A Jade fez questão de dividir com a nossa comunidade sua experiência em Auchwitz. O campo de concentração nazista traz sensações que só podem ser experimentadas estando lá.
Relato de Viagem: Jade Shaieny
Acredito que eu nunca postei e nem contei como foi a minha experiência em visitar Auchwitz na Polônia, o maior campo de concentração Nazista!
Sempre tive muito interesse em toda essa história, acredito que assisti todos os documentários existentes a li tudo que podia antes de ter a oportunidade de visitar esse lugar.
A sensação quando vc entra, é uma mistura de paz e agonia…o lugar é muito quieto e todos que visitam respeitam cada metro do lugar!
‘O trabalho liberta’: essa é a frase que marca o portão de entrada de Auchwitz. Porém, o trabalho nunca libertou ninguém lá dentro 😢
Cada bloco, tem o seu museu, o qual vc pode entrar e saber o que acontecia nele. O que eu estava mais ansiosa em conhecer, não é aberto ao público, o Bloco 10. Nele acontecia os experimentos com os judeus. Outro lugar que me chamou bastante atenção, foi o muro de fuzilamento, o qual tbm pode ser visto nas fotos.
Câmara de Gás
Porém, nada se compara à Câmara de Gás. Antes de entrar nela, tem uma placa com os seguintes dizeres: Faça Silêncio! Muitas pessoas morreram aqui!
Apenas essas palavras já causam certo sentimento, até que vc entra nela. Que lugar triste…nessas câmeras as pessoas eram colocadas com a promessa de um banho. Todas tiravam suas roupas, as postas eram fechadas, mas ao invés de água, um gás tóxico era expelido do teto, matando a todos. Crianças eram colocadas tbm…e como o gás vinha de cima, elas viam seus pais morrerem e agonizarem, até chegar nelas.
Não me arrependo de ter ido…pelo contrário, foi uma experiência inesquecível…ver até aonde a maldade humana pode chegar!
E se recomendo a visita? Mil vezes sim!
Acredito que as vezes precisamos desse choque de realidade!
Jade Saieny