Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Miami. 8 coisas para saber antes de ir

by Mulher Viajante
Viajar Sozinha para Miami

Inglês com a gringa

O que você precisa saber para viajar sozinha para Miami?

Neste artigo estão as dicas de Miami que vão te ajudar a planejar sua viagem.

1. Quando cheguei em Miami a primeira vez

Gosto dos EUA e sempre amei Nova York. Mas nunca dei muita bola para Miami.

Me lembro que a primeira vez que cheguei na cidade estava bem pouco empolgada com a viagem.

Passaria duas semanas por lá, com uma visita rápida à Orlando e a intenção de passar ao menos um dia no Cabo Canaveral, para visitar o Kennedy Space Center. Ver a explosão do lançamento de foguetes “ao infinito e além” sempre foi um de meus . maiores desejos. Normal para quem ama astronomia!

Me lembro de estar muito empolgada com essa visita, mas no final, ela nem rolou. Fui ficando em Miami, em uma viagem que de início era sozinha e depois virou um delicioso tempo com pessoas que amo. No final, meu período de estadia por lá foi tão, tão bom que ficava me perguntando: mas porque raios nunca vim aqui antes?

E aí tenho que voltar à época em que trabalhava na aviação para conseguir responder isso.

Produtos para Viagem

Não que eu possa culpar meus colegas de voo, of course. Mas o fato de uma grande parte deles, na maioria das vezes, insistir viajar para o mesmo lugar tendo tantas possibilidades pelo mundo, me fez tomar um certo ranço dos EUA (com exceção do Hawaii que era sonho de infância)

2. O que achei de Miami

As férias de família de quem tem alguma condição de viajar pra fora no Brasil, acabam ainda hoje tendo os EUA como destino prioritário. E de uma certa forma isso incomodava a moça aqui.

Mas olha, eu reconheço. Total preconceito meu, viu? No final, eu amei Miami!

Além de ser uma cidade organizada tem uma atmosfera muito divertida, com a cara da alma latina. Aliás gente, acho que não tem lugar no mundo onde se ouça tanto espanhol além dos países de habla espanica, claro!

De todo modo, a Florida é assim, bem acolhedora para os espíritos latinos “calientes”!

Aquela certa distância do americano de outros locais dos Estados Unidos é bem menos evidente na Flórida. E isso tem tudo a ver com a intensa imigração e por contra do estado ter sido escolhido por los hermanos latinos como sua casa nos Estados Unidos.

Por tudo isso gostei muito, me senti em casa e deu vontade de ficar por lá mais tempo.

3. Viajar sozinha para Miami – Imigração

Quando falamos de Estados Unidos uma das coisas que não dá para deixar de falar é sobre a imigração. São “chatos” mesmo, tá bom viajantes?

Mas não sem razão! O número de imigrantes pegos nas fronteiras já é grande o suficiente e as políticas de inibição trágicas o bastante para que haja ainda qualquer moleza e problemas nos aeroportos.

A verdade é que muita gente mesmo quer morar nos Estados Unidos e o sonho americano é o sonho destas pessoas. Seja pela pobreza extrema, como em países caribenhos na fronteira com o México. Seja pelos que sonham escapar das restrições em seu país, como é o caso dos cubanos. O fato é que muita gente celebra o American Way of Life. E muitos de nós brasileiros também.

Sendo assim, talvez a coisa menos preocupante seja o fato de você estar sozinha.

Tá certo que eu já ouvi de um oficial da imigração, com aquela cara de desconfiança, que nem ele viajava sozinho para o Hawaii. E que por isso era estranho uma mulher sozinha, brasileira, estar indo.

É, eu ouvi isso! E dei aquele risinho de apatia para o comentário infeliz, segurando a minha onda porque afinal, discutir questões de gênero na imigração dos Estados Unidos querendo entrar no pais para realizar a viagem dos meus sonhos… sei não!

Avaliei o custo-benefício daquele eventual debate e reconheci que não havia nenhum. O melhor mesmo era ficar calada e não achar que mudaria o mundo logo na imigração americana!!!

Além disso, eu já era velha conhecida da “salinha”, e não queria arriscar o estresse.

A “Salinha”

Aviso às viajantes. Quem sempre entrou nos EUA com passaporte brasileiro e vai entrar com passaporte europeu, é bom estar preparada para uma eventual ida para a “salinha”. Ao menos há 12 anos atrás, a primeira vez que entrei com passaporte europeu, era assim.

A “salinha” é uma parte da imigração onde outros oficiais fazem uma checagem mais detalhada da documentação dos visitantes. É onde param pessoas com qualquer tipo de restrição. No meu caso foi a entrada com passaporte italiano.

Entenda. Se você é a fulana brasileira que sempre entrou com passaporte do seu país e visto lá no sistema deles, e de repente aparece por lá como italiana, portuguesa, espanhola… whatever! Vão dar aquela olhada desconfiada básica. Eu conheci a salinha nessa situação.

Expliquei para a oficial que me atendeu sobre a minha árvore genealógica e o parentesco italiano lá do sec XIX. Ela ficou me olhando com aquela cara de paisagem até eu meio que perder a paciência e dizer para ela que apesar de gostar do país dela não tinha nenhum interesse em morar lá e que estava indo ajudar a movimentar a economia e o turismo por lá com meu pobre dinheirinho.

Acho que ela não esperava a resposta. Ficou um tempo em silêncio. Mas carimbou o passaporte.

É, eu disse isso! Mas não estou sugerindo ninguém mandar uma dessas na imigração americana, muito menos na “salinha”, ok?

Seja segura em qualquer imigração que vá passar por esse mundo à fora, mas não perca sua paciência e dê sorte para o azar . Eu poderia ter pego uma pessoa em um dia ruim, e aí…

4. Como Chegar em Miami

Mas vamos ao que interessa de fato. Começar o planejamento dessa viagem à Miami.

Se tem uma coisa que as empresas de aviação que operam no Brasil não economizam é nos voos para os Estados Unidos.

São muitas frequências diárias tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro para Miami. E ainda há voos decolando de Brasília e Fortaleza.

A Latam tem voos partindo de São Paulo diariamente para Miami e Orlando.

Para Miami são duas frequências diárias. A Gol também tem vôos com destino à Miami e Orlando partindo de Brasília e Fortaleza.

Cito Orlando porque também é uma opção para quem vai à Miami, já que cidade é próxima.

Para quem dirige, sair de Orlando para Miami pela Freeway pode até ser considerado parte do passeio e de seu roteiro pela Flórida. A estrada é excelente e quem sabe você ainda dá uma passadinha no Cabo Canaveral, e visita o Kennedy Space Center?

United Airlines, American Airlines, Delta Airlines e Copa Airlines têm muitas frequências partindo do Rio e São Paulo para Miami. Algumas destas companhias chegam a ter duas frequências diárias.

Para fazer sua pesquisa de datas e preços é só clicar nos nomes das aéreas aqui no artigo, e já será direcionada ao site delas.

Compre sua passagem aérea por 35% a menos

5. Quando ir a Miami

A Flórida tem uma temperatura amena durante o ano todo. Mas em compensação pode sofrer com tempestades tropicais em algumas épocas do ano. Então é bom ficar atenta a isso quando estiver planejando sua viagem para Miami. De Junho a Setembro pode ocorrer alguma tempestade tropical na região.

O período de recesso escolar (spring break) que ocorre do final de Fevereiro ao final de Abril recebe um bom número de estudantes na cidade. Então pode ser que haja agitação demais para quem esteja procurando sossego. Além disso, a alta temporada vai de Novembro a Abril, o que inclui o período do Spring Break. Cidade cheia em dobro.

O período de inverno em Miami, ao contrário do que se imagina normalmente, é um período de bastante movimento na cidade, já que os americanos que podem fugir do frio acabam escolhendo a Florida para passar essa temporada. Pode ser considerada uma média temporada.

O período da baixa temporada vai de Maio a Outubro quando os preços dos hotéis costumam ser bem mais atrativos. Mas vale lembrar que é um período de chuvas.

Viajando para compras em Miami

Miami é um destino muito procurado pelos brasileiros para compras durante o ano todo. Mas se quiser descontos realmente significativos, pode ser uma boa visitar a cidade na Black Friday, após o Thanksgiving e no período imediatamente posterior ao Natal. Mais pra frente vou dar as dicas dos locais para compras em Miami.

6. Transporte em Miami

Sem dúvida a melhor maneira de conhecer Miami é de carro. Então sugiro fortemente utilizar uber ou alugar carro por lá.

No caso do uber, usei muito da última vez que visitei a cidade e não achei o custo muito alto. Inclusive foi a primeira vez que usei uber compartilhado.

Para me deslocar dentro da cidade e sem pressa achei muito viável. O valor é acessível e me pareceu seguro mesmo para quem está sozinha.

Já para ir até o Aeroporto ou outro lugar onde estava com hora marcada, optei pelo uber normal mesmo. Isso porque não queria correr riscos com atrasos.

Não cheguei a usar transporte público em Miami mas pude confirmar com várias viajantes que não é o melhor dos mundos depender de ônibus por lá. Portanto, minha sugestão é que use o carro mesmo.

Alugar Carro em Miami

Na chegada à Miami você já pode alugar o seu carro. O aluguel de carros em Miami na Hertz no Aeroporto é uma excelente opção para que já possa sair do aeroporto de carro, o que é bastante prático com toda certeza.

7. Onde se Hospedar em Miami

Escolher entre Miami Downtown e Miami Beach vai depender muito do seu objetivo de viagem e orçamento.

Isso porque, se hospedar Miami Beach por exemplo, pode ser realmente caro se comparado à hospedagem em Miami Downtown.

O fato é que para cada objetivo de viagem, mais ou menos conforto e acesso às atrações serão os pontos definitivos para a escolha certa do local.

Na sequência falo um pouquinho destas opções e a viajante visualiza o que fica melhor para seu estilo de viagem.

Deixo também sugestão de hotéis para cada local.

Hospedagem em Miami Beach

Poucos sabem que Miami Beach é na verdade uma outra cidade, que como Miami, faz parte do Condado de Miami-Dade.

Fica em uma área de ilhas, com praias muito procuradas além de ruas bem agitadas à noite.

Para quem curte muita balada, a região de Miami South beach é certamente o local da agitação. Mas também tem os hotéis mais caros do Condado.

A vantagem de se hospedar na região é já estar no local onde tudo acontece, tanto durante o dia nas praias,  quanto na agitação da noite.

Onde se hospedar em Miami Beach

Deixo a indicação de ótimos hotéis com diferentes faixas de preços.

Hospedagem em Miami Downtown e Brickell

Downtown Miami

Downtown Miami. Foto Lu Leal.

Sou suspeita para falar de Brikel. Na verdade gostei bastante da região.  É um local com excelentes restaurantes e também onde se instalaram as grandes redes de hotéis.

É a parte mais cosmopolita de Miami. O centro financeiro. Bastante movimentado durante o dia.

O bom é que não fica longe de Miami South beach (apenas 15 minutos de carro), o que pode ser uma boa opção de hospedagem para quem viaja tanto para as compras quanto para curtir uma boa balada e a praia.

O valor da hospedagem é mais em conta que em Miami South Beach.

Onde se hospedar em Miami Downtown

Para esta região, deixo também a indicação de alguns hotéis com faixa de preço diverso.

8. O que fazer em Miami e Miami Beach

As praias de Miami South Beach

A agitação que toma conta do asfalto acaba se refletindo também na areia.

Na região entre a 5St e 21 St fica a parte disputada de Miami South beach. Então se prefere algo mais sossegado um bom lugar seria mais ao sul, em South Point Beach.

Nikki Beach

Quer curtir um local que é uma mistura de clube de praia com restaurante e festa de todo tipo? Esse lugar é Nikki Beach.

O local é muito frequentado por quem deseja curtir o agito de Miami Beach.

Que tal deitar numa espreguiçadeira a beira da praia tomando um drink, comer bem e ainda dançar ao som dos DJs que tocam durante todo o dia adentrando a noite?

Ocean Drive

Caminhar pela Ocean Drive é um passeio realmente imperdível.

À beira mar, com coqueiros em quase toda sua extensão, que dão uma cara e atmosfera caribenha ao lugar.

Muitos bares, e restaurantes, além dos pequenos hotéis e boates, com bastante agitação noturna.

É realmente um local muito gostoso se o assunto é aproveitar a badalação de Miami Beach e ver gente!

Collins Avenue

Miami South Beach é sem dúvida a região mais charmosa de Miami. E também a mais cara. Em especial esta avenida.

Caminhe por ela e admire a linda arquiteura Art Decò compondo as construções que abrigam as grifes mais famosas do mundo.

Mesmo se não for fazer compras por lá $$$$$, vale muito a visita.

Lincoln Road

Um point de Miami e um verdadeiro shopping à céu aberto com muitos restaurantes e cafés agradáveis.

Esta avenida com lojas queridinhas das brasileiras é certamente um local para fazer compras, comer bem, caminhar e ver gente tanto durante o dia como à noite.

Passeio de barco em Biscayne Bay

Pra quem gosta de passeio de barco , escolha a navegação por entre as ilhas e Biscaine Bay.

Vai ser uma delícia! Principalmente se você tiver curiosidade de ver as mansões de famosos e milionários. Dá pra ter uma boa vista delas durante o passeio.

Veja estes outros dois passeios e divirta-se muito na bahia mais badalada de Miami

Bayside Marketplace

Bayside Miami

Bayside. Downtown Miami. Foto Lu Leal

Um pequeno shopping à céu aberto muito agradável para caminhar, principalmente à noite.

É naturalmente cheio de turistas e com alguma agitação ao anoitecer.

Para quem quer comer em um local mais descontraído mesmo estando sozinha, é uma boa pedida redes de restaurantes como Bubba Gump, Hard Rock Café e Hooters que estão por lá.

Dali também saem muitos passeios de barco durante o dia e aqueles ônibus de tour pela cidade.

É possível encontrar algumas lojas para compras como a Vitoria Secrets, por exemplo. Mas o forte mesmo são as lojas de artesanato e souvenirs.

Dophin Mall

Excelente opção se você viaja para Miami com foco nas compras.

Para quem é compradora raíz, vale muito à pena passar um tempo por lá e aproveitar os Outlets. Estas lojas que vendem produtos de ponta de estoque podem ser um bom lugar para garimpar bons produtos por preços muito acessíveis.

9. Sugestão de passeios e excursões na Flórida

Espero que estas dicas te ajudem a montar a sua viagem para Miami e aproveitar essa beleza de cidade no estado americano da Flórida. Depois é só vir aqui contar pra gente como foi.

Por Lu Leal

Resolva agora sua viagem

 

 

 

 

Related Articles

3 comments

Havaí. Descobrindo a Ilha de Oahu 30/10/2020 - 22:03

[…] Viajar Sozinha para Miami […]

Reply
Cancun. 8 coisas que você precisa saber antes de viajar - Viajar Sozinha | Mulheres que Viajam Sozinhas 06/09/2021 - 13:31

[…] Miami. Onde se hospedar, o que fazer. Leia aqui […]

Reply
10 dicas com o melhor de Orlando e dos parques da Disney 13/10/2021 - 18:00

[…] Leia também sobre Miami […]

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais