Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Ouro Preto. 10 coisas que você vai querer saber antes de ir

by Mulher Viajante
Ouro Preto Minas Gerais

Inglês com a gringa

Há apenas 100 km de Belo Horizonte, Ouro Preto é um dos maiores tesouros de Minas Gerais.

Primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, a charmosa cidade mineira, hoje também polo universitário, conserva as mais belas construções barrocas do século XVIII.

Terra da Inconfidência Mineira, do Ciclo do Ouro, depositária de valiosas obras do mestre Aleijadinho, antiga capital de Minas Gerais.

Destino obrigatório para estudantes e amantes de arte, história, arquitetura, o prazer de uma viagem a Ouro Preto se estende também aos apaixonados pela natureza.

Cercada por convidativas cachoeiras e pela estonteante serra do Itacolomi, a cidade convida também aqueles que não abrem mão de aventura e procuram por esportes ecológicos.

Pequena e aconchegante, de fácil acesso e excelente infraestrutura para o turismo, Ouro Preto é irresistível para toda mulher que gosta de viajar sozinha.

Se você se sente atraída por este tesouro e ainda não se deu essa oportunidade, vale a pena cair na estrada!

1. Onde fica Ouro Preto

Igreja Histórica em Ouro Preto

Vista da cidade de Ouro Preto. Foto Lu Leal

Ouro Preto se localiza no Estado de Minas Gerais, a 100 km da capital, no Sudeste do Brasil.

A cidade colonial está construída na Serra do Espinhaço e é próxima de Congonhas, Mariana, Lavras Novas, São João Del Rey e Tiradentes.

Quem vai a Ouro Preto com um pouquinho mais de tempo com frequência escolhe “esticar a viagem” até uma (ou algumas) dessas lindas cidadezinhas mineiras.

2. Como chegar em Ouro Preto

Ouro Preto é um destino de fácil acesso.

A empresa Pássaro Verde tem ônibus de hora em hora de Belo Horizonte para lá. É só comprar sua passagem para Ouro Preto, se esticar na poltrona e você terá chegado antes que se dê conta.

O trajeto de 100 km, pela BR 356, é feito em cerca de 1:40h, por entre belas paisagens. Ir de carro também é uma boa opção, e garante comodidade para quem deseja se aventurar pelos arredores de Ouro Preto.

Do Rio de Janeiro, o acesso se dá pela BR- 040. São 400 km e cerca de 6 horas de viagem.

Para quem sai de São Paulo o percurso se inicia pela BR 381 e segue pela BR 356, totalizando 680 km.

3. Quando ir para Ouro Preto

Ouro Preto é um destino para uma boa viagem sozinha em qualquer época do ano.

Próxima à capital mineira e a diversas cidades do interior de Minas, Ouro Preto recebe turistas o ano todo, especialmente nos fins de semana, feriados e férias escolares.

Nestes períodos, para garantir sua hospedagem, é aconselhável reservar com antecedência, pois a cidade fica superlotada e os preços das diárias sobem consideravelmente.

Então, quando ir a Ouro Preto depende mais do que você está procurando. Se busca tranquilidade, preços mais baixos, e seu objetivo é conhecer o Centro Histórico ou mesmo fazer um turismo ecológico, é uma boa fugir dos períodos em que a cidade fica abarrotada de turistas.

Mas, se procura agito, o Carnaval e a Festa do 12 (acontece em 12 de outubro, data em que estudantes egressos vão à cidade para se reencontrar e confraternizar) são as duas ocasiões mais badaladas em Ouro Preto.

Para um turismo religioso, a Semana Santa e o feriado de Corpus Christi são bastante especiais, e falaremos mais sobre eles neste artigo.

Aprenda a Viajar Sozinha

4. Clima em Ouro Preto

Clima em Ouro Preto

Primavera em Ouro Preto. Foto Lu Leal

A charmosa cidadezinha mineira tem um clima  agradável durante todo o ano: a temperatura em Ouro Preto costuma permanecer entre 10 e 26 graus.

Dificilmente seus termômetros marcarão menos que 7 ou mais que 29 graus.

Os meses mais quentes são de setembro a abril, e os mais frios são junho e agosto.

As chuvas se concentram mais entre os meses de novembro a março.

Então, entre maio e agosto você terá grandes chances de pegar temperaturas frias, porém amenas, e escapar das chuvas, para percorrer livremente as lindas ruas de Ouro Preto.

Com algumas ladeirinhas mais exigentes, o ideal é separar um calçado confortável com aderência, um casaco, e pronto! Não haverá surpresas desagradáveis e você vai viver o que a cidade tem de melhor para seus visitantes.

5. O que fazer em Ouro Preto

Centro Histórico

Centro Histórico de Ouro preto

Ladeiras do Centro Histórico de Ouro Preto. Lu Leal

Ouro Preto é, sem sombra de dúvida, uma das mais preciosas cidades históricas para se visitar no Brasil.

Seu Centro Histórico foi o primeiro no Brasil a ser declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, tanto pela riqueza histórica que guarda em si tanto pelo grau de preservação deste patrimônio.

O nome da cidade se deve à forma com que, no período colonial, foi encontrado o ouro na região: no século XVII, o mulato Duarte Nunes foi surpreendido ao retirar sua gamela das águas do rio. Diante dele estavam pedras escuras, mas que possuíam um brilho único. Levadas para reconhecimento pelo governador do Rio de Janeiro, Artur de Sá Meneses, foi constatado que se tratava de OURO, cuja aparência enegrecida se devia a uma camada de óxido de ferro em sua superfície.

Tendo sido um dos maiores pontos de mineração do Ciclo do Ouro, não surpreende que muitas de suas construções ostentem grande quantidade do precioso minério.

Igrejas de Ouro Preto

Igrejas de Ouro Preto

Igreja São Francisco de Assis. Foto Lu Leal

Uma das maiores atrações de Ouro Preto são, sem dúvidas, sua Igrejas. Ornadas de ouro, obras de Aleijadinho e do Mestre Ataíde, arquitetura deslumbrante e séculos de história, estão entre as mais visitadas do Brasil.

Para que você não perca nada dessa beleza e do tesouro de fé e história que encerram, seguem algumas das principais Igrejas de Ouro Preto:

Igreja de São Francisco de Assis: ao lado da feira de artesanato de Ouro Preto e apenas serra e verde aos fundos, tem uma fachada belíssima. Recheada de obras de Aleijadinho, com toques do Mestre Ataíde, é também agraciada com uma pintura cheia de detalhes de Nossa Senhora rodeada de anjos no teto.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar: além do Museu de Arte Sacra, é conhecida por ser a segunda Igreja com mais ouro no Brasil: são 400 kilos empregados na sua construção e ornamentação.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo: lugar privilegiado para momentos de recolhimento, reflexão e oração. Por ali também passaram as mãos de Aleijadinho e do Mestre Ataíde.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição: é onde se encontram sepultados Aleijadinho e seu pai, Manuel Francisco Lisboa.

Igreja de São Francisco de Paula: pode ser avistada no alto das montanhas, como um sonho. No entanto, não é de difícil acesso. De lá tem-se uma vista privilegiada de Ouro Preto. Não é aberta à visitação, mas tem Missas às 10h no domingo.

Além de suas maravilhosas Igrejas, ao andar pelas ruas do centro de Ouro Preto, você conhecerá várias capelinhas, aconchegantes e encantadoras, onde não vai querer deixar de entrar.

E, como se não bastasse, a riqueza religiosa da cidade oferece, ainda, à sensibilidade das viajantes os famosos Passos de Ouro Preto: 5 capelinhas singelas que retratam os últimos passos de Cristo.

Mirantes de Ouro Preto      

A cidade de Ouro Preto, com todo os resplendor de sua beleza, pode ser bem avistada de vários pontos altos.

Alguns deles serão, para sua surpresa, possivelmente o jardim de sua pousada, a varanda de um restaurante ou casarão ou saltarão a seus olhos no meio da sua caminhada pelo Centro Histórico.

Mas, para uma vista mais perfeita da cidade, especialmente para quem, quando vai viajar sozinha, não abre mão de registrar cada momento, seguem os mirantes oficiais de Ouro Preto:

  • Mureta da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia;
  • Mirante da Rua Getúlio Vargas;
  • Mirante da Casa dos Contos;
  • Igreja São Francisco de Paula;
  • Igreja Santa Efigênia;
  • Mirante das Lajes;
  • Mirante da UFOP;
  • Morro de São Sebastião.

Agarre sua câmera, prepare seu coração, e se delicie com a vista desta cidade tão bela que não pode ser descrita em palavras.

Aqui, de verdade, uma imagem vale muito mais que mil palavras!

Museus de Ouro Preto

Além do que se pode ver e respirar de história pelas ruas de Ouro Preto e em passagem por suas construções barrocas, você precisa conhecer os tesouros encerrados em seus museus. Por isso, segue uma lista preparada com carinho para as nossas leitoras:

Museu da Inconfidência: Antiga Casa de Câmera e Cadeia de Vila Rica. Nele, além da história da Inconfidência Mineira, há uma sala dedicada inteiramente a Aleijadinho.

– Casa dos Contos: possui uma rica coleção de cédulas e moedas brasileiras. Nele, está preservada a estrutura de uma antiga senzala, com os objetos de tortura que eram usados contra os escravos negros. É uma visita dura porém necessária e, se você se sentir preparada, não deixe de aproveitar esse momento para revisitar seus conceitos e apanhar na história elementos e reflexões para o seu hoje.

– Museu do Oratório: ao lado da Igreja do Carmo, como pode se depreender do seu nome, guarda diversos oratórios, vindos de tempos e lugares diferentes.

Casa de Tomás Antônio Gonzaga: a casa do Inconfidente, também conhecido por ser o autor do clássico nacional “Marília de Dirceu”, tem um acervo preservado das mobílias e adornos do período da Inconfidência Mineira.

Museu do Chá: oportunidade imperdível para conhecer a Serra do Itacolomi, esse é um dos lugares que você precisa visitar com sua câmera: aí se encontram preservados maquinários da época áurea do cultivo do chá da Índia. É, também, uma oportunidade para respirar um ar puro e gostoso, especialmente para quem decide viajar sozinha para fugir da poluição das cidades grandes.

Tendo feito pelo menos uma parte desse precioso roteiro preparado especialmente para você,  aproveite seu tempo também para caminhar à vontade pelo Centro Histórico de Ouro Preto e ir “esbarrando” em seus magníficos restaurantes, botecos (imagina um típico boteco mineiro dentro de um casarão barroco), onde música ao vivo (de excelente qualidade!) encherá seus ouvidos, enquanto seu paladar saboreia as delícias mineiras e seus olhos se encantam com a beleza de seus interiores e decorações.

Afinal, turistas audaciosas, viajando sozinhas, merecem inundar seus cinco sentidos com tudo o que os restaurantes de Ouro Preto podem oferecer.

Dê uma paradinha também nas lojas de artes e doces da cidade. Você não vai se arrepender!

6. Turismo Ecológico em Ouro Preto

Ouro Preto não guarda apenas tesouros históricos e culturais!

Sabemos que as viajantes que nos acompanham apreciam também um merecido contato com a natureza e gostam de atividades ao ar livre.

Pois bem! Circundada de uma beleza natural que nada deixa a dever a sua beleza histórica, a região que circunda Ouro Preto oferece deliciosos banhos de cachoeira, e, se essa é, por assim dizer, a sua praia, as Cachoeiras do Falcão, dos Namorados e do Castelinho merecem pelo menos uma visitinha.

Para a prática de trekking, rapel, montanhismo em Ouro Preto; para descansar, relaxar, se deslumbrar com as belezas naturais e até mesmo acampar, conheça os maravilhosos Parques Naturais de Ouro Preto.

No Parque Estadual do Itacolomi, cujo acesso se encontra entre as cidades de Ouro Preto e Mariana,  uma caminhada de 12 km lhe levará ao Pico do Itacolomi,  de onde você poderá avistar toda a cidade lá embaixo.

O Parque Natural Municipal das Andorinhas é a melhor escolha para quem gosta de nadar, relaxar e aproveitar deliciosas piscinas naturais e cachoeiras.

Além dos dois parques naturais, mulheres que viajam sozinhas encontrarão, na Floresta do Uaimii, um local perfeito para trilhas em meio à exuberante Mata Atlântica, com paradinhas para se banhar nas lindas cachoeiras que por lá vão passar.

Com tudo isso, acredito que você está agora convencida de que poucos lugares lhe mimarão tanto quanto Ouro Preto, e apostaria que aquela viagem que planeja há algum tempo vai finalmente se concretizar!

7. Onde se Hospedar em Ouro Preto

Ouro Preto

Pousada Mondego. Ouro Preto. Foto Lu Leal

Apesar de também na parte mais nova da cidade haver bons hotéis e pousadas, o melhor mesmo é garantir sua hospedagem no Centro Histórico de Ouro Preto.

Isso vai facilitar seu passeio sem depender de transporte ou, se for o caso, apenas de curtas corridas de táxi.

Ouro Preto conta com uma imensa gama de hospedagem: hostels, pousadas e hotéis para acolher seus turistas.

Aqui vão algumas indicações para tornar sua viagem ainda mais agradável, independente de quanto você está disposta a gastar:

Diárias a partir de R$ 80:

Diárias entre R$ 200 e R$ 450:

Diárias entre R$ 700 e R$ 1400:

Se você tiver se programando para ir durante os meses mais quentes, encontrará hotéis e pousadas que oferecem piscina e lazer com bons preços.

Para quem gosta de levar seu pet quando vai viajar sozinha será um consolo saber que muitos deles aceitam animais de estimação. Consulte, prepare seu pet e aproveite!

8. Viajando sozinha em Ouro Preto

A primeira vez que fui a Ouro Preto não sabia bem o que esperar.

Conhecida pela riqueza histórica, mas também pelas repúblicas de estudantes montadas em seus antigos casarões; é conhecida tanto pelas ruas e inúmeras lojinhas de artigos locais como pela natureza deslumbrante que não só a circunda, mas também a invade; tem aquela tranquilidade de cidade do interior e belas badaladas festas. A cidade me parecia o lugar dos perfeitos paradoxos.

Minha primeira surpresa alegre ao desembarcar na rodoviária da cidade foi saber que minha pousada ficava tão próxima de lá que tanto podia pegar um táxi por um preço quase que simbólico quanto seriam apenas poucas centenas de metros a percorrer caminhando.

O Centro Histórico de Ouro Preto pode, de fato, ser visitado todo a pé. Você vai sair de um museu encantador para entrar numa Igreja barroca e, dela para uma lojinha de artesanato, e assim por diante.

Minha mala de rodinhas, nada apropriada para andar no calçamento de pedras da cidade, me aconselhou a tomar o táxi.

A pousada, numa das (muitas) partes altas de Ouro Preto, tinha seu próprio mirante: do jardim eu avistava toda a cidade. No primeiro olhar eu soube que tinha encontrado o lugar que sempre faria meu coração bater mais forte.

Depois de ser recebida com cortesia e hospitalidade marcantes, guardar minhas coisas e colher algumas informações, desci para conhecer as famosas repúblicas de estudantes.

A poucos metros me deparei com a primeira, entrei sem cerimônias, me apresentei, e fui acolhida pelos estudantes. Eles me mostraram o casarão, com dezenas de fotos nas paredes de todos que por ali tinham passado antes deles e, mais uma surpresa, fui convidada para almoçar por lá, pois já eram horas.

São dezenas de anos e vidas que encontraram sua formação acadêmica na Universidade Federal de Ouro Preto (a UFOP), fundada em 1969.

Entusiasmada com meu “début”, quis prosseguir e ir logo experimentar a celebrada comida típica mineira.

Mais uns poucos metros e entrei num restaurante em que meus olhos se encontraram com um fogão de tijolos onde as panelas de ferro e barro mantinham a comida aquecida para quem chegasse mais tarde para o almoço.

Andando pelo Centro Histórico de Ouro Preto, você não precisará se esforçar para encontrar as delícias da culinária mineira, servidas nos edifícios centenários tão belamente preservados.

Numa bancada rústica, logo flertei com uma sequência doces de dar água na boca: goiabada cascão, casca de laranja, doce de leite (o incomparável doce de leite mineiro!), queijo…

Reabasteci e comecei uma jornada que até hoje continua, a cada vez que a saudade bate, o cansaço pede ou o coração deseja acolhimento e descanso por aquelas ruas que passaram a povoar meus sonhos e levar os meus pés para alguns dos mais magníficos monumentos e edifícios que já conheci.

Eu, que sempre curti uma viagem sozinha, encontrei ali um dos meus recantos mais preciosos.

Espero e desejo que nossas queridas leitoras, viajando sozinhas, com bons amigos ou num passeio romântico, possam se encontrar naquele lugarzinho que mudou a minha vida.

Ouro Preto, com seus aparentes paradoxos, é um destino realmente completo!

 

 

Related Articles

1 comment

Tiradentes. Uma das mais belas cidades históricas de Minas 02/10/2021 - 15:02

[…] de Ouro Preto, com seus altos casarões suntuosos e ruas mais agitadas, Tiradentes é realmente um recanto que, […]

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais