muito comum em Roma, mas também pode acontecer. Então no inverno é bom estar preparada pra isso.

Pra quem não é muito simpática ao frio, melhor não ir na estação do frio. Se você gosta de frio, aproveite para conhecer Roma sem enfrentar a cidade muito cheia, o que é ótimo!

5. Onde se hospedar em Roma

Hotel Cicerone $$$

A última vez que estive em Roma me hospedei no hotel Cicerone. O ponto alto do Hotel é sem dúvida a localização. Achei excelente mesmo. Fica bem próximo ao Vaticano. Dá para ir caminhando até a Piazza del Popolo. E de lá a gente facilmente explora o centro de Roma a pé. Então acabou que andei bastante mesmo. A maior parte do tempo fiz tudo a pé.

O Cicerone é um hotel simples. Tem um quarto confortável e um bom café da manhã. Gostei muito do atendimento das meninas da recepção. Só tenho uma observação a fazer quanto ao bar. Pedi um saca-rolhas no bar do hotel e se negaram a me emprestar. Algo meio sem lógica pois ninguém vai deixar de abrir um vinho porque o hotel não empresta um saca- rolhas. Eu atravessei a rua, e comprei o dito cujo em uma lojinha na frente do hotel.

Ou seja. Não comprei o vinho deles e depois dessa na verdade nem quis utilizar o bar. Deixaram de fazer uma gentileza para uma hóspede que precisou sair do hotel para conseguir abrir uma garrafa de vinho. Nesse ponto achei muito amador por parte do funcionário. Uma regra do hotel sem lógica alguma que só atrapalha a vida do hospede.

Mas por fim, se busca um local simples mas confortável, com boa localização (e não precisa abrir uma garrafa de vinho rs) é uma boa opção.

Você pode fazer a sua reserva aqui pelo mesmo valor do site.

Outras opções de ótimos hotéis indicados em Roma com diferentes categorias de preço:

6. Onde comer em Roma

A minha sorte é que Roma é uma cidade para caminhar. Porque se não fosse isso, voltaria pelo menos uns 3 kilos mais gorda de lá.

Comer bem na minha opinião, faz parte da experiência de viagem e comer na Itália é um verdadeiro acontecimento. Quem ama massa, presunto de parma, frutos do mar e vinho se esbalda na Itália. E Roma obviamente que tem restaurantes maravilhosos para todos os gostos e bolsos.

Vou deixar a minha sugestão aqui para vocês. Alguns lugares que comi e gostei tanto da comida quanto do atendimento.

Bistrô Cantieri

Roma. Bistrô Cantieri

Bistrô Cantieri. Surpreendente. Foto Lu Leal

Nas proximidades do meu hotel. Seguia para a Piazza del Popolo e parei neste restaurante para jantar.

Um ambiente descontraído, bem decorado, com uma pequena área externa.

A massa é fresca e dá até para fazer uma visita e ver como preparam as massas lá na hora.

Escolhi de entrada uma bruscheta (normal, nada demais) e como prato principal um Cavateli ao Ragu de Vitelo. Este sim, Divino!

Endereço: Via Cola di Rienzo, 16

Da Francesco Roma

Comer em Roma. Restaurante Da Francesco

Spagheti Carbonara com trufas negras e panacota de sobremesa. Da Francesco Roma

Sensacional. Um dos melhores pratos que comi na Itália. Carbonara com trufas negras.

Sério gente. Maravilhoso!

Não comi a pizza, mas parece que é um dos carros chefes do restaurante. Fiquei de voltar para a pizza mas acabou não dando tempo.

O restaurante não é barato, mas também não é nada absurdo.

Endereço: Piazza del Fico 29. Campo de´Fiori

Pizzería Baffetto2

Comer em Roma. Baffetto 2

Pizza e tiramisu de pistache. Tudo uma delícia. Pizzería Baffetto 2. Foto Lu Leal

Indicação de um amigo Romano. A pizza é deliciosa, tipicamente italiana com aquela massa fina e crocante, super recheada.

Comi de sobremesa um Tiramisu de pistache que foi uma supresa! Amo tiramisu e amo pistache. Não fazia ideia que a combinação poderia ser uma delícia! Vale experimentar.

Endereço: Vicollo della Cancelleria 13. Campo de´ Fiori

Antica Osteria Pontesisto

Comer em Roma. Risoto com gorgonzola, radiccio e nozes

Risoto com gorgonzola, radiccio e nozes. Foto Lu Leal

Bem servido. Um daqueles lugares para sentar do lado de fora tomando um bom vinho e vendo as pessoas passarem. Está localizada no charmoso Trastevere.

Pedi um risoto com gorgonzola, radiccio e nozes. Que explosão de sabores. Um dos melhores que já comi.

Endereço: Via de Ponte Sisto, 80. Trastevere

7. O que fazer em Roma

Há muita coisa para ver na cidade. Poderia facilmente fazer vários artigos sobre Roma e acredito que dificilmente conseguiria finalizar tudo que há por lá.

De todo modo, vou deixar uma lista de tudo que julgo imperdível na cidade e algumas dicas para facilitar a sua vida na compra dos ingressos.

Complexo Coliseu e Foro Romano

Há vários bilhetes diferentes para o Coliseu. Tem o básico que inclui Coliseu, Foro Romano e Monte Palatino e bilhetes que além do básico incluem também a visita ao Topo do Coliseu e ao subterrâneo. Porém este bilhete completo além de ser mais caro é bem difícil de conseguir se não reservar com pelo menos 3 meses de antecedência. Como todas as minhas viagens à Itália foram decididas em menos tempo que isso, nunca consegui reservar essa visita completa.

Vá preparada para andar muito. É cansativo. Reserve a visita ao complexo para uma manhã e deixe o restante do dia livre. Assim você pode escolher o que fazer sem compromisso.

Vaticano

Roma. Vista do Vaticano a partir do Castelo Sant Angelo

A vista do Vaticano de cima do Castelo Sant´ Angelo. Foto Lu Leal

A visita à basílica de São Pedro é gratuita porém esteja ciente de que as filas são gigantescas. Se não quiser perder tempo em filas deve chegar muito cedo ou aproveitar o ingresso da visita aos Museus do Vaticano. Você consegue sair da Capela Sistina (que é a sequência final da visita aos Museus do Vaticano) por uma passagem reservada que chega diretamente à basílica de São Pedro. É só na saída da capela sistina se misturar aos grupos com guia.

Conte que a visita vai levar no mínimo duas horas. Podendo levar mais tempo se você é do tipo que ama museus. Leve em conta que caminha bastante lá dentro, sobre e desce escadas, então é interessante ir com calçado confortável.

O acesso para a Cripta de São Pedro dentro da Basílica é pago, bem como o acesso à cúpula da basílica.

Audiência Papal

Se tiver interesse em ver o Papa mais de perto, pode tentar incluir em seu roteiro a audiência Papal, que se realiza em uma sala fechada e exclusiva. Apesar de haver guias oferecendo o serviço, essa audiência é gratuita.

Para conferir as datas dos eventos presididos pelo Papa, clique no site oficial aqui.

Castelo d Sant´Angelo

Roma. Castelo de Sant´Angelo

O Castelo de Sant´Angelo tem uma vista linda da cidade. Vá pela manhã. Foto Lu Leal

Está nas proximidades do Vaticano, do lado na verdade. Você pode escolher visita-lo ou não. Somente a região do castelo, e as belas pontes sobre o Rio Tibre já rendem as melhores fotos além de ser um local super agradável. Mas se subir o Castelo terá a chance de ver uma bela vista da Praça São Pedro e da Basílica, além de uma vista bonita da cidade de Roma.

Galeria Borghese

Um parque espetacular no centro da cidade de Roma. E seu belíssimo palacete com obras de arte dos grandes artistas italianos. Um passeio inesquecível para ao menos uma tarde.

Fontana de Trevi

Quer as fotos maravilhosas que vê no instagram? Então chegue cedo. Mas muito cedo mesmo, ok? Às 7 da manhã o monumento já está lotado e começa a ficar impossível fazer uma foto sem muitas pessoas ao redor.

É gratuito

Pantheón

Um edifício com mais de 2 milênios. É o edifício mais preservado da Roma antiga. Imperdível.

Praças de Roma

A cidade é rodeada de piazzas. As mais famosas e centrais são a Piazza Navona, Piazza del Popolo e a Piazza di Spagna.

Esta última em especial tem uma bela escadaria que leva à Igreja Trinità dei Monti. Está em frente à Via Condotti, uma das mais importantes ruas de compras em Roma. Dali também você pode seguir pela Via del Corso ou Via Babuíno, outras duas importantes ruas para compras em Roma, até a Piazza del Popolo.

Todas essas atrações na cidade de Roma podem ser visitadas tranquilamente se você está viajando sozinha.

No geral, a cidade é segura para mulheres que viajam sozinhas. Mesmo nas ruas do centro à noite há bastante policiamento.

| Como Planejar uma viagem sozinha

8. Quanto levar de dinheiro viajando para Roma?

Essa pergunta é um pouco difícil pra responder porque depende muito do seu estilo de viajante. A minha impressão na última vez que estive na cidade, é que Roma já foi bem mais barata. Mas no geral não é uma das cidades mais caras da Europa.

Sugiro que calcule um valor entre 80 e 130 euros por dia. Isso já com seu hotel pago.

Esse valor também exclui os ingressos para as atrações sugeridas aqui. Se deixar para comprar os ingressos lá na hora, adicione o valor deles à esta conta. Mas a indicação é que já saiam do Brasil com esses ingressos comprados pois te libera de um valioso tempo que gastaria com as imensas filas.

Espero que este artigo te ajude a fazer uma viagem inesquecível para Roma. Se tiver alguma pergunta pode comentar aqui no blog que respondo.

Você pode ler mais sobre a Itália no artigo mais geral sobre o país. É só clicar aqui.

E caso esteja pensando em visitar a Toscana não deixe de ler o artigo 7 lugares imperdíveis para visitar na Toscana.

 

Luciane Leal

 

Inscrição Airbnb com desconto

5 comments

Francisca Sônia Câmara 17/01/2020 - 08:34

Excelente artigo, você contemplou todos os itens sobte a cidade eterna. Desde os museus, praças, e até a deliciosa gastronomia romana. Parabéns pela bela aula para pessoas que viajam sozinhas ou acompanhadas. Obrigada pela maravilhosa explanação.

Reply
Lu leal 21/01/2020 - 22:18

Que ótimo Francisca. Roma é uma paixão pessoal e é um prazer falar sobre ela, principalmente para viajante solo.
Um abraço
Lu Leal

Reply
Veneza. O Melhor da cidade mais surpreendente da Itália 23/02/2020 - 21:15

[…] Viajar Sozinha para Roma […]

Reply
Paris. O que fazer, onde se hospedar, quando ir 21/09/2020 - 09:02

[…] Roma. Descubra tudo sobre a cidade neste artigo completo […]

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais