Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Veneza. Tudo que você precisa saber para se apaixonar por essa pérola italiana

by Mulher Viajante
Veneza Itália

Inglês com a gringa

Roteiro Itália

Veneza é uma cidade única e diferente de tudo o que a gente sabe sobre cidades.

É uma das mais belas cidades da Itália

Um lugar que a gente ama e odeia ao mesmo tempo. Um lugar de onde eventualmente você vai até poder querer sair, mas de uma beleza que te faz querer desesperadamente ficar.

Fico imaginando o quanto não deve ser difícil para os Venezianos transitarem por uma cidade abarrotada de turistas por todos os lados. Uma cidade que alaga com uma certa frequência,  e onde a locomoção em maior parte é feita através de barcos.

Imagine o quanto não deve ser difícil viver cercada de água por todos os lados?

Mas e esse charme? E esse romantismo?

E quanto a beleza única desta cidade incomparável?

Produtos para Viagem
Veneza Itália

Veneza. Foto Lu Leal

1. Peculiaridades de Veneza

As características tão peculiares de Veneza juntamente com seu romantismo indiscutível é que nos faz querer conhecê-la de qualquer maneira.

E quando a gente chega lá, fica meio sem saber o que pensar daquele lugar surpreendente!

Uma cidade onde o número de turistas é maior que o de moradores. Que está sujeita ao fenômeno da Acqua Alta (maré alta) que inunda suas calçadas.

Uma cidade com belos palacetes que se espalham pelas margens de seus canais e em torno de suas praças.

E como não se emocionar ao pisar a primeira vez na mais famosa delas, a Piazza San Marco?

É precisamente por suas características únicas que Veneza seduz quase todos que navegam por aqueles canais. É tudo isso que faz de Veneza, um dos lugares mais incríveis da Europa.

2. Veneza. Uma pérola da Itália

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Veneza é com segurança uma das pérolas da Itália.

Seus canais e gôndolas passando por eles, palácios e monumentos históricos, a excepcional Piazza San Marco, são tão fantásticos que você se perde se encantando com tudo.

E tenha isso em mente, ok? Se perder em Veneza, é parte da experiência da cidade.

Mas nada que traumatize! Afinal, saindo com sua viagem planejada, o essencial você terá sobre seu controle. E vou te dar algumas dicas por aqui, sobre o que fazer em Veneza, onde ficar na cidade, e outras informações gerais importantes.

Veneza Grand Canal

Grand Canal. Veneza. Foto Lu Leal

3. Onde fica Veneza?

Veneza está localizada na região de Veneto, nordeste da Itália. É um conjunto de ilhas que em conjunto com Burano e Murano, formam a Comuna de Veneza.

Desnecessário dizer que é uma das cidades mais visitadas do mundo. Obviamente por suas peculiaridades como cidade, mas também por sua localização no mapa da Europa.

Turin, Milão e Veneza são as cidades mais importantes desta região do norte da Itália. São a porta de entrada para o país, já que estão na parte superior da “bota”, que faz fronteira com vários países da Europa.

Veneza fica bem próxima à Trieste, a cidade italiana que está na fronteira com a Eslovênia. Então se quiser conhecer países do leste europeu como Eslovênia e Croácia, pode ser uma boa entrar na Europa pela Itália e seguir para esses países por terra. Fica a dica!

De Veneza também é bastante fácil visitar cidades em outros países de trem e principalmente outras cidades italianas importantes.

Uma viagem de trem para Bologna por exemplo, leva em torno de 1:30 apenas. Para Milão, 2:40. Para Florença, 2:15. E para Roma, 3:50.

Saiba que o trem é inclusive a maneira mais fácil de se deslocar pela Itália.

Mapa das Fronteiras com a Itália

Veneza no mapa da Itália.

4. Como chegar

Trem

Você pode chegar facilmente de trem ou de avião em Veneza.

Se estiver dentro da Itália, sugiro fortemente optar pelo trem que é a melhor opção para deslocamentos internos como já mencionado.

Dica de viajante para viajante

Sabe aquela confusão de aeroporto. Medida de bagagem, peso, documentação… aff! No trem não tem nada disso!

Bem mais dinâmico e rápido. É claro que você tem meio que se virar porque informação é uma coisa meio escassa nas estações… e infelizmente disposição para ajudar também. Mas depois que você entende o funcionamento dos horários, das plataformas, validação de bilhetes e etc, fica bem tranquilo.

Vou deixar aqui para vocês um vídeo dos stories que dei todas as dicas sobre trens na Itália. Dá uma olhada aqui.

Transfer de malas

Chegou de trem em Veneza? Se já tiver o “transfer de malas” para o seu hotel acertado significa que você é daquelas viajantes super antenadas, que já organizou sua viagem com tudo que tem direito.

O transfer de malas é um serviço que os venezianos oferecem justamente para facilitar a vida de quem está viajando com mais que uma mala ou mochila.  É feito com um carrinho cheio de facilidades para subir e descer os muitos degraus das pontes que atravessam os canais de Veneza.

Sim viajantes. Veneza é cheia de pontes por todos os lados o que dificulta muito a vida de quem viaja com suas malas de rodinhas.

Sugiro que quando estiver com a reserva de seu hotel acertada, veja com o hotel uma pessoa para fazer esse serviço para você. Você só não precisará desse tipo de serviço se seu hotel estiver em frente ao Grand Canal ou algum outro local onde os táxi barco podem chegar (vou falar deles mais pra frente).

Na saída da estação de trem também tem muitos venezianos que fazem esse serviço e vão te oferecer. Só é bom ficar ligada no preço. Eu paguei 5 euros por volume. O valor vai depender da distância de seu hotel até a estação. O meu era próximo.

Companhias Aéreas

Muitas empresas aéreas voam para Veneza, afinal, é a cidade mais visitada do mundo.

Se deixar Veneza como o último destino de sua viagem, pode retornar ao Brasil comprando seu voo com embarque desde Veneza mesmo.

Nesta última viagem entrei na Itália por Roma e voltei para o Brasil a partir de Veneza.

Não há voos diretos para o Brasil a partir de Veneza, mas se você comprar pela Alitalia seu bilhete aéreo terá o trecho Veneza com conexão em Roma. Roma é de onde parte seu voo de retorno para o Brasil.

Para Roma há muitas empresas aéreas como opção para a sua viagem. No artigo que escrevi sobre a Itália no geral, tem bem explicado as opções de voos para o país. Não deixe de dar uma olhada nas outras muitas informações sobre a Itália também.

5. Melhor época para ir à Veneza

Veneza

Veneza. Itália. Foto Lu Leal

É muito importante analisar bem quando ir à Veneza. E eu te asseguro que no verão é uma péssima ideia.

Eu fui na primavera (a estação na qual mais amo viajar para a Europa). Mas estava lá no dia 1 de maio. Nem me toquei do feriado de primeiro de Maio no meu planejamento.

No dia primeiro a cidade estava abarrotada de turistas. Toda a região da Piazza San Marco lotada, de se trombar mesmo nas calçadas. Os venezianos visivelmente impacientes.

Ou seja. Se em um feriado na primavera estava assim, fico imaginando como fica a cidade na época do verão europeu. Evite

Em todo o caso, com exceção dos feriados, primavera na minha opinião é sempre a melhor época para viajar para Itália e outras partes da Europa também.

O inverno também pode ser uma boa época para quem não se importa com o frio intenso.

Mas esteja atenta ao período do Carnaval de Veneza. Nesse período a cidade está realmente lotada. A não ser que queira conhecer o glamuroso Carnevale di Venezia (falo um pouco sobre ele mais pra frente), evite o período.

Neste link você confirma as datas do Carnaval na cidade.

6. Transporte em Veneza e traslado

Talvez este seja o assunto mais importante deste artigo.

Em se tratando de uma cidade onde o meio de deslocamento mais comum é o barco, com certeza falar sobre como se locomover em Veneza é muito importante.

Veneza é uma cidade onde as pessoas se deslocam através de canais.

Se você está acostumada a usar transporte público, esquece tudo o que vc sabe sobre o tema.

Se está acostumada com transporte privado também.  Em Veneza você vai andar de barco, seja no transporte público ou privado…e vai ter que gostar disto.

Táxi barco

O táxi barco em Veneza é o meio mais confortável de se locomover pelos principais pontos da cidade. Além de tudo é um charme. Mas um charme para poucos! É bem  caro para ser um transporte corriqueiro por lá.

Os venezianos tiram bastante proveito dos turistas quando o assunto é o preço dos serviço. Tudo bem, não é muito diferente de outras cidades da Itália. Mas é que em Veneza tudo é mais caro para o visitante.

De todo modo, não dá para ter um parâmetro do que seria um valor possível para um taxi barco em outro local. Taxi barco é um negócio que não tem em todo lugar pra gente conseguir comparar o preço, não é mesmo?

Taxi Barco com Tour

Eu só sei que do aeroporto para as proximidades do meu hotel o valor era 90 euros. Do aeroporto à Piazza San Marco 120 euros.

Sim. Foi isso que você leu: 120 euros para um trajeto de uns 30 minutos.

Tá certo que muita gente escolhe essa modalidade para assim já fazer um tour pelos canais. Se for o seu caso, pode ser uma excelente ideia.

Dependendo do horário que chegar na cidade, aproveitar o taxi barco para um pequeno tour pode funcionar bem. Eu não fiz porque cheguei em Veneza pela estação de trem. Mas conversei com pessoas que fizeram e gostaram bastante.

Taxi barco privado ou Compartilhado Aeroporto-Hotel

Os taxis barco saindo do aeroporto no serviço privado, já fazem o passeio pelos pontos mais importantes como Grand Canal, Ponte Rialto e proximidades da Piazza San Marco, por exemplo.

Como disse, vale a pena se você quer muito conforto e de quebra ainda dar uma passeio pela cidade.

Deixo os links para a reserva desse tipo de serviço.

Outra possibilidade é o taxi barco compartilhado do aeroporto para o seu hotel , que é mais em conta. Deixo também o link dessa opção.

Ônibus especial Aeroporto Marco Pollo – Piazzale Roma

Uma excelente opção de traslado do aeroporto para o centro de Veneza (dependendo da região que você irá se hospedar) é o ônibus especial direto do aeroporto Marco Pollo à estação Pizzale Roma.

O valor é 8 euros. O ônibus é muito confortável, e o trajeto leva somente 30 minutos. De Piazzale Roma você pode se dirigir à outros locais de Veneza através do vaporeto. Esteja atenta às distancias das estações de vaporeto até o seu hotel.

Vaporeto

Os vaporeti custam 7,50 euros o trecho (valor em 2020).

Caro para um trecho somente, viu gente? A ideia é que você se planeje com antecedência para ter uma noção do quanto vai precisar utilizar.

Há passes de Vaporeto para 72 horas e também 24 horas. Como ia ficar pouco tempo na cidade, comprei passe de 24 horas que me custou 20 euros. O passe dá o direito a acesso livre durante 24 horas.

Eu tinha calculado 5 viagens inicialmente. Usei 4. Valeu muito mais a pena do que se tivesse pago cada trecho. E olha que ainda andei um bocado, me perdi, aquelas coisas (se você não se perdeu não experimentou de fato a cidade. Se perder em Veneza é parte da brincadeira).

Mas voltando ao Vaporeto.

Uma das estações do vaporeto bem movimentadas e centrais de Veneza é a Piazzale Roma. Ficava perto do meu hotel, por sorte. Dali se pega o vaporeto para boa parte de Veneza, incluindo também Burano e Murano.

As estações de vaporeto são como balsas flutuantes. Dão aquela balançadinha enquanto você espera seu embarque.

Tudo é único naquela cidade!

Valide seu bilhete

Valide seu bilhete antes de entrar no vaporetto. A partir do momento da validação começa a contar os 70 minutos em que você pode usar o bilhete.

Esteja muito atenta ao fato de que se passar os 70 minutos você precisará valida-lo novamente, ou seja, contar outra passagem.

É de extrema importância estar com o bilhete do valporetto validado, pois se a fiscalização te sorteia nos meio dos passageiros para verificação e seu bilhete não está validado, nem perca seu tempo tentando se explicar.

Vi uma chinesa atrás de mim sendo multada em R$ 165 euros. E a multa deve ser paga na hora, ok? Eles fazem você passar seu cartão na hora para pagar a multa.

Esteja muito atenta à validação de bilhetes de trem, vaporeto, ônibus ou o que for na Itália.

Gôndola

Passeio de Gôndola. Veneza

Passeio de Gôndola. Veneza. Foto Lu Leal

Veneza. Passeio de Gôndola

Passeio de Gôndola. Veneza. Foto Lu Leal

O passeio de gôndola é um símbolo de Veneza.

Mesmo quem nunca pisou na Itália já viu ao menos uma vez na vida em algum filme, novela, seriado.

O passeio de gôndola de fato pode ser uma das coisas mais românticas para se fazer em Veneza. Mas nada impede que você faça o passeio sozinha, se não tiver companhia em sua viagem. Só precisa querer desembolsar o valor.

Eu particularmente preferi usar o tempo que dedicaria ao passeio e o valor que gastaria, para fazer outras coisas. Como a gente está o tempo todo andando de barco em Veneza, achei que o passeio de gôndola não me traria nenhuma experiência muito diferente. Taí um passeio que penso que de fato seja melhor de fazer acompanhada.

O passeio dura em torno de 30 minutos e o valor médio é de 80 euros.

Gôndola Compartilhada

Há uma opção de passeio de gôndola compartilhada com guia audio para que fizer muita questão de passear de gôndola em Veneza ainda que sozinha. É só clicar no link que deixei aqui.

Melhor Roteiro para Veneza

7. Onde se Hospedar em Veneza

Dorsoduro Veneza

Dorsoduro Veneza. Foto Lu Leal

Dorsoduro Veneza.

Restaurante na beira do canal. Dorsoduro Veneza. Foto Lu Leal

Todo mundo vai te dizer para ficar nas proximidades da Piazza San Marco. E eu vou te dizer o posto: FIQUE LONGE.

É que eu fui com a cidade cheia para um feriado (distração minha com as datas) então tive uma péssima impressão da região da San Marco. Além da região ficar abarrotada a ponto da gente ficar se trombando, tudo é caríssimo no entorno.

Eu vou te deixar a indicação de alguns hotéis aqui, dentre eles o que fiquei e amei. Afastado da San Marco, mas não a ponto de te impedir de aproveitar o máximo de Veneza.

Aliás, na minha opinião um dos melhores locais para se hospedar em Veneza. O Dorsoduro.

Dorsoduro

Dorsoduro Veneza Itália

Dorsoduro. Veneza. Foto Lu Leal

O melhor e mais importante sobre o hotel que me hospedei. Ele é “encontrável” (rs).

Isso é sério, gente. Para chegar no seu hotel em Veneza você certamente precisará de um passo a passo, instruções bem delineadas, informações do próprio hotel sobre a forma mais fácil.

No meu caso foi uma maravilha. Nem precisei das instruções do hotel.

Na região que fiquei é bastante fácil se encontrar. É próxima à estação de Vaporeto Pizzalle Roma e à estação de trem. Não fica em uma daquelas ruas pequeninas (até agora não sei se é adequado chamar os canais de ruas. Alguém elucida pra mim?).

O caminho para meu hotel era bem fácil. Era só ir beirando o Canal Rio Novo, um ponto de referência excelente.

Em Veneza mais que qualquer lugar é preciso ficar atenta aos pontos de referência.

NH Venezia Rio Novo

Hotel NH Veneza Rio Novo

Quarto NH Veneza Rio Novo.

Banheiro NH Veneza Rio Novo

Banheiro do hotel NH Veneza Rio Novo. Lu Leal

Excelente. Em todos os sentidos.

Moderno, confortável, com ótimo café da manhã.

Veneza Hotel NH Veneza Rio Novo

Café da Manhã. Hotel NH Veneza Rio Novo. Foto Lu Leal

Tem o mesmo valor de hotéis bem menos atraentes na região da San Marco e é infinitamente melhor.

De todo modo, este no Dorsoduro indico de olhos fechados para quem procura uma estadia de qualidade em Veneza, em um lugar lindo, ainda que não esteja colado à San Marco.

Mestre

Há hotéis modernos e com preço mais acessível em Mestre.

Há hostel também, para as viajantes mochileiras.

Mas só acho interessante ficar em Mestre se você tiver mais tempo visitando Veneza.

Apesar de não ser muito distante, Mestre está no continente e não é parte das ilhas. Você precisa de mais tempo para deslocamento do que dentro de Veneza.

De todo modo, aí vai a dica de hospedagem que indico em Mestre. Próxima a estação de trem.  Hotel moderno e com preço não muito fora da realidade.

San Marco e Grand Canal

Piazza San Marco

Vista da Piazza San Marco do canal. Foto Lu Leal

Foram pouquíssimas as opções que vi nas proximidades da San Marco que valeriam os valores exorbitantes nas diárias.

Alguns no Grand Canal são possíveis com diárias menos indecentes para bolsos mais modestos.

Das opções de hotéis que pesquisei no Grand Canal vou deixar para vocês prontinho o que encontrei com as melhores avaliações e custo benefício na minha pesquisa. Não me hospedei nestes hotéis mas estiveram na minha pesquisa como opção após levar em conta todas as avaliações.

Para quem viaja à Itália que fique claro que não é tarefa das mais fáceis encontrar um bom hotel.

E em Veneza então, a dificuldade aumenta muito porque os preços são muito altos. Então levar em conta a indicação de quem passou dias pesquisando pode ser meio caminho andado.

8. Comer em Veneza

Eu até posso indicar lugares que fui. Mas não acho que seja tão relevante.

Sabe por quê? Tirar de você a experiência que é descobrir um restaurante maravilhoso no meio daqueles labirintos, pode ser injusto.

Você precisa entrar nas ruelas, passar pelos canais e descobrir algo no meio do caminho.

Pare em um local super movimentado, ou um restaurante discreto. Descubra um Baraci (os tradicionais botecos de Veneza). Pare na frente de um deles. Faça uma pequena busca no google ou Tripadvisor,  e é bem provável descobrir que está diante de um achado.

Encontrar local para comer em Veneza pode ser assim, sabia? Surpresa onde menos se espera.

Agora deixa eu te dar o que considero uma dica de ouro, dica de viajante amigona. Não coma nas proximidades da San Marco. Não faça isso com seu bolso e paladar.

Eu acabei entrando em um dos restaurantes numa das ruas que seguem ao lado da Basílica e foi um desastre.

Caríssimo. Taxas não informadas na entrada. Comida bem meia boca. Ruim. Muito ruim. É a pressa que atrapalha a vida.

Já que é para gastar dinheiro (Veneza não é das mais baratas mesmo) que coma em um lugar que seja uma boa experiência.

Escolha um restaurante distante da Piazza San Marco.

Os pratos tradicionais da região

Pasta al Nero e Risotto Risi Bisi

Spaghetti al Nero di Sepia

Spaghetti al Nero di Sepia. Foto Lu Leal

A região de Veneto tem sua culinária típica e você vai querer experimentar alguma de suas iguarias.

Eu provei o famoso Spaghetti al Nero di sepia. A pasta com tinta de Lula acompanhada de frutos do mar.

Achei bem forte mesmo, um prato pesado para quem vai ficar se deslocando pela cidade, ou para dormir depois do jantar. Mas como a outra iguaria não fazia o meu tipo… não quis tentar o Risotto Risi e Bisi.  Alguém que detesta ervilhas não vai se empolgar com este prato.

Sarde in saor

O escabeche de sardinha também é prato típico por la.

Um aperitivo feito com sardinha, cebolas, azeite e vinagre.

Saor é um tipo de molho, um método de conservação da sardinha. O ideal é comer a sardinha após sua conservação nesse molho por pelo menos 24 horas.

Não cheguei a experimentar então vou deixar para opinar na próxima viagem à Veneza.

Antipasti Veneziano

Um antipasto é oque se come antes da refeição principal. Antes do primo Piatto.

Essa é para quem curte anchovas (euzinha aqui) e outros frutos do mar, como o caranguejo.

Traz ainda azeitonas. Bem marcante!

Panini

Veneza Itália

um Panine em cada esquina.

Dizem que peixe morre pela boca. Então sério! Eu já era pra estar mortinha.

É simples: Eu amo comer na Itália! E amo panine. Simples assim!

E os melhores panini que comi na vida estão em Veneza.

Na região em que fiquei hospedada, o Dorsoduro, me refastelei com eles. Em qualquer panetteria de esquina sempre haverá um panine incrível esperando para ser comido.

Pensa num sanduíche simples. Ciabatta, presunto de parma, mozzarela de búfala e rúcula. É um tipo de panine bem comum por lá.

Eu diria que dá pra viver de vinho e panini (rs). Tá, na verdade não dá porque tem delícias demais na Itália e a gente não consegue passar sem querer experimentar tudo.

Gelato

Tudo bem. Eu vou acabar tendo que te indicar um lugar específico.

Do ladinho da Ponte Rialto. Assim que sair da estação Rialto do Vaporeto é só dar uma caminhada em direção à ponte e tem uma gelateria destas como as muitas na Itália. Uma gelateria comum, a gente não dá nada pelo lugar.

Mas olha! Peça o sorvete de cereja. Gente! Não tem como descrever. Um dos melhores sorvetes que já tomei na vida!!!.

9. O que fazer em Veneza

A Magnífica Santa Maria della Salute. Foto Lu Leal

O meu roteiro na Itália nesta última viagem passou por Roma e por Florença. Resolvi seguir para Veneza na sequência.

Foram apenas dois dias na cidade e um terceiro ocupado com check out e aeroporto. Ou seja, pouco, muito pouco tempo.

Se tiver pouco tempo como eu tive, precisa dormir em Veneza mesmo, como já comentei aqui no artigo.

E se estiver na cidade em alta temporada (não é indicado) precisará ter ainda mais paciência e tempo para entrar nas atrações.

O ideal seria ter pelo menos 3 dias inteiros na cidade para conseguir ver o básico. Eu não pude entrar na maioria dos lugares que queria muito conhecer por falta de tempo. Escolhi conhecer mais a cidade caminhando ou de barco do que enfrentar grandes filas e ficar muito tempo dentro de algum local.

Listo abaixo as atrações básicas para serem visitadas em Veneza. Não deixe de visitar também os museus se tiver tempo na cidade.

Piazza San Marco

Basílica de San Marco Veneza

Basílica de San Marco. Veneza. Foto Lu Leal

Com certeza uma das praças mais incríveis da Europa.

As maravilhas na San Marco estão espalhadas para cada lado que você olhe da praça.

Para começar, duas torres, sendo a Dell”Orologio, original do século XIV e a outra a Campanile di San Marco, erguida no século IX e depois reconstruída após ter desmorano em 1902.

Campanile de San Marco

O campanário de San Marco é a construção mais alta de Veneza, de onde se pode ter uma vista sublime da cidade.

Foi alí também que Galileu Galilei em 1609 testou seu telescópio pela primeira vez.

No passeio que indico aqui você pode visitar a Piazza de San Marco e arredores e subir ao camapnário para ter a vista mais completa de Veneza. Tudo com acompanhamento de guia.

Basílica de San Marco

Detalhes da fachada da Basílica de San Marco Veneza

Detalhes da fachada da Basílica de San Marco. Foto Lu Leal

Detalhes Fachada Basílica de San Marco

Detalhes da bela fachada da basílica de San Marco. Foto Lu Leal

Majestosa se ergue a Basílica de San Marco que provavelmente tem a fachada de Igreja mais linda da Europa.

Há muitas igrejas fantásticas na Europa, mas eu pelo menos nunca vi uma com tantos detalhes, cores e perfeição como esta. Uma obra de arte à céu aberto.

A Basílica é do ano 828. Suas cinco belíssimas cúpulas misturam estilos renascentistas e bizantinos. O que adorna sua fachada veio de diferentes partes do mundo.

Os cavalos vistos na fachada, por exemplo, são uma reprodução daqueles que foram trazidos da antiga Constantinopla, e estão expostos no interior da basílica.

Aliás, o interior da basílica não é menos deslumbrante. Toda em mosaicos dourados, vai te deixar de boca aberta com toda certeza!

Toda a basílica causará um enorme encanto em qualquer pessoa que aprecie um pouco de arquitetura e arte sacra.

Além disso, para católicos, a igreja é importante por ser considerada abrigo dos restos mortais de São Marco, o padroeiro de Veneza.

Agora! Esteja preparada para a fila na entrada que pode dar voltas na praça dependendo da época que você visita Veneza. A entrada para a basílica é gratuita.

Vale a pena comprar o ingresso para o Palazzo Ducale com entrada privada para a  Basílica com antecedência, pois assim você evita ficar na enorme fila para visitar a Basílica. Deixo o link aqui para vocês.

Palazzo Ducale e Ponte do Suspiros

Palazzo Ducale

Palazzo Ducale. Veneza. Foto Lu Leal

Palácio Ducale foi o palácio dos dogdes, o antigo Palácio do Governo de Veneza.

Belíssimo, com arquitetura gótica, hoje é um museu e pode ser visitado por quem tem algum tempo na cidade e queira conhecer um pouco mais da história de Veneza.

Do lado de fora, ligando o Palazzo Ducale a outro edifício que já foi a Prigioni Nove, o que se vê é muita gente tentando conseguir um espacinho para fazer uma foto da famosa ponte dos suspiros.

Reza a lenda que a ponte leva esse nome por conta dos presos que atravessavam do palácio para a prisão suspirando, ao olhar pela última vez a liberdade lá fora.

Vou deixar o link para a compra de ingresso antecipado e sem filas para a visita ao Palazzo Ducale. É só clicar aqui.

Teatro La Fenice

Um dos teatros mais belos do mundo.

O nome remete à ave fênix que renasce das cinzas. Isso porque o teatro já sofreu incêndios duas vezes e precisou ser reconstruído.

Gran Canal e Ponte Rialto

Grand Canal Veneza

Grand Canal Veneza. Foto Lu Leal

O Grand Canal praticamente divide Veneza. Você certamente passará por ele em seus deslocamentos por Veneza.

Uma das quatro pontes que atravessam o Grand Canal é a ponte Rialto.

Uma das grandes atrações de Veneza, lotada em qualquer hora do dia.

A ponte foi construída entre 1588 e 1591, sendo a mais antiga das pontes que atravessam o Grand Canal. Por muito tempo foi a única ligação entre os dois lados de Veneza.

Difícil vai ser conseguir fazer uma foto por lá sem que apareça uma quantidade enorme de turistas em volta. Se quiser ver a Ponte Rialto menos cheia, o ideal é visitá-la bem cedo pela manhã.

O passeio de gôndola pelo Grand Canal podem valer a pena para fazer fotos melhores e ter uma visão mais bonita da Ponte Rialto e arredores. Segue o link de um desses passeios.

Murano

Quem não ouviu falar dos maravilhosos cristais de murano?

Feitos artesanalmente, através de uma técnica de fusão de metais e sopro de vidro. Formam peças exclusivas, se tornando muitas vezes objeto de desejo de quem ama decoração.

Murano é um conjunto de 7 ilhotas ligadas através de pequenas pontes.

Visitando o pequeno conjunto de ilhas, é possível conhecer várias fábricas de cristais diferentes e até assistir uma apresentação de como estes cristais são feitos. A visita as fábricas e a apresentação são a atração principal em Murano.

Não dá pra esquecer é claro, das compras. Mas vá preparada. Os itens são muito caros e a maioria dos mortais só consegue sair de lá com pequenas lembranças.

No vídeo abaixo filmei parte da apresentação. Da uma olhada.

Destine uma parte de um dia de viagem para Murano. Escolhi a parte da manhã e no retorno de Murano visitei pela primeira vez Piazza San Marco. Deu certo.

Se tiver tempo na cidade, pode também experimentar um passeio de barco de 4 horas, com guia multilingue, pelas ilhas de Murano, Burano e Torcello. Clique aqui para saber mais.

Carnaval de Veneza

Máscaras do Carnaval de Veneza

As famosas máscaras do carnaval de Veneza. Lu Leal

O carnaval de Veneza vai além das maravilhosas máscaras e fantasias tão conhecidas dos apaixonados pela Itália.

O carnaval da cidade italiana  também tem suas alegorias.

Mas não são como os carros alegóricos que estamos acostumados a ver no carnaval do Rio de Janeiro ou São Paulo por exemplo. As alegorias do carnaval de Veneza têm a mesma especificidade da cidade. Em Veneza só poderia mesmo se tratar de barcos decorados.

O desfile sobre as águas inaugura o Carnaval de Veneza com um espetáculo de luzes que refletem no Rio e nos palácios à noite, às margens do Rio Cannaregio.

A festa continua no dia seguinte onde à beira do canal são montados estandes enogastronômicos.

Vale ou não vale à penas se programar para ao menos uma vez visitar a cidade em sua tão tradicional festa de carnaval? Pensa nisso!

Para conhecer as datas o carnaval e os eventos na cidade no período, veja este link do site oficial do evento.

10. Sozinha em Veneza

Muita gente diz que não dá para viajar sozinha para a cidade mais romântica do mundo. Eu discordo totalmente.

Primeiro porque não sei se existem lugares bons para se conhecer sozinha e outros ruins. Qualquer lugar que não seja perigoso para uma mulher sozinha, é um lugar para ser visitado.

Veneza é totalmente segura para viajantes solo. Então eu pergunto: porque não visitar Veneza sozinha?

O romantismo da cidade é de fato um atrativo para os casais. Até aí, ninguém discute. Mas há tanto a se fazer e ver em Veneza, que seria injusto a cidade ser destinada somente aos românticos.

Qualquer pessoa deveria ao menos uma vez na vida experimentar Veneza.

11. Viaje segura para Veneza

O seguro de viagem é essencial para qualquer viagem internacional. Em alguns países a imigração exige do visitante a confirmação de que tem seguro de viagem.

Vou deixar aqui o link de um buscador de seguros de viagem onde você consegue pesquisar diferentes tipos no mercado e escolher o que melhor te atende dependo dos lugares que vai passar e dias viajando. Clique aqui e faça a sua busca.

Para saber mais sobre o funcionamento do seguro de viagem é só dar uma lida no artigo em que falo do assunto com mais detalhes. 

Espero que este artigo te ajude a planejar a sua passagem por Veneza. E se tiver alguma dúvida pode perguntar nos comentários que terei prazer em ajudar se souber.

Boa viagem!

Nos vemos pelo mundo.

Por Lu Trevisan

Melhor Roteiro para Veneza

3 comments

CoronaVírus  e a quarentena na Itália - Viajar ou não viajar? 08/03/2020 - 14:16

[…] Veneza. O melhor da Surpreendente Cidade Italiana […]

Reply
Viajar para Itália Sozinha. Tudo o que você precisa saber 18/07/2021 - 02:21

[…] próximos artigos vou tratar especificamente de algumas cidades como Veneza e Roma. E regiões incomparáveis como a […]

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais