Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Tiradentes. Uma das mais belas cidades históricas de Minas

by Mulher Viajante
Tiradentes MG

Inglês com a gringa

Tiradentes é uma das pérolas mineiras, onde história, natureza e cultura se encontram.

Entre suas casinhas brancas e baixas, suas ruas calçadas em pedras, sua Igrejas e museus, a turista que viaja sozinha pode experimentar coisas inteiramente novas.

Diferente de Ouro Preto, com seus altos casarões suntuosos e ruas mais agitadas, Tiradentes é realmente um recanto que, fora dos feriados e festivais da cidade, convida ao sossego e ao descanso.

O Centro Histórico de Tiradentes, onde estão as principais atrações da cidade, é pequeno e com poucas ladeiras. Mas nele o convite para desacelerar não é, nem de longe, uma falta de boas atividades e atrações.

São tantos os lugares que você precisa conhecer em Tiradentes – especialmente se é atraída pelo ecoturismo -, que o tempo será precioso.

Neste artigo, trazemos para você um pouco sobre Tiradentes: onde fica Tiradentes, como chegar, onde se hospedar e o que fazer por lá, para facilitar o planejamento de sua viagem e te ajudar a traçar um roteiro de turismo em Tiradentes.

Onde fica Tiradentes

Tiradentes Igrejas

Igreja Matriz de Santo Antônio no alto. Foto Lu Leal

Produtos para Viagem

Tiradentes, uma das mais lindas cidades históricas do Brasil, fica na região central do Estado de Minas Gerais, a 191 km de Belo Horizonte.

Seu nome homenageia Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), líder da Inconfidência Mineira, nascido numa fazenda localizada entre Tiradentes e São João Del Rei.

As cidades próximas mais conhecidas são São João Del Rei ( a 14 km) e Bichinho (a 19 km).

Fica a 160 km de Ouro Preto e 172 km de Mariana.

Como Chegar em Tiradentes

 A cidade de Tiradentes não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo está em Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais.

Para chegar até lá, você tem a opção de viajar de ônibus ou de carro.

Considerando a beleza das paisagens que irá contemplar no caminho até Tiradentes, pegar a estrada é mesmo uma boa.

No entanto, existem voos fretados até a vizinha São João Del Rei, para quem está com um tempo um pouco mais curto, ou simplesmente prefere uma viagem aérea.

Se optar pela viagem de carro, saindo de Belo Horizonte você vai pegar a BR-040 e poderá seguir para Barbacena, ou até a cidade de Congonhas.

Por Barbacena, encontrará com a BR-265 e por Congonhas a BR-383 para seguir até Tiradentes.

No primeiro caso, o trajeto total será de 225 km e, no segundo, 190 km. Em ambos, a viagem levará aproximadamente 3 horas.

Do Rio de Janeiro são cerca de 40h30 de viagem, iniciando pela BR-040 e seguindo pela BR-265.

De São Paulo a Tiradentes, você levará 6h30 para percorrer a distância de 490 km que separa as duas cidades. O trajeto tanto pode ser feito via BR-381 seguida da BR-265 quanto pela BR-116, chegando a Tiradentes pela BR-383.

Se escolher fazer sua viagem de ônibus, qualquer que seja seu ponto de partida, precisará desembarcar em São João Del Rei e, de lá, pegar um ônibus da Viação Presidente ou da Viação Vale do Ouro ou, se preferir, um táxi até sua pousada em Tiradentes.

Com uma distância de apenas 14 km, a corrida não sairá por mais que R$ 80,00.

Quem sai de São Paulo de ônibus será atendido pela Viação Útil; do Rio de Janeiro, pela Paraibuna Transportes e, de Belo Horizonte, pela Viação Sandra.

Clima em Tiradentes

O clima na cidade é agradável durante todo o ano. A temperatura em Tiradentes fica entre 11º e 29º a maior parte do tempo.

Temperaturas abaixo de 8° ou acima de 34º são raras na cidade. As chuvas se concentram mais no verão, nos meses entre outubro e março.

Onde se Hospedar em Tiradentes

Uma das vantagens dessa cidadezinha “perdida no meio do nada, com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada” são as opções de hospedagem.

Em sua estadia em Tiradentes, você poderá usufruir tanto de pousadas mais luxuosas quanto de outras com preços mais acessíveis.

A boa notícia é que uma viagem sozinha para este paraíso de beleza e sossego lhe proporcionará, qualquer que seja seu orçamento, hospedagem de qualidade.

Se seu desejo é relaxar numa deliciosa jacuzzi, curtir uma piscina, se desligar do mundo e, ainda, desfrutar da bela arquitetura local sem nem mesmo sair da pousada, recomendamos que dê uma olhadinha na Pousada Pequeno Tiradentes, hospedagem cinco estrelas da cidade, ou na Oratório Pousada Boutique, muito bem avaliada pelos turistas.

Ainda com muito conforto, mas com preços mais intermediários, a Pousada Vivenda e a Pousada Villa Allegra são duas boas opções.

Para quem procura os preços mais acessíveis, a Pousada Neuza Barbosa e a Pousada Chafariz das 4 Estações lhe acolherão com graciosidade.

Quanto dinheiro levar para Tiradentes

Esta é uma questão importante para seu planejamento de viagem para Tiradentes.

Se você  planeja viajar sozinha para essa deliciosa cidade mineira, precisa saber que  seria prudente levar uma quantia em dinheiro vivo.

Há apenas três agências bancárias em Tiradentes: Bradesco, Itaú e Caixa Econômica.

Apesar das facilidades de pagamento hoje, com as maquininhas de cartão por toda parte e os pagamentos online cada vez mais comuns, pode ser que se depare com lojas ou passeios em que será útil ter uma soma de dinheiro em espécie.

Quando ir para Tiradentes

Com as chuvas anuais mais concentradas nos meses entre outubro e março, seus passeios pela cidade serão mais favorecidos entre abril e setembro.

Além do roteiro histórico, o turismo em Tiradentes é sinônimo de excelente Gastronomia e passeios imperdíveis pelos arredores da cidade, seja para a prática de trekking, para conhecer deliciosas cachoeiras ou mesmo para contemplar a cidade de mirantes com até 1.200 metros de altura!

A desvantagem de viajar para Tiradentes na alta temporada são os preços de hospedagem, que sobem conforme a demanda.

Mas, com um planejamento adequado, você descobrirá que esse tesouro encravado no seio das Minas Gerais é uma boa opção quem gosta de viajar sozinha a qualquer época do ano.

O ideal para curtir bem a cidade é agendar sua viagem para os dias entre quarta-feira e domingo. Isso porque na segunda e terça nem tudo abre no comércio, e também os passeios guiados podem encontrar algum obstáculo.

Além de tudo o que Tiradentes oferece para os turistas ao longo do ano, a cidade ainda é palco de eventos imperdíveis.

Dá só uma olhada em alguns deles.

Os festivais e eventos em Tiradentes

Em janeiro acontece a Mostra de Cinema Brasileiro, evento que costuma deixar a cidade superlotada.

São oferecidas sessões gratuitas de cinema e workshops para os amantes da sétima arte aprenderem ou aprimorarem seus conhecimentos.

Em fevereiro tem lugar o carnaval de rua de Tiradentes, com as bandas e blocos caricatos locais.

O Festival de Fotografia de Tiradentes (afinal, a cidade é amiga das artes visuais!), por sua vez, ocorre em março. A viajante apaixonada pela fotografia terá acesso a palestras, exposições, debates e workshops. Prepare sua câmera, seu fôlego, e aproveite para desfrutar de uma boa viagem sozinha para Tiradentes!

Em maio é a vez do Festival de Teatro Tiradentes em Cena, em que, além dos espetáculos teatrais, também cursos e debates enchem a rua da cidade e a agenda dos turistas.

Já o famoso Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontece na segunda quinzena de agosto. Essa é a oportunidade perfeita para experimentar os condimentos, sabores, cores, cheiros, prazeres e riquezas da culinária local e saciar sua fome de Minas Gerais!

E aí? Com tantas coisas maravilhosas para incluir no seu roteiro de viagem para Tiradentes, rolou uma dúvida sobre quando viajar sozinha para a menina dos olhos de Minas?

Pois é, Tiradentes é surpreendente e vale a pena tentar combinar seu passeio com a programação local!

O que fazer em Tiradentes

Tiradentes

Museu de Sant´Ana. Centro Histórico Tiradentes. Foto Lu Leal

Tiradentes é um excelente destino para quem busca tranquilidade mas não abre mão de um roteiro completo, em que se combinem turismo ecológico e esportes, cultura e história e, é claro, a possibilidade de umas boas comprinhas.

A cidade parece ter sido moldada para proporcionar toda a satisfação que você merece quando embarca na aventura de viajar sozinha!

Como você já deve saber, a culinária mineira é um evento por si só. Em Tiradentes, restaurantes e botecos servem os deliciosos pratos mineiros com graça.

O Centro Histórico de Tiradentes, ao contrário do que acontece em outras localidades históricas, é a maior parte da cidade.

Assim, caminhando por ele, você vai conhecer as principais atrações turísticas de Tiradentes.

Do Largo das Forras, principal praça da cidade, seguindo pelas ruas Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos, estão os pontos turísticos obrigatórios para você que quer apreciar a riqueza histórica, cultural e religiosa deste privilegiado recanto mineiro.

Para que você não perca nada do que Tiradentes tem de melhor, preparamos uma lista com as atrações imperdíveis de seu Centro Histórico.

Igrejas de Tiradentes

Para conhecer as riquezas religiosas, tesouro da fé e monumentos de extrema beleza, entrar nas Igrejas de Tiradentes é fundamental:

  • Igreja Matriz de Santo Antônio,
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário,
  • Igreja da Santíssima Trindade,
  • Capela Bom Jesus da Pobreza,
  • Capela de São Francisco de Paula,
  • Capela de São João Evangelista.
  • Capela de Nossa Senhora das Mercês.

Como as Igrejas de Tiradentes não ficam, em regra, abertas à visitação durante a semana, o fim de semana é o melhor momento para conhecê-las, especialmente na parte da manhã.

À noite, a Igreja Matriz de Santo Antônio oferece dois espetáculos belíssimos: o Show de Luzes e o Concerto dos Órgãos, que emocionam os corações dos turistas e, certamente, vão ser uma experiência que você, viajando sozinha, apreciará viver.

Além disso, há os Passos de Tiradentes que, assim como os Passos de Ouro Preto, são pequenas capelinhas que retratam os últimos passos de Jesus.

Museus e monumentos de Tiradentes

Os museus da cidade certamente que também merecem sua atenção.

  • Museu de Sant’anna, onde um dia foi a cadeia pública de Tiradentes;
  • Museu Casa Pedro de Toledo, onde viveu o Inconfidente Padre Toledo;
  • Museu da Liturgia.

Estenda sua visita à Câmara e à Prefeitura municipal, em que a arquitetura local pode ser apreciada; a Ponte das Forras e o Chafariz de São José são outros belíssimos destinos.

Ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Tiradentes, você vai se dar conta do que torna a cidade um destino obrigatório. Diferente de Ouro Preto, mais agitada e com um grande número de Igrejas e museus, dentre os quais você vai precisar optar, dependendo do tempo de que dispuser, em Tiradentes tudo é calma.

Concentradas em seu pequeno centro, as atrações turísticas de Tiradentes podem ser visitadas em 1 ou 2 dias, sem pressa, e por ruas menos acidentadas e mais tranquilas que as de Ouro Preto.

Para entrar no clima romântico de Tiradentes e fazer uma viagem pelo tempo, a cidade conta com charretes e jardineiras, que lhe conduzirão pelo Centro Histórico puxadas por cavalos, enquanto escuta as curiosidades e histórias (nem sempre verdadeiras) dos condutores.

Se você estiver por lá entre sexta-feira e domingo, não perca o Passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João Del Rei: mais uma vez, mergulhe na história, e, enquanto sente o perfume da vegetação, feche os olhes e escute o barulhinho de seus apitos.

Por apenas R$ 80,00 para ida e volta, você poderá andar num trem às antigas: fumaça saindo pela chaminé e charme de uma verdadeiro passeio pelo tempo.

Com lindas e convidativas lojinhas de artesanato, peças religiosas e até mesmo estonteantes antiquários, fazer compras em Tiradentes é uma das coisas das quais você dificilmente conseguirá escapar. Ao final da tarde, com lampiões acesos em suas portas, encantam os turistas e atraem seus olhares.

A noite na cidade, até às 2h da manhã, estarão, próximos uns aos outros, os restaurantes e botecos onde você poderá se fartar com os deliciosas pratos da comida típica mineira, e relaxar tomando um vinho (ou uma boa cachacinha, marca da região), por preços relativamente baixos.

Ecoturismo em Tiradentes

 O charme das ruas de Tiradentes, o glamour de seus festivais, a beleza de seus prédios do século XVIII e a delícia de sua culinária estão longe de encerrar o que você pode esperar desfrutar quando viaja sozinha para este recanto mineiro.

Tiradentes também é famosa, e tem sido cada vez mais procurada, por turistas que curtem uma aventura pelo verde da Serra do Espinhaço e da Serra da Mantiqueira, onde se anda em meio às paisagens da Mata Atlântica.

Para os apaixonados por Trekking, há percursos que variam de 2 e 8 horas, passando por cachoeiras e lagos.

Mas também para um passeio off road, a boa notícia é que agências em Tiradentes oferecem veículos 4X4 e quadriciclos.

Quem viaja sozinha não ficará decepcionada: as excursões incluem a presença de experientes guias, piqueniques com doces e queijo mineiro e, por vezes, acampamento.

Impressionada? Esse lugarzinho no meio do nada é realmente encantador e, em meio a sua tranquilidade, tem desde a maravilha arquitetônica do século XVIII como a potência de esportes e passeios ecológicos para montanhistas experientes.

Experiência de uma Viajante Solo em Tiradentes

Como em muitas viagens que fiz sozinha, descobri que nem sempre é fácil encontrar um material compilado que favoreça meu passeio, sem ter que me preocupar em colher informações ao longo da própria viagem.

Felizmente as pessoas em Tiradentes são muito acolhedoras e pacientes para dar informações.

Fiz minha viagem fora da alta temporada em Tiradentes, e então encontrei hospedagem barata e aconchegante.

Uma das primeiras surpresas agradáveis que tive lá foi o café da manhã: além do bom cafezinho com pão de queijo, também uma diversidade de sucos e bolos, com um toque da região, me deram a energia que eu precisava para viver meu primeiro dia na cidade.

Habituada a ruas com ladeiras mais íngremes em outras cidades históricas de Minas, fiquei alegre com as ruas mais retas de Tiradentes, onde pude andar sem grande esforço.

Passando pelas lojas de Tiradentes, percebi que ali havia algo diferente: não eram apenas lojas de produtos locais para comprar souvenirs: verdadeiras obras de arte em pedra sabão, madeira, estanho e ferro se espalhavam por aquelas lojinhas com sabor de época.

Também preciosos antiquários! Nunca tinha visto tantos antiquários com mobília tão bela em um espaço tão curto de tempo.

Ao fim da tarde, como as coisas estavam entrando na penumbra, pensei que as lojas teriam fechado cedo. Mas não! Elas estavam ali, abertas e convidativas: um olhar mais cuidadoso se deparou com os lampiões acesos em suas portas, iluminando meu coração para a verdadeira viagem no tempo que se pode fazer em Tiradentes.

Conheci as belas atrações da cidade e aproveitei para fazer uma trilha. Outra grande surpresa foi me deparar com preços acessíveis tanto nos restaurantes como nos passeios de ecoturismo oferecidos por lá.

Tiradentes ficou marcada como uma experiência de descanso, tranquilidade e possibilidades como só esse tesouro das Minas Gerais pode oferecer.

Torço para que você, que pensa em fazer essa viagem, possa concretizá-la, e ter lá experiências ainda mais gratificantes que as que eu tive!

Related Articles

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais