Comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas

Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a planejar uma viagem solo.

by Mulher Viajante
Viajar Sozinha Mulheres Viajantes

Inglês com a gringa

Escrever um guia sobre viajar sozinha tem um sentido especial para mim. É assim que me conecto com muitas mulheres que têm esse desejo de cair no mundo, ainda que sem companhia, mas se sentem intimidadas por tudo o que escutam em relação a este assunto.

Assim, poder falar sobre as dúvidas destas mulheres viajantes e desmistificar, desmentir algumas suposições disfarçadas de verdades sobre o tema, é realmente algo que motiva uma viajante solo.

Nesse artigo você vai ver algumas perguntas e frases que viajantes solo costumam ouvir e vai ter acesso a um guia completo para saber por onde começar nessa aventura.

Viajar Sozinha é mesmo tão absurdo?

Quem está me lendo agora com certeza já ouviu que uma mulher viajar sozinha é um absurdo. E estou certa de que algumas de vocês já deixou de viajar sozinha porque ouviu algum extenso relato sobre os perigos desse tipo de empreitada.

Além disso, muitas mulheres já devem ter ouvido mil vezes que viajar sozinha é coisa de mulheres mais jovens e mochileiras.

Se a gente parar para pensar sobre tudo o que nos falam sobre viajar sozinha, vamos passar alguns dias fazendo uma lista do monte de problemas que apontam para isso.

Mas eu asseguro a vocês. Viajar sozinha é a coisa mais natural desse mundo.

Produtos para Viagem

Isso falo para vocês com alguma propriedade.

Há 24 anos viajo sozinha e até hoje me surpreende muito que isso ainda seja estranho para tanta gente.

Vou contar para vocês como comecei a viajar sozinha e descrever tudo o que uma viajante precisa saber sobre esse tema.

Além desse artigo completo vou deixar para a leitora do blog no final desse texto o acesso a um guia gratuito para baixar com dicas valiosas: O Guia Viajar Sozinha.

Então vem comigo e vamos começar a conhecer melhor esse universo das mulheres que viajam sozinhas.

Porque comecei a viajar sozinha – Primeira viagem

Comecei a viajar sozinha por uma única razão. Eu queria fazer um intercâmbio que planejava desde muito novinha. Então aos 21 anos, nas primeiras férias de um trabalho que me proporcionou conseguir guardar uma graninha para este sonho, resolvi que não perderia a chance de aperfeiçoar o inglês.

Me misturar a um monte de pessoas de tudo que era canto do planeta, conhecer os castelos e catedrais da Inglaterra e de quebra ainda passar uns dias na cidade luz, Paris, era um sonho. E realizando este intercâmbio conseguiria realizar tudo isso.

Eu nem se quer posso dizer que comecei a viajar sozinha porque não tinha companhia. A coisa aconteceu de forma muito natural. Eu nem cheguei a cogitar a ideia de alguém viajar comigo. Simplesmente não pensei nisso. Pensava somente nas coisas que queria fazer, no sonho que queria realizar.

Sabe quando comecei a pensar de fato quanto aos questionamento sobre viajar sozinha? Quando conversei com uma mulher que viajava acompanhada de seu namorado na minha segunda viagem solo à Europa. Ela questionava, incrédula, sobre como eu poderia fazer aquilo.

Viajar Sozinha ainda é um tabu

Comecei então a prestar mais atenção em como as pessoas encaravam a viagem solo. Inclusive os homens. Passei a me atentar para os comentários quando eu falava de alguma viagem, e só assim fui entender o tamanho do tabu que é esse assunto…ainda!

Isso que estou contando foi há mais de 20 anos atrás. A coisa já está bem melhor hoje em dia, mas ainda tem muita gente que se surpreende quando o assunto é viagem solo.

Eu já ouvi cada coisa que é inacreditável pensar. Quando posto em minhas redes sociais sobre este assunto aparecem homens passando o telefone e se oferecendo para me acompanhar.

Tem mulheres que me enviam mensagens me dizendo que Deus está comigo, que ainda que eu seja “solitária” eu posso ser feliz (???).

Teve gente que já me enviou links de artigos com títulos do tipo “como fazer amigos”,  “como vencer a solidão” e até pasmem, “como arrumar um namorado” (rs).

Mudança de mentalidade necessária

Eu leio essas coisas e me divirto muito mesmo, às vezes rio alto lendo. Mas eu que nunca problematizei o fato de viajar sozinha, que sempre levei isso com muita naturalidade na minha vida, estou achando cada vez mais importante dar um pouco de atenção às coisas que escuto. Não para mudar o meu comportamento em relação às minhas viagens solo, obviamente. Mas para tentar plantar uma sementinha de mudança ao menos nas pessoas que me leem, me seguem, que acompanham as viagens e a comunidade Mulheres que Viajam Sozinhas. Na verdade, eu passei a encarar mesmo como uma missão  colaborar no que for possível para mudar a mentalidade sobre este assunto.

Há um abismo entre o entendimento do porquê as mulheres viajam sozinhas e a realidade dessas mulheres. Gente! Vocês se surpreenderiam com a quantidade de mulheres que viajam sozinhas porque não só gostam mas preferem a viagem solo. Vocês se surpreenderiam sobre como viajar sozinha pode ser inclusive muito mais gratificante em termos de experiência.

O medo de Viajar Sozinha

Quando falamos sobre medo de viajar sozinha vem à mente aquelas primeiras razões que todo mundo pensa: Medo de sofrer alguma violência, medo de não dar conta de resolver tudo, medo de ficar doente e não ter ninguém para acudir… medo… medo… medo. Impressiona como alimentamos a cultura do medo.

Mulheres viajantes. Entendam que na esmagadora maioria das vezes o mundo e as pessoas são muito melhores do que imaginamos, e nossos medos são em grande parte fantasia.

Não gostar da própria companhia

Mas surpreende mesmo é um medo específico de muitas mulheres: o medo de não gostar da própria companhia.

Quando perguntadas sobre porque não viajam sozinhas, muitas mulheres ainda respondem que têm medo da solidão. Mas várias conversando comigo já elaboram isso de uma forma mais clara e responderam direto e reto, “eu tenho medo de não gostar de estar comigo”. É o tal medo da solidão que nos assombra em muitas situações da vida. E sobre isso poderia falar tanta coisa que precisaria de muito mais do que um post de blog.

Há muita coisa envolvida nessa frase “medo da solidão”. Muita coisa mesmo! E para pensar em tudo relacionado à isso precisamos olhar individualmente para nós e para como encaramos a vida. Será que é mesmo tão terrível ficar um tempo em nossa própria companhia?

Medo da Violência contra a mulher

Mas vamos continuar porque o medo da solidão não é o único e nem está no topo da lista dos medos. Na verdade, o medo que aparece no topo da lista é o medo da violência contra a mulher.

É preciso que pensemos que em qualquer lugar corremos riscos. Eu costumo dizer às viajantes que sentimos tanto medo de sofrer violência em uma viagem porque não estamos pensando de forma muito emotiva e pouco racional.

Pensem comigo. Os riscos que corremos em viagem são os mesmos riscos aos quais estamos sujeitos em nossa cidade, no nosso bairro, na nossa rua. Não há nenhuma razão lógica para pensarmos que em uma viagem corremos mais riscos que em nossa vizinhança. Se você viaja com o planejamento e a organização necessárias, levando em conta todos os cuidados que sugeridos para quem vai viajar sozinha, não há porque acreditar que está menos segura em uma viagem.

Esse medo superestimado com as viagens só tem uma razão. Tudo o que está fora da nossa zona de conforto parece quase sempre com um grande e assustador monstro. Isso inclui qualquer situação na vida e não somente as viagens. É natural que uma situação nova nos provoque medo. Pense nisso e lide com isso como lidaria qualquer nova situação em sua vida.

Porque você deve viajar sozinha

E é justamente pensando em sair da zona de conforto que está uma das respostas para a pergunta que você pode estar se fazendo agora: Porque eu deveria viajar sozinha?

Na verdade, é absolutamente necessário que saiamos de nossa zona de conforto em muitas situações da vida. E uma destas situações é na viagem solo.

As descobertas sobre nós mesmas e sobre o mundo que fazemos quando estamos viajando sozinhas é de incalculável valor para nossas vidas. Porque a partir do momento que a gente parte para uma viagem sozinha, estamos por nossa própria conta e o exercício de autonomia e liberdade que isso promove muda completamente nossas vidas. Você pode ter certeza que irá voltar de sua viagem solo muito mais segura e confiante em si mesma. E não há nada que pague esse sentimento de autonomia e independência.

Viajar sozinha não é somente para moças jovens e mochileiras aventureiras

Viajar Sozinha Guia Completo

Leda Maria. Viajante aos 72 anos. Foto Lu Leal

Dito isso tudo você pode estar pensando: mas eu sou velha demais pra isso. Viajar sozinha é para menina nova. Pode pensar também que quem viaja sozinha é somente mochileira, gente descolada demais que se relaciona de uma forma mais descansada com os perrengues e etc, etc, etc.

Mas eu vou te falar uma coisa. Viajar sozinha é para qualquer mulher. Não importa se você è nova ou idosa até. Você ficaria impressionada ao saber que há um grande número de senhoras acima dos 65 anos caindo no mundo e sozinhas. Muitas delas viajando no estilo mochileira, outras se aventurando sozinhas mesmo para destinos mais caros ou em viagens de luxo.

Aliás, outra coisa a ser desmistificada é a ideia que muita gente tem que mulher que viaja sozinha é mochileira. Não gente. Eu já mochilei muito nessa vida e é uma experiência incrível. Mas não é único jeito de viajar. Hoje em dia opto por viagens com maior conforto, com experiências gastronômicas e tipos de passeios que não seriam viáveis para estilo de viagem de uma mochileira.

Qualquer estilo de viagem vale para quem viaja sozinha. É só você escolher o que mais se adequa a sua realidade, disponibilidade de tempo e orçamento.

Comece fazendo coisas dentro da sua cidade.

E até para descobrir o seu perfil de viajante, fazer as coisas sozinha na sua cidade ou escolher passeios para cidades próximas é uma ótima ideia.

Aliás, sempre vou sugerir que para se ambientar com a novidade que pode ser o ato de fazer as coisas sozinha, a melhor maneira é começando pela própria cidade.

Experimente ir à um cinema sozinha. Que tal sentar-se em um restaurante e comer aquele prato especial ou tomar um drink que você sempre quis experimentar, sozinha?

Transforme o medo em independência

Uma das máximas sobre viajar sozinha é a autonomia e independência que isso traz para nossa vida. Você já vai notar isso quando começar a fazer as coisas sozinhas na sua própria cidade. Entender que você pode fazer as coisas sem precisar ter alguém do seu lado o tempo todo é libertador. Estar sozinha vai acabar perdendo aquela cara de coisa negativa para dar lugar a algo prazeroso. Quando você tirar o foco do medo de ficar sozinha e experimentar a sensação de independência e liberdade que essa experiência proporciona, tudo vai ficar mais fácil de lidar.

Vantagens de viajar sozinha

Mais atenção aos detalhes

É natural que quando estejamos acompanhadas notemos menos os lugares, as pessoas e as situações ao nosso redor. Dividir é gostoso e saudável, mas também distrai a nossa atenção.

Quando você viaja sozinha não há ninguém para te tirar do foco. Fica muito mais fácil de se misturar aos locais e ter uma experiência mais completa do lugar que está visitando. Além disso, sozinha a probabilidade de fazer amizades é muito maior. Você cruza com viajantes do mundo inteiro e essa troca pode se transformar em amizades para uma vida toda. Eu até hoje tenho contato com viajantes que conheci na Espanha, na Inglaterra, na Argentina e em Fernando de Noronha. É gostoso demais conhecer gente do mundo todo e interagir com gente que muitas vezes pensa bem diferente de nós. É enriquecedor estar aberta a isso. Experimente!

Autoconhecimento

Viajar sozinha talvez seja uma das coisas que mais nos faz mergulhar dentro de nós.

Encarar sua própria companhia, seus medos, e ter de lidar com tudo por sua conta é a maneira mais poderosa de se conhecer e se tornar mais independente. Você vai descobrir que pode fazer muito mais do que imaginava sozinha, e que ainda vai gostar disso. Acredite! A esmagadora maioria das mulheres com quem já conversei sentem o mesmo. Descobriram o quanto são capazes, o quanto podem ser mais autônomas, o quanto podem decidir por si mesmas e tomar as rédeas da própria vida, depois de uma viagem solo.

Se apaixonar por si mesma vai ser uma das experiências que você terá ao viajar sozinha. E essa forma positiva de se ver no mundo e encarar a vida muda tudo. Vai deixar de experimentar?

Faça seus próprios planos

Já pensou em fazer tudo o que estiver a fim e a hora que quiser? Pois é. Quando você viaja sozinha é o que acontece!

Muitas das brigas em viagem têm a ver com a programação e os horários. Quando viajamos com outras pessoas é necessário que tenhamos muita flexibilidade para adequar o roteiro ao gosto de todos. Isso é muito difícil. É normal que alguma coisa que gostaríamos de fazer não aconteça. Perdem-se boas experiências de viagem quando estamos em grupo.

Um roteiro livre

Não há nada mais prazeroso que montar um roteiro do seu jeitinho e poder modificá-lo a seu gosto se necessário. Além de ficar muito mais barato, quando criamos nosso próprio roteiro temos uma liberdade impensável. O que não acontece na viagem em grupo onde precisamos cumprir horários e ainda dar conta daquela correria de uma atração para a outra.  Viajar sozinha, ao contrário, é a expressão da liberdade de viver as experiências que você quiser viver, no seu tempo e a seu gosto.

Aprenda a montar seu roteiro de viagem

Viajar Sozinha Guia Completo

A escolha do destino

E por falar em roteiro, quem nunca planejou um roteiro de viagem pode estar se perguntando: mas por onde começar?

Eu diria que o principal é você saber que estilo de viajante você é e a partir daí começar a fazer sua pesquisa. Porque às vezes a gente se empolga com o roteiro de alguma blogueira ou de alguém que nos indicou, mas o destino, a hospedagem e os passeios realizados, não têm nada a ver com a gente.

Para escolher o destino ideal você deve começar pensando nas coisas que não gosta de fazer para já eliminar de cara esses lugares de sua pesquisa. Por exemplo. Você não gosta de praia. Por mais lindo que seja o resort que alguém indicou, os passeios oferecidos na região tem a ver com praia, sol, mar. Se essa não for a sua praia (trocadilho infame rs) risca da lista esses destinos.

Tendo em mente o que você não quer fazer de jeito nenhum fica mais fácil começar a pesquisar um local e aí você vai decidindo enquanto pesquisa o que vai te gerando curiosidade no destino. Tente se ver no local que está pesquisando. A viagem começa a acontecer já na pesquisa.

Documentação

Decidiu para onde vai? Então agora presta muita atenção na documentação que precisa para o destino escolhido.

Vou deixar aqui pra vocês o link do site do Itamaraty, o Portal Consular.  Para saber a documentação que cada país exige e ainda ter outras informações importantes de imigração é a melhor fonte oficial de consulta.

Esteja atenta à validade do seu passaporte e também aos países que exigem visto.

Há países que exigem o seguro de viagem (que independente de ser exigência todo mundo deveria fazer), comprovação de vacinas específicas além de uma quantidade de dinheiro mínima para mostrar na imigração. Isso é o básico, mas no site do Itamaraty e através de experiências de viajantes é possível ter outras informações mais específicas de cada país.

Planejamento e Pesquisa

Onde pesquisar?

Para ter as informações valiosas de outras viajantes levante as mãos pro céu que temos a internet. Na época que comecei a viajar seguia os guias de viagem mais completos da época mas raramente encontrava alguma opinião sobre as hospedagens que ia reservar, os passeios, dicas de segurança e localização. Agora há sites especializados onde a viajante tem acesso à opinião de pessoas reais, além de um número cada vez maior de blogs excelentes.

Nos grupos nas redes sociais é possível perguntar o que vc quiser e ter sua resposta. Veja o nosso grupo de viajantes por exemplo. Temos tanto conteúdo por lá que é impossível ler tudo.

Credibilidade das fontes de informação

Hoje em dia o maior desafio não é encontrar a informação que você precisa, mas sim conhecer a credibilidade da fonte na qual você obtém a informação.

O Mulheres que Viajam Sozinhas indica blogs e sites excelentes com muita gente séria e comprometida por trás.

Os Blogs que indico

O Viaje na Viagem é um dos sites mais sérios que conheço em termos de informações completas dos destinos. Sabe aquelas dicas MARAVILHOSAS de transporte no local, que ninguém costuma falar. O Ricardo Freire fala. Ele testa tudo e coloca lá. Dá uma olhada e depois me diz se vale ou não vale à pena.

Os guias do Melhores Destinos também são outra excelente opção. Tem muito conteúdo sobre quase todos os destinos que você imaginar.

Indico também os blogs Lala Rebelo e Loucos por Viagens da Fabi Gama. A Lala não viaja sozinha, mas tem um excelente blog para quem procura inspiração de destinos.

Já a Fabi do Loucos por Viagens é aquele tipo de viajante apaixonada e com um super astral, que traz bastante detalhes dos locais que visita. Além de ser uma ótima referência por viajar muito sozinha. Me inspiro nela quando quero saber mais sobre destinos como Grécia e Suíça, por exemplo. Dá uma olhada no blog dela.

Eu acompanho as dicas dessas blogueiras e gosto das dicas para a escolha de hotéis e até passeios nos destinos.

Tripadvisor

Em relação à opinião de viajantes para restaurantes, passeios e hospedagem das mais variadas, não conheço um site melhor que o Tripadvisor. Minha pesquisa sempre começa por ele. Alí vou formando as primeiras impressões sobre restaurantes e hospedagens. Já da pra ter uma ideia das melhores localizações de hotéis segundo a opinião dos viajantes. É excelente!

Civitatis

Para os passeios o melhor site do universo é o Civitatis.

A viajante encontra qualquer tipo de passeio por lá, inclusive aqueles passeios gratuitos que a gente tanto ama.

E o melhor é que o preço é muito similar ao dos sites oficiais além de ser na nossa língua, o que facilita demais a vida.

Com essas indicações você já pode começar a sua pesquisa. E bora viajar feliz!

Planejamento

O planejamento da viagem tem total relação com a sua pesquisa. Então esteja atenta aos itens abaixo.

Cultura

Uma das coisas mais importantes em uma pesquisa de viagem é ter um conhecimento básico da cultura do destino escolhido.

A gente sempre usa os países muçulmanos para ilustrar a importância disso. Imagine sair na Arábia Saudita de shortinho, ou entrar em uma mesquita destinada aos homens?

A questão aqui não é o quanto a gente concorda ou discorda com as normas culturais de um país. A questão é a gente compreender que concordando ou não devemos segui-las.

Qualquer país é soberano tanto em suas leis quanto em suas normas de cultura. E muito provavelmente o conhecimento dos aspectos culturais de um país será uma das pesquisas mais importantes que você fará. Até porque, é com esse conhecimento que você garante que vai segurar a onde de visitar certos locais, mesmo que isso não vá de encontro às suas convicções e estilo de vida. Pense nisso, ok?

Eu por exemplo sou o tipo de pessoa que quanto mais diferente e mais desafiante para as minhas convicções mais curiosidade me causa. Eu viajo para me surpreender e contemplar o mundo então essa curiosidade me move mais que qualquer outra coisa. Mas tudo bem se você é mais conservadora. A gente é do jeito que é e isso é que faz toda a diferença na hora de escolher o destino que vai nos encantar.

Clima e melhor época para viajar

Bem importante pesquisar sobre o clima no destino e muita gente vem se esquecendo disso. Já conversei com um monte de mulheres que se decepcionaram com um determinado destino por conta de não se informarem sobre o clima.

Paisagens e passeios variam muito dependendo da estação do ano em um local. Quando você viaja com grupos de viagem a agência normalmente já te passa esse tipo de informação e os passeios já estão escolhidos de acordo com a temporada. Mas quando se está sozinha essa informação pode passar desapercebida. O que pega muita gente de surpresa e pode impactar negativamente na viagem.

Por exemplo. Se você não gosta de inverno, lamento, mas não dá para viajar para Europa em Janeiro. E se não gosta do verão, Rio de Janeiro em Fevereiro nem pensar… Você é do tipo que detesta chuva? Então visitar Fernando de Noronha em Abril pode ser a maior furada. E para quem quer fazer passeios para ver as lagoas cheias nos lençóis Maranhenses Novembro é um mês para passar longe de lá.

Viu só? Pesquisar como é o clima no local faz toda a diferença para as paisagens que você vai ver ou deixar de ver, para os passeios que vai conseguir ou não fazer.

Dinheiro e moeda local

Para saber quanto de dinheiro levar a viajante precisa ter uma ideia dos preços no destino. Para isso vou deixar aqui para as leitoras um site muito legal. No expatistan você consegue ter uma ideia global de valores como se fosse moradora do local. Isso é uma informação de ouro para viajantes, já que sabendo o custo de vida local fica muito mais fácil entender o que seu dinheiro compra no destino.

Passagens aéreas e acomodação

Tá certo que conseguir uma passagem aérea São Paulo Lisboa por R$ 670 reais ida e volta é um acontecimento. E se for este o caso tudo bem comprar sem se preocupar muito com hospedagem. Porque mesmo que pague um pouco mais caro com acomodação, o custo da passagem já valeu a viagem.

Agora pense comigo. De que adianta comprar uma passagem que parece ter um bom preço de início se você não tem ideia de como estão os preços e disponibilidade de acomodação no destino?

Eu sempre defendo que passagem aérea e hospedagem são duas coisas que devem ser pesquisadas e compradas no mesmo dia se possível. Assim você sabe que comprou um bilhete aéreo para uma cidade possível para seu bolso. Porque vai que você compra aquela passagem promocional e descobre que tem um super evento na cidade, com hotéis caríssimos e pouca disponibilidade.

Como viajar sozinha sem falar inglês

É claro que para uma viagem internacional o ideal é falar ao menos o básico do inglês. Mas nem sempre o ideal é o possível para todo mundo. E não dá pra deixar de viajar por conta disso. Então graças à tecnologia e às facilidades da rede (thank you web) já dá para viajante ter um super auxílio que salva nas situações mais importantes.

O Google Tradutor é uma boa pedida para te ajudar a se virar não somente no inglês mas em outras línguas também. É claro que não dá pra bater aquele papo traduzindo alguém ou sendo traduzida o tempo todo, né? Mas é muito útil para algumas necessidades básicas em viagem como saber como chegar a um determinado lugar; que transporte pegar; estação a desembarcar; fazer um pedido em um restaurante; e outras necessidades.

Se você não fala inglês e quer saber como melhor isso use o Google Tradutor.

Segurança ao viajar sozinha

Localização

A escolha da localização de sua acomodação é um dos itens mais importantes no planejamento de uma viagem. É o que vai proporcionar a você a mobilidade no destino com segurança, além de otimizar seu tempo.

Escolher um local para se hospedar que seja próximo do transporte público, dos passeios que escolheu fazer e que esteja em um bairro central faz toda a diferença.

Quando estiver pesquisando acomodação tenha em mente que o barato pode sair caro demais e perigoso se a localização for horrível. Dê muita atenção à localização ao escolher sua acomodação no destino.

Seguro de Viagem

Apesar de muitas viajantes darem pouca atenção a isso, o seguro de viagem é um dos itens mais importantes de uma viagem.

Sua segurança e saúde devem ser sua prioridade. Dessa forma, ter um seguro de viagem pode literalmente salvar a sua vida em alguns casos.

É claro que não saímos do nosso país pensando em ficar doentes ou esperando que algum acidente vá nos acontecer. Mas a precaução para o caso de algo assim ocorrer já nos traz muita tranquilidade na viagem.

Lembre-se que ser atendida em um hospital nos EUA ou na Europa pode te custar uma pequena fortuna. E um seguro de viagem com boa cobertura vai cobrir estes custos.

Esteja atenta a isso. O SegurosPromo é um buscador que faz a comparação dos preços dos melhores seguros oferecidos no mercado. Faça a busca e decida pelo que melhor te atende dependendo do destino.

Contratação de um tour

Tenha em mente que alguns passeios você vai precisar contratar se viajar sozinha. Há lugares que não conseguimos acessar estando sozinhas. E se for possível acessar, ás vezes é caro demais para alugar um carro, ou perigoso.

Então além de ser uma boa oportunidade de fazer amigos em viagem, contratar um passeio para algumas atividades é uma ótima ideia. Através do civitatis a viajante encontra passeios em praticamente qualquer lugar do planeta. Se já escolheu o seu destino, dá uma olhada no site.

Não se influencie tanto com o que os outros falam.

Viajar sozinha também acaba sendo um grande ato de desprendimento. Acredite que você vai ficar muito melhor sem dar tanta importância às opiniões negativas sobre a sua viagem. Não se preocupe tanto com o que pode ouvir, principalmente de pessoas que nunca viajaram sozinhas.

Algumas pessoas podem te alertar sobre os supostos perigos da viagem solo por amor e cuidado com você. Outras somente porque não compreendem que algo que acreditam ser impossível é absolutamente normal. Seja de quem te ama ou de quem só se importa em falar por falar, é importante que fique claro que viajar sozinha é uma escolha sua. Os pitacos dos outros na nossa vida devem ser avaliados por nós quanto à relevância do que está sendo dito e a realidade dos alertas. É importante estar atenta a isso porque seres humanos têm uma tendência de olhar o mundo de forma muito negativa e constroem fantasias que na maioria das vezes não têm nada a ver com a realidade. Leve isso em consideração quando ouvir outras pessoas falando sobre a sua viagem sozinha, ok?

No mais viaje mulher. Viaje muito

Não deixe de viver por conta do medo, da falta de companhia ou do que os outros pensam. Experimente a sensação indescritível de liberdade ao decidir viajar por conta própria. Aproveite tudo de maravilhoso que essa experiência pode trazer para a sua vida, em todos os setores. Você volta de uma viagem sozinha muito mais autoconfiante para tomadas de decisões em sua vida, muito mais independente dos outros e se conhecendo e se amando muito mais.

Espero que esse artigo guia tenha inspirado e motivado você a cair no mundo.

Inscreva-se para receber o link do ebook gratuito O Guia Viajar Sozinha.

É um material a mais para quem quer estar mais por dentro desse universo da viagem solo. E se você já está preparada para viajar sozinha, aprender a planejar e organizar uma viagem é essencial para que tudo dê certo e que você se sinta mais segura.

O Livro digital Como Planejar uma Viagem Sozinha também vai te ajudar a fazer isso trazendo os 8 passos essenciais para a organização de uma viagem.

Comente e pergunte que será um prazer responder você.

Nos vemos pelo mundo

Por Luciane Leal

Related Articles

27 comments

15 Lugares para Conhecer no Brasil depois da Pandemia 02/07/2020 - 01:08

[…] Viajar Sozinha Guia Completo […]

Reply
9 Dicas de Planejamento de Viagem - Viajar Sozinha | Mulheres que Viajam Sozinhas 24/07/2020 - 23:42

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Viajar Sozinha e Timidez. É possível viajar sozinha sendo tímida 24/07/2020 - 23:44

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Viajar Sozinha para a Jordania. 24/07/2020 - 23:45

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Seguro de Viagem. Viajar Sozinha com segurança 25/07/2020 - 01:07

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
7 Dicas essenciais para Mulheres que Viajam Sozinhas 25/07/2020 - 01:09

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
5 Destinos para Mulheres que Viajam Sozinhas 25/07/2020 - 01:10

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Mulheres que Viajam Sozinhas e o preconceito 25/07/2020 - 01:25

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
O Medo de Viajar Sozinha: O que fazer para vencê-lo 25/07/2020 - 01:30

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Eu Viajo Sozinha e meus amigos se afastaram de mim. O que isso tem a ver com empoderamento 25/07/2020 - 01:46

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
A mulher viajante é livre. Inpire-se a cair no mundo você também. 25/07/2020 - 01:47

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Viajante Solo. Sobre ser uma viajante sozinha 25/07/2020 - 01:50

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Fernando de Noronha: A Ilha da Fantasia Brasileira 31/07/2020 - 15:08

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Paris. O que fazer, onde se hospedar, quando ir 15/09/2020 - 19:10

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Índia. Tudo o que você precisa saber para sua visita ao país 21/09/2020 - 09:02

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Como Viajar Sozinha? 12 dúvidas comuns das mulheres - Viajar Sozinha | Mulheres que Viajam Sozinhas 28/09/2020 - 09:01

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Nova York. Viagem para Mulheres. Vem com a gente! 17/10/2020 - 17:01

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Viagem Internacional. Qual a documentação necessária e outras informações que você precisa saber - Viajar Sozinha | Mulheres que Viajam Sozinhas 23/10/2020 - 08:28

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Roma. Descubra tudo sobre a cidade neste artigo completo 23/10/2020 - 17:58

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Havaí. Descobrindo a Ilha de Oahu 30/10/2020 - 22:03

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Praias do Rio de Janeiro. Saiba tudo sobre as melhores praias da zona oeste da cidade - Viajar Sozinha | Mulheres que Viajam Sozinhas 31/10/2020 - 18:08

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Gramado. Conheça uma das cidades mais visitadas do Brasil 05/11/2020 - 15:01

[…] Viajar Sozinha Guia Completo. Entenda como viajar sozinha pode ser seguro e divertido. E aprenda a p… […]

Reply
Jalapão. 12 coisas que você precisa saber antes de ir 01/07/2021 - 22:10

[…] Dá uma lida nesse dois artigos. Como Planejar uma Viagem Sozinha e o Guia Viajar Sozinha. […]

Reply
Balneário Camboriú. Veja estas 11 dicas antes de ir 24/09/2021 - 09:06

[…] que você seja uma mulher que viaja sozinha, em Camboriú as possibilidades são inúmeras. Além das magníficas praias e do agito […]

Reply
Viagem de Avião e cuidados nos hotéis. Dicas para uma viagem segura 01/11/2021 - 21:21

[…] mulheres que viajam sozinhas têm sempre a sensação de que precisam de algo mais para a sua defesa […]

Reply
Manaus. 9 Dicas Indispensáveis para sua viagem 19/11/2021 - 18:58

[…] Aprenda como Planejar uma Viagem Sozinha […]

Reply
Egito. Pirâmides, o maior deserto do mundo e uma história que vai te fascinar 06/12/2021 - 18:02

[…] por conta da língua, mas por questão de segurança mesmo, ter um guia no Egito, para quem é mulher e viaja sozinha, é simplesmente […]

Reply

Leave a Comment

Este website usa cookies para aprimorar sua experiência Aceitar Leia mais