Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Índia. O que fazer, onde ficar, o que comer. Tudo para sua viagem ao país

by Mulher Viajante
Taj Mahal. Índia

Inglês com a gringa

A India está presente na lista de destinos dos sonhos de muita gente e, ao mesmo tempo, são muitas as pessoas que têm receio de viajar para lá. 

Apesar de eu ser uma viajante bem experiente, eu também tinha receio em viajar para lá. As opiniões fortes sobre o país me faziam questionar se eu gostaria de conhecer a Índia, mas fiquei muito aliviada de ter tomado a decisão de ir para lá e conhecer o país com os meus próprios olhos.

A Índia é uma país de superlativos: tudo é grandioso, diferente e bagunçado. 

Começando pela população de 1,3 bilhões de pessoas – mais de seis vezes maior do que a população brasileira.

O território indiano, apesar de ser grande (o sétimo maior do mundo) ainda é 3 vezes menor que o brasileiro, ou seja, na Índia falta espaço para tanta gente e tudo por lá é bem cheio de gente.

Diferente da maior parte das pessoas que vão para Índia atraídas pelo lado espiritual do país ou por conta da prática da yoga, eu fui para lá para estudar: fiz uma pós graduação na cidade de Bangalore no sul do país onde também trabalhei e tive um contato mais profundo com a cultura. Depois disso também morei em Mumbai, a capital financeira do país. Além de ter viajado para boa parte dos destinos mais turísticos do país.

Esse relato é todo baseado nas minhas experiências vivendo e viajando pela Índia. 

Aprenda a Viajar Sozinha

Produtos para Viagem

O que esperar de uma viagem para a Índia?

É muito importante viajar para a índia de cabeça aberta. 

Não faz sentido visitar um país em desenvolvimento, que tem uma população gigantesca e muita desigualdade social, como é o caso da Índia, e esperar que tudo funcione perfeitamente como na Europa ou nos Estados Unidos.

É impossível viajar pela Índia sem ver pobreza, sujeira e multidões. Mesmo em roteiros luxuosos, você verá tudo isso em seus deslocamentos. Porém é necessário viajar para lá sabendo que a Índia vai muito além disso. 

Viaje para a Índia para aprender sobre sua cultura e história fascinante, para conhecer mais sobre a espiritualidade e também se deliciar com a gastronomia local. 

Se o seu desejo é realizar uma viagem de férias relaxantes, a Índia provavelmente não é o destino ideal para você. Viagens pela Índia costumam ser intensas e cansativas, mas não tenha dúvidas de que uma viagem pela Índia será uma experiência de vida enriquecedora

Viagem para a índia

Foto Gabi Kertzman

Como é viajar sozinha para a Índia?

O país recebe milhares de turistas todos os anos e tem uma estrutura bastante consolidada para receber estrangeiros.

Um dos aspectos bem interessantes de se viajar para lá é ter a liberdade de construir a sua viagem de acordo com o seu orçamento: é possível viajar com um orçamento bem baixo, mas também é possível viajar de forma luxuosa. 

A Índia foi colônia britânica por mais de 200 anos e essa dominação deixou alguns resquícios culturais no país. Um deles que é rapidamente percebido pelos visitantes é uma adoração a estrangeiros de pele clara. Por esse motivo é frequente a sensação dos estrangeiros brancos viajando pela Índia, de que todas as pessoas estão sempre te olhando. 

Porém, diferente do que a gente espera, este olhar costuma ser muito mais de admiração e de curiosidade, do que de algo que possa te colocar em perigo.

Uma forma de diminuir esses olhares é se vestir de forma mais conservadora.

Na Índia as mulheres costumam usar roupas mais largas, que marquem menos o corpo, e não é comum o uso roupas curtas ou decotadas.

Para os homens, é bom evitar regatas e bermudas, que também não são muito usados por lá.

Para visitar boa parte dos templos religiosos é obrigatório se cobrir, mas na rua você pode se vestir da forma que quiser. Porém, se adequar ao estilo local vai te ajudar a chamar menos atenção como estrangeira e ter uma viagem mais confortável.

Uma cultura patriarcal

A curiosidade dos indianos é tão presente que em alguns pontos turísticos é comum que pessoas te abordem para tirar fotos ou só para conversar.

A índia tem uma cultura bastante patriarcal em que boa parte das mulheres não trabalha fora de casa. Viajando pelo país é visível que a maioria das pessoas nas ruas são homens. 

Mulheres indianas não costumam viajar sozinhas, por isso estrangeiras viajando sozinhas pela Índia chamam ainda mais atenção. Mas isso não impede ninguém de viajar por lá. Conheci dezenas de mulheres que, assim como eu, viajaram sozinhas pela Índia e amaram a experiência.

Segurança

As recomendações de segurança para uma mulher viajando sozinha pela Índia são bastante parecidas com as que seguimos aqui no Brasil diariamente: manter seus pertences próximos, desconfiar de convites de desconhecidos, evitar sair a noite desacompanhada e todas as outras práticas que uma mulher brasileira já está acostumada a seguir.

Os índices de criminalidade na Índia são bem menores do que os brasileiros. Assaltos ou furtos não são frequentes, mas é sempre importante se cuidar e estar atenta. 

A Índia não é um país para principiantes e viajantes inexperientes. As diferenças culturais são claras, o tamanho da população e a intensidade podem ser realmente assustadores.

Porém, se você já tiver viajado por países do sudeste asiático ou do oriente médio, a experiência não será tão diferente assim.

É sim possível viajar sozinha para a Índia, mas se você não se sente confortável, existem diversas agências que organizam grupos para lá.

Índia. Quando viajar?

A melhor época para visitar a Índia é entre Outubro a Março, época de inverno no país.

A Índia é um país de extensão continental, por isso, as condições climáticas variam dependendo da região no país.

De forma geral, a Índia tem três épocas do ano bastante definidas: verão, monções e inverno.

O verão na Índia acontece entre Abril e Junho e as temperaturas nessa época ultrapassam os 40°C.

As monções acontecem entre Julho e Setembro e nesse período as chuvas fortes são constantes.

O inverno na índia ocorre entre Outubro e Março e esse é o período mais seco e com temperaturas mais amenas. Ao norte do país, principalmente próximo das montanhas, faz bastante frio no inverno.

O festival das cores, o Holi é um famoso festival indiano que acontece anualmente em março celebrando a vitória do bem contra o mal. Esse feriado também marca o fim do inverno no país e costuma atrair muitos turistas. 

Taj Mahal

Taj Mahal. Agra. Foto Gabi Kertzman

Como chegar na Índia?

As melhores opções de voo saindo do Brasil para a Índia fazem escala no Oriente Médio (Dubai ou Qatar), África (Etiópia) ou na Europa (Londres, Amsterdam e Paris).

A Índia tem diversos aeroportos que recebem voos internacionais, escolha o que faça mais sentido para o seu roteiro.

Geralmente os voos mais baratos costumam ser para Mumbai (BOM) ou para a capital do país, Nova Délhi (DEL).

O que fazer em uma viagem para a Índia?

O roteiro de viagem básico mais popular na Índia é chamado de Triângulo Dourado e contempla 3 cidades ao norte do país: Nova Délhi, Agra e Jaipur.

Nova Delhi é a capital da Índia. Uma cidade intensa e vibrante que mistura o antigo e o moderno, com museus, templos, mesquitas e experiências culinárias deliciosas.

Agra é a cidade em que fica uma das maravilhas do mundo, o Taj Mahal que atrai milhares de turistas, indianos e estrangeiros diariamente. Agra porém é uma cidade feia, com muita sujeira e cheia de pessoas querendo se dar bem em cima de turistas. Então recomendo apenas uma parada rápida para visitar o famoso mausoléu.

Jaipur é a capital do estado do Rajastão. Jaipur é conhecida com a cidade rosa indiana e conta com diversos atrativos turísticos como fortes e palácios.

Outros lugares para conhecer na Índia

Viajar para a Índia

Templo Virupaksha em Hampi. Foto Gabi Kertzman

Varanasi 

Uma das cidades mais antigas e sagradas para o hinduísmo, que fica à margem do Rio Ganges

Rishikesh 

A capital do mundo da yoga, essa cidade também fica na beira do Ganges porém em uma região onde ele está limpo. Rishikesh é um destino frequente para quem busca se hospedar em um Ashram e fazer cursos de yoga

Dharamshala e McLeod Ganj 

Região com forte influência tibetana e centro da cultura budista na Índia. É lá onde vive atualmente o Dalai Lama

Amritsar 

Cidade no estado do Punjab, quase na divisa com o Paquistão onde está localizado o Golden Temple que é um local muito importante para os fiéis da religião Sikh

Rajastão 

Além da capital, Jaipur, outras cidades interessantes para se visitar são Udaipur, Jodhpur, Jaisalmer e Pushkar. Essa é uma região indiana que engloba o deserto de Thar e tem uma paisagem bastante diferente do resto do país e uma cultura única de lá

Mumbai 

A capital financeira do país, Mumbai não é uma cidade com muitos atrativos turísticos, mas é interessante para conhecer o lado urbano do país. Mumbai também é a sede da famosa indústria de cinema indiana a Bollywood

Goa 

Região de praia que foi colônia portuguesa na Índia. Goa tem uma paisagem semelhante com o litoral do estado São Paulo e é um destino para também se aproveitar a noite com muitas festas

Kerala 

O estado mais ao sul da Índia também é um destino com belas praias, é uma região visitada para retiros de Ayurveda e para conhecer os backwaters – canais que fazem a região ser conhecida como a Veneza do Oriente

India

Foto Gabi Kertzman

Índia. Como viajar pela país?

A Índia conta com uma extensa malha ferroviária que foi construída durante a época da colonização inglesa e que, até hoje, é a principal forma de se viajar pelo país. Os trens são divididos em classes diferentes e os preços variam bastante de acordo com o conforto. Preste atenção na hora da compra para escolher o estilo de viagem que faça mais sentido para você.

Infelizmente a compra online de bilhetes não é uma tarefa simples. O site oficial o IRCTC nem sempre aceita cartões internacionais para a compra.

Existem outros sites que podem ajudar na reserva como o makemytrip  e o goibibo.

Outras formas de compra são ir diretamente no guichê da estação ou reservar através de agências locais.

De qualquer forma, é importante ressaltar que o país é grande, as distâncias são longas e os atrasos frequentes. Então caso queira viajar de trem lembre-se de incluir uma folga de tempo no planejamento do seu roteiro.

Além disso, voar na Índia em geral não é caro. As principais companhias aéreas que fazem roteiros nacionais e conectam as principais cidades são: 

  • Indigo
  • GoAir
  • AirAsia
  • AirIndia
  • SpiceJet
  • Vistara

Visite meu perfil do Instagram para ver mais fotos e dicas

Como se locomover dentro das cidades na Índia?

O trânsito indiano é bastante caótico e, principalmente nas cidades grandes, é bem comum ficar preso no engarrafamento. Então não se esqueça de incluir um tempo com folga para seus deslocamentos. 

Uma das formas mais comuns de se locomover na Índia é usando auto-rickshaws, os tuktuks indianos. Andar neles é sempre uma aventura e costumo brincar que é a sensação de andar de montanha russa no meio de uma cidade. 

Se for pegar um rickshaw sempre combine o valor da corrida no início dela ou garanta que o taxímetro está ligado para não cair em nenhum golpe para turistas.

Outra forma frequente de deslocamento é através do Uber ou, a versão local, o Ola em que você pode selecionar o tipo de veículo que pretende viajar. 

Tenha sempre dinheiro trocado para pagar o transporte, já que os motoristas nunca tem troco.

As cidades grandes como Mumbai, Délhi ou Bangalore também tem metrô e linhas de trens urbanos que facilitam o deslocamento e fogem do trânsito.

Hotéis na Índia

A Índia é um país que tem uma oferta bem ampla de estilos de hospedagens:  desde hostels com quartos coletivos e instalações bem simples até resorts 5 estrelas luxuosos.

Para quem vai com o orçamento apertado, é possível encontrar quartos compartilhados a partir de 5 USD por noite e quartos privados a partir de 10 USD.

Porém é importante ressaltar que o preço da hospedagem costumam refletir na qualidade do serviço oferecido. Na Índia uma acomodação muito barata geralmente não inclui água aquecida no chuveiro, por exemplo.

Uma dica para encontrar a hospedagem ideal para você na Índia é prestar atenção às avaliações de outros viajantes estrangeiros durante a reserva. Desconfie acomodações que só tenham avaliações de viajantes locais.

Hotéis na Índia
Booking.com

Quanto custa viajar pela Índia

A Índia é um dos destinos mais baratos para se viajar no mundo. Mas ela é um país de extremos: existem opções muito baratas e também opções luxuosas e caríssimas.

A Rupia, moeda indiana, é desvalorizada em relação ao Real. Atualmente R$1,00 equivale a ₹15. 

É possível encontrar boas opções baratas de refeição em um restaurante entre ₹150 a ₹500.

Comidas de rua são ainda mais baratas 

Na Índia existem diversos métodos eletrônicos de pagamentos modernos no país, mas infelizmente eles não funcionam para estrangeiros e no dia a dia o uso de dinheiro é bem mais frequente. Por isso, tenha sempre dinheiro trocado e em notas pequenas com você – os rickshaws (os tuktuks indianos) nunca têm troco⁣.

O que conhecer na Índia

Hawa Mahal em Jaipur. Foto Gabi Kertz,am

Índia. O que comer

A culinária é um dos aspectos mais importantes da cultura do país e os indianos costumam se orgulhar bastante disso – com toda razão aliás.

Comer na Índia é um espetáculo – dos mais de 8 meses que já passei por lá, consigo contar nos dedos as vezes que não gostei de algo que experimentei.

Diferente do que muitos pensam, na Índia se come bastante carne. Os hindus não comem carne bovina, mas boa parte da população da Índia segue outras religiões. Pratos com frango e carne de carneiro são facilmente encontrados e, para vegetarianos, as opções são diversas.

A comida é bastante condimentada, por isso, para o nosso paladar ela costuma ser apimentada. A minha dica é sempre pedir coalhada para acompanhar e aliviar a sensação de queimação.

Os indianos costumam comer usando uma das mãos e eles tem uma destreza impressionante para isso.

Os restaurantes quase nunca tem faca, mas você sempre pode pedir uma colher ou garfo para se servir, ou entrar na onda local e comer com a mão.

Os pratos na Índia geralmente são servidos ensopados com um molho espesso.

No sul do país é mais comum que sejam acompanhados de arroz e no norte servidos com pão: naan, chapati, roti, paratha, são alguns dos tipos deliciosos de pão indiano.

India

Foto Gabi Kertzman

O que comer na Índia

Foto Gabi Kertzman

Como planejar uma viagem para a Índia?

Minha principal recomendação é que você estude bastante sobre a índia antes de visitar o país, a índia não é um destino para se visitar sem planejamento e sem saber o que esperar por lá.

Pesquise relatos e converse com mulheres que já tenham viajado para lá.

Acho importante ressaltar que a mídia costuma trazer muitas notícias sensacionalistas sobre a Índia, afinal são essas as notícia dão mais audiência. Nessas notícias casos trágicos e pontuais são tratados como práticas comuns no país e, infelizmente abalam a imagem do país.

Para se refletir sobre isso basta fazer um comparativo com a imagem que o Brasil tem para os estrangeiros e lembrar que nem sempre o que a mídia retrata é fiel a realidade de um país.

Por esse motivo, recomendo sempre buscar referências em outros viajantes que tenham ido para a Índia na hora de sua pesquisa.

É natural que nem todo mundo queira visitar a Índia.  Não há nenhum problema em relação a isso, mas infelizmente muitas pessoas reproduzem esses histórias sensacionalistas e acabam impedindo que quem sonha em visitar o país não vá.

Se você tem vontade de viajar para lá, pesquise, se planeje, ganhe experiência e vá bem preparada. Viajar pela Índia é uma experiência incrível.

Caso depois de ler tudo isso você ainda esteja na dúvida se uma viagem para a Índia é para você, me procure e vou adorar te ajudar.

Por Gabi Kertzman

 

Viagem para a Índia

Gabi Kertzman

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais