Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Escócia. Dez Atrações Imperdíveis em Edimburgo

by Mulher Viajante
Escócia

Inglês com a gringa

A Escócia foi um dos lugares que a Samara Favoretto visitou e ela conta um pouco do que ela viu por lá neste relato.

Relato de Viagem – Por Samara Favoretto Bertola

Visitar a capital da Escócia é um sonho de muitos. E não sem razão. Edinburgh (Edimburgo, em português) é uma cidade linda, que me encantou já nos primeiros momentos, mesmo num dia típico de chuva e vento cortante.

Com certeza, a imagem do típico escocês de saia xadrez (o kilt) e gaita de fole viaja o mundo. E reflete um pouco das tradições tão fortes deste belo país, a Escócia, que pertence ao Reino Unido.

Mas o que mais esta cidade encantadora tem para oferecer?

Escócia. A capital Edimburgo

A cidade foi construída entre montes e definitivamente é um encanto! Cheia de atrações e belezas, sem dúvida é muito fácil de ser visitada. As 10 atrações de Edimburgo listadas aqui são só o começo para conhecer a cidade e inesperadamente cair apaixonado por ela.

Como resultado da uma arquitetura tipicamente vitoriana,  a sensação é de que as coisas não mudaram muito por lá na passagem dos séculos. Aliás, nem mesmo se parece com uma grande metrópole. Ali não se vêm arranha-céus e a loucura das grandes capitais.

Produtos para Viagem

Edimburgo é uma cidade com muita vida, além de ter um povo simpático e prestativo. É também cheia dos turistas que visitam a Escócia, mas alí o turismo ainda não influenciou negativamente a dinâmica da cidade. E este é um ponto bem positivo.

Definitivamente, Edimburgo é uma cidade pequena para os padrões dos brasileiros e facilmente pode-se conhecer em um dia. Desta forma, ela pode (e deve!) ser toda percorrida à pé. Então prepare-se para caminhar.

Vamos conhecê-la?

Reserve agora um Free tour gratuito por Edimburgo

O que fazer em Edimburgo?

A cidade de Edinburgh pode ser basicamente dividida entre a Old Town (cidade antiga) e a New Town (cidade nova).

Devido ao fato delas serem vizinhas pode-se facilmente ir de uma para a outra. E estamos falando de uma proximidade para ir à pé, mesmo. Aliás, nestas duas regiões estão a maioria das grandes atrações de Edimburgo.

Para que a visita seja otimizada para aqueles que não têm muito tempo, ou que só querem ver o principal, aqui segue a minha lista do que fazer em Edimburgo:

  1. Castelo de Edimburgo
  2. Royal Mile
  3. Palácio Holyroodhouse
  4. Holyrood Park & Arthur’s Seat
  5. Grassmarket
  6. National Museum of Scotland
  7. Princes Street e Rose Street
  8. Scott Monument
  9. Princes Street Garden
  10. Calton Hill

Castelo de Edimburgo

Castelo de Edimburgo. Escócia

Castelo de Edimburgo

Pouca coisa na cidade chama mais a atenção do olhar do que a visão do belo Castelo de Edimburgo. Em virtude de estar no alto de uma montanha rochosa e ainda bem no meio da cidade. É realmente uma paisagem impressiva.

O castelo fica a 120 metros de altura do nível do mar e guarda mais de 1400 anos de história.

Foi neste castelo que Edimburgo nasceu. Assim sendo, visitar o castelo é atravessar toda a história do país e da cidade. Ainda que a estrutura que se veja hoje no alto da rocha já tenha sofrido muitas transformações e reconstruções ao longo dos séculos, o castelo ainda está em grande forma.

Vale dizer também que este foi um dos castelos preferidos dos reis da Escócia até a união com a coroa inglesa, em 1603.

Não deixe de ver além da belíssima vista da cidade, as Joias da Coroa escocesa (Crown Jewels) e a Pedra do Destino (Stone of Destiny), onde os monarcas eram coroados. Aliás, esta pedra se encontrava em Londres e foi devolvida a Escócia em 1996.

Royal Yall Mile

Esta é sem dúvida a rua mais turística da cidade e daquelas obrigatórias na sua lista do que fazer em Edimburgo!

Na realidade, ela é uma sucessão de ruas que descem do Castelo de Edimburgo em linha reta até o Palácio de Holyroodhouse. E estas são duas maiores atrações de Edimburgo, por assim dizer. Devido ao fato de ligar um Castelo e um Palácio Real que ganhou o nome de Milha Real.

Desde os primórdios, esta foi a rua mais importante da cidade. Certamente a Royal Mile ainda mantém seu status, sendo um dos maiores chamarizes da Edimburgo. Sempre cheia de turistas e moradores, é ao longo desta via que se tem ideia como tem sido a vida na cidade. Quer seja conhecendo a história de seus inúmeros museus, quer seja passeando nas suas inúmeras lojas, igrejas, restaurantes e atrações.

A Royal Mile (Milha Real) tem 1,2 milha, ou seja, 2 quilômetros de comprimento, e tem muitas atrações interessantes e que devem ser visitadas por aqueles que tem mais tempo na cidade.

Royal Ticket (3 em 1). Conheça o Castelo de Edimburgo, O Palácio de Holyroodhouse e o Iate Real Britannia

Palácio de Holyroodhouse

O Castelo de Edimburgo era o preferido da realeza na Escócia, mas o Palácio de Holyroodhouse é o favorito da realeza inglesa há gerações. E esta é a casa da Rainha Elizabeth II quando ela está no país. Então para aqueles que tem curiosidade de saber como é uma das residências da Rainha, a visita é imperdível.

É possível conhecer alguns dos ambientes do palácio numa visita guiada, que só é oferecida quando a família real não está usando o palácio. Além de se conhecer muito da história do Palácio de Holyroodhouse, da família real e do país, é possível conhecer a Galeria de Artes da Rainha, cuja visita está incluída no bilhete.

Conheça o Palácio Holyrood

Holyrood Park& Arthur´s Seat

Bem ao lado do Palácio de Holyroodhouse se vê um lindo parque e uma enorme montanha. O parque aos pés da montanha se chama Holyrood Park e por certo é um lugar muito bonito e tranquilo para se passear. Além do mais, este lugar reúne duas importantes atrações de Edimburgo.

No meio do parque está uma grande e bonita montanha. Esta montanha é um extinto vulcão conhecido como Arthur’s Seat. Algumas trilhas nas encostas levam ao seu topo e ademais oferecem as vistas mais arrasadoras da região.

A princípio, subir os seus 251 metros de altura é muito mais tranquilo do que se imagina. E certamente vale muito à pena! A vista lá de cima é realmente de tirar o fôlego (tanto quanto a subida!).

De lá pode se ver quase toda cidade e muito dos seus arredores.

Hospede-se em Arthur´s Seat

Glassmarket

Esta é uma praça deliciosa e não muito distante da Royal Mile.

É cheia de restaurantes e pubs, e de fato, cheia de vida. Certamente uma boa escolha para sentar e bebericar algo, vendo o movimento de turistas e moradores.

Apesar de a praça já ter sido local de execução pública, hoje nada mais lembra este seu passado nefasto. E definitivamente, deste passado tenebroso só restou o nome de alguns pubs por ali, que fazem referência ao fato. Uma boa opção para um passeio de fim de tarde com uma esticada para jantar.

Hospede-se em em Glassmarket

Hospede-se nas proximidades da Royal Yall Mile

Museu Nacional da Escócia (National Museum of Scotland)

Lembra da ovelha clonada, a Dolly? Ela ficou famosa pelo mundo todo na década de 90.  Dolly foi clonada a partir das células de uma ovelha adulta. Um feito e tanto na época.

Pois bem, ela está empalhada neste museu e pode ser vista por lá. Mas este museu é muito mais do que apenas a casa eterna de Dolly. Ele é um museu extremamente interessante e um ótimo passeio para fazer em Edimburgo com crianças.

O Museu Nacional da Escócia é um dos mais famosos museus do Reino Unido e foi fundado no século XIX. Inegavelmente, ele tem um acervo bem diversificado e conta muito da cultura e história do país. Além de mostrar suas tradições e até inovações tecnológicas. A entrada é gratuita e a visita é muito indicada para todos que procuram o que fazer em Edimburgo.

National Museums of Scoltland

Princes Street e Rose Street

A Princes Street é passagem obrigatória para quem segue para New Town.

É a rua mais comercial da cidade e portanto, onde ficam inúmeras lojas e magazines (como a famosa Jenners – a Galerie Lafayette escocesa).

Todas as grandes lojas de rede tem uma filial nesta rua, sendo um paraíso para as compras.

Esta é uma rua cheia de movimento e onde a gente pode sentir a cidade como ela é, com seus moradores e agito diário.

Definitivamente, aqueles que amam olhar vitrines e ver novidades, devem circular por lá. Além do que esta área ainda oferece lindas vistas para Old Town e o Castelo.

Scott Monument

Das atrações de Edimburgo, esta é daquelas que não tem como você não ver! Este vistoso monumento que fica na Princes Street é uma homenagem da cidade ao popular escritor escocês Sir Walter Scott.

Sua localização é imbatível, então é impossível não passar por ela na cidade. Se você procura o que fazer em Edimburgo e tem pernas para subir na sua torre de 61 metros de altura, saiba que ela oferece uma vista incrível do centro e do castelo. Apesar de que subir os 287 degraus é para os fortes… Mas compensa!

Princes Street Gardens

A rua Princes Street tem de um lado as lojas e magazines, e do outro, um belo parque, o Princes Street Gardens. Definitivamente passear por ali é uma delícia, já que o lugar é cheio de verde e árvores. Principalmente no verão, se torna ponto de encontro e diversão de muitos e um ótimo lugar para deixar as crianças correrem e se divertirem.

Entretato, suas atrações não param por aí. Principalmente porque as vistas do Castelo são belíssimas dali.

Você não vai querer ir embora sem ter uns cliques deste ângulo do castelo! Ainda mais que o parque fica aos pés da rocha onde o castelo está alocado.

Não deixe de procurar o Floral Clock, o relógio de flores mais antigo do mundo, que fica dentro do parque. O relógio é enorme e todo feito de flores. Apesar de marcar as horas normalmente, ele só funciona na primavera e no verão.

Hospede-se em Princess Street Gardens

Calton Hill

Esta é outra das atrações de Edimburgo na montanha. Uma montanha que também fica no centro da cidade, mas na parte da New Town.

De fácil acesso, basta seguir pela Regent Road e seguir as indicações para chegar lá. Apesar de não ser tão alta quanto o Arthur’s Seat, ainda assim vale muito a pena passear por lá.

O lugar, além de oferecer lindas vistas da cidade e arredores, ainda apresenta a montanha Arthur’s Seat numa visão arrasadora. Mas saiba que suas atrações não acabam aí!

O Calton Hill é na verdade um grande parque verde, cheio de trilhas para se passear. E durante o passeio por ele, você vai encontrando alguns monumentos famosos da cidade.

Passeando pelo parque você vai dar de cara com o Dugald Stewart Monument, Nelson Monument e National Monument. Imperdível!

É claro que o que ver em Edimburgo não se esgota com esta lista. Afinal, ela é uma cidade muito interessante, com outros ótimos museus e grandes atrações. Entretanto, a ideia era deixar uma lista do que fazer em Edimburgo numa primeira vez.

Agora, é inegável que a Escócia tem uma infinidade de atrações inesquecíveis. Dá uma olhada na lista que preparamos dos passeios para além de Edimburgo.

Excursões aos Arredores de Edimburgo

Highland - Escócia

Após conhecer um pouco de Edimburgo que tal apreciar as maravilhas nos arredores?

Selecionamos as melhores excursões saindo de Edimburgo para as Highlands, os famosos lagos e os imperdíveis Castelos da Escócia. As paisagens de filme que você irá experimentar ao vivo e à cores.

As melhores opções para quem viaja sozinha e quer conhecer a Escócia com tranquilidade e segurança.

 

Outros artigos de destinos na Europa:

1 comment

Inglaterra. O que fazer, onde se hospedar, quanto dinheiro levar. Visite o Reino Unido 09/12/2021 - 12:42

[…] Europa pelo Canal da Mancha, que reúne além da Inglaterra outros países como Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Seu sistema de governo é parlamentar e sua população tem quase 56 milhões de […]

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais